O QR Code, como o próprio nome determina, é um código escaneável por celulares inteligentes, que é convertido no acesso à diferentes tipos de conteúdo. Na utilização como forma de pagamento, esse código carrega todas as informações da compra, para que as carteiras digitais identifiquem o valor a ser debitado, e a qual atendimento o QR Code se refere.

Atualmente, o Linx OmniPOS possui integração para duas soluções de pagamento por QR Code: o QR Linx e a solução da Software Express.

O QR Linx é uma solução da unidade de negócios Linx Pay. Trata-se de um concentrador de carteiras digitais, que viabiliza o pagamento via QR Code dos principais apps do mercado, evitando assim que o varejista precise de um display específico para cada carteira, já que este hub concentra a geração da imagem, bem como os valores a serem recebidos em uma conta única. 

  • A integração com o QR Linx foi disponibilizada a partir do SPK3 do Linx OmniPOS 9.7, e já está habilitada para funcionamento com PIX. Além da versão do PDV, é necessário ter instalado as versões mínimas da Retaguarda e Serviço: Linx UX versão 3.10.67 ou superior e Linx OmniPOS Services 3.0.0.1.
  • A integração com a Software Express foi disponibilizada a partir do Linx OmniPOS 9.7 SPK4 HF002.
  • O processo na frente de loja para ambas integrações é o mesmo, o que varia são as etapas precedentes, como contratação e configurações de parâmetros.
  • A partir do HF006 do Linx OmniPOS 9.7 SPK4, implementamos o redimensionamento do QR Code apresentado em tela, quando a funcionalidade Carteira Digital do CliSitef estiver habilitada. E, a partir do Linx OmniPOS 9.7 SPK5, complementamos no procedimento de vendas, o tipo de pagamento PIX/Pagamento digital com a solução Soft Express, no qual os dados do PIX serão gravados no campo WALLET_PAYMENT_METHOD da tabela LJV_ATENDIMENTO_PGTO com o TIPO_CARTAO da tabela LJV_ADM_CARTAO.
  • Dúvidas sobre as configurações das opções acima, podem ser tiradas no tópico Parametrização da seção de Vendas.

Para efetuar pagamento utilizando o QR Code, basta seguir o passos abaixo:

  1. No módulo Atendimento, identifique o vendedor, cliente e os produtos e suas quantidades;
  2. Em seguida, pressione o botão de Pagamento (F3);
  3. Em Formas de Pagamento, clique na opção QR Linx/Pagamento Digital ou pressione CTRL + F2 no teclado;
  4. Um pop-up se abrirá na tela do PDV. Caso tenha mais de um tipo de pagamento digital configurado, basta optar pelo correspondente ao QR Code;
  5. O sistema exibirá o QR Code gerado para a venda em questão, assim o consumidor poderá efetuar a leitura com o seu smartphone. Será feita também a impressão de uma via do QR Code, na impressora não-fiscal utilizada pela loja, para viabilizar a leitura, caso a tela não seja acessível ao consumidor;
  6. O cliente terá um período máximo para efetuar a leitura da imagem gerada, conforme sinalizado no rodapé do QR Code. Caso ele queira cancelar, basta apertar ESC no teclado para voltar à tela de Pagamento;

Uma vez que o pagamento for concluído, automaticamente o sistema fará a emissão do documento fiscal.

🎞️ EXEMPLOS


Venda com QR Linx:

*Vídeo sem som

A partir da versão Linx OmniPOS 9.7 SPK7 HF005, foi implementado o envio do motivo de cancelamento (reason_message) de transações realizadas com o QR Linx.

Os motivos de cancelamentos utilizados nos atendimentos estão disponíveis para consulta no Portal do QR Linx.

Confira abaixo o processo de cancelamento no PDV:

*Vídeo sem som


Ao acessar o Portal do Cliente, será possível visualizar o motivo do cancelamento, conforme exemplo abaixo:


Venda com QR Code via Sitef e PIX (Carteira Digital do CliSitef) - tipo WALLET ( dados gravados no campo WALLET_PAYMENT_METHOD da tabela LJV_ATENDIMENTO_PGTO com o TIPO_CARTAO da tabela LJV_ADM_CARTAO).

*Vídeo sem som