Como faço a alteração de combustível?
A troca de nomenclatura de combustível é realizada quando o estabelecimento passa a comercializar outro combustível em um tanque que antes vendia um combustível diferente, ou quando a descrição é alterada pela ANP, e assim ocorre a necessidade de realizar a alteração.
Para que a troca de nomenclatura do tanque seja realizada de forma correta, é necessário que o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) esteja em dia com seus lançamentos (medições físicas, notas de compra de combustíveis devidamente lançadas e vendas de combustíveis corretas).
Como fazer?
Para realizar a mudança de nomenclatura é aconselhável que entre em contato com o Suporte Técnico.
Em estabelecimentos que utilizam o PDV - Versão Windows, o turno em que for realizado a alteração não deverá estar iniciado, pois ao realizar a alteração do combustível será necessário cadastrar um preço para o novo combustível e esta operação não é permitida caso o PDV esteja aberto.
Mesmo se o estabelecimento utilizar a Versão DOS, não é aconselhável realizar a troca durante um turno que já esteja iniciado, principalmente se o preço do novo combustível for diferente do antigo, pois irá apresentar diferença de caixa e diferença no saldo complementar.
Independente de qual versão do caixa, a sugestão é que a mudança de nomenclatura seja realizada de preferência no 1º turno.
Caso esteja mudando o combustível (ex.: Etanol para Gasolina) ou várias outras mudanças como bicos, sempre deve ser feito um Backup antes de iniciar os procedimentos. O Backup pode ser realizado através do menu Opções ► Fazer BACKUP.
Procedimentos (Passos a serem realizados)
- Acesse o cadastro de tanque através do menu Cadastros ► Tanques. Utilizando o botão F2, selecione o tanque que armazena o combustível ao qual deseja alterar a nomenclatura. Selecione a opção Mudar Combustível.
- Verifique na nota de compra o combustível que o estabelecimento recebe e escolha o novo combustível, a data de mudança do combustível, o turno e informe o estoque de fechamento e abertura e assim confirme a troca.
Observações:
Caso ainda não tenha realizado venda no dia, o valor do campo Estoque de fechamento e abertura será o valor da medição física, caso a mudança seja para algum turno posterior deverá ser subtraída a quantidade vendida do valor da medição física.
- Realize o cadastro de uma observação no LMC, informando a alteração de nomenclatura (pode ser cadastrado para o último dia e turno da nomenclatura utilizada anteriormente).
O lançamento da observação é realizado no menu Planilhas Diárias ► Movimento de Combustível ► Observações do LMC:
- Após ter registrado a observação e realizado a troca da nomenclatura, é necessário realizar o cadastro do preço do novo combustível em Cadastros ► Preço Combustível.
Depois de ter preenchido os preços de custo, à vista, a prazo e a alíquota ICMS, basta gravar.
Observações:
- Caso o estabelecimento utilize o PDV - Versão DOS, para que a alteração seja efetuada no caixa, deverá ser realizada a exportação e depois a importação no PDV.
- No PDV - Versão DOS, caso o cliente possua automação será necessário reiniciar o PFCBI e clicar sobre o botão Muda Preço Bombas no menu do CFDOS.
- No PDV - Versão Windows a alteração é realizada de forma automática, mas caso o cliente possua automação será necessário reiniciar o PFCBI e clicar sobre o botão Muda Preço Bomba no menu do Caixa.
Se o posto utilizar o serviço de automação, após a alteração da nomenclatura acesse o manual Como configuro preços de combustíveis no Postofácil Módulo Retaguarda? do grupo Cadastros para realizar o procedimento de alteração no preço das bombas pela automação.