Descrição
Como configurar os cartões para conciliação, no módulo retaguarda?
Solução
Para realizar a configuração da conciliação de cartões no Degust retaguarda, realize os passos a seguir:
Observação: A conciliação de cartões no Degust One Retaguarda ocorre via integração com a Equals Lite. Equals Lite é uma ferramenta de conciliação financeira em nuvem integrada aos sistemas Linx para conciliação dos principais meios de pagamento e para atualização automática do contas a receber, visando auxiliar o franqueado no controle de suas receitas, podendo identificar inconsistências como: taxas e depósitos realizados incorretamente pela administradora de cartão e parceiros de delivery.
- É possível utilizar a conciliação de cartões de 2 maneiras no Degust;
- Via auditoria de venda onde exibe detalhadamente a auditoria venda a venda. O sistema realiza a conciliação automática de registros de pagamento integrados 'Ex: TEF, QRLinx, Ifood' e a loja pode realizar a conciliação manual dos registros de pagamento não integrados 'POS'. No caso da conciliação automática, o sistema ainda indica divergência de valores e taxas, comparando os valores da administradora com os do sistema. A função tem o objetivo de auditoria, auxiliando a loja a encontrar possíveis divergências, mas não afetando os valores de receitas e controle de reembolso da Retaguarda;
- Via Controle de reembolso de administradora, opcionalmente a loja pode trabalhar com os valores do conciliador no controle de reembolso da administradora. Neste caso, serão desconsiderados os registros e taxas calculados pelo Degust através das vendas e serão utilizados os registros e valores integrados do Equals no controle de reembolso. Esse fluxo ocorre somente para as receitas configuradas como Equals, para outros tipos de receitas 'ex: Dinheiro', os valores continuam sendo alimentados pelo Degust no controle de reembolso;
- Para configurar a auditoria venda a venda no Degust one, será necessário configurar cada receita, sendo necessário acessar com perfil de 'Franqueado' ou 'loja', o menu Cadastro > Financeiro > Configuração de receitas. Nas receitas em que existe integração com a Equals, devemos habilitar a flag 'Receita Integração Equals'. Para as receitas que não possuem integração com a Equals, exemplo, Dinheiro, PIX não integrado, essa configuração não deve ser habilitada, desta maneira elas não aparecerão na auditoria, conforme imagem:
Observação: A flag não será disponibilizada para a receita 'Dinheiro', já que é recebida à vista na loja, sem qualquer intermédio de administradoras de cartões. Caso queira utilizar o controle de reembolso, será necessário realizar mais configurações, como pode ser visto no item 'Controle de reembolso de administradora'. Com as receitas configuradas, será possível realizar a conciliação dos cartões. Para acessar a tela de conciliação, devemos acessar o menu e ir em Financeiro > Conciliação de cartões. Na tela de conciliação será possível 'Consultar' os meses conciliados ou criar um 'Novo cadastro' de conciliação, conforme imagem:
Ao realizar um novo cadastro, serão exibidas as vendas presentes no Degust e no conciliador, conforme imagem:
Observação: As 'VENDAS DEGUST' traz as vendas contabilizadas no sistema Degust PDV configuradas como integração Equals, realizando o filtro pela data caixa das vendas e as 'VENDAS CONCILIADOR' traz, através do conciliador Equals, as vendas contabilizadas nas máquinas de cartão, realizando o filtro pela data de venda.Existem alguns filtros que nos auxiliam na realização das conciliações, como os aplicados ao clicar nos quadros: 'TOTAL GERAL', 'CONCILIADOS' e 'NÃO CONCILIADOS'. O 'TOTAL GERAL': Atualizará as tabelas com todas as transações, conciliadas ou não. 'CONCILIADOS': Trará todas as transações conciliadas, manual ou automaticamente. 'NÃO CONCILIADOS': Trará todas as conciliações não realizadas, seja por não encontrar uma correspondente ou por ter divergência de taxa, conforme imagem:
Nos quadros são apresentados também os totalizadores de registros para cada situação, conforme imagem:
