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Assista ao vídeo DicaLinx para saber sobre a Promoção Farmarcas
Para maiores informações acesse o link abaixo:
Assista ao vídeo DicaLinx para saber sobre a Promoção Farmarcas
Na Promoção Farmarcas seu cliente recebe pontos para concorrer a prêmios nas compras de itens "não medicamentos".
Confira o regulamento no site www.promocao.farmarcas.com.br.
A partir da versão 3.0.3.9 já estão contemplados os novos campos para a LGPD.
O Linx Big Farma oferece uma forma simples para realizar esse processo que é feito pela tela de vendas PDV.
Para realizar esse processo, entre na tela de vendas PDV, informe o código do usuário e da empresa fidelidade e pressione Enter.
Atenção, inicie a busca com a palavra FIDELIDADE e irá aparecer a empresa oficial da promoção de acordo com a bandeira da sua rede.
Figura 01 - Busca da Empresa Fidelidade
Selecione a empresa desejada e pressione Enter.
Será exibida a tela para digitação do cartão do cliente, caso o cliente já esteja cadastrado, basta informar o número do cartão e pressionar Enter.
Figura 02 - Busca do Cliente Fidelidade
Se o mesmo não estiver cadastrado no Programa de Fidelidade, basta clicar em ou utilize a tecla de atalho F5.
Em seguida, será apresentada a tela para realização do cadastro do cartão fidelidade.
Figura 03 - Digitação Cartão Fidelidade
Preencha todos os campos obrigatórios e clique em para salvar o cadastro.
Na sequência digite o nome ou número do cartão cadastrado anteriormente, clique em ou pressione Enter.
Figura 04 - Pesquisa de Cliente
Escolha o cliente desejado e pressione ou a tecla Enter.
Figura 05 - Confirmação de Dados do Cliente
No período de vigência da promoção o cliente que NÃO realizar o aceite do termo de consentimento NÃO poderá realizar compras.
Existem algumas formas de envio do termo de consentimento que serão exemplificados abaixo.
Caso os dados do solicitante sejam os mesmos dados do pesquisado, basta marcar a opção Usar os mesmos dados do pesquisado.
Figura 01 - Portal LGPData
→ Solicitante: É a pessoa física que está visitando a Farmácia/Drogaria em nome do pesquisado. Aconselha-se que esta pessoa tenha um vínculo legal com o pesquisado, que possibilite a emissão ou até mesmo a resposta do termo consentimento sem que haja problemas legais futuros.
→ Pesquisado: É a pessoa física que está de fato cadastrada como cliente na Farmácia/Drogaria. São os dados do pesquisado, que serão consultados e utilizados para emissão do termo de consentimento.
Preencha os dados corretamente e clique em para prosseguir.
Figura 02 - Portal LGPData - Emissão de Termos
Em seguida, clique em para escolher a forma de envio do termo de consentimento.
Abaixo serão exemplificados as opções de envio dos termos, que são:
Assista ao vídeo DicaLinx Envio do Termo de Consentimento Via E-mail
Para enviar o termo de consentimento por e-mail, basta marcar a opção E-mail, digitar corretamente o endereço de e-mail desejado e clicar em .
Figura 03 - Portal LGPData - Envio por E-mail
Na sequência, será enviado por E-mail com o link para responder o termo de consentimento.
Figura 04 - E-mail Recebido
Basta que o cliente acesse o E-mail e clique em e será exibido o termo de consentimento da LGPD para que possa aceitar ou recusar.
Figura 05 - Termo de Consentimento
Após descer toda barra de rolagem do conteúdo do termo de consentimento da LGPD, será necessário marcar a opção: Li e concordo com os termos, para habilitar as opções e .
Basta escolher uma das opções: ou .
Assista ao vídeo DicaLinx Envio do Termo de Consentimento Via WhatsApp
Para enviar o termo de consentimento pelo WhatsApp, marque a opção WhatsApp e digite o número do celular corretamente do cliente que está solicitando o termo no campo indicado e clique em .
Figura 06 - Portal LGPData - Envio pelo WhatsApp
Em seguida, será apresentada a tela com o link que direcionará para abrir o WhatsApp Web.
