Onde deve ser feito o registro das referências do cliente?

Para emissão de duplicatas e crediário algumas lojas solicitam referências comerciais, pessoais e bancários e os dados empregatícios do cliente, com intuito de confirmar as informações apresentadas no momento do cadastro. Este procedimento respeita as regras de negócio de cada loja, portanto, algumas informações nas abas e até mesmo o preenchimento destas abas podem ser opcionais.
Pré Requisitos: Cadastro simplificado do cliente e acesso aos módulos mencionados no acesso.
Acessos: Estoque > Cadastro > Clientes > Cadastro > A prazo
               Financeiro > Cadastro > Clientes > A prazo

1. Solução
Para o registro destas informações o sistema permite o registro destes dados ao seu cadastro, tela Cadastro de Cliente a prazo com o preenchimento das abas Informações sobre o emprego e Referências comerciais\Pessoais na tela de Cadastro de Cliente a prazo.
1.1 Aba Informações sobre emprego
Na aba Informações sobre o emprego, você deve preencher as colunas referentes aos dados do cliente e seu local de trabalho. Nesta tela ainda possui a facilidade de direcionar a algumas telas de cadastro, conforme necessidade. Siga as etapas para finalizar este processo:
1.1.1 Informe o Nome da empresa em que o cliente possui vínculo empregatício;

  • Caso não tenha na relação de empresas no sistema clique com o botão direito na tela e escolha a primeira opção Cadastrar empresa de referência e será aberta a tela Empresas para informações diversas. O preenchimento desta tela pode ser feito de acordo com o documento Como cadastrar empresas para vincular a cliente?
    1.1.2 Selecione o Cargo ocupado pelo cliente;
  • Caso não tenha na relação clique com o botão direito na tela e escolha a terceira opção Cadastrar Cargo, em seguida será aberto a subtela Cargos. O preenchimento desta tela pode ser feito de acordo com o documento Como cadastrar cargos para a rede?
    1.1.3 Indique o Tempo de empresa do cliente na empresa informada;
  • Caso não tenha na relação clique com o botão direito na tela e escolha a segunda opção Cadastrar período, em seguida será aberto a subtela Períodos. O preenchimento desta tela pode ser feito de acordo com o documento Como cadastrar períodos de trabalho para referência?
    Se houve a necessidade, em algum momento, de cadastro de parte das informações desta aba utilize a última opção Atualizar grid(tabelas) para que os dados sejam disponibilizados nesta aba e você consiga terminar o preenchimento das demais informações.

    1.1.4 Identifique os dados telefônicos da empresa;
  • Na coluna DDD e Telefone deverá ser preenchido com o número de contato da empresa em que o cliente trabalha.

    1.1.5 Informe o valor do Salário que o cliente possui na empresa informada;

    1.1.6 Pressione F2 assim que terminar o preenchimento de todas as informações de referencia do cliente.
    1.2 Aba Referências comerciais\Pessoais
    Agora na aba Referências comerciais\Pessoais, há três informações que podem ser solicitadas ao cliente, referências comerciais, pessoais e/ou bancárias, e conforme as regras de negócio da empresa devem ser preenchidas para a liberação de crédito nas compras. Siga os passos descritos para o preenchimento desta aba.
    1.2.1 Informe a Referência comercial do cliente;
  • As colunas EmpresaDDDTelefone e Cliente desde, devem ser preenchidas com as informações de compras do cliente em outras empresas, desde que confirme as informações assim que entrar em contato com a empresa.
  • Caso não tenha na relação de empresas no sistema clique com o botão direito na tela e escolha a primeira opção Cadastrar empresa de referência e será aberta a tela Empresas para informações diversas. O preenchimento desta tela pode ser feito de acordo com o documento Como cadastrar empresas para vincular a cliente?
  • Utilize a opção Atualizar grid(tabelas) para que os dados sejam disponibilizados nesta tabela e você consiga terminar de preencher as demais informações.

    1.2.2 Indique pessoas para Referências pessoais;
  • A quantidade de pessoas para referência é conforme a regra de negócio da empresa;
  • As colunas Nome, DDD, Telefone e Grau parentesco devem ser preenchidos com os dados da referencia apresentada pelo cliente, assim que confirmar os dados (utilize o telefone repassado) deverá ser marcada a coluna Confirmado;
  • Caso não tenha o grau de parentesco no sistema clique com o botão direito na tela e escolha a primeira opção Cadastrar grau de parentesco e será aberta a tela Grau de parentesco. O preenchimento desta tela pode ser feito de acordo com o documento Como cadastrar grau de parentesco para vínculo?
  • Utilize a opção Atualizar grid(tabelas) para que os dados sejam disponibilizados nesta tabela e você consiga terminar de preencher as demais informações.

    1.2.3 Relacione as Referências bancárias para o cliente.
  • As colunas Banco, Tipo conta e Cliente desde, com os dados do cliente correntista. Normalmente é solicitado este dado para emissores de cheque e clientes que efetuam pagamento em duplicatas.
  • Caso não tenha o nome do banco na relação solicite o cadastro desta informação no Módulo Configuração, mas se tiver acesso a este módulo use o documento Como fazer cadastro de bancos e instituições financeiras?

     
    2. Impactos
    Cadastro de Cliente a prazo, quanto a liberação da modalidade de recebimento a prazo (conforme diretrizes da rede)
    3. Processos Relacionados
    Cadastro de Clientes a prazo – Outras Informações\Fidelidade
  • Sem rótulos