Regra para Expiração de Senha

  • As senhas dos usuários devem expirar automaticamente após 90 dias

Lembre-se: se um prazo inferior a 90 dias for definido para um grupo de usuários na tela de permissão de acesso, todos os usuários vinculados a esse grupo seguirão esses prazos.

Acesse o retaguarda, configurações, permissões de acesso, escolha um grupo de usuário

Caso queira colocar um valor maior de 90 dias, por exemplo, 120 dias, há uma validação que não permite essa inclusão.

Por favor, não insira valor negativo nesse campo.

Aviso sobre Expiração de Senha

  • Faltando 10 dias para expirar a senha conforme a regra utilizada pela empresa, o sistema irá exibir um aviso ao usuário sempre que ele tentar realizar login:

Obs.: O prazo de expiração de senha só vai aparecer depois que ele colocar a senha

  • Lembrando que nesse período antes da expiração da senha, é possível ainda realizar a troca da senha no botão 'Redefinir Senha' ( só possível se o usuário for administrador ),

  • Caso seja um usuário que não tenha permissões, deve ser realizar a alteração em retaguarda, cadastros, funcionários, campo 'Cadastrar Senha'

  • Lembrando que no dia que a senha expirar, o usuário que não é administrador ainda não será bloqueado e receberá mais um alerta para atualizar a sua senha

Bloqueio por Expiração de Senha

  • A regra é que usuários que possui privilégios de administrador não sejam bloqueados após a senha ter expirado;
  • Apenas os usuários que não são administradores serão bloqueados ao logar no SetaERP ou qualquer aplicativo ou plataforma WEB.

Senha Expirada para usuários Administrador

Quando realizar o login no sistema, irá aparecer a mensagem abaixo:


Apenas usuários administradores(precisa ter acesso a permissões e central de liberação de usuários bloqueados) podem redefinir a senha na hora do login

Após informar a senha atual, defina uma senha com base nos critérios de segurança.

A partir dessa nova senha o sistema irá contar o prazo de 90 dias por padrão ou com base no tempo que foi definido em permissão de acesso, grupo de usuários.

Caso você acesse qualquer aplicativo Linx Seta Digital ou o SetaWEB, Portal Fornecedor e a senha já está expirada, o sistema não irá bloquear o usuário que é administrador na hora do login, será informado que deve ser direcionado ao SetaERP para redefinir a senha. 

Não esqueça que o SetaERP é o único local onde é realizado a gestão das senhas. Nenhum aplicativo ou plataforma web do seta permite realizar redefinição de senhas.

Senha Expirada para usuários que não é Administrador

Na hora de realizar o login com usuário e senha irá aparecer a mensagem abaixo e os usuários que podem realizar a liberação

Caso você acesse qualquer aplicativo Linx Seta Digital ou o SetaWEB, Portal Fornecedor e a senha já está expirada, o sistema irá bloquear o usuário na hora do login e não será possível logar em nenhuma plataforma, pois está bloqueado por expiração.

Usuário Bloqueado por expiração de senha não pode realizar Liberações

É importante ressaltar que, se o usuário estiver bloqueado, o SETAERP irá bloquear liberações por usuários com senha expirada ou bloqueados por tentativas de login. A liberação só será permitida após o reset da senha. A validação será aplicada a todas as telas que exigem autorização administrativa. Com a implementação dessa regra garantiremos que apenas usuários devidamente autenticados possam realizar liberações e desbloqueios no sistema, evitando acessos indevidos e fraudes.

  1. Com a implantação dos critérios de segurança, usuários bloqueados por tentativas de login ou expiração de senha não poderão mais realizar liberações até que redefinam sua senha.

  2. A senha deverá seguir critérios de complexidade e comprimento mínimo.

  3. O sistema deverá bloquear automaticamente tentativas de liberação por usuários que não redefiniram a senha.

  4. O desbloqueio deverá ser realizado por um administrador através da tela Retaguarda -> Manutenção -> Central de liberação de usuários bloqueados, gerando uma senha provisória.

  5. A senha provisória não poderá ser usada para liberações; apenas a senha permanente.

Principais Telas Impactadas

  • Liberação de venda com estoque negativo

  • Liberação de vendas no crediário para cliente com limite ultrapassado

  • Autorização de vendas na central de liberação remota

  • Autorização de descontos em baixas do crediário

  • E qualquer outra tela que exija a liberação de um usuário administrador que esteja bloqueado por critérios de segurança(É necessário mapear todas as telas do sistema onde solicita a liberação).

O exemplo de validação caso o usuário esteja bloqueado

Como realizar o desbloqueio com usuário que não é administrador?

  1. Entre com login e senha com um dos usuários administrador, acesse o retaguarda, manutenção, Central de Liberação de Usuários Bloqueados

       2. Selecione o usuário e clique em 'F4- Autorizar' e use as credenciais de permissão

       3. Irá aparecer a mensagem abaixo:

       4. Selecione o usuário e clique em 'Copiar Senha' 

       5. Peça ao usuário entrar com usuário e a senha provisória.

Obs.: A senha provisória só será usada para gerar a nova senha, jamais será usada para logar no sistema.

Obs.: A senha provisória também não poderá ser usada para outro usuário bloqueado. A redefinição de senha para usuário bloqueado por expiração de senha terá uma senha provisória para seu usuário. Quando for usada, perderá seu uso e não será mais usada novamente caso o mesmo usuário tenha seu usuário bloqueado novamente. Terá que gerar uma nova senha provisória.

Obs.: A senha provisória também não poderá ser usada para outro usuário bloqueado. A redefinição de senha para usuário bloqueado por expiração de senha terá uma senha provisória para seu usuário. Quando for usada, perderá seu uso e não será mais usada novamente caso o mesmo usuário tenha sua usuário bloqueado novamente. Terá que gerar uma nova senha provisória.

Obs.: A senha provisória não tem prazo de validade, mas será usada apenas uma vez e para o usuário desbloqueado.

       6. No campo 'Senha Atual', insira a senha provisória. Nos campos 'Nova Senha' e 'Valida Senha', insira a nova senha que será utilizada, desde que atenda aos critérios estabelecidos.

       7. É possível visualizar a sua senha clicando no botão indicado abaixo

  • Sem rótulos