- Criado por Kelly Regina Zang, última alteração em nov 27, 2023
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Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 209.0, e através deste informativo vamos abordar sobre a integração com o POS Connect (Stone).
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
Integração POS Connect
O Linx Softpharma agora possui a integração com o POS Connect da Stone. Através do fluxo integrado Listagem de Produtos, é possível enviar à maquininha POS uma lista de tele-entregas, facilitando o recebimento dos valores em cartão pelo entregador. Ao realizar a baixa das tele-entregas no sistema, os dados de recebimento (bandeira, valor NSU, parcela) serão captados automaticamente em tela, não havendo a necessidade de informar manualmente, garantindo a confiabilidade das informações e a agilidade no processo de baixa.
- Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 134 - Integração POS Connect - 1.0 - liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial.
- Para que os terminais POS recebam a listagem de tele-entregas enviadas é necessário que a integração esteja liberada e configurada para o CNPJ/Stonecode no Partner Hub. Essa configuração será realizada pela equipe Comercial.
- Essa funcionalidade é compatível apenas para maquininhas Stone dos modelos S920, Q92, L3, P2 e A8.
Configuração de Integrações (PAR114)
Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações, selecionar no campo Selecione a integração a configurar a opção POS Connect e vá em Clique aqui para configurar.
Será apresentada a tela de Configurações POS Connect (PAR366):
- Selecione a Filial correspondente às informações a serem configuradas.
- Insira as informações de Chave Privada e ID da Conta, fornecidas pela Stone. Também é possível visualizar esses dados acessando o seu ambiente da Paga.me.
- Os campos URL de comunicação e Integração já virão preenchidos automaticamente.
- Marque o parâmetro Manter o parâmetro 'Enviar para lista POS Connect' sempre marcado na TE, caso queira que o parâmetro para enviar as tele-entregas para a Listagem POS esteja sempre marcado em tela.
- Através da opção Teste Conexão é possível validar se os dados de Chave Privada e URL de comunicação estão preenchidos e funcionando corretamente.
- Na aba Terminais, registre os terminais POS que receberão a Listagem de Tele-entregas. Para isso, insira uma Descrição Terminal POS e seu Número de Série. É necessário ao menos um terminal cadastrado. O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações.
- Na aba Bandeiras, vincule as bandeiras existentes no Linx Softpharma com as bandeiras retornadas pelo POS. Dessa forma, o sistema conseguirá registrar os dados para a bandeira correta no Controle de Cartões de Crédito (CAR126).
- Pressione duplo clique na bandeira relacionada no grid para editá-la e preencha o campo Código bandeira Linx Softpharma (pressione F2 para consultar as bandeiras cadastradas).
- Em seguida pressione Vincular ou passe os campos com Enter até preencher a informação no grid.
- Após. Grave (F4) as informações.
- Através da opção Replicar, é possível copiar os dados de vínculo de bandeiras de uma determinada filial para outra.
Importante: É necessário que os códigos e bandeiras utilizados para vínculo sejam exatamente iguais para ambas as filiais selecionadas, caso contrário o vínculo ficará incorreto para a filial replicada.
Movimentação das Tele-Entregas (SCC125)
> Enviando uma lista de tele-entregas para o terminal POS
É na tela de Movimentação das Tele-Entregas (Lançamentos > Caixa > Tele-Entregas) que será realizado o envio da listagem de tele-entregas a serem recebidas no Terminal POS.
Ao selecionar as tele-entregas e enviar para o Motoqueiro (através das opções Entregue ou Entregue Ordenado) será possível selecionar o terminal POS que receberá as tele-entregas para recebimento.
Para realizar o processo, siga os passos abaixo:
- Marque a opção Enviar para lista POS Connect (ou se preferir configure para que esse parâmetro esteja sempre marcado em tela, conforme informado anteriormente), e selecione o Terminal POS que irá receber a tele-entrega para recebimento.
- Em seguida, pressione OK para prosseguir.
Importante!
- Serão enviados para o Terminal POS apenas valores à serem recebidos em cartão, portanto, caso hajam tele-entregas selecionadas e repassadas para o motoqueiro com outras formas de recebimento, será emitida a mensagem abaixo, apenas de maneira informativa.
- Cada terminal POS possui um limite de 30 lançamentos disponíveis em tela para recebimento, dessa forma, o sistema irá validar entre os lançamentos em aberto (pendentes e recebidos) para o POS selecionado + os lançamentos selecionados que serão enviados, e caso ultrapasse esse limite irá emitir mensagem em tela, para que o usuário possa desmarcar quais tele-entregas não irá enviar nesse momento.
