O que precisa para começar?
Para que possamos prosseguir com a configuração do PIX, precisamos ter conta na Mundipagg e Pagar.me, junto das seguintes informações:
-
Mundipagg V1 / Pagar.me
- Chaves públicas
- Chaves privadas
- Com o meio de pagamento criado, acesse a aba PIX
![](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663790528389-1663790528389.png)
- Em seguida, selecionamos o status como ativo e mantemos as demais configurações padrão
![1685](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663792223448-1663792223448.png)
Configurar webhook
? Comunicação via webhook
Para que a comunicação do pagamento e demais status ocorram de maneira automática, faz-se necessário a configuração dos webhooks no painel da Mundipagg. Sem as devidas configurações, será concluído o pagamento, mas não confirmado, mantendo o pedido em aberto.
- Acesse o Portal MundiPagg
- Clique em Configurações e então selecione Webhooks.
![1164](https://files.readme.io/c277b8a-Sem_ttulo.png)
- Clique em Adicionar Webhook
- Na guia Informações, mantenha o Status ativo.
- Em Máximo de tentativas coloque 3
- Na guia Cobrança, selecione as opções Charge.overpaid, Charge.paid, Charge.partial_canceled, Charge.payment_failed, Charge.refunded e Charge.underpaid.
- Confirme a senha e clique em Salvar ao finalizar as configurações.
Funcionamento e exibição no checkout
No checkout o PIX será exibido em um bloco sozinho (de acordo com o Grupo configurado no meio de pagamento) de acordo com imagens abaixo
![](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1673460442121-Sem%2Bt%C3%ADtulo.png)
![](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1673460500686-Sem%2Bt%C3%ADtulo.png)
![1175](https://files.readme.io/b7ebbf3-bfa6cd3-pixCheck3.png)
Na finalização do pedido o consumidor pode optar por finalizar o pagamento através da leitura do QR Code ou copiando o código do PIX no botão Copiar código PIX.
Mobile
Nos dispositivos móveis o funcionamento do PIX é muito semelhante ao do desktop, apenas redimensionado para exibir corretamente nestes dispositivos.
Até o presente momento não é recomendado a leitura do QR Code no mobile, apenas pagamento via código PIX.
Tempo de expiração do PIX
Também possibilitamos a alteração do tempo de expiração do PIX através do acesso ao meio de pagamento e clicando em Integração. Por questões de segurança, recomendamos não manter um valor alto.
![725](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1663792751014-1663792751014.png)
Cancelamento de pedidos com PIX ou boleto (Mundipagg)
Para saber mais sobre o fluxo de cancelamento de pedidos com PIX ou Boleto Mundipagg, clique aqui!
Templante de e-mail
O funcionamento dos templates de e-mail no caso de pedidos do PIX ocorre da mesma forma que os demais. Existe a possibilidade de personalizar o template para adicionar a imagem do QR Code ou o código PIX já no envio do e-mail.
Para saber mais sobre templates de e-mail, acesse aqui.
? Testes em Sandbox
Para efetuar testes em sandbox, a confirmação e estorno de pagamento podem ser simuladas através da dashboard da Mundipagg.