Iniciando a Configuração para o Arquivo de Exportação de Dados:
Acesse: Cadastro > Loja > Configuração de Loja.
Nesta tela na guia "Geral" verifique se o dados cadastrais da empresa estão todos atualizados.
Na guia "Configurações Fiscais" será necessário definir alguns campos como o Perfil de exportação e principalmente quais dados serão gerados entrada, inventário e saída.
Ao finalizar a configuração de loja vá para opção "Cadastro > Estoque > Produto de Venda > Configuração de Produto de Venda".
Nessa configuração é preciso determinar os dados ficais como CST, CFOP, Situação Tributaria, Alíquota, BC PIS, BC CONFIS e Redução da BC ICMS.
A mesma configuração anterior precisa ser feita para os itens de Estoque.
Vá para Cadastro > Estoque >Item de Estoque > Configuração de Item de Estoque.
Será exibido a tela a seguir:
É possível realizar o cadastro de mais de um item utilizando o modo avançado, basta selecionar os itens que deseja configurar e clicar no avançado:
A próxima configuração precisa ser feita para as unidades de medidas dos itens, "Cadastro > Estoque > Item de Estoque > Unidade de Medida".
Neste local serão configuradas as unidades de medida que serão utilizadas no processo de lançamento de nota fiscal.
Após fazer a inclusão das unidades de medidas, devem ser configuradas as conversões de unidade de medida em "Cadastro > Estoque > Item de Estoque > Conversão Unidade de Medida". Isso será necessário na hora do lançamento da nota fiscal.
Será utilizado quando houver uma entrada de item de estoque onde a compra é feita em Caixa (CX), porém no sistema o controle desse item de estoque é em Quilos (KG).
Após realizar toda a configuração para geração do arquivo de exportação de dados o layout da tela de nota fiscal de entrada mudará e será apresentado vários campos a mais para inclusão correta de uma nota fiscal, segue abaixo exemplo:
Depois da configuração:
Gerando o arquivo de Exportação de Dados:
Para gerar o arquivos de vá ao menu Sincronização > Exportação de Dados - SPED
Nesta tela é possível realizar consulta de arquivos gerados em datas anteriores.
Para gerar um novo, clique no botão "+ Novo cadastro".
Abrirá a tela solicitando a data do período do período desejado e o mês de referencia do inventário. Em seguida clique no botão Salvar".
O sistema retornará a tela anterior de consulta, clique no botão "Consultar" para trazer a solicitação de arquivo que o sistema esta gerando.
Nesta tela também é possível visualizar o tempo estimado de geração.
Quando o arquivo estiver pronto, na coluna de Download apresentará uma marcação verde indicando que o arquivo pode ser baixado.
Agora o arquivo pode ser enviado a contabilidade e ser importado ao sistema do contador.