Essa funcionalidade possibilita a venda e recebimento no pagamento de Vale Presente no Venda Fácil.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização Restrita

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

1. Habilitar Vale Presente: acesse Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento, no grupo Loja marque a opção Usa Forma de Pagamento para Vale;

2. Configurar o Tipo de Emissão: acesse Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento, no grupo Loja marque uma das opções em Processo para venda de VP;

  • Venda-CF / Resgate-CF: emite Cupom Fiscal na venda do Vale Presente/ Emite Cupom Fiscal no resgate do Vale Presente;
  • Venda-CNF / Resgate-CF: não emite Cupom Fiscal na venda do Vale Presente / Emite Cupom Fiscal no resgate do Vale Presente;

3. Configurar a Natureza de Operação: acesse Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento, no grupo Loja informe:

  • Natureza de Operação Venda VP;
  • Natureza de Operação Resgate VP;

Parametrização

4. Escolha do Produto Vale Presente: para comercializar o vale presente é necessário que seja cadastrado pelo menos um produto com essa informação, para isso acesse Empresa> Parâmetros Globais > Faturamento-Fr.de Loja, no grupo Trocas/Devoluções preencha o campo Código Produto;

5. Validade Vale Presente: acesse Empresa> Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja, no grupo Trocas/Devoluções preencha o campo Considerar prazo de validade em vale-compra;


Executando a Rotina

Acesse Faturamento > Venda Fácil para realizar a venda ou recebimento do vale presente.

Como Realizar a Venda do Vale Presente

Após realizar as parametrizações e acessar o Venda Fácil, na tela principal será apresentado o campo do Adicionar vale presente, localizado no ícone   ao lado direito da opção de informar o produto.


Tela Principal

Para comercializar, basta inserir o código do produto (vale presente) que foi cadastrado em Empresa> Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Código Produto e preencher o valor. Também é possível clicar sobre o ícone do presente e informar o valor (ao clicar sobre o ícone o sistema trará o código do produto vale presente cadastrado).


Inclusão do Vale Presente


Em uma única venda podem ser informados vales com valores diferentes, nesse caso basta adicionar novos itens na venda. Lembrando que na venda de vales presentes não é permitido aplicar descontos ou incluir produtos que não correspondem aos vales presentes cadastrados nos parâmetros globais.

Após informar o produto e preencher o valor, clique em pagar e será direcionado(a) para a tela de pagamento onde poderá escolher o tipo e forma de pagamento. Clicando em finalizar o sistema irá validar os parâmetros configurados para essa venda, bem como a modalidade de pagamento. Estando tudo correto, será gerada a nota fiscal e estará disponível a visualização e impressão do comprovante para fins de troca, vale presente e pedido de separação.


Nota

Ao adicionar o vale presente na venda, é possível informar um cliente e um produto que estará atrelado ao vale presente.


Como Realizar uma Compra e Pagar com o Vale Presente

Para utilizar do vale presente como pagamento basta preencher o consumidor final, selecionar qualquer produto que deseja comercializar e clicar em pagar. Na tela de pagamento, selecione a opção Vale. Para localizar é necessário informar o número do vale.

Deve-se atentar a algumas validações:

  • Validade parametrizada no Vale Presente;
  • Valor da venda e vale presente, nesse caso o sistema diminuirá o valor condizente e será possível adicionar outro vale ou forma de pagamento para completar o valor da venda.
  • Cliente vinculado ao vale presente. O vale só poderá ser resgatado pelo mesmo cliente que foi informado na vinculação quando o vale foi comprado;
  • Produto vinculado ao vale presente. Porém, o sistema não impedirá selecionar outro produto para ser pago com o vale presente, somente vai informar que o produto vinculado na venda do vale é divergente do selecionado para o resgate;

Após selecionar o tipo de pagamento, localizar o vale presente e adicionar, clique em finalizar. Serão validados os dados preenchidos e posteriormente gerada a nota fiscal da venda com todas as informações.

Processo de Venda


Nota

Caso a venda seja realizada para um cliente identificado, onde no momento da criação do vale presente foi informado o consumidor final, ao selecionar a opção de pagamento serão listados todos os vales associados ao cadastro. Na ocasião do cliente apresentar o vale e que a numeração não esteja na listagem, basta clicar no campo de pesquisar e informar a numeração manualmente.

Vale om Consumidor Final


Como Visualizar o Vale Presente ou Excluir em uma Venda já Finalizada

Na opção de Minhas Vendas no Venda Fácil, será possível consultar as vendas realizadas dentro do período de até 07 dias retroativos. Com isso, poderá ser visualizada, impressa ou cancelada a venda. Caso seja cancelada, os vales presentes vinculados serão excluídos e cancelados automaticamente.


Minhas Vendas

Prazo de Validade dos Vales

O prazo de validade dos vales podem ser identificados e manuseados para o correto uso do mesmo. No caminho  Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Subgrupo Loja com a permissão "Liberar uso de Vale Compra Expirado" habilitada, o Vale Compra pode ser utilizado, mesmo se estiver expirado.

Ao usar um vale expirado na forma de pagamento "Vale", caso a permissão não esteja ativada, haverá uma confirmação para a mesma ativação.



Para o usuário ativar a permissão, é necessário que o mesmo seja supervisor ou que tenha acesso a esses recursos, no qual é definido ao preencher um formulário para requisição de ativação. Caso contrário, aparecerá uma tela de erro, onde o usuário não conseguirá utilizar o vale que deseja.


Tela para gerar requisição de aprovação (local ou remota)


Usuário sem permissão para aprovação


Ao realizar uma aprovação remota, é gerado um link para que o usuário possa contatar um usuário supervisor para ativar a permissão, onde somente supervisores e administradores possam aceitar ou negar a solicitação.

Aprovação recusada


Aprovar solicitação


Após ter a solicitação aprovada pelo supervisor, o usuário poderá usar o vale para realizar a venda. O sistema reconhecerá e mandará uma mensagem de confirmação sobre a própria utilização do vale expirado. Após essa confirmação, o cliente poderá usar o vale desejado para normalmente realizar qualquer compra que utilize o mesmo.


Confirmação de vale expirado

Links Auxiliares

  • Sem rótulos