Figura 07 - Portal LGPData - Envio pelo WhatsApp
Basta clicar no link e será direcionado para tela do WhatsApp Web para acessar diretamente com telefone da loja.
Deverá ser feito o login do WhatsApp da loja no navegador web, que direcionará para uma conversa com o número informado e com as informações para o cliente acessar o termo e aceitar/recusar.
Figura 08 - WhatsApp
Após clicar no link disponibilizado no WhatsApp, semelhante ao processo do e-mail mencionado anteriormente, o cliente terá duas opções:
ou .
Impressão
Para imprimir o termo de consentimento para o uso de dados da LGPD marque a opção Impressão e basta clicar em .
Figura 09 - Portal LGPData - Impressão
Em seguida, será exibida a tela com termo de consentimento, basta clicar em Recusado ou Aceito e o termo será impresso.
O balconista poderá entregar o termo impresso para o cliente, para seguir o processo desejado pela loja.
É possível também que o cliente assine o termo e o balconista faça o upload do termo assinado.
Para fazer o upload do termo assinado pelo cliente, basta clicar em .
Figura 10 - Envio de Arquivos
Basta selecionar o arquivo, marcar a opção Confirmo que o arquivo que estou importando é o termo assinado pelo cliente e clicar em .
Figura 11 - Termo Gerado
Os ícones e presentes em cada arquivo importado, permitem que:
- Ao clicar no ícone , será excluído o arquivo importado;
- Ao clicar no ícone , será aberta uma nova aba no navegador apresentando o arquivo importado, permitindo sua visualização.
Ao concluir as importações clique em .
Feito o upload, basta clicar em recusado ou aceito no termo de consentimento da LGPD (destaque da Figura 10 acima), conforme a decisão do cliente.
Após escolher umas das opções, basta clicar em .
Figura 12 - Confirmação
QR Code
Marcando a opção QR Code, clique em e será apresentada a imagem de QR Code na tela.
Figura 13 - Portal LGPData - QR Code
Basta direcionar a câmera do celular para o QR Code, ou dependendo do dispositivo celular pode ser necessário instalar um aplicativo específico de leitura de QR Code.
Figura 14 - Portal LGPData - QR Code
Feito a leitura correta do QR Code, irá abrir uma página no celular com o termo de consentimento da LGPD para ser respondido pelo cliente, semelhante ao processo de envio do termo via e-mail ou WhatsApp.
Biometria Digital
Esse recurso utiliza a coleta da impressão digital de um dos dedos da mão para realizar a manifestação do consentimento. É semelhante a impressão do termo de consentimento, porém, nesta funcionalidade o cliente fornece a digital no lugar da assinatura no papel. As digitais são armazenadas e servirão como a validade da manifestação do termo.
Para realizar o processo de envio de termo de consentimento por Impressão digital, basta seguir o seguintes passos.
Configuração do Equipamento
Existem algumas possibilidades de configurações para realizar a captura da digital que podem ser realizadas para utilizar o produto.
Figura 15 - Configuração do Equipamento
O Portal possibilita algumas configurações para melhor interação:
- TimeOut(em segundos) : Determina o tempo que o leitor irá aguardar a leitura da digital;
- Acurácia: Determina a precisão que será utilizado na comparação das imagens;
- Qualidade Imagem: Determina o valor da qualidade da imagem, esse item afeta a captura da imagem, quanto maior o índice maior vai ser a qualidade da imagem esperada;
- Mão padrão: Determina qual a mão será utilizada como sempre que a tela de leitura digital for exibida;
- Dedo padrão: Determina qual dedo será utilizado como padrão sempre que a tela de leitura digital for exibida.
Utilização no Portal
Selecione a opção Impressão digital conforme a imagem e clique em .
Figura 16 - Portal LGPData - Impressão Digital
Essa opção somente funciona com o leitor devidamente plugado e instalado no terminal onde será realizado o acesso.
Em seguida, será apresentado a tela com o termo de consentimento.
Figura 17 - Termo de Consentimento
Nesta tela o usuário poderá fazer a impressão do termo e entregá-lo ao cliente caso ele solicite e realizar a coleta das digitais, clicando no botão .
Na sequência será apresentado o aplicativo para captura das digitais.
