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O modelo de pontuação Pontos múltiplos permite a configuração de pontuações para múltiplos prêmios simultaneamente, cada um pontuando em intervalos configuráveis e limitáveis.

Cada prêmio será pontuado individualmente em vendas cujo valor total de produtos elegíveis atinja um dos intervalos previamente configurados no Linx Conecta.

Após o final da transação, os dados do cupom serão enviados para a Stefanini Inspiring, informando quantos pontos foram gerados para cada prêmio a ser sorteado.

1. Configurações de Pontos Fidelidade

Para configurar os pontos múltiplos, acesse a tela de Configurações de pontos fidelidade (Configurações > Configurações de pontos fidelidade).

Para visualizar as opções referentes ao modelo Pontos múltiplos basta selecionar a opção Pontos múltiplos contida na caixa de seleção Modelo de pontos.

 Vide figura abaixo.



Figura 01 - Tela Configuração de Pontos Fidelidade no layout Modelo de Pontos: Padrão


Após selecionar a opção Pontos múltiplos e  clicar em , o layout da tela será alterado para exibir as opções utilizadas nesse novo modelo, conforme a figura abaixo.


















Figura 02 - Tela Configuração de Pontos Fidelidade no layout Modelo de Pontos: Pontos múltiplos


Nessa modalidade, podem ser cadastrados diversos prêmios para que cada um pontue individualmente.

Para adicionar um novo prêmio, basta  clicar em , preencher a Descrição do prêmio e os campos do primeiro intervalo.

Para excluí-lo basta clicar no presente no canto superior direito do prêmio, conforme a figura abaixo.

Vale lembrar que a exclusão de produtos durante a vigência da campanha, definida nos campos Data inicial e Data final, não é permitida pelo sistema.



Figura 03 - Excluindo um prêmio


Também é possível configurar o máximo de pontos que podem ser gerados em uma única venda, que pode ser limitado pelo Tipo de limite > Pontos ou Tipo de limite > Reais.

A configuração na figura abaixo permite que sejam gerados pontos até R$100,00, e qualquer excedente não gerará mais do que os pontos equivalentes a R$100,00, enquanto na segunda o máximo de pontos que uma transação pode gerar é de 20 pontos.


Figura 04 - Configurando o limite de pontos a ser gerado para cada prêmio

2. Como funcionam os intervalos dos prêmios?

Cada intervalo possui um valor De (R$) partida, onde começará a ser pontuado a Qtde de pontos configurada, e um valor Até (R$) onde esse intervalo abrange.

Caso o valor de Até (R$) seja ultrapassado, o valor da venda cairá em um novo intervalo com amplitude* igual ao anterior, e será pontuado novamente a Qtde de pontos configurada, ou seja, existem outros intervalos implícitos que serão aplicados de forma multiplicativa.

Um intervalo de 0 a 20 que gera 1 ponto implica um outro que vai de 20,01 a 40 que gerará mais 1 ponto, de forma acumulativa.

Esse comportamento será repetido até um limite configurado, seja ele o Segundo intervalo (que possui comportamento similar ao descrito anteriormente) ou até um limite de Reais ou Pontos que pode ser configurado.

Os dois exemplos a seguir irão exemplificar o que foi descrito acima de forma mais concreta.

*Entende-se amplitude por De (R$) - Até (R$)Esse valor será usado para gerar os novos intervalos multiplicativos.

Vide os exemplos abaixos e suas tabelas para uma explicação mais detalhada, em especial no cabeçalho onde estão descritos os intervalos implicitos.

2.1 - Exemplo Carro

O prêmio Carro, cuja configuração está contida na Figura 02, contabiliza 2 pontos a cada intervalo de R$0,00-R$20,00.

Isso quer dizer que uma venda de ao menos 1 centavo já irá contabilizar a quantidade definida de pontos. Ao ultrapassar os R$20,00, definidos no campo Até (R$), a quantidade de pontos será multiplicada, de forma que uma venda de valor entre 20,01 e 40,00 contabilizará 4 pontos, uma venda entre 40,01-60,00 contabilizará 6 pontos e assim por diante.

A pontuação contabilizada para o prêmio Carro está exemplificada na tabela abaixo.

A tabela abaixo demonstra a quantidade de pontos que seriam geradas em diferentes cenários para o prêmio Carro, sem utilizar quaisquer limites.


Valor da Venda

Primeiro intervalo

(0,00-20,00)

Primeiro intervalo

(20,01-40,00)

Primeiro intervalo

(40,01-60,00)

Primeiro intervalo

(60,01-80,00)

Primeiro intervalo

(80,01-100,00)

Primeiro intervalo

(100,01-120,00)

Primeiro intervalo

(120,01-140,00)

Total de pontos
R$5,00

+2 pontos

Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$20,00+2 pontos
Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$20,01+2 pontos
+2 pontos
Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu4
R$50,00+2 pontos
+2 pontos
+2 pontosNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu6
R$100,00+2 pontos
+2 pontos
+2 pontos+2 pontos
+2 pontos

Não atingiu

Não atingiu10
R$101,01+2 pontos
+2 pontos
+2 pontos+2 pontos+2 pontos

Atingiu limite

Não atingiu12
R$140,00+2 pontos
+2 pontos+2 pontos+2 pontos+2 pontosAtingiu limite
Atingiu limite
14

Tabela 01 - Carro

Vale lembrar que somente os intervalos de 0 a 20 (Primeiro intervalo) foi cadastrado na configuração.

