No dia  29/08/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema "Configuração Tributária"


Objetivo:

  • O que é configuração tributária.

  • Benefícios de utilização.

  • Funcionalidade.

  • Parametrização e configuração.
  • Vínculo com outras rotinas.


Ficou de fora?  Clique e aqui e assista agora mesmo a transmissão ao vivo !


Esperava por um treinamento completo de Configuração Tributária ? Clique aqui !


Link para o Manual relatório de Manutenção : https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=13698880


Dicas Linx no Youtube -  Clique aqui !


PPT - Transmissão ao Vivo:




Atalho



1 - Como identificar na NF se é com substituição ou sem?

 R: Na nota fiscal recebida, você poderá verificar se o campo ICMS ST possui valor. Também há a possibilidade de verificar no XML, assim você consegue verificar de uma forma analítica, item à item.

2 - Poderia por favor explicar também as config de de lucro real?

R: O sistema de tributação do Lucro Real enquadra-se no Regime Normal, portanto deverá ser configurado todos os impostos relativos à operação, como ICMS, PIS e COFINS.

3 - Cadastrei uma nova Natureza de Operação, mas ela não aparece no momento da Emissão de Nota Fiscal, preciso configurar algum parâmetro?

R: A Natureza de Operação deverá casar com o tipo de operação, uma Natureza configurada como tipo de Entrada será somente disponível para utilizar em rotinas de entrada, como por exemplo uma entrada de compras. Caso a Natureza esteja configurada como saída, será disponibilizada na rotina de Emissão de Nota fiscal.

4 - Não seria melhor vocês cadastrarem os impostos para toda rede? Para não ter erro!!

R: É importante lembrar que o Imposto não é a Linx que define, mas sim o governo, e muda muito de uma empresa para outra, dependendo do segmento, regime, tipo de tributação, Tipo de produtos entre outras coisas que o Governo inventa  para dificultar as tributações. Por este motivo que a configuração é individual e sob responsabilidade do contador.

Em breve teremos o módulo de configuração tributária em que vamos oferecer esse serviço de forma automática, acredito que transmissão de Inovação que teremos em setembro nosso especialista apresente essa nova solução

5 - Porque o mesmo produto pode ter IPIS diferentes é devido a classe fiscal? Eu posso fazer nesse caso 2 configurações?

R: O IPI é o único tributo configurado pelo cadastro do produto, ele poderá ter alíquotas diferentes então a configuração é independente.

6 - A nota fiscal substitutiva da NFC-e, pelo consulta no ICMS/RS, eles nos orientaram a emitir pela CFOP 5949 e não a 5929, nas operações de saída. Onde verificamos essa configuração?

 R: É possível configurar a CFOP no Detalhamento de Configuração Tributária, este é o único campo para a operação de nota substitutiva que é considerado pela config. tributária.

7 - Se na entrada da NF eu perceber que o calculo do icms está com o valor diferente do informado na NF  emitida, eu teria possibilidade de alterar o total na tela que segue após inserir os produtos ?

R: Não é possível alterar um valor considerável após a emissão da nota, apenas ajustes de centavos. Neste caso é aconselhável a ajustar a configuração tributária.

8 - Tem alguma sugestão do que pode gerar a diferença entre os impostos da DANFE e ao que geramos o arquivo do SPED?

R: No detalhamento de configuração tributária existe as opções Sobre o ICMS, onde é informado onde poderá haver o crédito/débito do tributo. Mas é aconselhável a entrar em contato com nosso time de suporte técnico para uma análise mais detalhada.

9 - No momento da entrada da mercadoria, se eu não tiver o % de IPI cadastrado no produto. E informar apenas na entrada da nota fiscal. Ele ficará gravado no cadastro do produto? Qual a necessidade de informar o % do IPI no produto, se eu não me credito e não me debito do IPI no varejo?

R: Poderá ser realizado das duas formas, ou inserido o % do IPI no cadastro do produto ou realizando a entrada com a alíquota do tributo, ambas serão consideradas. O IPI para empresas que não encaixam-se como indústria é basicamente utilizado para devoluções de compras, onde o fornecedor necessitará creditar-se deste tributo.

10 - Para o caso de alguma devolução de nf que foi dado entrada no sistema antigo, ou seja anterior a implantação do microvix, qual seria a melhor opção para eu emitir a devolução sem a necessidade de "amarrar' uma chave de acesso referente à entrada desta devolução ?

R: O vínculo com chave de acesso é sempre necessário quando é referenciado uma nota fiscal de origem modelo 55 (Nota Fiscal Eletrônica), para este caso você poderá referenciar a nota fiscal manualmente. O suporte técnico poderá habilitar a opção de referenciar uma nota manual caso não seja apresentada durante a emissão.

11 - Tem algum campo para digitar chave danfe no sistema no qual puxaria todos os dados e produtos da NF e assim quando eu fizer alguma devolução ele já puxaria os impostos corretamente? Pois hoje damos entrada manualmente produto por produto, pois os mesmos já tem um código específico cadastrado.

R: Não existe uma entrada que apenas digitando a chave será preenchido os produtos automaticamente, pois o sistema onde foi emitido a nota fiscal poderá ser diferente do Microvix, mas existe a opção de Entrada via XML onde facilita bastante.



  • Sem rótulos