Figura 18 - Impressão Digital
Nesta tela será possível selecionar qual a mão e o dedo será utilizado para a coleta.
Poderão ser selecionados as opções utilizando os combos de seleção:
- Mão
- Dedo
Figura 19 - Impressão Digital
Após selecionar qual a mão e dedo será utilizado para realizar o processo, basta clicar em .
O aplicativo indicará que está aguardando a captura da primeira digital.
Figura 20 - Impressão Digital
Preenchendo o indicador da primeira coleta na parte inferior da tela, será exibida uma mensagem “Realize a leitura da digital do dedo selecionado. Captura 1/3”
Após a captura, a imagem com a digital é exibida e o aplicativo passa automaticamente para a próxima captura.
Esse processo se repetirá por 3 vezes da mesma forma.
Figura 21 - Impressão Digital
Em seguida, será feita a captura da segunda digital.
Figura 22 - Impressão Digital
Figura 23 - Impressão Digital
E por fim, será feita a captura da Terceira e última digital.
Figura 24 - Impressão Digital
Após a captura das 3 digitais o aplicativo realizará a validação das imagens entre si.
Caso as imagens apresentem alguma diferença na leitura, o aplicativo exibirá as imagens marcadas em vermelho e não permitirá que o processo prossiga.
Figura 25 - Impressão Digital
Será necessário clicar em e iniciar o processo de captura novamente.
Figura 26 - Impressão Digital
Caso as imagens não apresentem diferenças serão apresentadas as imagens em verde com a mensagem de "Impressão digital realizada com sucesso"
Figura 27 - Impressão Digital
Para prosseguir será necessário marcar a confirmação que a digital pertence ao cliente e em seguida clicar em .
Figura 28 - Termo Gerado
Após a confirmação será exibida uma mensagem na parte inferior da tela, demonstrando que Upload das imagens foi realizado com sucesso.
Após o upload será apresentado um botão para aceitar ou recusar o termo.
Basta clicar em Aceito ou recusado e confirmar a ação.
Figura 29 - Confirmação
Em seguida digite o nome ou código de barras do produto pressione Enter.
Digite a quantidade desejada e clique em para incluir o produto na tela de vendas.
Figura 06 - Pesquisa de Produtos
Atenção, se a empresa que estiver concluindo a venda for a oficial da promoção, pressione a tecla ESC em seguida clique na opção que automaticamente sua tela de vendas será direcionada para o passo a seguir.
Mas se a empresa que estiver concluindo a venda for um convênio particular, pressione a tecla ESC em seguida clique na opção por último na opção para ser direcionado a próxima tela.
Figura 07 - Finalização da Venda
Informe o número do cartão ou CPF e pressione Enter e clique em .
Figura 08 - Dados do Cliente
Verifique os descontos oferecidos nos produtos e clique em para prosseguir.
Figura 09 - Programa de Descontos
Na sequência pressione ESC para finalizar a venda, selecione a opção .
Figura 10 - Finalização da Venda
Confirme a forma de pagamento e digite o valor no tipo de pagamento desejado e clique em para finalizar o processo de venda.
Figura 11 - Condição de Pagamento
Após a conclusão será impresso o comprovante fiscal com o comprovante não fiscal (cupom vinculado da promoção) com mensagem de rede referente a Promoção Farmarcas.
É importante lembrar que a mensagem da promoção estará sujeito a mudanças.
Figura 12 - Cupom Fiscal
Na tela de retaguarda do Linx Big Farma acesse o menu Operacional > Consulta e Cancelamentos, ou pelo botão na barra de menu rápido.
Selecione a operação Vendas à vista ou a Prazo e realize a busca da venda pela Data/Hora ou NºLanc/Doc.
Em seguida clique em para realizar o cancelamento total da venda.
Não é possível fazer cancelamento parcial () em vendas feitas na promoção.
Figura 13 - Consultas e Cancelamentos - Número de Lançamento
Clique em .
Figura 14 - Confirmação de Cancelamento
Descreva o motivo do cancelamento.
Figura 15 - Motivo do Cancelamento
Confirme para saída do valor em caixa.
Figura 16 - Confirmação de Saída do Caixa
Confirme para concluir o cancelamento.
