DOWNLOADS REALIZADOS

No menu Download, é possível realizar a requisição dos XMLs de forma compactada referente aos documentos fiscais emitidos pelo cliente.

Existem duas opções para realizar as requisições referente ao download de XML.

1. Download Único: opção de download manual, ao qual será realizado apenas quando houver a requisição pelo usuário;
2. Download Recorrente: opção de download automatizado, que ao registrar requisição, o mesmo será executado automaticamente conforme período configurado.

Vamos abordar ambos para visualizar de forma mais ampla as possibilidades de aplicar este processo.

Ao acessa a plataforma TecFiscal, no filtro principal você identificará o respectivo G.E (Grupo Econômico) ou CNPJ de sua empresa devidamente selecionado.

Colaborador Linx

Para você colaborador Linx, será necessário filtrar pelo G.E (Grupo Econômico) ou CNPJ do cliente, selecionar o checkbox ao lado do cliente identificado e clicar em "Aplicar".

Desta forma, a plataforma carregará os dados do cliente ao qual você realizará o procedimento para requisição dos XMLs.

  • Para acessar respectivo menu para download dos XMLs, você poderá optar pelos ícones de atalho do acesso rápido, ou pelo menu lateral.


  • Podemos observar que neste menu será possível gerenciar os downloads já realizados, dispondo de um filtro para consulta dos mesmos, assim como efetuar novas requisições de download.

  • Para iniciar o processo de requisição do download de XML, clicar em "+ Download";

  • Para consultar o histórico dos downloads de XML, poderá selecionar qualquer um dos filtros disponíveis:
    • Agendamento Inicial: período inicial de requisição dos xmls;
    • Agendamento Final: período final de requisição dos xmls;
    • Data Emissão Inicial: período inicial de emissões dos xmls;
    • Data Emissão Final: período final de emissões dos xmls;
    • Número Inicial: numeração inicial dos documentos emitidos;
    • Número Final: numeração final dos documentos emitidos;
    • Email Solicitante: filtrar por email informado para recebimento do arquivo compactado;

  • Ao iniciar o processo de requisição dos XMLs compactados de forma única, será necessário o preenchimento dos campos conforme imagem abaixo:
    • Único: formato que irá realizar a requisição uma única vez conforme período selecionado;
    • Recorrente: havendo a necessidade de automatizar o processo de download dos arquivos XML (vide tópico 2);
    • Data de emissão: período ao qual os documentos em questão foram emitidos;
    • Tipo de documento: tipo de documento emitido, como por exemplo: NFC-e/CF-e SAT, NF-e ou NF-e de entrada (este último, ainda em fase de melhoria para dispor aos clientes);
    • Série: série do documento emitido;
    • Número inicial: numeração inicial da faixa ao qual necessita realizar o download;
    • Número final: numeração final da faixa ao qual necessita realizar o download;
    • Status da emissão: referente ao status das notas emitidas, como por exemplo: Autorizada, Cancelada, Inutilizada, etc.
    • E-mail solicitante: endereço de e-mail ao qual será encaminhado o arquivo compactado com os respectivos XMLs requisitado.

Múltiplos endereços de e-mails

Havendo a necessidade de que mais de um endereço de e-mail receba os arquivos, você poderá separar os endereços com " ; " (ponto e vírgula) ou " , " (vírgula), exemplo abaixo:


  • Após preenchimento dos campos necessários, clicar em "Próximo". 
  • Na aba "Emissores", selecione seu G.E no campo "Grupo Econômico", e no campo "Empresa" selecione o CNPJ desejado caso seu G.E conste múltiplos CNPJs, após seleção dos dados necessários, clicar em "Adicionar".

Observação

No campo "Empresa", existe a opção "Todas as empresas", assim agilizando a seleção para todos os CNPJs do G.E selecionado.

  • Com os dados devidamente preenchidos, após clicar em "+ Adicionar", será adicionado no Grid abaixo para quais ou qual CNPJ(s) será realizado a compactação dos arquivos XMLs.

Ao clicar no botão "Salvar", retornará em tela o status da requisição.

Pronto! Registro criado e requisição realizada com sucesso.

