📑 CONCEITO
O processo de Logística Reversa nada mais é do que o caminho inverso que o produto percorre após o seu uso, pois volta do consumidor para o fabricante. Consiste no retorno de produtos já consumidos, para o fabricante. Como exemplo podemos citar o retorno das embalagens descartáveis ou reutilizáveis.
A vantagem em retornar a embalagem do produto ao fabricante, é acumular pontos no programa, efetuar o resgate e garantir brindes ou descontos que serão concedidos pela loja. Os percentuais, regras de descontos e brindes serão definidos e configurados pela Natura.
Mediante ativação e configuração dos parâmetros destacados abaixo, a operação de Logística Reversa poderá ser realizada por meio da opção LOGÍSTICA REVERSA, no menu principal do Linx Mobile.
✔️ PARAMETRIZAÇÃO
Parametrizações - Loja (ERP)
Parâmetro | Descrição | Valor padrão |
---|
LOGREVERSA_HABILITA | Indica se o recurso de logística reversa esta habilitado no LinxPOS. | FALSE |
LOGREVERSA_AUTHTOKEN | Indica o token da filial no hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da filial. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_OPERATORID | Indica o OperatorID da filial no hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da filial. | EM BRANCO |
Parametrizações - So+ma (ERP)
Parâmetro | Descrição | Valor padrão |
---|
LOGREVERSA_PARTNERID | Indica o partnerid do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_CONSUMERTOKEN | Indica o consumerToken do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_XCONSUMERID | Indica a URL do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_URL_AUTH | Indica a URL do hub logística reversa para autenticação. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_URL_OPER | Indica a URL do hub logística reversa para operações. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_AGRUPA_DESC | Indica se a loja pode aplicar beneficio financeiro em itens da venda que já possui desconto. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | TRUE |
✔️ PASSO A PASSO
CADASTRO DO CLIENTE + ENVIO DE EMBALAGENS
- No Menu Principal, toque na opção → , na sequencia selecione → ;
- Informe o número do CPF e pesquise;
- A mensagem "Cliente não encontrado. Deseja cadastrar agora?" será apresentada, toque em Sim;
- Informe os dados do cliente, os dados de endereço e salve;
- Toque em Sim para associar o cliente ao carrinho;
- Informe a quantidade que será devolvida de acordo com o tipo de embalagem (Bodyshop ou Natura), clique em Finalizar. A partir do campo Filtrar embalagem também é possível fazer a busca;
- Confirme o envio de embalagens e o cadastro do cliente;
- O pop-up confirmando o envio das embalagens será apresentado, toque em Ok. Ao acessar novamente a opção Logística Reversa, o pontos estarão contabilizados.
🎞️ EXEMPLO
RESGATE DE BRINDE
- Acesse a opção Atendimento, no menu principal;
- Associe o cliente ao carrinho;
- Digite o código ou bipe o produto e o envie para o Carrinho.
- Toque em Pagar;
- Consulte o benefício disponível. Serão apresentados somente os brindes que poderão ser resgatados de acordo com a sua pontuação. Selecione a opção Sim para confirmar o resgate;
- Selecione a forma de pagamento e finalize o atendimento.
🎞️ EXEMPLO
RESGATE DE DESCONTO
- Acesse a opção Atendimento, no menu principal;
- Associe o cliente ao carrinho;
- Digite o código ou bipe o produto e o envie para o Carrinho.
- Toque em Pagar;
- Selecione o Desconto disponível e, clique em Sim para confirmar o resgate. O percentual de desconto será aplicado no valor total da venda.
- Selecione a forma de pagamento e finalize o atendimento.
🎞️ EXEMPLO