Vantagens:
- Aumentar as possibilidades de entrega do e-commerce, evitando exceções de entrega;
- Disponibilizar mais de uma modalidade de entrega (receber em casa e retirada na loja);
- Atender cenários complexos para fragmentação de entregas.
Pré-requisitos:
- Ter o OMS ativo e configurado;
- Ter ativado a funcionalidade nas configurações do OMS na Linx Commerce;
- Ter o OMS devidamente configurado e funcional.
Como funciona a estratégia?
Foi desenvolvido um algoritmo de cotação, baseado em grandes lojas do Brasil, que realiza múltiplas cotações para atender o cliente da melhor forma e mitigar cenários de exceção.
![833](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808071380-1664808071380.png)
O algoritmo trabalha para evitar exceções de entrega e sempre oferecer a melhor oportunidade de entrega para o cliente (mais rápida, mais próxima, ou melhor, local para retirar o seu produto). O grande diferencial da nova estratégia é a capacidade de resolver exceções na cotação, onde para o pedido ser atendido é necessário engajar mais de uma modalidade de entrega:
![960](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808083148-1664808083148.png)
Com isso a plataforma consegue atender cenários extremamente complexos, onde o produto será atendido por diversos estoques e pontos de retirada:
![960](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808090934-1664808090934.png)
❗ É importante você saber:
Três modalidades de cotação:
✓ Cotação Simples: a plataforma não engaja mais de uma modalidade de entrega. Só é possível ter um shipment (eventualmente, com mais de uma location) ou um pickup atendendo 100% do pedido.
✓ Cotação múltipla com priorização no shipment: a cotação nesse tipo de priorização vai tentar encontrar sempre os melhores lugares para envio do produto até a casa do consumidor. Nesse cenário os métodos de "retirada em loja" podem ser suprimidos.
✓ Cotação múltipla com priorização no pickup: a cotação configurada dessa forma vai priorizar as locations que atendem o pickup do carrinho. Se algum item não tiver pickup, será isolado em outra entrega que seja apenas shipment.
Como configurar?
- Acesse Configs > Configurações gerais > Configurações por Grupo > Linx OMS
![](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1670021021235-image.png)
- Procure a seção Cotação na tela de configurações do OMS.
- Escolha a estratégia que deseja para a cotação da sua loja.
![791](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808139572-1664808139572.png)
- Salve as configurações e pronto
Qual estratégia usar?
Para compreender a melhor oportunidade de negócio para os nossos lojistas é importante refletir qual o objetivo com essa fragmentação. Para sintetizar esse cenário, vamos descrever o que muda em cada uma das propostas:
- Se o lojista optar em priorizar o shipment (envio do produto):
![960](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808182155-1664808182155.png)
- Se o lojista optar em priorizar o pickup (retirada em loja):
![960](https://static.helpjuice.com/helpjuice_production/uploads/upload/image/11246/direct/1664808196246-1664808196246.png)
? É importante reforçar
Os cenários de priorização por pickup e shipment, só serão executados quando o cenário de cotação simples não retornar resultados. Ou seja, quando a cotação simples não conseguir entregar todos os itens na mesma modalidade.
Se todos os itens forem entregue por todas as modalidades, todas as opções de entrega estarão disponíveis para o consumidor.