Introdução
Disponibilizamos novas funcionalidades que agregam valor no seu dia a dia. Foi implementado o “Relatório DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício” onde você poderá verificar algumas informações como: Receita Bruta de Vendas, Deduções, Receita Líquida, Lucro Bruto, Despesas e Receitas, Distribuição de Dividendos entre outras informações.
Para acessar essa nova funcionalidade acesse o menu [Relatórios - DRE].
Personalizar
Ao acessar o menu [RELATÓRIOS - DRE] é necessário clicar na lupa referente ao botão <PERSONALIZAR>, para que sejam disponibilizados os filtros para efetuar a consulta.
Ao pressionar o botão “PERSONALIZAR” irá apresentar uma seção contendo os filtros disponíveis neste relatório para realizar uma pesquisa mais precisa.
O campo "Tipo de período" tem duas opções:
- Data de Pagamento: mostra no resultado apenas os títulos e operações pagas ou liquidadas no período selecionado.
- Data de Vencimento: mostra no resultado os títulos e operações pagas/liquidadas e as não pagas/pendentes, com data de vencimento no período selecionado.
Após incluir os filtros desejados, pressionar o botão "PESQUISAR".
Para limpar os filtros que você utilizou, clique no botão "LIMPAR FILTROS".
Resultado
O relatório DRE é dividido em seções e dentro destas seções o sistema agrupa as informações e em algumas, apresenta apenas o resultado.
Descrições das seções e agrupamentos são:
- Receita bruta de vendas: Apresenta a soma das vendas. Exemplo: Vendas pelo PDV e notas de Venda realizadas pela retaguarda.
- Deduções:
- Devoluções e descontos sobre vendas: Apresenta a soma de devoluções de produtos e descontos que foram aplicados nas vendas.
- Impostos sobre vendas: Apresenta a soma de impostos aplicados sobre a venda, no período selecionado.
- Receita Líquida: Receita bruta de vendas - Deduções.
- CMV (Custo dos produtos/mercadorias vendidos): Apresenta a soma do custo dos produtos vendidos. Considera o preço de custo dos itens vendidos no período.
- Lucro bruto: Receita líquida - CMV.
- Receitas operacionais: Apresenta as receitas classificadas como operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
- Despesas operacionais: Apresenta as despesas classificadas como operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
- Lucro operacional: Lucro bruto - Despesas operacionais + receitas operacionais.
- Receitas não operacionais: Apresenta as receitas classificadas como não operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
- Despesas não operacionais: Apresenta as despesas classificadas como não operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
- LAIR (LUCRO ANTES IMPOSTO DE RENDA): Lucro operacional - Despesas não operacionais + receitas não operacionais.
- Imposto sobre lucro: Apresenta as despesas classificadas como imposto sobre o lucro e lançadas no período. Exemplos: IRPJ, CSLL
- Distribuição de dividendos: Apresenta as despesas classificadas como distribuição de dividendos e lançadas no período.
- Lucro livre: Lucro líquido - Distribuição de dividendos.
O relatório é diretamente ligado às contas que são criadas e configuras nos menus: [Configurações - Contas] e [Configurações - Relação de Contas e Operações], portanto elas devem estar corretamente configuradas para que sejam contabilizadas nas seções corretas.
Exemplo:
Para que um valor ou título apareça dentro da seção: "Distribuição de dividendos" do DRE, a conta vinculada ao título deve ter a classificação: "Distribuição de Dividendos" no cadastro de Contas.
Verifique os manuais de Contas e Relação de Contas e Operações
Ações adicionais no resultado
No resultado, você poderá realizar as seguintes exportações; Expandir\Recolher agrupamentos, Adicionar\Remover colunas, Exportar para Excel, Exportar para PDF.
No documento gerado temos as mesmas informações do que é mostrado e configurado no relatório web, inclusive as colunas agrupadas. Também adicionamos algumas informações no arquivo baixado, como:
Cabeçalho:
- Nome do Relatório.
- CNPJ do estabelecimento
- Nome Fantasia
- Período no qual o relatório foi configurado.
Rodapé:
- Data e Horário da geração da planilha
- Domínio/identificação do sistema
- Usuário que gerou a planilha
Caso deseje imprimir, utilize o documento gerado.
Personalizados
A partir de um resultado já gerado você poderá criar uma visualização personalizada para utilizar posteriormente. Para criar um relatório personalizado, no painel de “RESULTADOS” utilize o botão “PERSONALIZAR”. Será apresentada a opção salvar como, ao escolher essa opção, será exibida uma janela com as opções:
- Título: Escolher um título para o relatório;
- Público: Relatórios públicos podem ser visualizados e editados por mais de um usuário, ao entrar no relatório de vendas da mesma empresa.
- Período: Escolher um período em que este relatório irá realizar a pesquisa.
- Dia atual, últimos x dias (7, 15, 30), Mês atual ou Mês anterior.
Um relatório Personalizado já criado, terá as seguintes opções no botão "Personalizar":
- Salvar: você poderá editar os agrupamentos, colunas e salvar essa nova configuração para o mesmo relatório.
- Salvar como: cria um relatório a partir de um relatório Personalizado;
- Editar: poderá alterar o título, se ele é público ou não, e o período de busca.
- Excluir: exclui o relatório personalizado.
Documentos e Manuais
Caso você pressione o botão "DOCUMENTOS E MANUAIS", será direcionado diretamente para uma página no Linx Share que conterá o link com material criado informando suas funcionalidades.