Quando uma conciliação não for realizada automaticamente, seguindo as regras, será necessário realizar a conciliação manualmente. Dessa forma, será necessário selecionar no primeiro painel o valor no Degust e no segundo o valor no conciliador, então clicar em 'Conciliar registros', conforme imagem:
O registro será alterado para conciliado 'M', que significa 'conciliado manualmente', conforme imagem:
Para desconciliar qualquer registro, basta clicar em 'Desconciliar' na coluna de 'Ações' em qualquer um dos painéis, conforme imagem:
No caso da transação não conciliada por divergência, que ocorre quando a taxa está cadastrada incorretamente e as informações batem com exceção do valor líquido, é necessário realizar a correção da mesma através do menu Cadastro > Financeiro > Configuração de receita, ou também é possível confirmar a conciliação no botão 'Confirmar transação', pois muitas vezes a diferença pode ser algum arredondamento da administradora, conforme imagem:
Opcionalmente a loja pode trabalhar com os valores do conciliador no controle de reembolso da administradora. Neste caso, serão desconsiderados os registros e taxas calculados pelo Degust através das vendas e serão utilizados os registros e valores integrados do Equals no controle de reembolso. Esse fluxo ocorre somente para as receitas configuradas como Equals; para outros tipos de receitas, como 'Dinheiro', os valores continuam sendo alimentados pelo Degust no controle de reembolso;
- O primeiro passo para utilizar o reembolso por meio da integração Equals é solicitar que a franqueadora habilite no cadastro de loja a flag para utilização da integração Cadastro > Loja > Loja;
Observação: Ao habilitar essa configuração, todas as receitas que estiverem configuradas como 'Receita de integração Equals' terão seus valores integrados via Equals e não serão mais geradas de acordo com os valores de vendas do Degust; - Com a configuração realizada no cadastro de loja, devemos configurar cada uma das receitas que será integrada com a Equals Cadastro > Financeiro > Configuração de receita. Será necessário habilitar a flag 'Receita integração Equals' e preencher os campos 'Administradora/Adquirente Equals' e 'Produto Equals'. Esses campos servem para importar a receita de configuração equivalente na Equals, conforme imagem:
- Para integrar com o ifood, vá em 'Receita', o usuário deve selecionar no campo 'Administradora/Adquirente' a opção '294 - Ifood' e no campo 'Produto Equals' selecionar os produtos Ifood correspondentes à receita ou 'todos' para uma receita única Ifood, conforme imagem:
- Para que o Degust realize a busca por meio da integração, devemos acessar o 'Controle de Reembolso de Administradora'. Selecionar o 'Período' de busca. Marcar a flag 'Atualizar registros com a Equals'. Clique em consultar o 'Período de' selecionado também altera a forma como é realizada a busca no Equals, conforme imagem:
- Os valores importados por meio da integração serão os presentes na Equals: 'taxa', 'valor líquido', 'valor bruto'. Será exibida uma coluna na grid informando se é registro Equals ou não. Para que o controle seja feito da forma correta, devemos utilizar ou somente pela Equals, ou somente pelo Degust;
- Teremos também o botão 'Verificar Receitas Integradas', que server para auxiliar no controle, conforme imagem:
- Este botão exibirá as receitas cadastradas e se estão integradas ou não. Essa informação auxiliará na realização da configuração correta, pois, quando estiver com o status 'Não integrado', significa que aquele produto da Equals possui transações para a sua loja, mas não possui uma configuração correspondente na configuração de receitas do Degust, conforme imagem:
- Para a visualização do calendário clique no símbolo do calendário, conforme imagem:
- Este botão exibirá os totalizadores dos registros, conforme imagem:
- No registro diário de cada receita, também será possível visualizar informações como lote, ajustes e antecipação, conforme imagem:
- Após os procedimentos efetuados, estará apto a gerenciar a conciliação dos cartões no sistema retaguarda.