OBJETIVO

Este manual visa auxiliar na emissão correta de Nota de importação

DESCRIÇÃO

Validação dos parâmetros para Importação


PASSOS PARA REPRODUÇÃO

Ir para/ Utilitários/ Eventos - Selecione o evento de Nota

No cadastro do evento, na aba fiscal deve ser utilizada as opções referentes a Nota de Importação:

Marcar o flag "Importação Direta";

- Marcar o flag "Somar valor de ICMS no total" para que o valor de ICMS calculado some ao total da NF-e;

- Marcar o flag "Dados para Embarque" para que seja possível informar de onde a mercadoria será enviada;

- Destacar PIS/COFINS em Outras Despesas: Informar a opção "não somar" quando o valor de "outras despesas" da NF-e não somar o valor de PIS e COFINS. Quando o valor de PIS e COFINS for informado em Outras Despesas então, informar a opção "somar PIS/COFINS/IPI";

Cadastrar o País

- Ir para/ Utilitários/ Comercial/ Países - Incluir o País - Informar o Nome do País e a nacionalidade - Informar o código BACEN do País conforme o Código da Tabela do Banco Central IBGE (em anexo txt com cada país e seu código).



Cadastro do Fornecedor

- Ir para/ Compras/ Cadastro/ Fornecedores - Incluir Fornecedor No cadastro do Fornecedor realizar algumas parametrizações, conforme imagem e descrição dos campos abaixo:



- Nacionalidade: Selecionar a Nacionalidade informada no cadastro do País;

- Tipo Empresa: Empresa Normal;

- PF/PJ: Pessoa Jurídica; - Os campos CNPJ e CGC devem ficar em branco;

- UF IE: "EX" (Exterior);

- Inscrição Estadual: Informar o "Documento de Estrangeiro" utilizado na Importação. Normalmente os clientes utilizam na importação a DI como o documento de estrangeiro.

- Marcar o flag "Não Contribuinte" para que o sistema entenda que o fornecedor é não contribuinte do ICMS. Após isto é necessário cadastrar o endereço do fornecedor, conforme imagem abaixo: Verifique

Após isto é necessário cadastrar o endereço do fornecedor, conforme imagem abaixo:


Verifique que foi informado o País referente a nacionalidade informada anteriormente e Estado "EX". Marque os flag's: Endereço Entrega, Endereço Nota e Endereço Cobrança.

Cadastro do Perfil de Impostos - Ir para/ Controladoria/ Fiscal/ Cadastro/ Perfil de Impostos - Inclui Classificação Fiscal (ou altere a já existente do NCM correspondente)



- Estado: Incluir o Estado da Filial;

- CST ICMS: Informar o tipo de tributação da Operação;

- Alíquota Interna: Informar a alíquota a ser utilizada no cálculo de Importação;

- CST de IPI: Informar o tipo de tributação da operação;

- Alíquota de IPI: Informar a alíquota de IPI;

- IPI Incide no ICMS: Marcar o flag para que o valor de IPI some na Base de ICMS.

Ao realizar a movimentação, informe o preço do produto com todas as casas decimais informadas na DI, para que o valor total dos produtos no sistema fique de acordo com o da NF-e.

Após informar todos os produtos e os valores estarem de acordo, clique na lupa ao lado do campo "Dados de Importação".



Na primeira tela informe o número da adição de cada NCM.


- Clique em "Próximo" para prosseguirmos. Na segunda tela o sistema demonstra como ficou a distribuição de adições por produto.


- Clique em "Próximo" novamente. Na Terceira tela é necessário informar dados da Importação dos quais serão encontrados na DI (Documento de Importação).



Atenção: O valor do imposto de importação é informado por adição. Existem casos que o valor de imposto de importação já está embutido no preço do produto, e portanto, não deve ser informado novamente. Após informar todos os campos obrigatórios, clique em "Próximo". Ao efetivar

Após informar todos os campos obrigatórios, clique em "Próximo". Ao efetivar os dados de importação o sistema carrega automaticamente os valores de Impostos distribuídos nos produtos da movimentação.



Para verificar se o cálculo da NF-e está correto clique em "Efetivar" e vá em "Digitar uma nota Recebida" "Itens".


Verifique se o valor de Base de ICMS e Valor de ICMS estão de acordo com as informações repassadas pelo despachante.

Caso esteja correto clique em "Imprimir uma nota" e efetive a operação.

OBS: É recomendado que se utilize a opção de Conferência de DANFE no evento de importação para que possa ser visualizado a Nota antes de ser enviada para a SEFAZ.

Caso o valor esteja incorreto análise na sequência as seguintes informações:

1 - Valor dos Produtos (deve estar de acordo com o valor da NF-e); Caso o valor esteja divergente, arrume os valores utilizando as casas decimais no produto.

2 - Valor de IPI (Verificar se o valor foi calculado corretamente); Caso não tenha sido calculado o valor de IPI, verificar se a CFOP e o perfil de impostos estão com a CST de IPI como "00 - IPI com recuperação do crédito"

3 - Base de ICMS (Verificar se o valor de base de ICMS está correta) Caso a base de ICMS esteja com valor abaixo do correto, verifique os valores de impostos informados nos dados de importação e se o valor de IPI está somando na base de ICMS (flag "IPI incide no ICMS no perfil de Impostos")

Caso a base esteja com valor superior ao correto, verificar os valores de impostos informados nos dados de importação. Normalmente isto ocorre quando o valor de Imposto de Importação foi informado nos dados da importação, porém, o valor já está somado ao preço do produto. Apagar o valor de Imposto de Importação e verificar novamente o cálculo se está correto.

TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS

Classificação da Solicitação:

Unidade de Negocio: MILLENNIUM

Tipo de Solicitação: INCIDENTE

Produto: E-Millennium

Módulo: FISCAL

Sub módulo: NF IMPORTAÇÃO

Funcionalidade: Orientar como deve ser feito uma nota de Importação

Indisponibilidade: NÃO

Alternativa: SIM


Classificação da Encerramento: FISCAL

Dimensão: NF IMPORTAÇÃO

Detalhe: Documentação de instrução sobre NOTA DE IMPORTAÇÃO

Validado por: 

Guilherme Henrique Zanirato Rocha

NPS: O chamado foi concluído! Em breve chegará em seu e-mail uma pesquisa para avaliar sua experiência com meu atendimento. Por favor, responda! Sua opinião é muito importante para nós!

  • Sem rótulos