Como realizo ou altero o lançamento de sangria?

Para as vendas realizadas no estabelecimento através da forma de pagamento Dinheiro, é necessário que o operador do PDV registre o recebimento do dinheiro através do lançamento da sangria. A sangria é o ato de retirar o dinheiro do caixa e depositá-lo no cofre ou banco. Quando uma sangria é realizada no PDV, a informação dessa operação é enviada para o Postofácil Módulo Retaguarda, onde é considerada uma retirada de caixa. Na Retaguarda é possível realizar a inclusão, exclusão e alteração da sangria, pois durante o lançamento da retirada de caixa no PDV, pode ocorrer do operador do caixa registrar o valor da retirada errado, ou até mesmo não lançar a sangria, sendo necessário realizar o lançamento posteriormente para fim de correção no Postofácil Módulo Retaguarda.


Como fazer?

A sangria no Postofácil - Módulo Retaguarda é incluída/alterada/excluída através do menu principal Planilhas Diárias  Retiradas de Caixa (Depósitos):



Para realizar a inclusão/alteração/exclusão de uma sangria, devem ser informadas a data de movimento, o turno e o PDV, e em seguida deve ser clicado no botão Abrir, para que assim sejam exibidos os lançamentos registrados (caso contenha) no sistema:




Para incluir um novo registro, deve ser selecionado o último lançamento e ser pressionado a tecla seta para baixo para que seja incluído uma nova linha para realizar o preenchimento das informações. Abaixo serão descritos os campos numerados da imagem anterior que são referentes ao lançamento da sangria:


Grupo: 1 – Identificação do Caixa
  • Data movimento: Define a data de lançamento da sangria.
  • Turno: Define o turno de lançamento da sangria.
  • PDV: Define o PDV responsável pela sangria.


Grupo: 2 – Itens
  • Código: Identificação da conta corrente que será depositada a sangria. O código pode ser digitado ou ao pressionar a tecla F2 serão exibidas as contas cadastradas no sistema, devendo então selecionar a conta desejada.
  • Conta Corrente: Descrição da conta corrente selecionada. A sangria só poderá ser lançada em uma conta corrente do tipo Banco ou Caixa Geral.
  • Nº C/C: Exibe o número da conta corrente (apenas quando a conta corrente é do tipo Banco).
  • Modalidade Caixa: Referência à operação realizada no caixa (sangria).
  • Tipo retirada: Define se a retirada de caixa será em dinheiro, cheque, doc/boleto, moedas ou cartão.
  • Data depósito: Define a data em que a sangria será depositada.
  • Valor: Valor da sangria.
  • Funcionário Responsável: Identificação e descrição do funcionário responsável pelo lançamento da sangria.
  • Observação Depósito: Campo disponível para observações sobre o depósito. Quando lançado a sangria no PDV, este campo vem preenchido com a hora, número do comprovante não fiscal e observação do lançamento da sangria realizada no caixa.
  • PDV: Identificação do PDV responsável pela sangria.
  • Observação: Campo disponível para observações.


Grupo: 3 – Dinheiro

Valor total dos lançamentos de sangrias do tipo dinheiro da data de movimento, turno e PDV informados.


Grupo: 4 – Cheque

Valor total dos lançamentos de sangrias do tipo cheques da data de movimento, turno e PDV informados.


Grupo: 5 – Total da retirada

Valor total dos lançamentos de sangrias dos tipos dinheiro e cheques da data de movimento, turno e PDV informados.


Após realizar o preenchimento das informações, basta clicar no botão Gravar para finalizar o lançamento da sangria.

Para realizar a alteração em algum registro, basta selecionar qual lançamento deseja alterar e lançar as devidas alterações, depois é só clicar no botão Gravar.

Caso deseje excluir um determinado registro, o mesmo deve ser selecionado e em seguida pressionar as teclas CTRL + DELETE, e assim será excluído o registro selecionado. Caso clique no botão Excluir todos os registros serão excluídos.


Observações:


Para o lançamento de sangria no PDV, é possível definir se no momento do lançamento estará disponível a escolha da conta corrente em que será depositada a retirada de caixa, caso contrário a sangria é lançada na primeira conta corrente cadastrada na retaguarda que seja do tipo Caixa Geral.