Cadastro de Clientes e Fornecedores

Através desta rotina será possível realizar o cadastro no sistema de informações a respeito de clientes, fornecedores e transportadores.  O usuário poderá distribuir informações nas abas Básico, Comercial, Observação, Pessoa Física, Endereços, Faturamento/Financeiro e Campos Adicionais,  que facilitarão a identificação e gestão do cadastro em questão. 

Permissão de Usuário

  • Para acessar esta rotina é necessário que as permissões de usuário sejam definidas em  Administrativo > Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupos "Permissões Para Clientes", "Permissões Para Fornecedores" e "Permissões Para Transportadoras";


Nesta aba serão preenchidos os dados principais de identificação do cliente, os campos marcados com o ícone  indicam obrigatoriedade.


Preenchimento da aba "Básico"


Nota

Os campos que serão de preenchimento obrigatórios poderão ser definidos pelo usuário acessando: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Campos Obrigatórios". Para mais informações verifique o tópico Campos Obrigatórios deste manual.


Os campos disponíveis para preenchimento são:

  • Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Para que esta opção esteja disponível é necessário que o portal esteja configurado para este tipo de cadastro marcando o parâmetro "Habilita o cadastro de cliente internacional no portal" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros".  Durante um cadastro, ao marcar esta opção o campo "CNPJ/CPF" será bloqueado e o campo "Documento Estrangeiro" será exibido para que sejam inseridas informações sobre a documentação de identificação do cliente, porém sem obrigatoriedade. 

    Cliente internacional

    Além disso, ao marcar a opção "Cliente Internacional" o campo "Estado" será preenchido automaticamente com a sigla "EX" indicando que o cliente é do exterior  e será possível selecionar o país de origem. 


    Estado e País do cliente internacional


  • CNPJ/CPF: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente. 
  • Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador" ou "Cliente e Fornecedor". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
  • Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia". 
  • Nome Fantasia (PJ): este campo será exibido apenas para cadastro de pessoas jurídicas, nele será possível registrar o nome comercial do estabelecimento. 
  • Data de Nascimento: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. Se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado. Caso seja informada uma data que caracterize o cliente como menor de idade, o sistema exibirá um alerta.
  • Sexo: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado. É possível definir se ele será pré-carregado com alguma informação ou não, para tanto, basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" e no item "Tipo" optar por "Branco, Feminino ou Masculino". Além disso, se o cliente for pessoa jurídica esse campo não será apresentado.
  • Estado Civil: correspondente ao cliente que está sendo cadastrado, será possível optar entre "Casado, Solteiro, Divorciado, Viúvo ou Outros".
  • CEP: ao inserir um CEP válido, o sistema buscará automaticamente os dados correspondente a Endereço, Bairro, Cidade e Estado. Se o código digitado for inválido o sistema exibirá uma mensagem de alerta. Além disso, através do botão representado pelo ícone dos Correios () será possível pesquisar pelo endereço desejado. 


Alerta sobre CEP inválido


Pesquisa de endereços


  • Caixa Postal: código de endereço alternativo para correspondências.
  • Endereço / Número / Complemento de Número: nestes campos devem ser informados o nome da rua, o número da residência e se necessário um complemento para o número (ex.: casas geminadas, apartamentos, condomínios, blocos, etc.).
  • Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
  • Bairro: em que está localizado o endereço. Se o campo CEP informado for válido, este item será preenchido automaticamente. 
  • Cidade: este campo também será preenchido se o CEP informado estiver correto, no entanto, se o parâmetro "Bloqueia edição do campo cidade" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros" estiver marcado, não será possível alterá-lo. 


Bloqueio do campo cidade


Porém, se o CEP inserido for inválido, o sistema exibirá um alerta sobre a situação e o campo estará disponível para que seja informada a cidade, com a possibilidade de pesquisa do município através do recurso de lupa. 


