DESCRIÇÃO

Nesta tela, deve ser informado qual o benefício que a campanha vai disponibilizar nas vendas.

DESCONTO

Benefício que pode ser utilizado tanto nas vendas, como nos itens, quando selecionado devemos escolher se o desconto será na venda ou no item, temos a seguintes opções:



Tipo de arredondamento:

  • Manter valor: Quando escolhido, não é realizado nenhum arredondamento.
  • Para maior: Quando escolhido, o desconto é arredondado para o valor maior, caso o desconto seja de 15,82 ele vai ser arredondado para 15,90.
  • Para menor: Quando escolhido, o desconto é arredondado para o valor menor, caso o desconto seja de 15,82 ele vai ser arredondado para 15,80.
  • Matemático: Quando escolhido o desconto é arredondado para o valor matemático, ou seja, caso o desconto seja de R$15,54 ele será de R$12,55.
  • Utilizar o preço de custo do produto para calcular o desconto: Esse parâmetro para ser utilizado deve ter o preço de custo do ERP integrado ao Reshop, ao ativar ele vai verificar o preço atual do produto e qual o preço de custo. Exemplo: Produto custa R$ 50,00, o preço de custo é R$ 10,00, o sistema vai dar um desconto de R$ 40,00, para que o produto seja vendido, pelo preço de custo.








Desconto na venda

Quando clicamos no botão de novo e selecionamos a opção de desconto na venda, temos os seguintes parâmetros em tipo de desconto:

  • Valor de desconto: Neste campo deve ser informado o valor de desconto na venda. Exemplo R$10,00.
  • Percentual de desconto: Neste campo deve ser informado qual o percentual de desconto na venda. Exemplo: 15% de desconto.
  • Utilizar preço médio dos itens para desconto: Na utilização desse parâmetro, o sistema vai calcular o desconto baseado no valor do ticket médio da venda, que é o valor total dos produtos, dividido pela quantidade de produtos.




Desconto no item

Quando clicamos no botão de novo e selecionamos a opção de desconto no item, temos os seguintes parâmetros em tipo de desconto:

  • Valor de desconto: Neste campo deve ser informado o valor de desconto nos itens. Exemplo: R$10,00.
  • Percentual de desconto: Neste campo deve ser informado qual o percentual de desconto nos itens. Exemplo: 15% de desconto.
  • Valor final: Neste campo deve ser informado qual o valor final do item.
  • Quantidade: Nesse campo deve ser informada a quantidade de itens que serão brindes. Exemplo: Campanha de Leve 4, pague 3, ao informar a quantidade, um item será o brinde.
  • Acumular benefício a cada atingimento das regras: Quando esse parâmetro é selecionado, o (tirei o quando) cliente atinge mais de uma vez a regra determinada pela campanha, ele vai acumular o benefício. Exemplo: Campanha de leve 4 pague 3, se o cliente levar 8 produtos, ele vai pagar apenas 6, dois são brindes.
  • Quantidade limite do acúmulo: Esse campo é ativado ao marcar o parâmetro de acumular benefício a cada atingimento das regras, utilizado quando quero limitar a quantidade de vezes que o cliente pode acumular o benefício. Exemplo: Caso o campo esteja preenchido com dois, em uma campanha de leve 4 pague 3, caso o cliente compre 12 produtos, ele vai levar apenas dois produtos como brinde e não três, devido ao limite de acúmulo ser de duas vezes.


PRODUTO



Benefício que pode ser utilizado quando o desconto a ser aplicado é em um item que não esteja nas regras de ativação da campanha. Exemplo: Uma campanha onde na compra de uma camisa, caso o cliente leve um boné, ele tem 10% de desconto no boné.

São disponibilizados, três tipos de benefício para esse benefício:




  • Preço final: Quando utilizada essa opção, deve informar qual o preço final do item ao ativar a campanha.
  • Percentual: Quando utilizada essa opção, deve informar qual o percentual de desconto será aplicado no produto na ativação da campanha.
  • Quantidade: Quando utilizada essa opção, deve informar a quantidade de itens que serão brindes. Exemplo: Campanha de Leve 4, pague 3, ao informar a quantidade, um item será o brinde.

