Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Inventário contábil basicamente é uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na loja ou depósitos pertencentes a ela.
Esta funcionalidade serve para cumprir uma obrigação acessória imposta pelas Receitas Estaduais: a de se entregar o Livro de Registro de Inventário. Geralmente havendo obrigatoriedade em fevereiro de cada ano, podendo variar conforme cada Estado.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
O principal objetivo do Inventário Contábil é contabilizar o valor do estoque em uma determinada data, geralmente é solicitado pela contabilidade da loja. Neste manual, você aprenderá a utilizar este relatório no SetaERP
Como configurar as permissões de acesso
Acesso o retaguarda > configurações > permissões de acesso
Acessar: Acesso a tela de Inventário físico, abertura de novo inventário, consulta e etc.
Modificar: Permite o estorno dos inventários de estoque concluídos.
Excluir: Permite a exclusão de um local inventariado ou de um local de coleta.
Inventário contábil: Permite o acesso à tela de Inventário contábil.
Como funciona o Inventário Contábil
- Para gerar o inventário, acesse o Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Inventário contábil.
2. Abrirá a tela Inventário Contábil.
3. Nesta tela estão disponíveis os seguintes filtros:
- Data base: Até que data é para levar o estoque para o arquivo, no exemplo acima utilizei o dia 31/12/2019, ou seja, é para levar tudo o que tem em estoque até o dia 31/12/2019.
- Empresa: Qual empresa vai ser gerado o arquivo.
- Custo baseado:
- Na última compra: Vai olhar para o custo de aquisição da última nota de compra que constar no sistema, sendo que só vai levar para o inventário os produtos que constar documento fiscal.
- No custo bruto do cadastro de produtos: vai olhar para o cadastro do produto e levará toda a movimentação que tiver o produto, sendo com documento fiscal ou não, como acerto de estoque, importação de produtos de outro sistema, perca sem nota. Essa opção é a que mais se aproxima do estoque real da loja.
- No custo médio das compras: Pega todas as notas que tiver no sistema para realizar a média, somente nota. Por custo médio o inventário só ficará correta se a empresa sempre utilizou o Seta ERP, caso contrato não fica de acordo os valores e quantidades.
- No custo de aquisição do cadastro de produtos: também vai levar toda a movimentação e levará o custo que foi adquirido o produto.
4. Também pode ser incluído no inventário também os produtos de uso e consumo, ativo imobilizado, produtos sem estoque e imprimir junto o termo de abertura/encerramento do inventário.
5. Após informar os filtros desejados, clique no botão Processar, onde abrirá uma nova tela. Na parte superior da tela temos as colunas código (refere-se ao código do produto no sistema), Marca, Descrição, Ncm, UN (Unidade que foi cadastrado no sistema), Unitário(este campo irá assumir um valor dependendo do filtro que foi definido pelo usuário na categoria Custo Baseado), Quantidade, Total.
O custo médio só é recomendado usar se a loja está usando o Seta desde o início da operação.
6. Nesta tela, será possível exportar para o Excel este inventário ou então realizar sua impressão.
7. A impressão será no seguinte padrão, com as mesmas colunas Código, Marca, Descrição, Unitário, Qtde, Total:
8. Veja como fica o Termo de Abertura:
Termo de Abertura:
9. Veja como fica o Registro de Inventário e Estoque
Produtos:
10. Veja como fica o Termo de Fechamento
Termo de Fechamento: