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  • Como cadastrar conta bancária no Degust Web?
  • Como compartilhar conta bancária?
  • Consigo ter uma conta para várias lojas?
  • Quero centralizar minha conta bancária em uma loja só.

Conta bancária

O Degust Web conta com o módulo de Conta bancária, onde é possível controlar as entradas e saídas referente as operações realizadas no sistema.

Configurando Conta Bancária

1. Acesse: Cadastro > Financeiro > Conta bancária.


Nessa tela clique sobre o botão “Incluir” onde serão solicitado os dados para o cadastro da conta bancária.

Os campos demarcados com * são obrigatórios.

Restringindo acesso

Na segunda aba da tela de cadastro “Segurança”, temos as opções de Restrição da conta.


Essa opção torna a utilização e visualização da conta bancária de forma Pública ou Restrita.

Caso deseje tornar essas informações restritas a alguns usuários, basta selecionar a opção “Restrita por Usuário” e adicionar seu usuário.

Importante: Uma vez marcada essa opção, toda operação no sistema que envolva esse cadastro bancário só poderá ser efetuada por esse usuário.

Conta Bancária – Pagamento de Despesas

No final da tela de cadastro existe a opção “Faz parte da baixa de despesa”, caso essa opção fique marcada, significa que essa conta cadastrada poderá ser utilizada como forma de pagamento na baixa de despesas.

Exemplo:


Ajustando Saldo Inicial

O campo “Saldo Final”, pode ser utilizado como um “Ajuste” ou marco inicial das atividades de controle no sistema.



Neste processo, será efetuado um “Crédito” na conta bancária do Degust, para que o valor final fique igual o informado no campo “Saldo Final”.

Exemplo:


Compartilhando Conta Bancária

É possível compartilhar a conta bancária com mais lojas, centralizando assim a gestão da conta bancária.

Para funcionar corretamente, é necessário que todas as lojas filhas estejam configuradas com a loja principal.

Essa configuração é efetuada pela franqueadora.

Configurando lojas relacionadas

Para iniciar o controle será necessário solicitar a franqueadora que vincule todas as lojas "coligadas" à loja principal.

Essa configuração é realizada no menu do Cadastro de Loja (Cadastro >>> Loja >>> Loja) e na aba Config e Dados II deve-se selecionar a Loja Principal para cada loja Filha (loja relacionada).

Configurando

Na visão de franqueado, acesse o módulo Configuração de Loja (Cadastro >>> Loja >>> Configuração de Loja) e na aba Configuração II marque a opção Trabalhar com Conta Bancária Centralizada.

Atenção

A opção deve ser configurada na loja Principal, ou seja, onde a conta bancária cadastrada ficará responsável pela Gestão.



Após salvar, acesse a loja principal e depois entre no módulo Conta Bancária (Cadastro >>> Financeiro >>> Conta Bancária) e marque a opção Compartilhar com lojas filhas.

Após marcar essa opção, será possível realizar o pagamento de despesas e lançamentos financeiros utilizando a conta bancária da loja principal.


Gestão de Conta Bancária - Conta compartilhada

Parcelas de Notas Fiscais de Entrada (Despesas)

Após incluída ou sincronizada uma nota fiscal de entrada no sistema Linx Degust WEB, fica possível informar a baixa de parcela da nota fiscal.

A baixa quando solicitada indica ao usuário informar se o pagamento a ser realizado será através de fundos do cofre ou através de conta bancária.

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, uma loja filha (loja relacionada) poderá indicar o pagamento da parcela na conta bancária da loja principal.


Parcelas de Notas Fiscais Eletrônica de Venda (Receita Extra)

Após lançamento e efetivação da Nota Fiscal Eletrônica de Venda fica disponível o lançamento de parcelas para entradas de valores de financeiro da loja.

No processo do lançamento da parcela é possível realizar a baixa onde valores serão contabilizados no cofre ou através de conta bancária.

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, uma loja filha (loja relacionada) poderá indicar a entrada de valor da parcela na conta bancária da loja principal.


Pagamento de Despesas de Loja

Quando realizado o pagamento de uma despesa de loja o sistema permite pagar em sangria, cofre e conta bancária.

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, loja filha (loja relacionada) passa a ter permissão em realizar pagamentos de despesas informando a conta bancária da loja principal.

Entrada de Receitas Extras

As entradas de valores resultante de receitas operacionais e não operacionais podem ser indicadas tanto no cofre quanto em deposito em conta bancária

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, lançamentos de entradas de valores de receita extra passam a ser permitida para a conta bancária da loja principal.


Controle de Reembolso de Administradoras

As receitas de caixas quando configuradas para reembolso de valores junto a administradora tem como parâmetro a entrada de valor em conta bancária da loja

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, é possível configurar que a receita de caixa da loja filha (loja relacionada) seja depositada em conta bancária da loja principal.


Configuração de Receita

Controle de Reembolso de Administradora


Relatório Extrato Bancário da Conta da Loja Principal


Movimentação Bancária

Os lançamentos de Movimentação Bancária permitem realizar lançamentos de depósitos de valores do cofre para conta bancária, entradas de valores ao cofre e transferência entre contas bancárias.

Com a funcionalidade de Gestão de Contas Bancárias, é possível realizar os lançamentos utilizando a conta bancária da loja principal.

DEPÓSITO NA CONTA LOJA PRINCIPALRETIRADA VALOR DA CONTA LOJA PRINCIPALTRANSFERÊNCIA ENTRE CONTAS


Relatórios

Extrato Bancário

A orientação para utilizar o relatório Extrato Bancário quando faz uso da configuração de Gestão de Contas Bancárias é que seja sempre visualizada pela loja Principal onde é a detentora da conta bancária compartilhada.

Para utilizar o relatório, pode-se utilizar os seguintes filtros:

    • Multi-Lojas
      Nesse modo não apresentará a seleção de lojas filhas para que sejam listadas no relatório, uma vez que a opção de multi-loja já deverá incluir as lojas filhas para apresentação geral do extrato bancário de todas as lojas selecionadas.

    • Sem filtros selecionados
      Nesse modo apresentarão os lançamentos da loja principal incluindo os lançamentos da conta compartilhada.



    • Seleção Loja Filha (Loja Relacionada)
      Com a seleção da loja filha, serão apresentados os lançamentos da conta compartilhada realizada pela mesma.



    • Seleção Loja Filha (Loja Relacionada)
      Com a seleção da conta compartilhada, serão apresentados todos os lançamentos da conta compartilhada realizada por todas as lojas (principal e filhas).

Fluxo de Caixa Resumido

A utilização do Fluxo de Caixa Resumido sempre será avaliada pela Loja Principal, pois os lançamentos efetuados pela lojas filhas com referência a conta bancária compartilhada serão computadas para efeito de consulta de previsão do saldo bancário.


Relatório Fechamento Financeiro (na loja principal)

O relatório de fechamento financeiro é um documento indicativo da parte financeiro de loja onde mostra saldos de cofre, contas a pagar vencidas e a vencer, informações de taxas de receitas e o saldo de contas bancárias.

O relatório quando utilizado na loja principal, a conta bancária compartilhada virá apresentada por partes, ou seja, por cada saldo da mesma de acordo com os lançamentos efetuados por cada loja filha.


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