Para inserir quais os produtos vão receber o benefício, são disponibilizadas as seguintes regras:

  • Código do produto: Essa opção permite informar o código do produto, no caso de mais de um produto, eles devem ser adicionados um a um.
  • Código de SKU: Essa opção permite informar o SKU ou EAN do produto, no caso de mais de um produto, eles devem ser adicionados um a um.
  • Código NCM: Essa opção permite informar o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), no caso de mais de um NCM, eles devem ser adicionados um a um.
  • Código de Referência: Essa opção permite informar o código de referência do cadastro do produto, no caso de mais de um código de referência, eles devem ser adicionados um a um.
  • Categoria: Essa opção permite informar quais categorias serão utilizadas para ativar a campanha, essas categorias são cadastradas no ERP e integradas com o Reshop, (Coleção, Grupo, Subgrupo, Linha, Tipo). Ex. Quero a coleção Outono/2023, porém o GRUPO: Camisas.
  • Agrupamento: Essa opção permite inserir os agrupamentos de produtos, criados através do menu de Campanhas > Gestão > Agrupamentos.

 Além das regras, temos mais alguns parâmetros opcionais, que podem ser selecionados conforme a necessidade no momento da criação da campanha.



  • Item promocional: Essa opção pode ser ativada quando o item que vai receber o benefício é um item que não faz parte dos produtos comercializados pela loja. Exemplo: Na compra de uma camisa, ganhe de brinde um copo personalizado, nesse caso o produto que vai receber o benefício é o copo e ele não é comercializado pela loja, e sim está sendo entregue ao cliente, como brinde, devido a uma parceria comercial da loja, com outra empresa.
  • Benefício cumulativo: Ao ativar esse parâmetro, toda vez que for atingindo a regra do tipo produto o benefício será cumulativo. Exemplo: Em uma promoção, onde na compra de uma camisa ganhe um par de meias, caso o cliente compre duas camisas, ele ganha dois pares de meia.
  • Quantidade limite de acúmulo: Esse campo é ativado ao marcar o parâmetro de acumular benefício a cada atingimento das regras, utilizado quando quero limitar a quantidade de vezes que o cliente pode acumular o benefício. Exemplo: Caso o campo esteja preenchido com dois, em uma campanha de leve 4 pague 3, caso o cliente compre 12 produtos, ele vai levar apenas dois produtos como brinde e não três, devido ao limite de acúmulo ser de duas vezes.
  • Descrição promocional: Campo utilizado para preencher a descrição promocional a ser apresentada no PDV.


PROGRESSIVO




Benefício que pode ser utilizado para criar uma escala de desconto progressivo nos produtos que participam da campanha.

São disponibilizadas as seguintes opções para parametrização:

 




  • Desconto em R$: Neste campo podemos informar o desconto em valor.
  • Desconto em %: Neste campo podemos informar o desconto em percentual.
  • Preço final em R$: Neste campo podemos informar o preço final dos itens.
  • Valor mínimo: Neste campo informar o valor mínimo que os itens devem atingir para ativação da campanha.
  • Quantidade: Neste campo informar a quantidade mínima que os itens devem atingir para ativação da campanha.
CLIENTE



Este benefício pode ser utilizado para ativar descontos através da idade do cliente.

  • Tipo de atributo: Esse campo apresenta apenas a opção de idade.
  • Paridade: Neste campo configuramos a paridade, que serve para determinar o percentual de desconto a ser ativado pelo cliente, pela idade.
  • Limite de desconto (%): Campo utilizado para limitar o percentual de desconto máximo a ser recebido pelo cliente.




CÓDIGO PROMOCIONAL




Esse benefício pode ser utilizado para que os clientes recebam códigos promocionais para utilizarem em compras futuras.

 




Ao clicar em novo, o sistema permite informar manualmente o nome do código promocional.

  • Quantidade: Neste campo, deve ser informada a quantidade de códigos desejados para serem gerados, caso o código não tenha sido gerado de forma manual pelo cliente e apenas o campo de quantidade seja preenchido, após salvar a campanha o Reshop, vai gerar os códigos de acordo com a quantidade com nomes aleatórios.
  • Importar arquivo: Neste campo seleciono o arquivo em txt, com os códigos promocionais que desejo importar para dentro do benefício da campanha.