Figura 17 - Confirmação de Cancelamento
Na Promoção Farmarcas seu cliente recebe pontos para concorrer a prêmios nas compras de itens "não medicamentos".
Confira o regulamento no site www.promocao.farmarcas.com.br.
A partir da versão 3.0.3.9 já estão contemplados os novos campos para a LGPD.
O Linx Big Farma oferece uma forma simples para realizar esse processo que é feito pela tela de vendas PDV.
Para realizar esse processo, entre na tela de vendas PDV, informe o código do usuário e da empresa fidelidade e pressione Enter.
Atenção, inicie a busca com a palavra FIDELIDADE e irá aparecer a empresa oficial da promoção de acordo com a bandeira da sua rede.
Figura 01 - Busca da Empresa Fidelidade
Selecione a empresa desejada e pressione Enter.
Será exibida a tela para digitação do cartão do cliente, caso o cliente já esteja cadastrado, basta informar o número do cartão e pressionar Enter.
Figura 02 - Busca do Cliente Fidelidade
Se o mesmo não estiver cadastrado no Programa de Fidelidade, basta clicar em ou utilize a tecla de atalho F5.
Em seguida, será apresentada a tela para realização do cadastro do cartão fidelidade.
Figura 03 - Digitação Cartão Fidelidade
Preencha todos os campos obrigatórios e clique em para salvar o cadastro.
Na sequência digite o nome ou número do cartão cadastrado anteriormente, clique em ou pressione Enter.
Figura 04 - Pesquisa de Cliente
Escolha o cliente desejado e pressione ou a tecla Enter.
Figura 05 - Confirmação de Dados do Cliente
No período de vigência da promoção o cliente que NÃO realizar o aceite do termo de consentimento NÃO poderá realizar compras.
Existem algumas formas de envio do termo de consentimento que serão exemplificados abaixo.
Caso os dados do solicitante sejam os mesmos dados do pesquisado, basta marcar a opção Usar os mesmos dados do pesquisado.
Figura 01 - Portal LGPData
→ Solicitante: É a pessoa física que está visitando a Farmácia/Drogaria em nome do pesquisado. Aconselha-se que esta pessoa tenha um vínculo legal com o pesquisado, que possibilite a emissão ou até mesmo a resposta do termo consentimento sem que haja problemas legais futuros.
→ Pesquisado: É a pessoa física que está de fato cadastrada como cliente na Farmácia/Drogaria. São os dados do pesquisado, que serão consultados e utilizados para emissão do termo de consentimento.
Preencha os dados corretamente e clique em para prosseguir.
Figura 02 - Portal LGPData - Emissão de Termos
Em seguida, clique em para escolher a forma de envio do termo de consentimento.
Abaixo serão exemplificados as opções de envio dos termos, que são:
Assista ao vídeo DicaLinx Envio do Termo de Consentimento Via E-mail
Para enviar o termo de consentimento por e-mail, basta marcar a opção E-mail, digitar corretamente o endereço de e-mail desejado e clicar em .
Figura 03 - Portal LGPData - Envio por E-mail
Na sequência, será enviado por E-mail com o link para responder o termo de consentimento.
Figura 04 - E-mail Recebido
Basta que o cliente acesse o E-mail e clique em e será exibido o termo de consentimento da LGPD para que possa aceitar ou recusar.
Figura 05 - Termo de Consentimento
Após descer toda barra de rolagem do conteúdo do termo de consentimento da LGPD, será necessário marcar a opção: Li e concordo com os termos, para habilitar as opções e .
Basta escolher uma das opções: ou .
Assista ao vídeo DicaLinx Envio do Termo de Consentimento Via WhatsApp
Para enviar o termo de consentimento pelo WhatsApp, marque a opção WhatsApp e digite o número do celular corretamente do cliente que está solicitando o termo no campo indicado e clique em .
Figura 06 - Portal LGPData - Envio pelo WhatsApp
Em seguida, será apresentada a tela com o link que direcionará para abrir o WhatsApp Web.
Figura 07 - Portal LGPData - Envio pelo WhatsApp
Basta clicar no link e será direcionado para tela do WhatsApp Web para acessar diretamente com telefone da loja.
