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1 Conceito

O módulo Caixa utilizará os cadastros e configurações vindas do ERP de Terceiros, permitindo que todas as informações integradas sejam configuradas e/ou registradas no Linx Postos AutoSystem® de forma transparente ao usuário.

Conta com envio de informações diretamente para o ERP integrado, de forma que todas as transações de vendas realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao ERP de forma unificada.


2 Requisitos

Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário entrar em contato com o Departamento comercial da Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

Será necessário possuir os seguintes serviços rodando:

  • Middleware e Manager

Para o funcionamento do módulo Caixa será necessário que o dia fiscal esteja correto, ou seja, a abertura e o fechamento deverão ser realizados da forma correta. 

3 Configurações

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

  • Caixa > Abertura de Caixa;
  • Caixa > Configurações;
  • Caixa > Consultas;
  • Caixa > Fechamento de caixa;
  • Caixa > Fechamento da Venda;
  • Caixa > Movimentação de Caixas;
  • Caixa > Operações;
  • Caixa > Relatório de movimentação de caixa;
  • Caixa > TEF;
  • Caixa > Transferência de Produtos;
  • Caixa > Venda de produtos/Serviços;
  • Caixa > Troca de Valores;
  • Configurações > Integração > Configuração da Integração ERP.

4 Funcionalidades

A Integração ERP de Terceiros possuirá algumas particularidades no módulo Caixa, que serão descritas nos próximos capítulos.

4.1 Consulta de Crédito

A consulta de crédito poderá ser realizada através da tecla de atalho F2, ao pressioná-la a tela a seguir será exibida: 




Informar o cliente desejado e clicar no botão Consultar. Serão exibidas as informações do cliente referente a seus limites de crédito e convênios.

 A consulta do SERASA será possível através do módulo TEF, a rotina será executada normalmente. 

4.2 Vendas

As operações de vendas do módulo Caixa permanecerão as mesmas, com exceção das operações que serão detalhadas nos próximos capítulos.

4.2.1 Forma de Pagamento Convênio Empresa

Ao realizar vendas utilizando a forma de pagamento Convênio, será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Informar os campos:

  • Forma pagto: informar a forma de pagamento;
  • Identificação: informar o cliente;
  • Valor pago: informar o valor pago;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Nome: informar o nome do cliente;
  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ do cliente;
  • Mot./Conv.: selecionar o motorista ou conveniado;
  • Placa: informar a placa;
  • KM: informar a quilometragem do veículo;
  • Frota: informar a frota;
  • HM: informar o valor do horímetro do veículo;
  • Motorista: informar o motorista;
  • Veículo: informar o veículo.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5, a tela a seguir será exibida: 


Selecionar o convênio e clicar no botão Confirmar – F5 para finalizar a venda.

Caso haja falha na comunicação entre o ERP de Terceiros e o Linx Postos AutoSystem®, o sistema utilizará as últimas informações registradas para efetuar a venda através da forma de pagamento Convênio

4.2.2 Forma de Pagamento Cartão Crédito e Débito

Ao realizar vendas utilizando forma de pagamento POS manual, será exibida a tela conforme imagem a seguir: 




Informa os campos:

  • Forma pagto: informar a forma de pagamento;
  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Valor pago: informar o valor pago;
  • Vencimento: informar a data de vencimento;
  • Autorização: informar o número da autorização;
  • CV: informar o cupom vinculado;
  • Nr. do lote: informar o número do lote;
  • Bin do cartão: informar o bin do cartão.

Informar os campo da guia Dados do cupom fiscal conforme capítulo 4.2.1.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5, a tela a seguir será exibida: 




Selecionar a operadora de cartões e clicar no botão Confirmar para finalizar a venda.

4.3 Gerar Requisição Nota Fiscal

O sistema permitirá gerar requisições de notas fiscais, para que as mesmas sejam geradas no ERP de Terceiros. Será possível gerar requisições através das rotinas:

  • Caixa > Estoque > Entradas > Registrar nota de entrada;
  • Caixa > Estoque > Transferências > Transferência entre depósitos;
  • Caixa > Estoque > Consumo > Registrar nota de consumo.

Nenhuma nota será gerada pelo Linx Postos AutoSystem®, serão geradas apenas requisições, a emissão será totalmente através do ERP de Terceiros.

4.4 Regra de Preço

A integração permitirá realizar vendas utilizando regras de preço, para isso será necessário configurar as regras de preço.

4.5 Fechamento do Caixa

Para realizar o fechamento do caixa, acessar o menu Caixa > Operações > Fechamento de caixa.

O sistema permitirá estoque negativo, o controle de estoque não será realizado no Linx Postos AutoSystem® e sim no ERP de Terceiro. A Conferência de Caixa será realizada através do ERP de Terceiro. 

  • Sem rótulos