 


REGRAS DE BENEFÍCIOS


Após selecionar qualquer um dos benefícios, existem algumas regras que podem ser utilizadas:

  • O benefício limita-se apenas sobre os produtos da regra: Quando ativada essa regra, apenas os produtos informados na tela da regra, recebem o benefício da campanha. Exemplo: Campanha de desconto de 10% em bonés, apenas os bonés que participam da campanha, recebem o desconto na venda, qualquer outro produto, que não participe da campanha, mas esteja na venda, não recebe o desconto de 10%.
  • Benefício apenas para vendas sem desconto: Quando ativada essa regra, a campanha não será ativada, caso houver descontos no valor da venda, através de outras campanhas e descontos manuais.
  • Benefício somente em itens que não estão em promoção: Quando ativada essa regra, a campanha não concederá descontos em itens que já receberam descontos de outras promoções ou descontos manuais.
  • Utilizar o preço bruto do produto para calcular os descontos: Quando ativada essa regra, a campanha será ativada sobre o preço bruto dos produtos, mesmo que eles já tenham recebido desconto de outras campanhas ou descontos manuais. Exemplo: Na venda um dos produtos que custa R$59,90, recebe um desconto de R$10,00 manualmente, a campanha será ativada no produto, mas o desconto será calculado sobre o valor de R$59,90 e não de R$49,90.
  • Utilizar o preço original do produto para calcular os descontos: Quando ativada essa regra a campanha será ativada sobre a tabela de preço original do produto, essa tabela é integrada do ERP Linx para o Reshop, outras automações Linx, ainda não possui essa opção.


CASHBACK

No módulo de campanhas, existe a opção de benefícios de cashback, para que o cliente possa resgatar em compras futuras. Quando o cliente recebe um cashback da campanha, caso ela seja uma campanha não opcional, a campanha será ativada e esse valor será inserido como um desconto na venda.

Caso a campanha seja opcional, tanto para que o cashback seja gerado, quanto para ser utilizado, a campanha deve ser selecionada de forma manual no PDV.

Na campanha com benefício de cashback, as telas de Dados Gerais e Regras devem ser preenchidas, conforme a regra de negócio de cada campanha, na tela de benefícios devemos selecionar a opção de cashback.

E os seguintes parâmetros, são apresentados:








  • Data inicial e data final: Nesses dois campos, deve ser informado o período para resgate do benefício de cashback.
  • Exemplo: Uma campanha com benefício de cashback onde a data inicial e final do benefício seja 02/07 a 12/09, o cliente poderá resgatar o seu cashback dentro desse período.
  • Tipo do cashback: Pode ser selecionado entre, valor em reais (R$) e valor em porcentagem (%)
  • Valor do cashback: Informar o valor que será concedido de cashback, esse valor será em reais (R$) ou em porcentagem (%), conforme a escolha do campo de tipo de cashback.
  • Limite de uso (em dias): Opção utilizada, para informar quantos dias o cliente tem disponível para utilizar o cashback, Exemplo: Cliente realizou a compra no dia 12/07, e esse campo está configurado com 30 dias, nesse caso cliente tem até o dia 13/08, para utilização do cashback.
  • Valor mínimo para resgate: Nesse campo é possível, definir um valor mínimo de cashback para ser resgatado. Exemplo: O campo está preenchido com o valor de R$ 10,00 reais, nesse caso o cliente só consegue resgatar cashback no valor de R$ 10,00 reais ou acima.
  • Aplicar benefício cashback em: Nesse campo, temos a opção de selecionar se o benefício do cashback será aplicado na venda ou no item.
  • Acumular benefício a cada atingimento da regra: Campo habilitado, somente quando na opção de aplicar benefício cashback, tenha selecionado item, quando esse campo seja marcado como sim, e na regra de produtos exista uma quantidade mínima de itens que devem ser comprados pelo cliente para ativar a campanha de cashback, ele vai acumular o benefício. Exemplo: Se o cliente necessita de comprar no mínimo dois produtos, no caso dele comprar quatro produtos, o benefício será acumulado para todos os quatro produtos ou somente para dois itens.
  • Dias para iniciar o resgate: Nesse campo pode ser informado, a quantidade de dias após o cliente receber o cashback, ele pode resgatado. Exemplo: Cliente recebeu o cashback no dia 01/07, caso o campo esteja configurado com o valor 1, o cliente só consegue resgatar no dia seguinte, ou seja, dia 02/07.
  • Limite de resgate (% da venda): Nesse campo, pode ser informado um valor em percentual que o cliente pode resgatar, baseado no valor da compra onde o cashback está sendo resgatado.
  • Quantidade limite de acúmulo: Esse campo só fica visível, no caso de ser selecionado item na opção de “Aplicar benefício cashback em”, quando informo um valor nesse campo, ele vai utilizar para saber, quantas vezes o cliente pode acumular o benefício de cashback no item. Exemplo: Informei que a quantidade limite de acúmulo é 2, se a campanha ativa com a quantidade mínima de itens com dois itens, caso o cliente compre quatro itens vai acumular uma vez, se ele comprar seis itens, acumula o benefício duas vezes, mas se ele comprar oito itens, o benefício só acumula nos seis primeiros.
  • Utilizar preço médio dos itens: Esse campo só fica visível, no caso de ser selecionado venda na opção de “Aplicar benefício cashback em”, caso esteja configurado como sim, o sistema vai calcular o preço médio dos produtos na venda, para aplicar o benefício.


















