- Criado por Josiane Cristina Henrique Dos Santos, última alteração por Kathia Zanotto Franklin em jun 20, 2024
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Super Troco é uma plataforma que permite aos clientes acumular valores, seja parte do troco ou o total, convertendo-os em entradas para sorteios e a possibilidade de concorrer a prêmios em dinheiro.
Esse projeto tem como objetivo realizar a integração com sistema Super Troco.
Pré-requisitos
Aplicação | Versão |
---|---|
Itec Suíte | |
PDV |
Integração Super Troco
No Itec Suíte foi criada a tela para realizar a configuração da Integração Super Troco, onde será possível realizar configurações distintas por filial ou ainda de forma padrão que deixará todas as filiais com a mesma configuração do Super Troco. Nesta tela é possível observar as abas "Cadastro", "Filial" e "Auditoria", para acessar a tela, siga o caminho: Figura 01 - Cadastro Na tela acima, na aba "Cadastro", podemos observar os seguintes campos e botão: Cada cliente recebe um usuário e senha para autenticação. Nos campos abaixo, serão apresentadas informações que a própria Super Troco irá repassar para serem utilizados nos processos de comunicação: No campo abaixo, será utilizado para controle interno: Para realizar a configuração é possível observar no campo "Configuração" as seguintes opções: Nesta mesma tela, ainda será possível observar os botões: Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Filial" que possibilita a seleção de filiais, é possível vincular uma ou mais filiais ao Super Troco, as filiais selecionadas deverão estar ligadas à configuração Super Troco. Figura 02 - Filial Na tela acima, na aba "Filial", é possível realizar a pesquisa para seleção das filiais, serão apresentadas na grid informações como "Código", "UF", "Nome Fantasia", ainda será possível a opção para marcar a filial caso o usuário queira deletar filial da configuração. Uma filial pode estar vinculada a somente uma configuração Super Troco ativa. Ao inativar uma configuração Super Troco, desvincular todas as filiais desta configuração. Será possível também adicionar filiais à configuração Super Troco, para isso clique sobre o botão (como pode ser observado na Figura 2), será aberta uma tela padrão de seleção de filiais, após seleção as mesmas aparecerão na grid. Figura 03 - Adicionar Vínculo Filial a Super Troco Na tela de configuração Super Troco, pode-se observar aba "Auditoria", nesta aba serão apresentadas as regras de filtros com resultado em grid para que o usuário possa validar as movimentações realizadas via integração, como mostra imagem abaixo. Figura 04 - Auditoria Se a filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Operação de Troco" ativadas e o valor do troco na venda for maior do que R$ 0,10 (dez centavos), ao finalizar a venda, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente. Este processo ocorrerá quando usuário fechar a venda (F2 na tela de recebimento). Quando a venda for na modalidade "Pagamento em Cartão", e para filial estiver com as configurações "Habilitar o Super Troco" e "Outras opções de meio de pagamento" ativadas, será realizada a comunicação com Super Troco para validação e apresentação do programa para o cliente. Este processo ocorrerá quando usuário clicar em na opção "F5-Cartão" e a tela de recebimento em cartão será aberta. Dessa forma, ao realizar a venda, será mostrada a tela de mensagem no PinPad conforme os valores da mesma: Figura 05 - Mensagem para Conversão de Troco Caso cliente opte por converter os pontos (SIM), será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento. Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2). Caso o cliente opte por NÃO converter os pontos, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco. Se o cliente optar por OUTRAS, será apresentada na tela as demais opções de planos para o Super Troco, conforme imagem abaixo: Figura 06 - Outras Opções. Após o cliente selecionar uma das opções e clicar no botão SIM, será apresentado o valor selecionado como Super Troco na tela de recebimento (Figura 08). Aguarde o cliente seguir para o processo de finalização da venda (F2). Ao selecionar a opção NÃO, o fluxo da venda seguirá normalmente, sem a integração com o Super Troco. Após cliente optar em seguir com a Super Troco, caso a opção 'Alerta Cancelamento' esteja ativada na tela de configuração (Figura 01), será apresentada uma mensagem ao usuário informando que o cancelamento de uma venda junto à Super Troco só pode ocorrer no mesmo dia da venda: Figura 07 - Mensagem. Clicando em Seguir, o processo de venda integrada com a Super Troco segue normalmente. Clicando em Abortar, o processo de venda segue normalmente, mas sem a integração com Super Troco. Uma vez obtido o retorno e o cliente tenha optado em fazer parte do projeto Super Troco, o valor será abatido do troco (no caso do valor que o cliente optou não seja o valor integral) e o mesmo será presentado no campo 'Super Troco', conforme imagem abaixo: Figura 08 - Recebimentos Quando a modalidade for Cartão, será apresentado o valor de troco escolhido no campo 'SuperTroco' e este valor deve ser somado ao valor da venda. Mesmo processo hoje utilizado para doação. Figura 09 - Recebimento em Cartão Ao final da venda, será encaminhada a confirmação do processo de venda ao Super Troco. Se na venda forem utilizadas duas formas de pagamento, a integração com Super Troco deve acontecer na ultima forma utilizada. Uma vez que usuário optou em seguir com o programa Super Troco, é necessário captar o CPF do cliente. Esta captura deve ser feita no PIN-PAD do PDV assim que cliente seguir com fechamento da venda na tela de recebimento (Confirma (F2)). Na tela de Recebimento em Cartão (Figura 09), a captura do CPF do cliente deve ser feita logo ao clicar em 'Iniciar Pagamento'. Se o cliente já for identificado no sistema (CRM ou Cliente Cadastrado), é possível utilizar o CPF já cadastrado para apresentar no PIN-PAD. Porém, caso o cliente queira trocar o CPF, também será possível. Caso farmácia não tenha PIN-PAD, será aberto um Pop-up para a digitação do CPF do cliente. Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem em tela para a impressão de um comprovante não fiscal. Figura 10 - Impressão do Comprovante Figura 11 - Mensagem de cancelamento. É importante ressaltar que uma venda com integração junto ao programa Super Troco só pode ser cancelada no mesmo dia e no mesmo caixa de de forma integral. Passando este dia, pode-se fazer a devolução do produto pelo processo do retaguarda. Para o processo de devolução (F11) no PDV, é preciso executar a chamada de cancelamento. A transação de cancelamento e idêntica à de desfazimento, mudando apenas a informação na tag [generico] para informar o motivo real da transação, que pode ser um cancelamento após uma venda ou um desfazimento por falha. Caso o retorno no campo seja diferente de 'VENDA CANCELADA', apresentada uma mensagem em tela com a opção do usuário tentar novamente ou abortar o cancelamento da venda. Uma vez aprovada a transação, será apresentada uma mensagem para a impressão de um comprovante não fiscal. Abaixo segue instruções para impressão. Figura 12 - Comprovante de cancelamento. Foi criado um novo relatório no Módulo Financeiro para possibilitar a visualização das interações realizadas junto ao Super Troco. Figura 13 - Relatório Super Troco As mesmas informações estão disponíveis no módulo Itec Suite, na tela de Configuração > aba Auditoria. Para gerar o relatório, foi acrescentado na tela o filtro de Data Inicio e Data Fim. Com estas datas, é possível filtrar o período da venda. Nessa tela existe também o campo para seleção de Filiais, e botão para filtro de filiais. Após selecionar os filtros acima, será apresentada a grade contendo as seguintes informações: Acima da grade está disponível o botão. Abaixo da grade existem dois campos contendo totalizadores de valores de venda e valores integrados ao Super Troco. Na tela de PDV-Fechamento de caixa, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Fechamento de Caixa, foram acrescentadas informações de valores que fizeram parte do projeto/integração Super Troco e somar estes valores junto à informação apresentada no campo 'Recebimentos Diversos em Dinheiro', conforme o exemplo abaixo: Figura 14 - Fechamento de Caixa Ao clicar no botão , o sistema gera o relatório contendo informações sobre os recebimentos, incluindo as informações sobre o Super Troco. Figura 15 - Resumo dos Recebimentos - Super Troco Na tela de PDV - Boletim de Caixa por Operador, do módulo Financeiro, acessado pelo atalho Fechamento de Caixa > Venda/Fechamento > Fechamento de Caixa > Impressões > Boletim de Caixa por Operador. Ao gerar o boletim, são incluídas as informações sobre o Super Troco. Figura 16 Boletim de Caixa por Operador Também foram incluídas informações sobre o Super Troco na tela de Consulta vendas por operador de caixa, do módulo PDV, acessado pelo atalho Movimentação > Consulta vendas por operador de caixa, conforme o exemplo abaixo: Figura 17 - Consulta por OperadorConfiguração
Itec Suíte > Movimentação > Integração > Super Troco Vendas no PDV com a Integração Super Troco
Fechamento de Vendas com a Integração Super Troco
Cancelamento de uma Venda Super Troco
Exemplo:
Relatório Super Troco
Fechamento de Caixa
- Sem rótulos