Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 198.0, e através deste informativo vamos abordar sobre o QR Linx e o PIX.
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
QR Linx
O QR Linx é uma solução desenvolvida pela Linx Pay Hub, que permite o cliente realizar o pagamento de suas compras presenciais apenas utilizando seu smartphone que tenha o aplicativo de carteira digital instalado para realizar a leitura de um código que é gerado na finalização da venda, gerando uma nova experiência de compra para os clientes da sua farmácia, tornando o processo de compra mais simples, rápido e seguro.
Esta nova forma de pagamento viabiliza ao lojista a aceitação das principais wallets, chamada atualmente de carteiras digitais, como por exemplo: Mercado Pago, Ame, PicPay, PIX e outras, através de um QR Code gerado para cada transação, centralizando as vendas e recebimentos das carteiras digitais em uma única conta da Linx Pay, facilitando a gestão financeira.
Neste documento iremos mostrar o passo-a-passo para realizar a configuração desta modalidade de pagamento e realizar vendas utilizando o QR Linx.
Conta Bancária
O cadastro de uma Conta Bancária é necessário para que na funcionalidade Gerenciador QR Linx seja indicado uma conta para que todos os recebíveis das vendas realizadas via QR Linx seja concentrada em uma única conta. Para realizar este cadastro, caso seja necessário acesse o menu Cadastros > Conta Bancária.
Figura 01 - Conta Bancária.
Gerenciador QR Linx
Acesse o Menu Lançamentos > Contas a Receber > Gerenciador QR Linx.
Neste módulo será realizada a configuração de bandeiras a serem cadastradas automaticamente para cada wallet (carteira digital), a configuração de acesso dos terminais, e realizar o gerenciamento das transações que foram realizadas via QR Linx.
- Na Aba "Configuração", deverá ser informado os dados a serem utilizados para que o sistema realize o cadastro automático de bandeiras para cada wallet e quanto as impressões a serem geradas para as vendas que ocorrerem através do QR Linx.
- No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.
- Marque/Desmarque as opções de Impressão de cupom gerencial.
- Imprimir cupom gerencial para vendas QR Linx.
- Imprimir cupom gerencial para consumidor ao confirmar pagamento QR Linx.
- Imprimir cupom gerencial para consumidor ao estornar pagamento QR Linx.
- Informe nos campos a configuração de bandeiras a ser cadastrada automaticamente para cada nova wallet (carteira digital) retornada pelo QR Linx para o estabelecimento.
- Código credenciado – código da filial utilizada no credenciamento na Linx Pay.
- Dados da conta bancária de retorno, neste caso deverá ser selecionada a conta da Linx Pay cadastrada anteriormente no menu Cadastros > Conta Bancária.
- Dados para lançamento do movimento QR Linx no DRE (Fornecedor, Plano de contas, Local de Pagamento, Tipo de Documento e Observação).
Figura 03 - aba "Configuração".
2. ", será necessário ativar os terminais que estarão aptos a realizar transações com o QR Linx.
- No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.
- No campo "Terminal", ao clicar na imagem será exibido automaticamente o nome do terminal onde esta sendo executado.
- No filtro "Modo de Ativação", deverá ser selecionado uma entre as opções:
- Ativação Rápida - Neste modo de ativação será gerado automaticamente o campo Descrição do QR Linx.
- Ativação Manual - Neste modo de ativação o usuário deverá informar manualmente o campo de Descrição do QR Linx. Este valor será passado pela Linx Pay durante a aquisição do produto.
- Ao no botão o terminal será listado na grid abaixo e estará ativo para realizar vendas através do QR Linx.
Figura 04 - aba "Terminais".
3. Na Aba "Movimentos", será possível visualizar as transações que foram realizadas com a modalidade de pagamento QR Linx. Será possível realizar o preenchimento dos filtros Filiais, Terminais, Situação, Wallet e Período para refinar a pesquisa.
- Filiais: Serão listados as filiais que possuem o produto liberado e é permitido a seleção de uma ou mais filiais, incluído a opção "Geral" onde todas as filiais com produto liberado serão selecionadas.
- Terminais: Serão listados todos os terminais que já foram cadastrados na aba "Terminais".