Deverá ser feito o login do WhatsApp da loja no navegador web, que direcionará para uma conversa com o número informado e com as informações para o cliente acessar o termo e aceitar/recusar.
Figura 08 - WhatsApp
Após clicar no link disponibilizado no WhatsApp, semelhante ao processo do e-mail mencionado anteriormente, o cliente terá duas opções:
ou .
Impressão
Para imprimir o termo de consentimento para o uso de dados da LGPD marque a opção Impressão e basta clicar em .
Figura 09 - Portal LGPData - Impressão
Em seguida, será exibida a tela com termo de consentimento, basta clicar em Recusado ou Aceito e o termo será impresso.
O balconista poderá entregar o termo impresso para o cliente, para seguir o processo desejado pela loja.
É possível também que o cliente assine o termo e o balconista faça o upload do termo assinado.
Para fazer o upload do termo assinado pelo cliente, basta clicar em .
Figura 10 - Envio de Arquivos
Basta selecionar o arquivo, marcar a opção Confirmo que o arquivo que estou importando é o termo assinado pelo cliente e clicar em .
Figura 11 - Termo Gerado
Os ícones e presentes em cada arquivo importado, permitem que:
- Ao clicar no ícone , será excluído o arquivo importado;
- Ao clicar no ícone , será aberta uma nova aba no navegador apresentando o arquivo importado, permitindo sua visualização.
Ao concluir as importações clique em .
Feito o upload, basta clicar em recusado ou aceito no termo de consentimento da LGPD (destaque da Figura 10 acima), conforme a decisão do cliente.
Após escolher umas das opções, basta clicar em .
Figura 12 - Confirmação
QR Code
Marcando a opção QR Code, clique em e será apresentada a imagem de QR Code na tela.
Figura 13 - Portal LGPData - QR Code
Basta direcionar a câmera do celular para o QR Code, ou dependendo do dispositivo celular pode ser necessário instalar um aplicativo específico de leitura de QR Code.
Figura 14 - Portal LGPData - QR Code
Feito a leitura correta do QR Code, irá abrir uma página no celular com o termo de consentimento da LGPD para ser respondido pelo cliente, semelhante ao processo de envio do termo via e-mail ou WhatsApp.
Biometria Digital
Esse recurso utiliza a coleta da impressão digital de um dos dedos da mão para realizar a manifestação do consentimento. É semelhante a impressão do termo de consentimento, porém, nesta funcionalidade o cliente fornece a digital no lugar da assinatura no papel. As digitais são armazenadas e servirão como a validade da manifestação do termo.
Para realizar o processo de envio de termo de consentimento por Impressão digital, basta seguir o seguintes passos.
Configuração do Equipamento
Existem algumas possibilidades de configurações para realizar a captura da digital que podem ser realizadas para utilizar o produto.
Figura 15 - Configuração do Equipamento
O Portal possibilita algumas configurações para melhor interação:
- TimeOut(em segundos) : Determina o tempo que o leitor irá aguardar a leitura da digital;
- Acurácia: Determina a precisão que será utilizado na comparação das imagens;
- Qualidade Imagem: Determina o valor da qualidade da imagem, esse item afeta a captura da imagem, quanto maior o índice maior vai ser a qualidade da imagem esperada;
- Mão padrão: Determina qual a mão será utilizada como sempre que a tela de leitura digital for exibida;
- Dedo padrão: Determina qual dedo será utilizado como padrão sempre que a tela de leitura digital for exibida.
Utilização no Portal
Selecione a opção Impressão digital conforme a imagem e clique em .
Figura 16 - Portal LGPData - Impressão Digital
Essa opção somente funciona com o leitor devidamente plugado e instalado no terminal onde será realizado o acesso.
Em seguida, será apresentado a tela com o termo de consentimento.
Figura 17 - Termo de Consentimento
Nesta tela o usuário poderá fazer a impressão do termo e entregá-lo ao cliente caso ele solicite e realizar a coleta das digitais, clicando no botão .
Na sequência será apresentado o aplicativo para captura das digitais.
Figura 18 - Impressão Digital
Nesta tela será possível selecionar qual a mão e o dedo será utilizado para a coleta.
