Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Introdução

Este manual irá te orientar sobre como realizar a instalação do módulo “EMSys Contábil” em sua máquina, que pode ser realizada de duas formas.

O “EMSys Contábil” é um módulo a parte dos demais. Existem duas formas de instalação, sendo elas: servidor e estação. As estações, obrigatoriamente necessitam conectar a algum servidor, pois é este servidor quem gerencia o acesso à base de dados. Há clientes que possuem várias redes em sua empresa. Com isso, é necessário no mínimo, um servidor em cada uma delas.

Lembrando que, mesmo que reste dúvidas após seguir todo o conteúdo que está por vir, contate nosso suporte para que possamos auxiliar da melhor maneira possível. Os meios de contato da equipe estarão presentes na última página deste manual.

1ª FORMA- Instalação do Servidor

Para instalar o servidor contábil, copie as pastas “Versão 4” e “VisiBroker” de uma máquina que já possui o módulo contábil instalado para o Disco Local (C:) da máquina que receberá a instalação.

Após a cópia dessas pastas, abra a pasta “Versão 4” e execute o arquivo jre1-2-2, para instalar o Java.

Ao fim da instalação do Java, execute os drivers ODBC abaixo para que sejam devidamente instalados.

Agora, acesse a pasta “VisiBroker” e instale o arquivo Setup.

Importante

Agora, deverá atentar-se na configuração da porta do VisiBroker. A porta “14000”vem configurada automaticamente. Porém se existir outro servidor nesta rede já utilizando esta porta, uma nova deverá ser preenchida, alterando o seu valor.


Configuração dos Parâmetros

Para iniciar a configuração de parâmetros como IP, Porta etc., localize o arquivo “osagent” através do seguinte caminho: Este Computador > Disco Local (C:) > Inprise > vbroker > bin.

Após localizá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre ele para criar um atalho em sua área de trabalho.

Após isso, vá até sua área de trabalho e renomeie o arquivo para “1-osagent”, como visto abaixo. Depois, execute-o!

Agora, vá até a barra de tarefas do Windows e procure por seu ícone funcionando. Quando encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse uma vez sobre ele e acesse a opção “Properties”.

Importante

Abrirá a janela abaixo.

Anote o IP e a Porta em um bloco de notas, pois será de extrema importância para o prosseguimento da instalação. Neste exemplo: Porta: 14302 / IP: 192.168.0.50

Retorne para a pasta “Versão 4” e procure pelo arquivo com nome de RezendeConfigurator. Ao encontrá-lo, execute-o.

Importante

Irá solicitar uma senha para acesso. A senha é: astalavistamuchacho

Digite a senha e clique em Login, ou tecle Enter em seu teclado.

Na aba “WSManager”, preencha os campos IP e Porta, com as mesmas informações anotadas anteriormente em um bloco de notas.

Na aba “WSServer”, dê um nome ao servidor que será iniciado logo mais.

E por último, a aba “Aliases”,deverá ser configurada apenas se a base de dados for LOCAL, uma vez que em bases hospedadas pela própria Linx, a conexão é realizada através de licença de acesso. Esta última que deve ser solicitada à equipe de Suporte Contábil da Linx.

Portanto, APENAS se houver a necessidade de configurá-la, preencha os campos:

. Nome;

. Endereço;

. Usuário;

. Banco; e

. Senha.

Com os campos já preenchidos, clique no botão “Testar Conexão”.

Com a conexão testada com sucesso, agora basta incluir o banco clicando no símbolo “+”.

Aviso Importante

Caso a base seja mesmo local, é de total responsabilidade do cliente conter sempre salvos os dados de conexão corretos do banco, isto é: seu nome, endereço, usuário e principalmente, a senha.

Por último, clique no botão “Gravar” para que sejam salvos todos os parâmetros configurados.


Variáveis de Ambiente

Neste passo, é preciso configurar as Variáveis de Ambiente do WINDOWS. Para isso, vá até as propriedades do computador, clicando com o botão direito do mouse em “Este Computador”, como visto abaixo.

Em seguida, clique em Configurações Avançadas do Sistema.

O WINDOWS abrirá uma nova tela, então clique em “Variáveis de Ambiente”.