Recebimento de arquivo compactado

O arquivo compactado com os XMLs requisitados, será encaminhado para o e-mail preenchido na aba "Geral" conforme mencionado anteriormente.

2. Download recorrente

Para quem deseja automatizar o processo de requisição do download de XML, dispomos da funcionalidade "Recorrente".
O intuito é agilizar este processo para que nossos clientes possam focar em suas demandas diárias, sem a necessidade de executar o processo repetidamente.

  • Para ativar esta funcionalidade será necessário realizar a requisição do download e selecionar a alternativa "Recorrente".

  • O preenchimento difere para esta automatização de download, sendo necessário o preenchimento dos campos:
    • Recorrência: período ao qual o sistema realizará o processo automaticamente, como por exemplo: Diariamente, SemanalmenteQuinzenalmente Mensalmente;
    • Tipo de documento: tipo de documento emitido, como por exemplo: NFC-e/CF-e SAT, NF-e ou NF-e de entrada (este último, ainda em fase de melhoria para dispor aos clientes);
    • Status da emissão: referente ao status das notas emitidas, como por exemplo: Autorizada, Cancelada, Inutilizada, etc;
    • Nome do Solicitante: responsável ao qual realizou a requisição;
    • E-mail solicitante: endereço de e-mail ao qual será encaminhado o arquivo compactado com os respectivos XMLs requisitado.

Múltiplos endereços de e-mails

Aqui você também poderá incluir mais de um endereço de e-mail para receber os arquivos, assim poderá separar os endereços com " ; " (ponto e vírgula) ou " , " (vírgula), exemplo anterior:

  • Após preenchimento dos campos supramencionados, clicar em "Próximo". Assim será necessário informar para qual G.E e CNPJ o processo de automatização será registrado.
  • Na aba "Emissores", selecione seu G.E no campo "Grupo Econômico", e no campo "Empresa" selecione o CNPJ desejado caso seu G.E conste múltiplos CNPJs, após seleção dos dados necessários, clicar em "Adicionar".

Observação

No campo "Empresa", existe a opção "Todas as empresas", assim agilizando a seleção para todos os CNPJs do G.E selecionado.

  • Com os dados devidamente preenchidos, após clicar em "+ Adicionar", será adicionado no Grid abaixo para quais ou qual CNPJ(s) será realizado a compactação dos arquivos XMLs.

Ao clicar no botão "Salvar", retornará em tela o status da requisição.

Pronto! Registro criado e requisição realizada com sucesso.

Recebimento de arquivo compactado

O arquivo compactado com os XMLs requisitados, será encaminhado para o e-mail preenchido na aba "Geral" conforme mencionado anteriormente.

  • Você conseguirá gerenciar, editar ou deletar as requisições de downloads recorrentes pelo menu "Downloads Recorrentes".

  • Assim poderá editar estas requisições no momento que achar oportuno. Para isso, ao posicionar o cursor do mouse no registro ao qual deseja visualizar, editar ou deletar, se tornará visível tais opções conforme imagem abaixo.

  • Para visualizar, clicar no ícone símbolo de um olho;
  • Para editar, clicar no ícone símbolo de um lápis;
  • Para deletar, clicar no ícone símbolo de uma lixeira.

  • Se houver a necessidade de deletar, após clicar no ícone com símbolo de uma lixeira, a plataforma questionará se realmente deseja realizar a deleção do registro. Se sim, clicar em "OK".

  • Pronto! Registro removido com sucesso.

A disponibilização dos arquivos XMLs conforme requisição realizada, será encaminhada para o respectivo e-mail informado no momento da requisição, como abordado anteriormente, e o prazo para disponibilizar os arquivos XMLs segue a regra abaixo:

  • Solicitação de arquivos com período de emissão de até 1 mês: em até 48 horas
  • Solicitação de arquivos de 1 à 6 meses de período de emissão: em até 10 dias
  • Solicitação de arquivo de 6 meses ou mais de período de emissão: em até 20 dias

Observando que o tempo ultrapassou o estipulado, favor entrar em contato com suporte Linx para que possamos analisar ocorrência e tratarmos a mesma para disponibilizar respectivos arquivos o mais breve possível.

  • Sem rótulos