O que é NFCE?

Nota fiscal do consumidor Eletrônica,autorizada diretamente pelo Sefaz, não requer uso de equipamentos para transmissão. Seu comprovante de venda chamado Danfe pode ser impresso através de impressora não fiscal ou ja laser. Substituição principalmente ao Cupom Fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, Modelo 2.


Dados necessários para implantação

  • Contratação/Ativação Comercial do módulo
  • Configuração de ambiente.
  • Dados da empresa Preenchido.
  • Configuração tributária devidamente realizada.
  • Itoke (CSV) de produção
  • Usuário Mid-e
  • dados do certificado Digital (numero e senha)
  • Login supervisor Microvix
  • Login Supervisor de consultor Microvix
  • Impressora não fiscal se comunicando com o Windows
  • Treinamento NFCE

Contratação comercial

O módulo NFCE é um módulo a parte do ERP e necessita de contratação comercial.
Ao fazer a contratação do módulo de NFCE O GR/GP ou consultor deve incluir na OP os seguintes documentos:

  • Certificado digital
  • Cadastro de token/CSC
  • Senha


A central de contratos que é responsável por esta primeira inclusão de certificado de NFCE, Token CSC, e a criação de senha para configuração do Mid-e Configurações.

Duvidas Entrar em contato com a central de contratos Linx.


Comunicação NFCe


O Processo de comunicação, o qual faz a autorização de notas fiscais Entre e o POS Microvix NFCE e o Sefaz é feito através de um outro software chamado – MID-e (Produto Linx).

O mid-e se comunica diretamente com o Sefaz, e em casos de indisponibilidade o mesmo poderá autorizar as notas em contingencia, mas sujeito a rejeições.


Antes de iniciar Tenha em mãos:

É recomendados que tenha um bloco de notas com todas as informações baixo, para que a implantação fique agil e organizada.

Usuário Microvix, Portal e Empresa.

Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente, geralmente este login é microvix.nomedocliente, a informação ".nomedocliente" chamamos de sufixo. Caso este sufixo não esteja do agrado do cliente, o consultor poderá utilizar a ferraenta tolls para altera-lo.
Acesse o portal e identifique o numero do portal e empresa do cliente do cliente:

CNPJ:

O Cnpj deverá ser informado tanto nos dados da empresa, quanto também ao configurar o Mid. tendo ele me mão facilita o processo.

Usuários Mid-e e senha

Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, além de ativado o módulo comercialmente é enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente, se na contratação tiver o módulo de NFCE e SAT, o backoffice faz a criação deste login, e envia ao solicitante.

O solicitante sempre receberá dois logins:

  • Usuário.client = Deve ser utilizado para utilizado para implantação do Mid-e
  • Usuário.portal = Deve ser utilizado para acessar o cadastro do cliente junto ao portal Mid-e


Acessar o Portal Mid com o usuário ".portal"

O acesso ao portal Mid-e pode ser utilizado para o consultor conferir uma serie de cadastros durante a implantação, e futuramente realizar a extração de arquivos XML em lote.

Para acessar o MID-e o usuário Cliente deverá acessar o Link do endereço do ambiente de Produção. http://mide.linxsaas.com.br/portal
Informar Usuário e Senha e clicar no botão Entrar. Sistema mostra a tela inicial. 

Serie do Certificado digital – A1 – Como extrair o numero de serie o número do PDV para TEF é composto pela montagem das seguintes informações:

Salve o certificado digital na área de trabalho.
Clique com o botão direito do mouse “instalar PFX”

Em seguida abra o IE ferramentas> Opções da internet> certificados> Selecione o certificado e clique em “Avançado”  clique em “Numero de serie” e copie o numero sem espaços


Token/SCS

O número do Token/CSC, deve ver extraído direto do SEFAZ pelo contador do cliente.

O Token/CSC é valido, e pode ser utilizado pela matriz e filiais que tiverem a mesma sequencia de CNPJ.

(Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e)

PDV para TEF

O número do PDV para TEF é composto pela montagem das seguintes informações:

Portal + Empresa + PDV TEF

Portal: sempre com 4 dígitos, se o portal tiver apenas 3 informar um S na frente ex:
Portal  com 4 digitos: 1035
Portal com 3 digítos: S837

Empresa: 01, 02, 03 ...
PDV para TEF: 01, 02, 03..
EX de numero de PDV para TEF:   10350101


Revisão de dados Iniciais

Antes de iniciar a implantação é necessário revisar os cadastros para evitar erros de rejeições na emissão de documentos fiscais.

Consulta de dados cadastrais no Sefaz

Acesse: http://www.sintegra.gov.br/

e selecione o estado da empresa:

No campo CNPJ insira o CNPJ da empresa, informe a imagem de segurança e clique em pesquisar:

Os dados que estiverem informados no Sefaz, devem ser os mesmos informados no Mid-e e no Microvix. Caso o cliente informe qualquer dado diferente, é necessário orienta-lo a solicitar a atualização junto ao sefaz.



Consulta de dados cadastrais no Microvix ERP


Ao acessar empresa> dados da empresa, se atente a todos os campos, principalmente ao CNPJ e razão social.

No Microvix a razão social não pode conter caracteres especiais como "/- &"

O endereço e regime de trinutação dos cadastros devem ser o mesmo que cadastrado no sefaz.

Encontrando qualquer problema com o numero do CNPJ ou razão social, o consultor deverá acionar central de contratos para ajustar, deverá ser aprsentado a tela de consulta no Sefaz para justificar o ajuste.




Consulta de dados cadastrais no Mid-e


Acesse: http://mide.linxsaas.com.br/portal

Informe o login e senha ".portal" disponibilizado ao cliente.

.

No Mid-e a razão social não pode conter caracteres especiais como "/- &"

O endereço e regime de trinutação dos cadastros devem ser o mesmo que cadastrado no sefaz.


Clique em Mid-e Cliente Master, em seguida cadastro de terceiro, e clique na "Lupa" para pesquisar. Caso o cliente tenha mas de uma empresa (matriz e filiais) que usam SAT ou NFCE vai aparece setas para navegar entre os cnpjs cadastrados. Localize o CNPJ desejado e confira os dados. Encontrando qualquer problema com o numero do CNPJ ou razão social, o consultor deverá acionar central de contratos para ajustar, deverá ser aprsentado a tela de consulta no Sefaz para justificar o ajuste.

Revisar Cadastro de Certificado Digital no Mid-e

O primeiro cadastro deve ser feito pelo backoffice, ou então o cliente/consultor também poderá realizar caso não tenha sido feito. 

Ao Acessar o Mid-e Portal,  na aba Mid-e Cliente Master>cadastro de Certificado

Clique no ícone “+” em seguida preencha todas as informações, por ultimo importe o certificado e clique em salvar 

Para conferir clique em “cadastro de terceiro> pesquise na lupa dos dados do cliente, após abrir o cadastro clique na aba “Certificados” deverá estar incluído.

(Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e)

Revisar Cadastro de Token/CSC no Mid-e

O primeiro cadastro deve ser feito pelo backoffice, ou então o cliente/consultor também poderá realizar caso não tenha sido feito. 

Ao Acessar o Mid-e Portal,  na aba Mid-e Cliente Master>cadastro de CSC “+” em seguida preencha todas as informações, por ultimo importe o certificado e clique em salvar para conferir clique em “cadastro de terceiro> pesquise na lupa dos dados do cliente, após abrir o cadastro clique na aba “CSC” deverá estar incluído. (Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e)


Fuso Horário

Em estados que possuem fuso horário deve se tomar cuidado com as configurações do Windows.

No relógio do Windows clique "Alterar Configurações de data e hora"> alterar data e hora> escolha uma opção de acordo com a diferença entre o estado local e Brasília.

Consulte neste link o fuso horário de cada estado: http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario.php
Veja qual é o fuso horário do seu estado, e selecione uma opção no relógio do Windows, pode ser que ao selecionar a opção o relógio fique com hora errada, se isso acontecer, salve mesmo assim  em seguida clique em alterar data e hora coloque a hora correta -  Reinicie o computador. Desta forma você está forçando o Windows a achar o fuso horário


No exemplo abaixo temos o caso de Manaus com uma diferença de 4h:


Cadastros

É necessário alguns cadastros para que sejam utillizados durante a implantação.

