Para que você tenha mais facilidade no seu dia a dia, foi implementando o [Gerenciamento Financeiro], que ajudará nos lançamentos e ocorrências do seu estabelecimento.
Esta operação se encontra no menu [Financeiro > Gerenciamento Financeiro].
Dica
Para que possa utilizar é necessário que o perfil do usuário logado no sistema possua permissão de acesso ao mesmo.
Ao abrir a tela de gerenciamento financeiro, para incluir "Tipo de Lançamentos", clique no botão [+](positivo) no canto superior direito.
Na tela “Lançamento Financeiro” o usuário precisa definir que tipo de lançamento será incluso. Para facilitar o lançamento é exibido um combo com as opções:
- A pagar
- A receber
- Despesas diversas
- Receitas diversas
- Transferências
O sistema não permite edição na alteração de um lançamento.
Na tela “Lançamento Financeiro” no campo “Tipo de Lançamento” escolher uma das opções “A pagar ou A Receber”. O Sistema irá abrir novos campos para preenchimento.
O campo “Valor” é de preenchimento obrigatório. Inclua o valor desejado.
O campo “Descrição” é alfanumérico e de preenchimento obrigatório.
O campo “Data de Vencimento” escolher o período do vencimento para realizar pagamento.
A opção “Pago” define a situação do registro.
O campo “Conta” é um combo onde é apresentada a lista de contas do sistema conforme o lançamento selecionando.
Permitindo que o usuário selecione uma opção para realizar o lançamento.
Caso tenha selecionando “A pagar” são apresentando as contas a pagar.
Caso tenha selecionando “A receber” são apresentadas as contas a receber.
No campo “Centro Monetário” são apresentados os centros cadastrados no sistema.
Permitindo que o usuário selecione uma opção para realizar o lançamento.
Campo “Tipo de ocorrência” é um combo, onde são exibidas algumas opções para escolha como:
- Única
- Parcelada
- Diária
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal (vencimento de cada parcela no último dia do mês)
- Bimestral
- Trimestral
- Semestral
- Anual
Permitindo que o usuário selecione uma opção para realizar o lançamento.
Nesse campo "Cliente/Fornecedor", permite que o usuário selecione o cliente ou fornecedor, realizando busca por nome, razão social, apelido, CPF ou CNPJ.
O campo "Tipo de documento" é um combo, onde é apresentada a lista de tipos de documentos lançados no sistema. Permite que o usuário selecione uma opção para realizar o lançamento.
O campo "Número do Documento" não permite valor negativo, somente positivo.
Apos preencher todos os campos. Clique no botão Salvar, para concluir o cadastro.
O sistema retorna a mensagem "Lançamento cadastrado com sucesso".