Consultas Gerenciais

A seguir, verifique as configurações existentes no módulo Gerencial.

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Gerenciais

Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone .

1. Selecione o período de data que deseja realizar a pesquisa.

2. Clique no botão Pesquisar (F3).

3. O sistema exibirá a listagem conforme demonstrado na figura mais adiante.

4. Clique no checkbox Conciliado no canto esquerdo da tela.

5. Salve (F4) a operação.

6. Automaticamente o pedido sairá desta tela e irá diretamente para a tela de faturamento com o status Liberado para Faturamento.

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Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione a opção .

A implementação do processo e status do pedido veio para facilitar e ganhar velocidade na separação na parte de logística.

Pode-se consultar um ou mais pedidos por meio dos campos em destaque na figura a seguir. Basta preencher o campo com o conteúdo desejado e clicar no botão Pesquisar (F3):

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Consulta de Pedidos por Status

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Opções de pesquisa por status:

  • Liberado para faturamento
  • Aguardando conciliação
  • Cancelado
  • Digitação não encerrada
  • Aguardando forma de pagamento
  • Pedido do Site sem pagamento
  • Sem número de aprovação ou título
  • Encerrado
  • Aguardando impressão NF
  • Pedido com problema
Legenda dos Status

Liberado para faturamento

O pedido precisa estar aberto, aprovado, com a digitação encerrada e não pode estar cancelado.

Aguardando conciliação

Os pedidos com forma de pagamento duplicata (boleto bancário) que não estão cancelados e não conciliados.

Cancelado

Pedidos que foram cancelados.

Digitação não encerradaQuando o pedido é abandonado pelo cliente ou por problemas técnicos e o campo Digitacao_Encerrada fica igual a 0 dando a impressão da não conclusão do pedido.
Aguardando forma de pagamentoPedidos feitos no Linx e-Commerce que não possuem forma de pagamento.
Pedido do site sem pagamentoQuando o pedido desce para o e-Commerce Manager sem forma de pagamento.
Sem número de aprovação ou títuloQuando a forma de pagamento do pedido é cartão ou boleto e o mesmo não tem número da aprovação da transação (C.C) ou está sem titulo (Boleto).
EncerradoPedidos fechados, aprovados, não cancelados e com a digitação encerrada.
Aguardando impressão NFPedido foi faturado, mas a nota não foi impressa.
Pedido com problemaQuando o pedido não se encaixa em nenhum dos problemas anteriores e necessita de uma análise.


Aguardo retorno do Edson sobre a funcionalidade do botão FATURAMENTO, está ocorrendo erro ao pressioná-lo.


Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone a seguir para entrar na opção 

Pré-requisitos

É importante ressaltar que como pré-requisito, faz-se necessário o preenchimento dos campos da guia Transportadora que encontra-se em:

No módulo Configurações, opção Sistema, botão Configurações da Loja, Sistema.







Também configure a natureza de venda, a troca e o presenteado, para que não ocorra problemas no momento em que a nota será gerada.

O objetivo principal desta tela, é confrontar o estoque virtual com o estoque físico, para evitar as divergências entre quantidades dos estoques.


1. Informe o número do Pedido.
2. Em seguida, informe o Código de Barras dos produtos. Esse procedimento irá confrontar os códigos dos produtos do estoque físico com o estoque virtual.

3. Automaticamente, na parte inferior da tela, serão exibidos os itens validados.

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3. Ao informar o último item e pressionar a tecla Enter, será concluída a venda.

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Botões da tela Faturamento

(Demanda 54755 - Ocultar botões e/ ou mudar nomenclaturas).

BotãoLegenda
Fechar Caixa (F2)


Presenteado (F3)


Entrega em outro endereço (F4)


Cancelamento da caixa (F5)


Faturamento automático




Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione a opção .

1. Para alterá-los clique na opção Pesquisar (F3) e então o sistema apresentará todos os pedidos, ou, efetue a consulta por meio dos seguintes campos:

  • Número do PedidoDataCódigo do Cliente e Nome.

 Após, clique na opção Pesquisar (F3).

2. Encontre o pedido desejado e selecione a opção Alterar (F2), conforme ilustração.

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3. Para cancelar um ou mais produtos, habilite a opção Canc. do item desejado.

4. Em seguida, escolha a Forma de Devolução.

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5. Clique em Salvar (F4).

6. Ao consultar novamente o mesmo pedido, a opção Canc. já está habilitada e não é possível desabilitá-la.

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Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione a opção .

Esta função tem a finalidade de registrar cada situação que acontece com o pedido do cliente.

1. Para cadastrar uma ocorrência para um determinado pedido, clique na opção Novo (F5).

2. Inclua os dados correspondentes ao pedido e salve clicando na opção Salvar (F4),

3. Para consultar a situação e/ou ocorrência por pedido, clique na opção Pesquisar (F3).  

4. Localize o cliente desejado ou o Tipo de ocorrência.

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Para efetuar uma troca ou devolução, realize o procedimento a seguir:


1. Inicie uma venda inserindo o CPF e nome do Cliente.

2. Em seguida, clique no ícone (Sacola) à direita da tela para que o sistema entenda que o item detalhado a seguir será devolvido/trocado. A sacola ficará em tom de marca d'água até ser clicado novamente:

3. Insira o código do produto que deseja devolver/trocar:


4. Após inserir o(s) item(s) a serem trocado(s)/devolvido(s), clique na sacola novamente para que seja inserido o produto que substituirá o que foi devolvido, observe que a cor da sacola deve estar realçada novamente.