Irá abrir a janela abaixo. Clique em “Novo”, tanto em cima quanto embaixo, para ser adicionada uma nova variável de ambiente.

Agora, os campos deverão ser preenchidos exatamente da seguinte forma:

. Nome da Variável: OSAGENT_PORT

. Valor da Variável: a porta que foi configurada no VisiBroker.

Preenchido, clique em “Ok”.


Atalhos - Área de Trabalho

Agora, retroceda à pasta “Versão 4” e localize o arquivo RezendeWSManager. Após localizá-lo, crie um atalho para ele em sua área de trabalho e renomeie o arquivo da área de trabalho para “2-RezendeWSManager”.

Agora, localize o arquivo “RezendeWSServer” e crie também um atalho para área de trabalho, renomeando o arquivo para “3-RezendeWSServer”.

E por último, crie um atalho na área de trabalho do arquivo “RezendeWSClient” e o renomeie para “4-RezendeWSClient”.

Ao final, os atalhos ficarão na seguinte sequência em sua área de trabalho:

Importante

Agora, execute os atalhos criados na área de trabalho na devida ordem (de 1 à 4). Quando executar o segundo arquivo (2-RezendeWSManager) será solicitada a chave de licença para utilização. 


Chave de Licença

Para este passo, o cliente precisará entrar em contato com a Equipe de Suporte do Módulo Contábil. Ao executar o arquivo 2, irá abrir a tela abaixo. Copie o “ID” mostrado e o encaminhe para a Equipe de Suporte, pois assim que possível, irá ser encaminhada uma Chave de Licença para o cliente para que o uso do sistema possa ser habilitado. Então, basta colocar esta chave gerada pela Equipe de Suporte no devido campo.

Está feito!

Está feito! Ao inserir a chave, clique em “Obter licença” e volte a executar os ícones na sequência até chegar no módulo EMSys Contábil.

Importante

Quando finalmente chegar à execução do EMSys Contábil, insira a mesma chave de licença gerada para o arquivo 2 da área de trabalho e então basta iniciar o contábil novamente.
2ª FORMA - Instalação de Estação

Para instalar a estação contábil, a pasta “Versão 4” deverá ser copiada para o Disco Local (C:) da máquina que receberá a instalação.

Após a pasta já copiada, acesse-a e localize o arquivo Java. Após localizá-lo, execute-o para que seja realizada a instalação dele.

Após isso, execute os drivers ODBC abaixo para que sejam devidamente instalados.

Finalizado este processo, o IP e a Porta da MÁQUINA EM QUE ESTÁ INSTALADO O SERVIDOR deverão já estar configurados através do RezendeConfigurator.

Então, configure na MÁQUINA ATUAL, o IP e a Porta obtidos no servidor. A senha de acesso do RezendeConfigurator é: rezclient

Como as demais abas não deverão ser preenchidas, clique em Gravar para aplicar a configuração.


Variáveis de Ambiente

Na instalação da estação, também será necessário configurar as Variáveis de Ambiente do WINDOWS. Para isso, vá até as propriedades do computador, clicando com o botão direito do mouse em “Este Computador”, como visto abaixo.

Em seguida, clique em Configurações Avançadas do Sistema.

O WINDOWS abrirá uma nova tela, então clique em “Variáveis de Ambiente”.

Irá abrir a janela abaixo. Clique em “Novo”, tanto em cima quanto embaixo, para ser adicionada uma nova variável de ambiente.

Agora, os campos deverão ser preenchidos exatamente da seguinte forma:

. Nome da Variável: OSAGENT_PORT

. Valor da Variável: a porta que foi configurada no VisiBroker.

Preenchido, clique em “Ok”.


Atalho - RezendeWSClient

Por fim, localize dentro da pasta “Versão 4”, o arquivo RezendeWSClient.

Crie um atalho para ele na área de trabalho e o renomeie para “4-RezendeWSClient”.

Ao executá-lo já na área de trabalho, será solicitada a chave da licença para utilização. O cliente precisará entrar em contato com a Equipe de Suporte do Módulo Contábil para gerar a chave e em seguida colocar a mesma no campo “Chave”.

Está Feito!

Está feito! Ao inserir a chave, clique em “Obter licença” e execute novamente o arquivo “4-RezendeWSClient”.
  • Sem rótulos