Cadastro de Natureza de operação

Caso você ainda não tenha uma natureza de operação cadastrada para vendas, será preciso cadastrar.

Acesse: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Natureza de operação.

Preenha todos os campos conforme orientações disponíveis aqui.

Cadastro de Série de Saída.

Faturamento>Cadastros Auxiliares>Serie Própria. 
O número da série é sempre o sequencial de NF-e ou indicado pelo contador. Para cada caixa é preciso uma série, sempre individual por loja.

  • Modelo: 65 – Nota Fiscal ao Consumidor Final

Cadastro de Pinpad

Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFc-e/SAT> Pinpad> cadastrar.

Numero de Serie deve ser verificado no equipamento.

**Caso o cliente não use TEF não é preciso configurar


Cadastro de Estação (PDV)

Empresa>Parâmetros Globais> POS>Estações POS>Configurar. 

Descrição: Formato amigável para identificar na instalação o POS exemplo: PDV caixa 1.
Modo Terminal: Se habilitado some as demais opções e ao instalar o POS fica somente como modo terminal. (Lançamento de DAV-Pré venda - consultas ferais)
Servidor TEF: Não alterar
Tipo de emissão: Selecione NFCE. Após selecionar o tipo de emissão ficará disponível para preenchimento somente a emissão que será utilizada.
Ativo: Marcar
Série: Informar a série cadastrada anteriormente.


No cadastro da estação não aparece as opções NFCe ou SAT

Somente as opções contratadas estarão disponíveis na listagem do cadastro da estação. Caso tenha contratado o Módulo de NFCE ou SAT, e o mesmo não estiver aparecendo significa que ainda não foi ativado comercialmente. neste caso o consultor de implantaççao deverá acionar a entral de contratos para verificar o status da ativação.

Regras de tributação

As regras de tributação são definidas pelo sefaz. A seguir vamos conhecer as combinações permitidas para autorização de notas. No entanto são apenas sugestões, em caso de dúvidas contate o seu contador.


Combinações de Configuração tributária Simples nacional

As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Simples Nacional.

Exemplo para Simples Nacional - Tributado Integralmente (venda)


Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:

Exemplo para Simples Nacional – Substituição Tributária  -ST (venda)


Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:



Combinações de Configuração tributária Lucro Presumido


As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Lucro Presumido.



Exemplo para Lucro Presumido - Tributado Integralmente (venda)


Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:


Exemplo para Lucro Presumido – Substituição Tributária  -ST (venda)


Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:



Combinações de Configuração tributária Lucro Real

As combinações abaixo são de acordo com o sefaz para empresas do Lucro Real



Exemplo para Lucro Real - Tributado Integralmente (venda)

Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:

Exemplo para Lucro Real – Substituição Tributária  -ST (venda)

Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS:


Permissões de usuário.

Existem permissões de usuários que impactam diretamente na usabilidade do POS NFCe ou Sat.

Permissões de Usuários – Frente de Loja.

Empresa>Segurança>Configurar Usuários>Grupo Faturamento>Subgrupo Frente de Loja. 
Para funcionamento do POS é necessário liberar as permissões para vendas. 
  


Permissões de Usuários – NFC-e

Empresa>Segurança>Configurar usuários>NFC-e. 
Além das permissões do subgrupo frente de loja e POS que também impactam na funcionalidade, ative as funções de NFCE. 

Permissões de Usuários – POS

Empresa>Segurança>Configurar usuários>Grupo Faturamento>Subgrupo POS. 


Permissões de Usuários "Alternar modo POS sat pra NFCE ou NFCE para SAT"

Permissão de usuário> No grupo de POS, Aparece somente portais e estação que possuem NFC-e e SAT.

Esta permissão, possibilita o usuário alternar o módulo do POS para NFCE ou SAT de acordo com a necessidade atual. Para isso o cliente precisa ter os 2 módulos contratados


Parâmetros Restritos.

São parâmetros de acesso exclusivo do consultor ou suporte Linx.