5. Em seguida, clique no botão Faturar (F2) e conclua o faturamento, escolhendo a forma de pagamento.
O sistema irá providenciar a devolução do produto ao estoque, realizará a baixa do estoque que foi comprado/trocado e confrontará uma nota fiscal de saída, juntamente à nova NF emitida.

Dica

O processo de troca e devolução são idênticos, a única diferença é que na devolução não se insere produtos, apenas os devolve.


O sistema "não bloqueará" a venda por conta da informação descrita, mas sim, indicará com um alerta os riscos baseados nas estatísticas encontradas nas bases consultadas. O serviço prestado pela Clearsale (opcional, porém recomendado), possui uma base de dados com mais de 1 milhão de informações relacionadas à eventos de fraude, com o conceito GAP (Gestão Alertas para Positivação).

Existem diversos modelos de análises, conforme a necessidade do contratante.



Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione a opção .

Por meio dessa opção é possível cadastrar ou verificar a distribuição pelas transportadores ou retirantes dos produtos.

Exemplo: Correios.

1. Pode-se efetuar a consulta por meio dos campos: Lote, Data e Forma de envio.

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2. Também é possível pesquisar todos os cadastro apenas clicando no botão Pesquisar (F3).

3. Caso seja necessário alterar o cancelar algum cadastro, o sistema possibilita pelos campos Alterar (F2) e Cancelar (F8).

4. Após efetuar um desses procedimentos, Salve (F4) a operação.


Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone dos clientes sobre os produtos:

Para realizar tal pesquisa, clique no botão Novo (F5) e selecione:

1. O nome do cliente e a data desejada para pesquisa.

2. Em seguida, clique em Pesquisar (F3).

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3. Na guia Filtros, informe os dados que deseja obter e clique em Pesquisar (F3):

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Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone .

Pode-se consultar uma ou mais vendas por meio dos campos de Data, Cliente, Pedido e Código/CPF. Basta preenchê-los com o conteúdo desejado e clicar no botão Pesquisar (F3).

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Caso necessário, utilize os botões de seleção para marcar ou desmarcar todos os registros.



Os botões em destaque, referentes à emissão de nota fiscal, possuem as seguintes funções de pesquisa:

Venda: Ao realizar uma pesquisa e selecionar esse checkbox, o sistema exibirá todas as vendas em faixa de datas.

Troca: Ao realizar uma pesquisa e selecionar esse checkbox, o sistema exibirá todas as trocas em faixa de datas.

Cancelamento: Ao realizar uma pesquisa e selecionar esse checkbox, o sistema exibirá todas os cancelamentos em faixa de datas.

Importante

Para o produto voltar para o estoque é extremamente necessário cancelar o ticket.

(Demanda 54943 - para exibir o botão cancelamento)


Nessa tela também é possível reimprimir uma nota fiscal e reenviar um e-mail de remessa, conforme os botões:

Reenviar o e-mail de remessa do pedido.

  1. Marque pelo menos um pedido para reenviá-lo.

Emitir ou reimprimir uma nota fiscal.

  1. Ao clicar nessa opção, será exibida a tela de Nota Fiscal para conferência e emissão da mesma.
  2. Após selecionar todas as opções de pesquisa, localizar o item desejado, é possível imprimir a nota fiscal. O assistente de emissão de notas fiscais será exibido no centro da tela:


3. Clique com o botão direito do mouse e escolha na lista a natureza de operação desejada. Em seguida, clique com o botão direito do mouse novamente em cima da opção desejada para selecionar:

4. Utilize o mesmo procedimento anterior para escolher a série da nota fiscal e clique em avançar:


Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone .

Efetue a consulta por intermédio dos campos Filial e/ou Produto e clique em Pesquisar (F3).

No resultado da pesquisa, ao lado direito, serão exibidas as grades de cada produto. Lembrando que a legenda está identificando a grade dos produtos.

No rodapé, serão exidos os totalizadores do estoque.

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Para consultar a relação de notas fiscais emitidas por período, data ou outro tipo de filtro, clique na opção .

(Demanda 55038 - Retirar botões NFC-e, CF-e SAT).

1. Ao informar os dados desejados e clicar em Pesquisar (F3), todas as notas aparecerão, tanto as notas provenientes de uma movimentação de estoque, quanto notas manuais (consumível), e sobretudo se a nota não tenha sido enviada para a SEFAZ.

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2. Nessa tela, também é possível acompanhar o status das notas fiscais. Note que a coluna Status apresenta ícones para facilitar a identificação dos status das notas.

3. Após selecionar uma nota e clicar em Imprimir (F9), será aberta a tela com as informações da nota fiscal.

4. Para emitir uma nota fiscal, clique no botão Novo. E, então, será aberta a tela de emissão de nota fiscal.

5. Informe os dados da nota. Caso queira imprimir, posicione o cursor sobre a nota desejada e clique em Imprimir.

6. Caso queira cancelar uma nota que já foi impressa, posicione o cursor sobre a nota e clique no botão Cancelar.

7. Caso queira inutilizar uma nota, clique com o botão direito do mouse na nota fiscal que deseja inutilizar, depois escolha a opção Inutilizarconforme ilustração a seguir.

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Na tela inicial de Consultas Gerenciais, selecione o ícone .

O gerenciamento de Consulta de Vale possibilita monitorar o comportamento de compra com a utilização de vales-produtos e seus respectivos pedidos do B2C.


É exibido o pedido que originou o vale, o nro do vale, o valor, data da geração, vigência do vale, quantidade de utilizações e o CPF do cliente do pedido.