📑 CONCEITO
O processo de Logística Reversa nada mais é do que o caminho inverso que o produto percorre após o seu uso, pois volta do consumidor para o fabricante. Consiste no retorno de produtos já consumidos, para o fabricante. Como exemplo podemos citar o retorno das embalagens descartáveis ou reutilizáveis.
A vantagem em retornar a embalagem do produto ao fabricante, é acumular pontos no programa, efetuar o resgate e garantir brindes ou descontos que serão concedidos pela loja. Os percentuais e regras de descontos e brindes serão definidos e configurados pela loja.
Mediante ativação e configuração dos parâmetros destacados abaixo, a operação de Logística Reversa poderá ser realizada por meio do botão , que estará disponível ao acessar a tela de venda ou pré-venda, no Linx POS.
✔️ PARAMETRIZAÇÃO
Parametrizações - Loja
Parâmetro | Descrição | Valor padrão |
---|
LOGREVERSA_HABILITA | Indica se o recurso de logística reversa esta habilitado no LinxPOS. | FALSE |
LOGREVERSA_AUTHTOKEN | Indica o token da filial no hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da filial. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_OPERATORID | Indica o OperatorID da filial no hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da filial. | EM BRANCO |
Parametrizações - So+ma (ERP)
Parâmetro | Descrição | Valor padrão |
---|
LOGREVERSA_PARTNERID | Indica o partnerid do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_CONSUMERTOKEN | Indica o consumerToken do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_XCONSUMERID | Indica a URL do hub logística reversa. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_URL_AUTH | Indica a URL do hub logística reversa para autenticação. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_URL_OPER | Indica a URL do hub logística reversa para operações. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | EM BRANCO |
LOGREVERSA_AGRUPA_DESC | Indica se a loja pode aplicar beneficio financeiro em itens da venda que já possui desconto. Este parâmetro é de uso exclusivo da empresa. | TRUE |
✔️ PASSO A PASSO
CADASTRO DO CLIENTE
- Na tela de Venda ou Pré-venda pressione diretamente o botão Clientes (F6) e faça o cadastro clicando em Novo (F5).
Preencha os dados e clique no botão Salvar e, em seguida, no botão Voltar, para retornar à tela de vendas.
- Clique no botão e selecione SIM para confirmar o cadastro do cliente no hub Logística reversa.
- No canto superior direito, será apresentada a mensagem CADASTRO CONFIRMADO.
🎞️ EXEMPLO
ENVIO DE EMBALAGENS
Após efetuar o cadastro do cliente será possível realizar o envio das embalagens
- Selecione a embalagem que será devolvida, informe a quantidade e clique em .
- Clique em para salvar e confirme o envio das embalagens em SIM.
- Será apresentada uma mensagem informando que a devolução foi efetuada com sucesso e a pontuação foi atualizada.
🎞️ EXEMPLO
RESGATE DE BRINDE
- Após informar os dados do produto, clique em PAGAMENTO (F3)
- Selecione a forma de pagamento e clique no botão.
- Consulte o benefício disponível. Serão apresentados somente os brindes que poderão ser resgatados de acordo com a sua pontuação.
- Selecione o brinde e, clique em para salvar.
- Confirme a entrega do brinde em OK.
- Selecione Finalizar (F2) e finalize a venda.
🎞️ EXEMPLO
RESGATE DE DESCONTO
- Após informar os dados do produto, clique em PAGAMENTO (F3)
- Selecione a forma de pagamento e clique no botão.
- Selecione o Desconto disponível e, clique em para salvar. O percentual de desconto será aplicado no valor total da venda.
- Selecione Finalizar (F2) e finalize a venda.
🎞️ EXEMPLO