Vincular Natureza de Operação

Acesse: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento>

Neste campo é definido a Natureza de operação Padrão que será utilizada para vendas no POS.

Homologação tributária.

Em caso de implantação de novas lojas, é necessário realizar a homologação tributária fiscal logo após realizar todas as parametrizaçoes de tributação. Não é possível realizar vendas sem esta ativação.

Em caso de lojas que já existiam e está apenas alterando o POS, ou reinstalando não é necessário, pois já estrá habilitado.

Acesse: Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento> Homologação tributária fiscal> Marcar

Ativa/Desativa pré venda.

Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito>POS>

Somente marcar estas 2 opções se for aderente ao cliente, Ao ativar esta funcionalidade sempre que lançar o primeiro item na venda, o sistema irá perguntar se é uma pré venda ou DAV, se ambas tiverem desabilitadas a pergunta não será exibida o lançamento da venda é iniciado diretamente. 



Ambiente de Homologação X produção.

Para definir qual ambiente a ser utilizado acesse:
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFCE/SAT > Faturamento - NFC-e / SAT clique em configurar:

Defina se deverá ser :


Homologação: Utilizado para venda de testes

Produção: Utilizado para vendas válidas.


Além deste acesso é possível também utilizar o recurso da ferramenta Tools " Limpeza de base e mudança de ambiente"


Informe o Portal X empresa e o módulo:


Após executar o comando, além da troca de ambiente, automaticamente somente as notas emitidas em ambiente de homologação serão excluidas.

Caso já tenha alterado o ambiente pelo ERP e emitido notas válidas, se executado o comando, o sistema irá apenas excluir as notas emitidas quando estava em homologação.

Configuração de inutilização de NFC-E/SAT.

Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento - NFC-e
Preencher todos os campos. O não preenchimento causará erro no início da venda.
As informações de produto, vendedor e plano de pagamento podem ser aleatórias.
Em Natureza de Operação utilizar "Venda de Mercadoria" e CFOP "5102".





Configurações MID-e Client.

Ao instalar o pacote do instalador do POS automaticamente é instalado o Mid-e client na versão recomendada e homologada para uso no Microvix. 

Iniciar Serviço


Abra O Menu do Windows e pesquise por: "Configurações" e siga os processos abaixo:
Inserir o CNPJ do cliente. Clicar em >>

Clicar em Iniciar Serviço.

Configurações de Acesso

Clicar em //localhost:8089/ ou copiar o endereço no navegador.


Informe o usuário e senha do Mid-e Cliente, em seguida clique em Login, o sistema fará uma validação nos campos e apresentará o retorno se os dados estão ok.

Após conexão com usuário MID-e o sistema estará pronto para vendas.


Histórico


Tela de consulta de histórico das operações realizadas pelo Mid-e Client

Mid-e - Contingência

Nesta tela pode ser observado as notas que estão em contingência, e alternar o modo Offline par sim ou não.
Recomendamos que fique sempre como não, para que os serviços fiquem on line, e que o modo contingencia entre apenas de forma automática.


Mid-e - Emissores


Clique na aba “Emissores”, deverá listar o emissor e para qual módulo o mesmo está habilitado. Se ao acessar esta aba não aparecer nenhum emissor, ou não estiver  setado o módulo correto (NFCE ou SAT) o consultor responsável pela implantação deverá entrar em contato com o suporte Mid-e, e Informar: “CNPJ/ Login Mid/ Print da tela/ Informação do que falta”


Configurações

•Na aba “Configurações” preencha o tipo de emissão como “NFCE”.
•Não preencher os campos “Caminho XML” e “Caminho Danfe” Uma vez preenchido este campo esta informação deixa de ser enviada para armazenamento do banco Microvix garantindo a segurança dos dados do cliente.

Não preencher os campos “Caminho XML” e “Caminho Danfe” Uma vez preenchido este campo esta informação deixa de ser enviada para armazenamento do banco Microvix  que garante a segurança dos dados do cliente. E passa a ser armazenado na base local.

Mid-e - Sobre

Nesta aba é possível identificar a versão atual instalada do Mid-e Client