Os outros foram gerados automaticamente pelo sistema, com base na diferença (20 menos 0) do primeiro, conforme o especificado no início da seção 2.

Nesse caso o Primeiro intervalo se repetiria infinitamente, então caso seja necessário criar um limite para isso deve-se limitar a quantidade de pontos/reais por transação.

2.2 - Exemplo Casa

O prêmio Casa possui um segundo intervalo, que interrompe a pontuação do primeiro.

Da forma que está configurado, o primeiro intervalo irá fornecer no máximo 5 pontos, no caso de uma venda de 80,00 a 100,00.

Uma venda de 100,01 geraria 5 pontos no segundo intervalo, que acumularia com os 5 pontos gerados no primeiro, totalizando 10 pontos para a Casa.

A tabela abaixo demonstra a quantidade de pontos que seriam geradas em diferentes cenários para o prêmio Casa, sem utilizar quaisquer limites.


Valor da Venda

Primeiro intervalo

(0,00-20,00)

Primeiro intervalo

(20,01-40,00)

Primeiro intervalo

(40,01-60,00)

Primeiro intervalo

(60,01-80,00)

Primeiro intervalo

(80,01-100,00)

Segundo intervalo

(100,01-125,00)

Segundo intervalo

(125,01-150,00)

Total de pontos
R$5,00

+1 ponto

Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu1
R$20,00+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu1
R$20,01+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$50,00+1 ponto+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu3
R$100,00+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiu5
R$101,01+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+5 pontosNão atingiu10
R$140,00+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+5 pontos+5 pontos15

Tabela 02 - Casa


Vale lembrar que somente os intervalos de 0 a 20 (Primeiro intervalo) e 100,01 a 125 foram cadastrados na configuração. Os outros foram gerados automaticamente pelo sistema conforme o especificado no início da seção 2. Note que o Primeiro intervalo se repete até o início do Segundo intervalo. Nesse caso o Segundo intervalo se repetiria infinitamente, então caso seja necessário criar um limite para isso deve-se limitar a quantidade de pontos/reais por transação.

2.3 Simulador de pontos

Para facilitar na visualização desses dados, também foi criada uma tela onde é possível simular quantos pontos seriam obtidos em uma venda.

Para acessá-la, basta  clicar em , informar o valor desejado,  clique em .

A figura abaixo exemplifica uma transação com R$ 140,00 de produtos elegíveis à pontuação.


Figura 05 - Simulador de Pontos

3. Como os pontos são aplicados na transação?

Os pontos serão aplicados conforme o valor total dos produtos elegíveis contidos na transação, somados.

Para isso, é utilizada a configuração Fonte de Pontos contida nessa mesma tela.

As Fontes de Pontos podem ser dos tipos:

  • Linx Conecta - A configuração de pontos deve ser realizada na tela Cadastros → Empresas, onde o usuário do sistema pode escolher quais grupos (Cadastros → Grupos de produtos) - Irão gerar pontos através da coluna Acumula Pts.. Caso o usuário informe esse grupo ao adicionar um produto na transação, será verificado se a empresa do cliente permite que esse grupo gere pontos.



Figura 06 - Configurando quais grupos pontuarão para os conveniados de uma empresa.


  • Cadastro único (Plugpharma) - Os EANs informados na venda pelo usuário serão consultados em uma base a parte, cujos dados são provenientes do Plugpharma, onde será verificado a qual grupo ele pertence. Caso ele pertença ao grupo perfumaria, e não de genéricos, similares ou algum outro grupo de medicamento, o produto poderá gerar pontos. Caso o EAN não seja encontrado nessa base, o sistema irá assumir que ele é uma perfumaria e portanto também será elegível para pontuação. Todo esse processo ocorre sem intervenção ou configuração do usuário do sistema.
    A configuração de quais grupos pontuam neste caso é feita internamente, não havendo possibilidade do usuário definir que grupos como genéricos possam gerar pontos.
  • Grupos Febrafar - Neste caso a configuração de quais Grupos Febrafar pontuam é feita na aba de mesmo nome. Os grupos de produtos elegíveis podem ser configurados através da coluna Gera pontos.
    Essa aba é automaticamente habilitada quando o usuário seleciona esta opção na Fonte de pontos  clique no botão image2018-7-13_13-39-2.png, mas somente para usuários Febrafar. Demais usuários não terão acesso a esta aba.



Figura 07 - Configurando Grupos Febrafar.


É importante ressaltar que as campanhas promocionais devem seguir a Resolução RDC 98/06 da Anvisa. A contemplação de pontos ou cupons na venda de medicamentos configuraria estímulo/indução de seu uso, que são práticas publicitárias vedadas no art. 8°, inciso II. Acesse a RDC 98/06 para mais informações.


4. Configurando o cupom da transação

O usuário pode configurar o cupom vinculado, inserindo uma mensagem personalizada para transações que geraram pontos ou não, e também pode imprimir uma chave de pontos múltiplos para o cliente caso este tenha recebido a bonificação.

A chave pode ser utilizada para que o cliente resgate seus pontos gerados em um site promocional.

Os detalhes da configuração de cupons vinculados para promoções de pontos podem ser vistos neste artigo.

  • Sem rótulos