Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Esta ferramenta permite o cadastros das empresas da define assim como definir se a mesma é um centro de distribuição e configurar regras específicas como empresas que podem fazer devolução, acessar relatórios e definir para qual conta será destinado o dinheiro do caixa.

 

Manual de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Acesse o retaguarda > configurações > permissão de acesso > Encontre o módulo 'Cadastro das Empresas'. Você pode selecionar as caixas de seleção Acessar, Modificar, Excluir para definir a permissão para um grupo de usuários.

Acessar: Acesso a tela de cadastro das empresas.
Modificar: Permite criar uma nova empresa ou alterar uma existente.


Funcionalidade

Para cadastrar uma nova empresa no SetaERP, ou visualizar as que já estão cadastrada, basta acessar o Módulo Retaguarda Menu Cadastros > Empresas.


Nesta tela, serão apresentadas todas as empresas já existentes na base e podemos adicionar uma nova empresa ou editar as empresas existentes.


As opções disponíveis nesta tela no menu lateral são:

  • F3 - Novo: Para iniciar um novo cadastro;
  • F4 - Abrir: Para abrir o cadastro da empresa selecionada;
  • Fechar: Fecha a tela para continuar utilizando o seta.


As demais opções são 'heranças' de tela e não são utilizadas, sendo elas:

  • Ocorrências: Registra uma ocorrência, uma informação ao cadastro selecionado;
  • Financeiro: Exibe o resumo financeiro da empresa selecionada;
  • Etiqueta: Imprimi etiqueta de endereço;
  • Imprimir a ficha: Imprimi uma lista dos dados necessários para cadastrar pessoas, usado no cadastro de crediário;
  • Enviar para Seta: Envia os dados da empresa cadastrada ao software de retaguarda Seta, não utilizamos essa opção atualmente.

 

Localizar empresa

Para localizar uma empresa, basta clicar sobre o último campo disponível na tela, sem seguida, selecionar o tipo de filtro a ser utilizado (campo ao lado).

Aqui está a descrição detalhada de cada coluna: 

  • Nome: O nome completo do funcionário. 
  • CPF/CNPJ: O número de identificação pessoal ou empresarial. 
  • Telefone: O número de telefone do funcionário. 
  • Código: Um código gerado pelo sistema para identificação única. 

Caso prefira, também é possível clicar sobre o nome do campo, no título da tabela, ou pressionar as teclas de atalho informada.

Os filtros disponíveis para consulta, são: Nome, Cpf/Cnpj, Codigo, Telefone, Fax/Celular, Apelido, Endereço, Bairro, Cidade


Cadastrar uma nova empresa

Clique no botão F3-Novo, será aberta uma tela para informar se é Pessoa Física ou Jurídica, informar o Nome ou Razão Social CPF ou CNPJ, sendo que o tipo pessoa jurídica é o mais comum.

Informe a Razão Social e a o CNPJ e clique no botão Continuar.

 

Ao cadastrar os dados da empresa, não utilize caracteres especiais como, por exemplo, @#$%&.


Na categoria Informações Principais, preencha com as informações referentes a empresa:

  • Razão social: Nome da empresa no documento de CNPJ;
  • Apelido Interno: Coloque aqui o nome fantasia da empresa, este nome é impresso nos relatórios e pode ser configurado nas etiquetas;
  • Nome Imprimir: Também utilizado nas impressões do seta, pode utilizar o mesmo do apelido interno;
  • Responsável: Nome do proprietário ou responsável pela empresa;
  • Referência 1 e 2: Utilizado no processo Arezzo para determinadas integrações, pode deixar em branco;
  • Telefone e Fax: Dados da empresa;
  • CNPJ e Ins. Estadual: Dados do cartão CNPJ, são as informações legais da empresa;
  • Ins. Municipal: Número da empresa cadastrado na base do município, em empresas isentas pode deixar em branco;
  • Fundação: Data de constituição da empresa.

 

Na categoria Endereço, preencha os dados do endereço da empresa.

  • Cep: Após informar o CEP, o sistema fará a busca automática e irá preencher os dados da rua, bairro e cidade, lembrando que, após o nome da rua será inserido uma vírgula e então o número, como este campo irá ser utilizado na nota fiscal não digite observações e complementos após o número;
  • E-mail: Informe o e-mail principal da empresa cadastrada;
  • Observações: Campo aberto para adicionar alguma informação relevante desta empresa ou complemento de endereço;
  • Cx Postal: A informação de caixa postal é utilizado nos locais que essa informação seja necessária.

