Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

Quando houver retorno MC042 no MID-e client deve-se à falha de comunicação do aparelho com o MID-e ou com a máquina.

Se caso a mensagem aparecer apenas no MID-e client porém no software do fabricante o aparelho estiver operacional, seguir as instruções abaixo para correção:

  • Parar o serviço do MID-e client
  • Verificar se os drivers, softwares e DLLs do SAT estão atualizados
  • Com as DLLs atualizadas, copiar a dll do SAT, que fica dentro da pasta do aplicativo do fabricante, geralmente estão com nome "mfe.dll", "sat.dll" ou "nomedofabricante.dll", e enviar para as pastas abaixo:
    (C:\Windows\System32) 
    (C:\Windows\SysWOW64)
    (C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\Linx MIDe Client)
    (C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\Linx MIDe Client\DLLSAT) - nesta pasta deve-se encontrar a pasta com nome do fabricante SAT, entrar na mesma, e colar o arquivo, após isto renomear a DLL copiada para esta pasta com o mesmo nome da DLL que já estava nesta pasta, e a DLL que já estava nesta pasta excluir. Caso seja um MFE (Ceará), fazer este ajuste também na pasta (C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\Linx MIDe Client\DLLMFE), também substituindo o nome e arquivo desta pasta.
  • Iniciar o serviço do MID-e client e testar novamente

Desta forma o MID-e conseguirá se comunicar com sucesso com o SAT, pois estará utilizando a mesma DLL do software do fabricante para fazer a comunicação. 

IMPORTANTE: O MID-e client é baseado em 32 bits, então se houver opção de pegar a dll do fabricante x32 ou x64 sempre optar por x32 para inserir dentro da pasta do mid-e client.

Obs: essa correção acima das DLLs também funciona para alguns erros na hora de salvar as configurações no MID-e Client.

Observação Importante!

O MC042 também é considerado um retorno genérico, podendo ser problemas em mais situações, como:

  • Problema de Assinatura do SAT ou MFE
    Neste caso é necessário verificar se a assinatura do SAT (SP) está correta de acordo com o portal fiscal flow, caso seja MFE (CE) além da assinatura no portal fiscal flow, também deve estar vinculada a assinatura na sefaz (CE), este procedimento apenas o suporte fiscal flow tem acesso, por questões de segurança da informação.

  • SAT ou MFE pode estar com comunicação oscilando então mesmo ajustando as DLLs pode continuar tendo o retorno de MC042.
    Nesta situação se o aparelho continuar oscilando, o cliente deve entrar em contato com o fabricante do seu aparelho para um ajuste do suporte do aparelho ou até mesmo a troca do aparelho.

  • O CNPJ do cliente estar inativo no portal fiscal flow.
    Isto ocorre em alguns casos quando os clientes possuem alguma inadimplência financeira com a linx, então o setor financeiro realiza a inativação do mesmo. Neste caso contactar o cliente para acionar o financeiro e reaver seus débitos com a Linx.
  • Alguma informação de cadastro do cliente no portal fiscal flow incorreta, ou faltando
  • PDV apontando para outro lugar que não o mid-e client, desta forma irá ocorrer o MC042 pois a nota não passa pelo mid-e client desta forma não utilizando a assinatura configurada. OBS: Isto pode ser observado geralmente quando na pasta de logs do mid-e (C:\Program Files (x86)\Linx Sistemas\Linx MIDe Client\log), não estiver sendo gerado o log nomenclatura "NFCE" que é o log que mostra o envio das notas.



  • Sem rótulos