- Situação do Pagamento: Será exibido a opção "Geral", "Aguardando pagamento", "Aguardando confirmação de pagamento", "Pago" e "Cancelado".
- Wallet: Serão listados as carteiras digitais que estão liberadas para a(s) filial(ais) selecionada(s).
- Período, por padrão carregará a data atual da pesquisa, permitindo a alteração.
Figura 05 - aba "Movimentos".
Ao no botão , localizado na lateral direita da tela, serão carregadas as transações que foram transacionadas de acordo com os filtros aplicados. Será possível realizado o cancelamento de uma transação, caso a mesma esteja com a situação "Aguardando Pagamento", para isso selecione a transação e no botão .
Condição de Pagamento
para cadastrar no mínimo uma condição de pagamento para o QR Linx ou informe uma condição de pagamento já existente e edite, incluindo a tecnologia "QR Linx".
Para habilitar o QR Linx é necessário selecionar o parâmetro QR Linx no campo “Tecnologia de pagamento”. Esta opção estará habilitada para as modalidades de pagamento:
- A vista - QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
- A prazo – o QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
- Cheque pré-datado – O QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
- Cartão – poderá ser utilizado como entrada na venda ou somente para o QR Linx.
Figura 06 - Condição de Pagamento.
Ao utilizar a tecnologia de pagamento QR Linx, será habilitado uma guia/aba “QR Linx”, esta exibirá as wallet (carteira digital) liberadas, como pode ser visto na imagem abaixo.
Figura 07- Wallets QR Linx.
Convênio
Após cadastrar a(s) condição(ões) de pagamento, é necessário realizar a liberação destas nos convênios, através do menu Cadastros > Convênios. Poderá ser realizado individualmente por convênio ou em lote.
- Ajuste individualmente, incluir a nova condição de pagamento na guia/aba 3 - Condição de Pagamento, conforme imagem abaixo.
Figura 08 - Ajuste individual por convênio.
- Ajuste em lote – acessar neste programa a guia/aba Alteração especial > Condição de pagamento.
Figura 09 - Ajuste em lote.
Pré-Venda
Após realizar o processo de configuração para utilizar o QR Linx no Softpharma, ao abrir a tela de Pré-Venda ou Venda Direta, será exibido um ícone referente ao QR Linx ao lado do campo "Forma de Pagamento".
Figura 10 - Ícone QR Linx.
Ao clicar no botão , caso o estabelecimento tenha o produto 129-QR Linx liberado será listado as condições de pagamento que possuem habilitado a tecnologia de pagamento QR Linx, conforme configuração realizada no programa "Condição de Pagamento", para que seja selecionado a que será utilizada na venda.
Figura 11- Condições de Pagamento com QR Linx.
Caso a loja ainda não tenha o produto QR Linx contratado, será exibido uma tela contendo a oferta da nova solução.
Figura 12 - Oferta QR Linx.
Caixa On-Line
Na tela de Caixa On-Line, ao selecionar uma transação que utilize o QR Linx, o Softpharma irá realizar a validação quanto ao status do terminal referente a configuração no QR Linx, e irá exibir o mesmo, que poderá ser:
Figura 13 - Terminal Ativo.
Figura 14 - Terminal Inativo.
- Terminal Não Configurado:
Figura 15 - Terminal Não Configurado.
Venda Direta / Finalização Pré-Venda
Na finalização da venda que possua uma condição de pagamento que utilize o QR Linx, será exibido a tela de pagamento onde deverá ser informado o valor que o cliente deseja pagar através de sua wallet (carteira digital), conforme imagem abaixo:
Figura 16 - Tela QR Linx.
Após informar o valor que será pago através da wallet (carteira digital) e clicar no botão , será apresentado o QR Code correspondente a venda na tela, a ser disponibilizado ao cliente para que realize a leitura e pagamento através do aplicativo da wallet (carteira digital) que utiliza.
Ao lado do QR Code gerado serão exibidas as imagens das wallet (carteira digital) que estão liberadas para o estabelecimento.
Figura 17 - QR Code gerado.