 

A guia Configurações, fornece parâmetros ao SetaERP referentes a empresa. São eles:

  • Config: Selecione a configuração dos parâmetros globais referentes a esta empresa, orientamos sempre cadastrar uma configuração global para cada empresa em Configurações > Parâmetros Globais;
  • Centro de Distribuição: Marque este campo caso a empresa selecionada seja um centro de distribuição;
  • Config CreditScore: Selecione a configuração referente ao recurso creditscore, recurso adicional do seta, neste campo será definido quais parâmetros deste recurso o sistema irá obedecer, o cadastro do creditscore possui manual próprio;
  • Código Cielo: Campo criado para integração da Cielo, este campo é utilizado apenas em casos especiais da operadora;
  • Config Fidelidade: Selecione a configuração referente ao recurso pontos de fidelidade, recurso adicional do seta, neste campo será definido quais parâmetros deste recurso o sistema irá obedecer, o cadastro do recurso de pontos fidelidade possui manual próprio;
  • Preço de venda: Recurso referente ao tipo de preço 1, 2 e 3 presente no caixa crediário onde o cliente pode ter 3 preços diferentes para um determinado produto;
  • Empresas coligadas: Este campo permite que os dados de crediário de uma empresa da rede seja ou não acessadas pelas empresas do grupo, por exemplo se preenchermos com o código da empresa 8 e 10 este campo as demais empresas do grupo não conseguirão acessar o crediário dessas 2 empresas;
  • Conta Corrente: Selecione qual a conta corrente desta empresa, cadastrado no menu financeiro do seta;
  • Conta Operação: Este campo informa o sistema para qual conta deve enviar o dinheiro do fechamento de caixa;
  • Texto a divulgar: Possui a mesma função dos campos apelido e nome a imprimir, sendo utilizado em alguns relatórios e impressões.
  • Empresas Devoluções: Função semelhante ao empresas coligadas, impede que um produto comprado na loja 1 seja devolvido na loja 3, por exemplo. Caso a política de troca da empresa exija que o cliente troque na mesma loja da compra, basta informar neste campo as empresas que terão acesso ao processo de troca e devolução uma da outra.

 

Ao realizar uma troca de CNPJ de empresa não edite o cadastro atual, pois pode gerar divergências no sistema além de erros fiscais, renomeie a empresa de forma que identifique que se trata de um cadastro antigo e cadastre uma nova empresa com um novo código.

Exemplo empresa antiga código 01 – XXXSEL CALCADOS E REPAROS LTDA                       

Empresa nova código 02 - CALCADOS E REPAROS SEL2 LTDA                       


A categoria Fiscal nos traz 2 informações:

  • Observação padrão: O cliente pode definir para esta empresa uma observação fiscal padrão, esta observação será carregada na nota fiscal durante sua emissão, clique na lupa a direita da tela e será aberta a lista com as observações cadastradas no sistema.
  • Nessa tela há duas colunas: 
  • Código: Código gerado pelo sistema no momento que é cadastrado as observações
  • Descrição: É o nome da definido pelo usuário no momento do cadastro
    • Clicando 2 vezes sobre a descrição da observação ou clicando em exportar será enviado ao cadastro de empresa. Veja as opções nos menus laterais:
    • Novo: Inicia o processo de novo cadastro de observação;
    • Editar: Edita um cadastro atual;
    • Exportar: Envia a observação selecionada para o cadastro de empresa;
    • Fechar: Retorna a tela anterior de cadastro de empresa.
  • Tipo de contribuinte: Esta tela define o tipo de contribuinte esta empresa utiliza:
    • 1 - Consumidor Final: Não emite documento fiscal;
    • 2 - Contribuinte: Realiza as emissões fiscais de acordo com as configurações definidas;
    • 3 - Contribuinte - condição especial: Realiza a emissão fiscal obedecendo condições especiais configuradas no sistema, este caso deve ser utilizado apenas se for necessário e definido no projeto.


O padrão para esta opção tipo de contribuinte é o 2 - Contribuinte.


No menu lateral esquerdo temos as opções:

  • Salvar: Salva e finaliza o cadastro de empresa;
  • IE por Estado: Para empresas que possuem inscrições estaduais diferentes em cada estado que atua, é necessário clicar nesta opção e adicionar a IE de cada estado, além do estado matriz já informado no cadastro. Nesta tela, selecione o Estado, informe a Inscrição Estadual e clique em Adicionar;
  • Máquina Seta: Caminho onde os arquivos de contingência do caixa fácil serão salvos, este caminho será a pasta seta arquivo compartilhado em rede com permissões de leitura e gravação e deve ser definido em uma máquina que fica sempre em funcionamento e disponível na rede local. Basta digitar o caminho da máquina e clicar em OK.
  • Fechar: Fecha a tela do cadastro de empresa.


Para finalizar o cadastro de empresa, clique em Salvar.