- A tela irá apresentar um ícone de status para cada tele-entrega enviada ao terminal POS. Os status demonstrados na tela de Movimentação das Tele-Entregas serão:
- Pendente: quando o lançamento foi enviado para um terminal POS e aguarda informações de recebimento.
- Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
- Recebido com Divergência: quando o recebimento foi realizado no terminal POS, a informação encontra-se registrada no Linx Softpharma, porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado.
- Baixado: quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS.
- Ao selecionar um lançamento enviado para o terminal POS é possível visualizar as informações de Valor à Receber T.E., Valor Recebido POS Connect, a Situação/Status do lançamento, o Terminal POS Connect que o lançamento foi enviado e informações de Última consulta dos recebimentos realizada pelo sistema.
- A opção Atualizar Status pode ser utilizada para validar se o recebimento já foi realizado no terminal POS para a tele-entrega selecionada, e a opção Detalhar direciona para o Gerenciador POS Connect, trazendo em tela os lançamentos referentes à ela.
- A lista de tele-entregas à serem recebidas em cartão, serão listadas no terminal POS na opção Pagamento.
- Após selecionar o lançamento no POS e realizar o recebimento, ele ficará listado em tela como PAGO, o Linx Softpharma irá receber automaticamente as informações e ajustar o status da tele-entrega como Recebido.
Informações importantes!
- Se realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega enviada à uma lista em terminal POS, se o lançamento ainda estiver pendente de recebimento, o sistema irá retirar esse lançamento no POS e no momento da troca de motoqueiro é possível enviar em uma nova lista POS. O lançamento anterior será registrado como cancelado no Gerenciador POS Connect, será gerado um novo lançamento como Pendente e enviado ao POS.
- Se realizada a Troca de Motoqueiro de uma tele-entrega que já possui status de recebido, o sistema permitirá que a troca seja realizada mediante a aprovação em tela, porém não permitirá o envio novamente para o terminal POS, devido já existir um pagamento.
- Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, onde a tele-entrega foi enviada para terminal POS e ainda encontra-se pendente, o sistema irá retirar o lançamento do terminal POS enviado e apresentar como cancelado no Gerenciador POS Connect.
- Se realizada a alteração da tele-entrega com a opção Voltar para Pendente, e já possui status de recebido, o sistema não irá permitir a alteração, havendo apenas a possibilidade da baixa.
> Realizando a baixa das tele-entregas que possuem recebimento pelo POS Connect
- Para tele-entregas que foram enviadas à uma lista POS e possuem o valor recebido correto, o sistema irá sinalizar o status como Recebido, conforme imagem abaixo.
- Ao realizar a baixa da tele-entrega, o sistema trará na tela das informações de Cartão os valores preenchidos, sem a possibilidade de edição, apenas para conferência e finalização da baixa.
Observação: Caso a bandeira retornada pelo POS não possui configuração de vínculo com uma bandeira do Linx Softpharma, a tela trará o campo aberto para que a bandeira seja selecionada manualmente. Para realizar a configuração correta com as bandeiras é necessário acessar Parâmetros > Configuração > Configuração de Integrações > POS Connect.
- Ao concluir a baixa, o sistema irá lançar os dados no Caixa e no Controle de Cartões de Crédito (CAR126) normalmente, conforme o funcionamento atual do sistema.
- O lançamento no Gerenciador POS Connect será apresentado com status Baixado.
Após a baixa da tele-entrega recebida o lançamento é retirado da lista apresentada no terminal POS.
Informações importantes!
- Caso a tele-entrega possua recebimento pelo terminal POS com valor divergente do solicitado pela tele-entrega, o sistema irá sinalizar o status como Recebido com Divergência.
- Visto que o sistema não permite realizar a baixa de uma tele-entrega sem que a mesma possua recebimento de valor exato, o operador de caixa que está realizando o processo deverá avaliar a situação. O sistema irá emitir um alerta em tela:
- Se o valor passado em cartão no terminal POS estiver correto, porém diferente do solicitado, deverá ser realizada a Troca de Pagamento e inserido o valor faltante para a tele-entrega em outra condição de pagamento recebida.