Poderão ser selecionados as opções utilizando os combos de seleção:
- Mão
- Dedo
Figura 19 - Impressão Digital
Após selecionar qual a mão e dedo será utilizado para realizar o processo, basta clicar em .
O aplicativo indicará que está aguardando a captura da primeira digital.
Figura 20 - Impressão Digital
Preenchendo o indicador da primeira coleta na parte inferior da tela, será exibida uma mensagem “Realize a leitura da digital do dedo selecionado. Captura 1/3”
Após a captura, a imagem com a digital é exibida e o aplicativo passa automaticamente para a próxima captura.
Esse processo se repetirá por 3 vezes da mesma forma.
Figura 21 - Impressão Digital
Em seguida, será feita a captura da segunda digital.
Figura 22 - Impressão Digital
Figura 23 - Impressão Digital
E por fim, será feita a captura da Terceira e última digital.
Figura 24 - Impressão Digital
Após a captura das 3 digitais o aplicativo realizará a validação das imagens entre si.
Caso as imagens apresentem alguma diferença na leitura, o aplicativo exibirá as imagens marcadas em vermelho e não permitirá que o processo prossiga.
Figura 25 - Impressão Digital
Será necessário clicar em e iniciar o processo de captura novamente.
Figura 26 - Impressão Digital
Caso as imagens não apresentem diferenças serão apresentadas as imagens em verde com a mensagem de "Impressão digital realizada com sucesso"
Figura 27 - Impressão Digital
Para prosseguir será necessário marcar a confirmação que a digital pertence ao cliente e em seguida clicar em .
Figura 28 - Termo Gerado
Após a confirmação será exibida uma mensagem na parte inferior da tela, demonstrando que Upload das imagens foi realizado com sucesso.
Após o upload será apresentado um botão para aceitar ou recusar o termo.
Basta clicar em Aceito ou recusado e confirmar a ação.
Figura 29 - Confirmação
Em seguida digite o nome ou código de barras do produto pressione Enter.
Digite a quantidade desejada e clique em para incluir o produto na tela de vendas.
Figura 06 - Pesquisa de Produtos
Atenção, se a empresa que estiver concluindo a venda for a oficial da promoção, pressione a tecla ESC em seguida clique na opção que automaticamente sua tela de vendas será direcionada para o passo a seguir.
Mas se a empresa que estiver concluindo a venda for um convênio particular, pressione a tecla ESC em seguida clique na opção por último na opção para ser direcionado a próxima tela.
Figura 07 - Finalização da Venda
Informe o número do cartão ou CPF e pressione Enter e clique em .
Figura 08 - Dados do Cliente
Verifique os descontos oferecidos nos produtos e clique em para prosseguir.
Figura 09 - Programa de Descontos
Na sequência pressione ESC para finalizar a venda, selecione a opção .
Figura 10 - Finalização da Venda
Confirme a forma de pagamento e digite o valor no tipo de pagamento desejado e clique em para finalizar o processo de venda.
Figura 11 - Condição de Pagamento
Após a conclusão será impresso o comprovante fiscal com o comprovante não fiscal (cupom vinculado da promoção) com mensagem de rede referente a Promoção Farmarcas.
É importante lembrar que a mensagem da promoção estará sujeito a mudanças.
Figura 12 - Cupom Fiscal
Na tela de retaguarda do Linx Big Farma acesse o menu Operacional > Consulta e Cancelamentos, ou pelo botão na barra de menu rápido.
Selecione a operação Vendas à vista ou a Prazo e realize a busca da venda pela Data/Hora ou NºLanc/Doc.
Em seguida clique em para realizar o cancelamento total da venda.
Não é possível fazer cancelamento parcial () em vendas feitas na promoção.
Figura 13 - Consultas e Cancelamentos - Número de Lançamento
Clique em .
Figura 14 - Confirmação de Cancelamento
Descreva o motivo do cancelamento.
Figura 15 - Motivo do Cancelamento
Confirme para saída do valor em caixa.
Figura 16 - Confirmação de Saída do Caixa
Confirme para concluir o cancelamento.
Figura 17 - Confirmação de Cancelamento
- Sem rótulos