Pesquisa de municípios


  • Estado: será preenchido automaticamente, na inserção do CEP. 
  • País: por padrão sempre será "Brasil", no entanto, se o cliente estiver marcado como "Internacional", o campo será aberto para seleção do país.
  • Residência Própria e Tempo de Resid. (em anos): indica se o cliente cadastrado possui residência própria e a quanto tempo. Caso o cadastro corresponda a pessoa jurídica estes campos não serão apresentados.
  • Tipo Registro Profissional: através deste campo será possível classificar o cliente/fornecedor pelo tipo de registro profissional, caso este campo seja informado o campo "Registro Profissional" deve ser preenchido.
  • Registro Profissional: deve ser preenchido com o número do registro profissional.
  • Fones: número de contato do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. Para tornar o preenchimento deste campo obrigatório é necessário habilitar o parâmetro "Obrigatório informar telefone e DDD válidos no cadastro de CRM" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros. Desta forma, se o telefone inserido não for válido ou o DDD não for informado, será exibida uma mensagem de alerta.


Mensagem de alerta

Com o parâmetro desabilitado, o sistema exibirá um alerta de que o número de telefone informado não é válido e solicitará a confirmação para continuar.


 

Mensagem de alerta


  • Fax: número de contato para transmissão de dados escritos e gráficos por via telefônica, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
  • Celular: número correspondente a telefonia móvel do cliente em questão, o campo atende o formato de 9 dígitos. As mesmas regras do campo "Fone" se enquadrarão neste campo.
  • E-mail: endereço de e-mail do cliente.  Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido corretamente.
  • Site www: endereço eletrônico do cliente.
  • Possui Inscrição Estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE, esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado. 
  • Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Além do número da inscrição, deve-se informar se o cliente é Contribuinte do ICMS ou não. Caso, ele não seja obrigado, deve-se marcar o item "ISENTO".

    Inscrição estadual


  • Inscrição Municipal (CMC): este campo identifica se a empresa (cliente pessoa jurídica) é contribuinte de ISS, permitindo que a mesma possa praticar legalmente sua função.
  • Op. Simples Municipal / Op. Simples Estadual / Op. Simples Federal: utilizados para identificar o regime de tributação da empresa (cliente pessoa jurídica) a nível municipal, estadual e federal.
  • Identidade/RG (PF) / Data de emissão / Órgão emissor/UF: para clientes "Pessoa Física" será possível informar os dados do documento de identidade, a data que foi emitido e o órgão que o expediu juntamente com o Estado. 
  • Cartão fidelidade: número do cartão de fidelidade que permite o controle da pontuação recebida pelo cliente para cada compra realizada nas lojas. Esta numeração é única e não poderá ser repetida para vários clientes.
  • Referência: este campo permite que sejam inseridas informações a nível diferenciação e pesquisa, por padrão ele permitirá até 20 caracteres. 
  • Classe e Subclasse: é possível determinar se o cliente pertence a uma classe e subclasse e definir um percentual de desconto nas vendas. Ao marcar a classe preferencial, o usuário indicará a classe que concederá desconto na venda ao cliente, apenas uma delas poderá ser marcada. 
  • Naturezas de Retenção: este campo indica a natureza de retenção (de PIS e COFINS) na fonte, objeto de escrituração no SPED - EFD Contribuições. O usuário poderá optar entre os itens: "Retenção por órgãos, Autarquias e Fundações Federais", "Retenção por Outras Entidades da Administração Pública Federal", "Retenção por Pessoas Jurídicas de Direito Privado", "Recolhimento por Sociedade Cooperativa", "Retenção por Fabricante de Máquinas e Veículos" e "Outras Retenções".  Se este campo não for configurado, ao emitir uma nota fiscal de saída para venda de serviços, o sistema solicitará que a Natureza de Retenção seja definida. Além disso, será possível replicar a opção escolhida para o cadastro do cliente marcando o item "Deseja salvar esta natureza de retenção como padrão para o Cliente/Fornecedor". Esta opção só estará visível caso o cadastro seja Cliente/Fornecedor e possua CNPJ.