- Caso seja realizada a Troca de Pagamento, o sistema apresentará em tela o valor recebido em cartão pelo terminal POS, sem a possibilidade de edição, apenas para complementar as informações de recebimento.
Exemplo: A entrega foi enviada para recebimento de R$59,00 em cartão, porém o cliente optou por pagar 30,00 em cartão e 29,00 em dinheiro. Ao realizar a troca de pagamento o sistema irá sinalizar em tela o valor recebido de R$ 30,00 pelo terminal POS sendo necessário incluir para o desdobramento em dinheiro o valor de R$ 29,00 para baixar a tele-entrega.
- Se o valor recebido pelo terminal POS estiver realmente incorreto, porém o operador de caixa precisa realizar a baixa da tele-entrega mesmo assim, será necessário acessar o Gerenciador POS Connect, Desvincular o lançamento do POS com a tele-entrega, para que a baixa seja realizada informando os dados recebidos manualmente.
- Ao tentar baixar uma tele-entrega que possui status Pendente, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta e caso o operador do sistema queira realizar a baixa mesmo assim, deverá acessar o Gerenciador POS Connect e desvincular o lançamento da tele-entrega.
Gerenciador POS Connect (SCC300)
O Gerenciador POS Connect irá possuir os lançamentos gerados a partir do envio de cada tele-entrega à um terminal POS.
Ao liberar o produto POS Connect para uso, o Gerenciador POS Connect (SCC300) será liberado automaticamente apenas para o usuário Supervisor. Para os demais usuários terem acesso ao Gerenciador POS Connect, será necessário realizar a liberação pela tela de Controle de Usuários (PAR120).
É possível acessar o Gerenciador POS Connect através do menu Lançamentos > Caixa > Gerenciador POS Connect, através do ícone de acesso POS Connect existente na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125) ou ainda na opção Detalhar das informações adicionais apresentadas para a tele-entrega selecionada (SCC125).
- É possível utilizar os filtros de Status, Terminal POS e Período de envio, para listar os lançamentos em tela.
- Quando acessada a tela pelo menu ou pelo botão POS Connect (SCC125), o sistema trará automaticamente os lançamentos Pendentes e Recebidos para todos os terminais POS na data atual.
- Quando a tela for acessada pela opção Detalhar das informações da tele-entrega, o sistema trará em tela todos os lançamentos gerados e relacionados com à tele-entrega selecionada.
- Os status apresentados para os lançamentos serão os mesmos apresentados na tela de Movimentações das Tele-Entregas (SCC125)
- Pendente: quando o lançamento foi enviado para o terminal POS e aguarda informações de recebimento.
- Recebido: quando o recebimento foi realizado no terminal POS e a informação já encontra-se registrada no Linx Softpharma.
- Para lançamentos recebidos com divergência, quando o recebimento foi realizado no terminal POS porém o Valor Recebido diverge do Valor a Receber enviado, o sistema irá sinalizar o campo Vlr Recebido em vermelho.
- Baixado: quando o lançamento foi baixado e não é mais apresentado na tela do POS.
- Cancelado: quando por algum motivo o lançamento foi retirado da lista do terminal POS sem que o recebimento fosse realizado. Ex.: Troca de Terminal POS, Troca de Motoqueiro com envio para Terminal POS, alteração da situação da tele-entrega de Com Motoqueiro para Pendente, e ao Desvincular um lançamento da tele-entrega que não possui recebimento.
- Serão apresentadas em tela as seguintes informações:
- Terminal POS: nome dos terminais em que o lançamento foi enviado para recebimento.
- ID: identificador do lançamento junto a Stone.
- Data Envio: data em que o lançamento foi enviado para o(s) terminal(ais) POS.
- Cliente: nome do cliente referente à tele-entrega.
- Nota: nota de venda referente à tele-entrega.
- Emissão: data em que a venda tele-entrega foi emitida.
- Vlr Nota: valor da venda tele-entrega emitida (não necessariamente será o valor a receber em POS).
- Vlr Receber: valor à receber enviado ao terminal POS.
- Vlr Recebido: valor recebido pelo terminal POS.
- Vínculo T.E.: sinaliza se o lançamento está vinculado à uma tele-entrega.
- Observação: contém informações de processos realizados o qual envolve o lançamento.
- Na parte inferior da tela é possível verificar os dados referentes ao recebimento (informações retornadas pela Stone:
- Tipo: se a operação realizada foi Crédito ou Débito.
- Recebimento: data e hora em que o recebimento foi realizado no POS.