Assim que o cliente efetuar o pagamento e o mesmo ser reconhecido pela wallet (carteira digital) em poucos instantes, será apresentada a mensagem com o status da transação, bem como o nome da carteira digital que foi realizado o pagamento. Abaixo o exemplo que um pagamento realizado com sucesso:
Figura 18 - Status de pagamento.
Caso a venda tenha um valor restante a pagar o cliente poderá:
- realizar um novo pagamento, utilizando outra carteira digital, para isso utilize o botão e refaça o processo de informar o valor a pagar;
- finalizar o pagamento através do botão e realizar o pagamento utilizando as outras formas de pagamento, conforme configuração realizada na funcionalidade Condição de Pagamento. Então a tela de desdobramento será exibida para que seja cobrado o valor restante numa outra forma de pagamento.
Figura 19 - Tela de Desdobramento.
A venda será finalizada normalmente, o documento fiscal da operação será emitido juntamente com o cupom gerencial, conforme parametrização realizada no Gerenciador QR Linx >Aba Configuração.
Figura 20 - Impressão do cupom gerencial.
Cancelamento
O cancelamento de venda que utiliza a Tecnologia de Pagamento QR Linx é permitido no mesmo dia em que a venda foi finalizada, Neste caso acesse ao Menu Lançamentos > Faturamento > Cancelamentos, para realizar o cancelamento total da venda e o estorno do pagamento será automático.
Retorno de Cliente
Nos casos que seja necessário solicitar o cancelamento de venda que tenha ocorrido em data anterior a solicitação de cancelamento, ou realizar a devolução parcial de itens deverá ser utilizada a função Retorno de Cliente, acessada através do Menu Lançamentos > Faturamento > Retorno de Cliente, porém deverá ser realizado a retirada do valor referente a venda em dinheiro no caixa, ou seja, a movimentação em cartão será mantida sendo realizada a devolução de dinheiro para o cliente.
Cartão de Crédito
Nesta versão iremos considerar os pagamentos realizados com QR Linx como cartão de crédito, desta forma o gerenciamento dos títulos a receber dos pagamentos realizado com QR Linx serão exibidos no Lançamento de Cartão, através do Menu Lançamentos > Contas a Receber > Cartão de Credito, através dos filtros selecionados. Para visualizar somente os pagamentos realizados através do QR Linx, informe no Filtro por "Operadora", e no filtro Operadora informe "Linx Pay Hub", informe os demais filtros e clique no botão .
Figura 21 - Lançamentos QR Linx.
- Para os títulos pagos com QR Linx, na coluna Bandeira serão exibidos o nome da wallet (carteira digital) que o cliente efetuou o pagamento, por exemplo PIX, Ame, Mercado pago, PicPay, Conta Linx, e outras conforme negociação realizada com cada wallet.
- através do botão será exibido uma janela constando as informações do tipo de operação, se credito, débito, PIX, ou saldo, bem como informações de taxas aplicadas, valores, data e prazo de pagamento.
Figura 22 - Pagamento QR Linx.
O PIX é o novo meio de pagamento estabelecido pelo Banco Central em vigor a partir do dia 16/11/2020 que permitirá realizar e receber pagamentos e transferências de forma instantânea e estará totalmente aderente ao Softpharma a partir desta versão, totalmente integrado a nova solução QR Linx.
Benefícios:
Figura 22 - Beneficios PIX.
Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos
Como funcionará o PIX no QR Linx?
O PIX será um meio de pagamento dentro da solução QR Linx, desta forma será tratado como mais uma wallet, assim como as demais carteiras digitais do QR linx, exemplo: AME, PicPay, Mercado Pago, e outras, e para receber os pagamentos realizado pelo PIX através do QR Linx, é necessário que:
- O estabelecimento tenha contratado o Produto 129 - QR Linx e tenha habilitado junto ao comercial o PIX como meio de pagamento.
- Tenha vinculado no mínimo uma chave PIX na Conta Linx.
Tenha realizado a configuração da modalidade de pagamento QR Linx e ativado os terminais.
- Na venda, é inserido a forma de pagamento que tenha vinculo com o QR Linx.
- Dentre as opções o cliente seleciona a modalidade PIX e realiza o pagamento.
- O estabelecimento recebe o valor do pagamento PIX instantaneamente em sua Conta Linx.