Natureza de retenção no cadastro de cliente/fornecedor


Seleção de natureza de retenção na nota fiscal


  • Classe fiscal: permite que seja atribuída uma classe fiscal ao cliente para que seja utilizada nas operações de compra/venda e identifique a UF do contribuinte. 


Nota

  • Através do parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros", é possível definir na pesquisa de cliente/fornecedor quais informações serão exibidas a respeito da sua identificação. Esta parametrização impactará na seleção de cliente/fornecedor das rotinas de Emissão de Nota Fiscal, Cadastro e Alteração de Orçamento, Pedido de Compras e Entrada de Compras.


Opções do parâmetro

  • A parametrização para validação dos campos de telefone deve ser realizada por empresa.


Esta aba apresentará um conjunto de campos que agruparão informações comerciais sobre o cliente que está sendo cadastrado. 


Aba comercial


  • Faturamento liberado: define se será possível efetuar vendas a prazo (cheque ou crediário) para o cliente em questão. Por padrão, o sistema apresentará o cadastro configurado como "SIM", ao selecionar a opção contrária, é necessário selecionar um motivo de bloqueio. Além disso, caso o cliente esteja bloqueado, não será possível efetuar nenhuma venda para ele com condições a prazo.
  • Limite de crédito (Crediário): permite que seja estipulado um valor de limite para compras a prazo. No entanto, se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Nota Fiscal" os parâmetros "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo" e "Bloquear crédito p/ convênio" estiverem configurados como "SIM", independente do limite a venda será bloqueada. Além disso, é possível configurar um limite de crédito padrão para novos cadastros, basta entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para efetuar a parametrização.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para definir um limite de crédito padrão para novos clientes é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > CRM e inserir um valor no campo "Limite Pré-Definido para cadastro".


Para que o limite de crédito do cliente seja atualizado automaticamente é necessário parametrizar o sistema em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Análise de Crédito" marcando o item "Ativar Limite de Crédito Automático por Faturas Pagas". Ao habilitá-lo, o parâmetro "Dias de atraso para considerar nas faturas pagas" será exibido, no qual deve ser informado o número de dias que corresponde ao prazo para o pagamento da fatura para que ocorra a alteração automática do limite de crédito. Além disso, será exibido o campo "Configurações de limite de crédito" com as colunas "Total Valor Pago" e "Novo Limite de Crédito", que determina as faixas de valores das faturas pagas e seus respectivos limites de crédito, é possível adicionar ou apagar faixas, basta clicar no botão inserir ou excluir.



Atualizar limite de crédito automaticamente


Ao realizar o recebimento de fatura, o limite de crédito do cliente será atualizado considerando as parametrizações realizadas. Caso ocorra o estorno de uma fatura que possibilitou a alteração do crédito, o limite voltará ao valor anterior ao pagamento.


Nota

  • Para que o limite de crédito seja atualizado, é necessário que o campo correspondente esteja preenchido na Aba Comercial do cadastro do cliente.
  • No relatório de análise de crédito, disponível em: Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios > Análise de Crédito é possível visualizar o valor total das faturas pagas e do limite de crédito.

Dica

É possível bloquear a alteração do campo "Limite de Crédito" para um determinado usuário, basta acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Permissões Gerais do Grupo CRM e marcar o item "Não alterar limite de compra e renda". Além disso, caso ele possua permissão, ainda assim é possível determinar um valor máximo de limite ele poderá conceder a um cliente, para tanto, basta configurar o valor desejado no parâmetro "Valor máximo de concessão de Limite de Crédito".


Através do relatório de análise de crédito será possível visualizar o total de faturas pagas e o limite de crédito total do cliente

  • Valor faturamento mínimo: para clientes do tipo "Fornecedor" ou "Cliente e Fornecedor", através deste campo é possível definir uma valor mínimo para um pedido de compra. Ao configurá-lo, na rotina de pedido de compra (manual) será exibida uma mensagem alertando para o valor mínimo. 