- Valor: valor recebido pelo terminal POS.
- Bandeira: bandeira do cartão.
- NSU: registro referente a operação de cartão realizada no POS.
- Parcela: número de parcelas.
Caso o recebimento tenha sido realizado com mais de um cartão, o sistema irá demonstrar separadamente.
- Também são apresentadas as informações de Total à Receber e Total Recebido, considerando todos os lançamentos filtrados em tela.
- O Gerenciador POS Connect possui as seguintes funcionalidades:
- Atualizar Status: utilizado para buscar no mesmo instante as informações de recebimento para os lançamentos pendentes.
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- Baixar: baixar lançamentos que não possuem vínculo com uma tele-entrega.
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- Vincular T.E.: realizar o vínculo de um lançamento "avulso" recebido pelo terminal POS e que não possuía a tele-entrega registrada.
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- Desvincular T.E.: retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que ambos sejam baixados manualmente, sem interferência.
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- Trocar POS: enviar o lançamento para outro(s) terminal(ais) POS.
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- Exportar: exporta os dados filtrados em tela para arquivo em Excel.
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- Linx Share: acesso ao manual da tela.
Informações importantes!
- Ao Baixar um lançamento Pendente, o sistema irá retirar do terminal POS e atualizar o lançamento no Gerenciador para Cancelado. Também irá retirar o vínculo do lançamento com a tele-entrega, para que seja baixada inserindo as informações de recebimento manualmente.
- Ao Baixar um lançamento com status Recebido e que esteja vinculado à uma tele-entrega o sistema não irá permitir. O lançamento deve ser baixado através da baixa da tele-entrega, ou se necessário deverá ser utilizada a opção Desvincular para baixar os lançamentos separadamente.
- A opção Vincular apenas é possível ser utilizada em um "lançamento avulso", o qual foi recebido pelo terminal POS sem ter sido selecionado um lançamento na lista, dessa forma não possui uma tele-entrega inicial vinculada.
- Ao selecionar o lançamento avulso e pressionar Vincular, selecione a tele-entrega que irá relacionar ao recebimento, para que as informações de recebimento sejam apresentadas quando a tele-entrega for baixada. Apenas são listadas em tela as tele-entregas que estão com motoqueiro vinculado.
- Após vincular uma tele-entrega ao lançamento avulso, mesmo que sejam desvinculados não será possível vincular novamente.
- Ao Desvincular um lançamento Pendente, o sistema irá retirar da lista apresentada no terminal POS e sinalizar o lançamento no Gerenciador como Cancelado.
- Ao Desvincular um lançamento com status Recebido será necessário baixar o lançamento e a tele-entrega manualmente. A tele-entrega não irá possuir os dados de valores recebidos pelo POS, sendo necessário informá-los no momento da baixa. Após desvincular os lançamentos não é possível vinculá-los novamente.
- Ao Baixar um lançamento com status Recebido que foi desvinculado da tele-entrega, o sistema irá emitir um alerta informando que o valor do título recebido pelo terminal POS não será lançado no controle de cartão de crédito (scc130).
- Apenas é possível realizar a Troca de POS para lançamentos que ainda estiverem com status Pendente.
- Não é possível realizar nenhuma alteração em lançamentos com status Baixado e Cancelado.
Configurações por Usuário
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador POS Connect - SCC300" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:
Desmarque a guia 1 para não ter acesso a opção BAIXAR.
Desmarque a guia 2 para não ter acesso a opção DESVINCULAR T.E.
Desmarque a guia 3 para não ter acesso a opção VINCULAR T.E.
Desmarque a guia 4 para não ter acesso a opção TROCAR POS.
Desmarque a guia 5 para não ter acesso a opção EXPORTAR.
Outras Informações
- Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me do cliente em: Desenvolvimento > Chaves.
- Quando uma tele-entrega é enviada à um terminal POS, é possível visualizar um pedido criado como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.
- O pedido apenas é atualizado para Pago quando a tele-entrega for baixada no Linx Softpharma, pois é nesse momento que é retirado da lista no POS. Caso a tele-entrega seja cancelada, voltada para pendente ou realizada a troca de motoqueiro, esse pedido é ajustado para Cancelado.
- Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças.
- Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado.
- Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks.
- A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma, deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook
Não contemplado
- Nesse momento essa integração não está contemplando as formas de recebimento Voucher, PIX e QRCODE.
- Sem rótulos