  • O benefício pode ser resgatado acumuladamente: Opção que pode ser utilizada, caso for permitido o cliente realizar o resgate de cashback de forma acumulada. Exemplo: Cliente realizou duas compras no mesmo dia em horários diferentes e ganhou dois cashbacks, foi definido que o cashback só pode ser utilizado a partir do dia seguinte, nesse caso quando ele retornar para uma futura compra, ele pode utilizar o cashback acumulado.
  • Utilizar os valores da ativação para os cálculos percentuais: Quando utilizado o cashback como percentual, essa opção deve ser configurada, quando ativada indica que o valor do percentual definido, será calculado sobre o valor da primeira compra, quando desmarcada o percentual do cashback será calculado sobre o valor da segunda compra. Exemplo: Com a opção ativada, caso o cliente realize uma compra de R$ 100,00 reais, e o percentual de cashback seja de 10%, o cliente vai receber um cashback de R$ 10,00 reais, para ser utilizado na compra futura.

Com a opção desmarcada, caso o cliente realize uma compra de R$ 100,00 reais, a campanha será ativada concedendo o cashback ao cliente, quando o cliente retornar e realizar uma segunda compra no valor de R$ 200,00 por exemplo, ele vai receber R$ 20,00 reais de cashback.

Observação: Se atentar bem a utilização dessa opção, caso a campanha dispare SMS de confirmação de valor de cashback, caso ela esteja desmarcada o cliente, recebe um SMS com o valor de cashback zerado, devido ao cálculo ser realizado na segunda compra, nesse caso pode ser configurada uma mensagem no módulo do Boomerang, que não apresente o valor e sim apenas informe que o cliente recebeu um cashback de 10%, que será ativado sobre o valor da segunda compra.

  • O benefício só pode ser utilizado na loja de origem: Opção utilizada, quando o cashback só pode ser resgatado na mesma loja onde foi gerado.
  • O benefício só pode ser utilizado em loja diferente da origem: Opção utilizada, quando o cashback só pode ser resgatado em uma loja diferente da loja onde foi gerado.
  • Não efetuar resgate em vendas com troca: Opção utilizada, quando o resgate não pode ser efetuado, caso exista uma troca na venda.
  • Não permite acumular benefício com resgate pendente: Se houver no histórico de fidelidade do cliente, um resgate incompleto, ou seja, pendente, não ocorrerá o acúmulo de benefício.
  • Expirar benefício na não utilização (próxima compra): Quando essa opção é utilizada, caso o cliente não realize o resgate na compra seguinte, o cashback será expirado, não podendo ser utilizado.
  • Habilita envio de SMS: Opção utilizada, quando a campanha de cashback deve enviar um SMS de confirmação de recebimento de cashback. Para que o SMS seja enviado, o módulo do Boomerang deve ser configurado com a regra de “Campanha – Confirmação de Crédito de Cashback”.
  • Liberar geração de novo crédito quando houver resgate: Opção utilizada, quando o cliente ao resgatar o cashback, pode ganhar um novo cashback, baseado no valor líquido da segunda compra, caso essa opção esteja desmarcada, ao resgatar o cliente não ganha um novo crédito, esse crédito só será gerado nas compras que não houver resgate.





  • Lojas em que se pode resgatar o cashback gerado: Opção utilizada, para selecionar em quais as lojas o cliente pode resgatar o cashback, temos a opção de:
    Todas as lojas: O cliente pode resgatar em todas as lojas, desde que o parâmetro de “O benefício só pode ser utilizado na loja de origem”, esteja habilitado.
  • Determinadas lojas: Podem ser selecionadas, quais lojas devem participar, essa seleção é manual.
  • Grupo de lojas: Posso escolher um agrupamento de lojas, esse agrupamento é criado em Gestão > Campanhas > Agrupamentos.


  • Sem rótulos