Sumário


Conceito

Com a integração do Fidelidade Marka com a retaguarda AutoSystem e o aplicativo Smart POS, será possível conceder descontos nas vendas por meio de um voucher gerado no App Marka, gerar cashback pelo CPF do cliente e fazer o resgate do saldo de cashback durante uma venda.


Configuração na Retaguarda

As configurações que deverão ser realizadas no AutoSystem para o Marka, podem ser acessadas nos links abaixo.

Para a utilização da integração do fidelidade Marka nas vendas com o Smart POS será necessário em Gerencial > Cadastros> Plano de Contas cadastrar uma conta no Ativo para movimentação. Esta conta deve ser do tipo Contas a receber.

No exemplo abaixo foi cadastrada uma conta com nome Marka Cashback:


Em Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação deverá ser cadastrado o motivo de movimentação com:

  • Conta debitar: MARKA CASHBACK a mesma criada anteriormente;
  • Conta creditar: CAIXAS PONTOS DE VENDA, conforme o exemplo abaixo;
  • Tipo movto: FORMA DE PAGAMENTO;
  • Tipo pag. NF-e/NFC-e / CF-e: "Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual".


E clicar em Salvar na sequência. 


Em Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Marka App marcar "Habilitar a Integração Marka App" preencher os dados de login conforme manuais apresentados acima e no quadro Cashback em Forma pagto cashback informar o motivo de movimentação criado acima "CASHBACK MARKA". Clicar em Salvar.




ATENÇÃO:

Ao marcar a opção Permitir somente o resgate máximo para a venda todo o saldo disponível em cashback será utilizado.


  • Somente produtos com código cadastrado no Marka acumulam cashback ou concedem descontos, por isso a necessidade de cadastrar com código, descrição e preço unitário (Ex: Código: "6277" > Descrição: "GASOLINA COMUM" > Preço unitário: "6,99");


  • Para que  o cashback Marka possa ser utilizado no Smart POS, é necessário ir em Gerencial > Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > SmartPOS TEF > Formas de pagamento e marcar "CASHBACK MARKA" (forma de pagamento criada um pouco mais acima)  e clicar em Salvar;



Funcionalidades no Aplicativo Smart POS


Após realizadas as configurações na retaguarda AutoSystem, será possível executar três funcionalidades principais no momento da venda no aplicativo Smart POS: Voucher de desconto, Acúmulo de cashback e Resgate de cashback com a integração do fidelidade Marka. 

Voucher de Desconto

No aplicativo Smart POS em Iniciar Novo Atendimento, após selecionar um produto para venda (que esteja configurado na retaguarda para aplicação do desconto com o Marka) deverá ser informada a placa do veículo e o token do voucher de desconto pressionando o botão Voucher



  • Após informada a placa e o token, pressionar o botão Adicionar Voucher para aplicar o desconto à venda; 
  • Na sequência será apresentada a mensagem de Voucher adicionado com sucesso.


O aplicativo Smart POS realizará a validação da placa informada no momento da aplicação do voucher. Quando a placa informada for diferente da placa de emissão do voucher, será apresentada a mensagem abaixo, informando que o token pertence a outro motorista. 


  • Para finalizar a venda com o voucher de desconto aplicado, basta selecionar qualquer uma das formas de pagamento disponíveis e pressionar o botão Efetuar Pagamento;
  • Na sequência será apresentado o voucher aplicado como Regra, o subtotal da venda, o desconto atribuído e o valor total após o desconto; 
  • Para proceder com o pagamento, pressionar o botão Confirmar.



Após realizar a transação de pagamento, será apresentada a tela informando que o pagamento foi realizado com sucesso. Nesta tela o desconto aplicado com o voucher também será destacado. 



O Voucher de desconto disponibilizado pelo Marka aplicará o desconto com uma porcentagem definida pelo Marka. No exemplo demonstrado acima, foi aplicado um voucher com desconto de 10% no item promocional da venda. 

Acumulo de Cashback

Ao realizar vendas de produtos específicos e configurados na retaguarda para pontuar com o Marka, será possível realizar o acúmulo de cashback no CPF do cliente. 

  • No Smart POS pressionar o botão Iniciar Novo Atendimento e selecionar os produtos desejados;
  • A seguir pressionar o botão Voucher e inserir apenas o CPF no campo Placa/CPF desta tela;
  • Após inserir o CPF pressionar o botão Adicionar Voucher.


A pontuação (valor de cashback) será apresentada apenas no app do Marka. Portanto, após pressionar o botão Adicionar Voucher não será retornada mensagem de pontuação no aplicativo Smart POS. 

Resgate com Cashback

Nessa modalidade será possível realizar o resgate do cashback acumulado anteriormente, podendo resgatar todo o saldo disponível ou apenas parte dele. 

  • No aplicativo Smart POS, pressionar Iniciar Novo Atendimento e selecionar os produtos ou abastecimentos escolhidos pelo cliente;
  • Na sequência pressionar o botão Voucher para inserir o voucher de resgate;
  • Para o resgate deve ser informado o CPF no campo Placa/CPF e token do voucher de resgate.



  • Após inserido o CPF e token pressionar o botão Adicionar Voucher;
  • Será apresentada a tela informando que o voucher foi adicionado com sucesso.



O aplicativo Smart POS também poderá realizar a leitura do token gerado pelo Marka, conforme as imagens abaixo:




  • A seguir a opção Outras deverá ser selecionada na tela de formas de pagamento;
  • Pressionar o botão Efetuar Pagamento;
  • E na sequência selecionar a forma de pagamento Cashback Marka cadastrada anteriormente.



  • Ao pressionar a forma de pagamento será aberta uma janela apresentando o saldo atual para resgate, conforme a primeira imagem;
  • Pode ser resgatado o saldo total ou parcial, conforme a segunda imagem;
  • Para isso, basta preencher o valor que deseja pagar com a forma de pagamento Cashback Marka e pressionar o botão Adicionar.



  • Em caso de resgates parciais, adicionar a forma de pagamento desejada para o restante do saldo e pressionar Efetuar Pagamento;
  • Na sequência é apresentada uma tela confirmando o pagamento parcial com a forma de pagamento Cashback Marka (segunda imagem);
  • Para prosseguir pressionar Continuar;
  • E a seguir confirmar o pagamento do saldo restante pressionando Continuar (terceira imagem). 



Após confirmada a transação de venda será apresentado em tela os valores pagos em cada forma de pagamento, o valor de cashback resgatado e o saldo de cashback restante.



Cancelamento de Venda com Voucher


Quando for cancelada uma venda com o voucher de desconto aplicado ou pagamento com cashback, o voucher utilizado na venda será inutilizado e não poderá ser utilizado novamente. O cliente deverá gerar um novo voucher no aplicativo Marka para utilização. 

  • Ao tentar utilizar o mesmo voucher após cancelar a venda, será retornada a mensagem abaixo na tela do aplicativo Smart POS, informando que o token já foi usado:


  • Para vendas com resgate de cashback, ao realizar o cancelamento o valor do cashback utilizado retornará ao saldo do Marka para novo resgate. 
  • Sem rótulos