1 Conceito

Essa solução consiste em conceder mais autonomia e praticidade tanto ao frentista como ao cliente, pois com o POS D-TEF, que realiza uma transação eletrônica de fundos (TEF) utilizando uma conexão GPRS e/ou WIFI não é necessário que o frentista se desloque até a máquina estação para realizar a baixa do abastecimento, uma vez que o POS D-TEF traz em sua tela todos os abastecimentos feitos dentro de um determinado turno identificados pelo número do bico e vendedor, caso o posto utilize Identifid. já o cliente tem a praticidade de ter sua nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) impressa pelo POS D-TEF, não sendo mais necessário se deslocar para obter sua nota fiscal. Essa conexão é feita com o Web Service D-TEF  integrando-se com nossos PDVs, após ser selecionado o abastecimento na tela do POS D_TEF pode ser informada a forma de pagamento. Essa solução abrange as formas de pagamento crédito, débito, voucher e dinheiro. Finalizada a transação são impressos os comprovantes do estabelecimento e do cliente referente à transação realizada via cartão, em seguida pode ser impressa a NFC-e diretamente do POS D-TEF, ou seja, todo o processo é realizado pelo POS D_TEF, desde a baixa do abastecimento à transação do pagamento e impressão da NFC-e. Vale ressaltar que será impresso somente um comprovante da nota fiscal (NFC-e), e no caso das notas serem emitidas em contingência, será impresso um comprovante para o estabelecimento e outro para o cliente. 


2 Requisitos

  • Utilizar o serviço D-TEF;
  • Contrato com a adquirente de cartão REDE;
  • Cliente com software emitindo NFC-e ou SAT com o MID-e.

  • Ter a aplicação WSPosTac dentro da pasta do PDV;
  • Utilizar a ultima versão do sistema disponível. 
  • O WSPosTac precisa ser iniciado e mantido aberto para que as transações possam ser registradas. 


3 Configuração WsPosTac.


Ao iniciar a aplicação do monitorador WsPosTac será exibida uma tela solicitando ao usuário que escolha qual tipo de POS que irá trabalhar, A = Auttar ou D = D-TEF. Informado o POS escolhido, será gerado o arquivo WsPosTAC.ini na pasta do TACGas3, contendo todos os dados informados após a configuração.  



Após informado o tipo do POS, será apresentada a tela de configuração do WsPosTac, para este manual, utilizaremos especificamente um ambiente para o D-TEF. No lado A da tela será necessário informar os dados de conexão com o banco de dados do PDV, do lado B devem ser informados os dados de conexão com o serviço D-TEF, onde estes dados são repassados diretamente pela equipe D-TEF. Logo abaixo, nos Parâmetros do Sistema devem ser informados os códigos das formas de pagamentos, como ilustrado na imagem abaixo. Para que o POS D-TEF solicite o frentista que realizou um determinado abastecimento, a opção Solicitar Frentista deverá ser marcada, caso o posto utilize Identifid, a opção Autenticar Frentista deverá ser marcada, opção esta exclusiva para o Identifid, recurso este implementado para que se tenha um controle maior de quantos abastecimentos cada frentista realizou com o POS D-TEF. Há também a opção de imprimir o comprovante de pagamento em espécie, caso seja solicitado pelo cliente.  



 4  Configuração Das Formas de Pagamento


Primeiro é necessário configurar as formas de pagamento que serão utilizadas pelo POS D-TEF, para isso, vá até o menu PDV > Forma de Pagamento >  Forma de Pagamento, pesquise pela forma de pagamento desejada, vale ressaltar que o POS D-TEF é uma transação TEF  e por isso deve-se marcar a opção Transação TEF no cadastro da respectiva forma de pagamento.


Em seguida vá até a aba Conf. Cartão, no campo Rede TEF é necessário que seja informada uma descrição, essa descrição, deve ser a mesma que o POS D-TEF informar quando uma transação for executada e o mesmo verificar que não foi possível obter a bandeira daquela determinada forma de pagamento, isso porque o POS irá verificar as informações cadastradas na aba Conf. Cartão da tela Forma de Pagamento. Em seguida, informe o Driver TEF, feito isso clique em Incluir, logo após salve as alterações feitas e, em seguida exporte para o PDV desejado a opção Forma de Pagamento.

  


5 Baixa dos Abastecimentos no POS D-TEF


Realizadas todas as configurações citadas acima, no POS D-TEF será apresentada sua tela inicial, onde nela contém as opções para inicializar uma venda, opções como as formas de pagamento crédito, débito, dinheiro e voucher.

Após escolher uma das opções apresentadas na tela é necessário informar o CPF/CNPJ do cliente, campo este não obrigatório, porém, caso o abastecimento seja para um cliente em específico e o mesmo tenha uma negociação de preço ou forma de pagamento, será necessário informar o CPF/CNPJ para que estas informações sejam aplicadas na baixa do abastecimento, 



Em seguida é necessário informar o número do bico desejado. 



Informado o número do bico, o POS buscará uma lista de abastecimentos referentes ao bico selecionado. 



Após isto, o POS trará na tela todos os abastecimentos referentes ao bico selecionado. 


Selecionado o abastecimento, caso os parâmetros Solicitar Frentista e Autenticar Frentista estejam habilitados, o POS irá solicitar estas informações para prosseguir com a transação. Vale ressaltar que estas telas serão apresentadas no POS se os parâmetros no WsPosTac estiverem habilitados, caso o posto utilize Identifid, não se faz necessário habilita-los, uma vez que os abastecimentos já terão seu frentista selecionado. 




Em seguida será exibido na tela do POS um resumo do abastecimento, contendo o tipo do combustível, bico, preço, quantidade e valor total do abastecimento. 


Nesta etapa o abastecimento será preparado para ser baixado com a forma de pagamento escolhida no início da transação, onde irá solicitar as informações referentes ao pagamento, seja ela em cartão de crédito, débito, dinheiro ou voucher. Selecionando uma destas formas de pagamento e preenchido todos os dados, será exibida no POS a tela Registrando Pagamento.


Insira ou passe o cartão e selecione o tipo de pagamento:

  • À vista: refere-se ao pagamento total, no ato da compra. 
  • Financ. Loja: refere-se ao parcelamento do valor realizado pelo próprio estabelecimento;
  • Financ. ADM: refere-se ao parcelamento do valor realizado pela administradora de cartões.

Após confirmar a forma de pagamento, o sistema apresentará o valor correspondente e solicitará a digitação da senha do cartão.

Finalizado o processo, o sistema apresentará as mensagens confirmando o pagamento:



Paro finalizar a transação, o POS questionará ao usuário se deseja imprimir a via pertencente ao cliente, caso se trate de uma transação TEF com cartão, após esta mensagem o POS questionará se deseja imprimir o DANFE da referida transação.



Para transações feitas em dinheiro, o POS D-TEF possui o recurso de Reimpressão do ultimo documento fiscal, referente a ultima transação feita em dinheiro, esta reimpressão pode ser acessada pressionando a seta para baixo e selecionando a opção SERVIÇOS > REIMPRESSÃO.