Informação de faturamento mínimo


Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Nota Fiscal" o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para compra/venda" estiver marcado, nas rotinas de compras (para fornecedores),  de vendas (para clientes) e no frete (para transportadores) o valor definido para o faturamento mínimo também influenciará nas operações. Abaixo as validações de acordo com cada tipo de cadastro:

  • Para clientes ou clientes e fornecedores: ocorrerá validação nas rotinas de aprovação de orçamento de venda e emissão de nota fiscal de saída. Desta forma, o sistema somente permitirá aprovação de um orçamento ou a emissão de uma nota fiscal, se o valor for igual ou maior que o faturamento mínimo estabelecido. Ao tentar prosseguir com uma situação diferente das citadas, o sistema emitirá o seguinte alerta.


Bloqueio pelo faturamento mínimo


  • Para fornecedores ou clientes e fornecedores: ocorrerá validação nas rotinas de aprovação de pedido de compra e entrada de compras (manual). Desta forma, o sistema somente permitirá aprovação de um pedido de compra ou entrada de compra, se o valor for igual ou maior que o faturamento mínimo estabelecido. Ao tentar prosseguir com uma situação diferente das citadas, o sistema emitirá o seguinte alerta.

Bloqueio pelo faturamento mínimo 


  • Para transportadores: ocorrerá validação nas rotinas de emissão de nota fiscal de saída e entrada de compras manual. Desta forma, se o valor do frete não atingir o limite mínimo para o transportador selecionado na nota fiscal, o sistema exibirá uma alerta e não será possível finalizar a operação. 


Bloqueio pelo faturamento mínimo 


Ainda com relação ao valor de faturamento mínimo, é possível parametrizar o sistema para que o tipo de frete seja escolhido automaticamente de acordo o valor mínimo definido. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Frete" e marcar o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete", desta forma, na finalização do cadastro de orçamento de venda os campos "Tipo Frete do Orçamento" e "Valor Frete do Orçamento" não serão exibidos, e o sistema considerará automaticamente frete de responsabilidade do destinatário quando o valor do orçamento for menor e de responsabilidade do emitente quando for maior.  Quando o sistema estiver parametrizado para esta situação, será exibida a seguinte mensagem na finalização do orçamento. 


Seleção automática de tipo de frete


Se este parâmetro estiver habilitado, somente será possível modificar o tipo de frete na Alteração de Orçamento de Venda ou no Faturamento de Pedido, se o usuário possuir a permissão "Modificar tipo de frete na alteração do orçamento/faturamento de pedido" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Faturamento > Permissões Gerais de Orçamento/Pedido.


Nota

Esta permissão de usuário somente estará disponível se o parâmetro "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete" estiver habilitado.


  • Limite de Crédito (Dinheiro/Cartão): este campo indica qual será o limite disponível para que o cliente possa usufruir nas compras em dinheiro ou cartão;
  • Valor de Tolerância: este campo indica qual será o valor de tolerância que o cliente poderá utilizar caso o saldo restante do limite de crédito não seja suficiente para finalizar a compra;
  • Renovar saldo automaticamente quando: indica se o saldo será renovado automaticamente, ou não, quando atingir o prazo de validade ao início de cada mês.
    • Prazo de Validade Atingido: quando esta opção for marcada, automaticamente será exibido um novo campo solicitando a inserção da quantidade de dias de validade do crédito limite, com isso, sempre que for atingido o tempo de validade o usuário não poderá mais utilizar-se do crédito, pois irá expirar, até que seja configurado novamente um novo prazo de validade e valor;
    • Início de cada mês: marcando esta opção, automaticamente na virada de cada mês o saldo será restaurado para o valor limite integral, ou seja, se o cliente/funcionário tem um saldo de R$300,00 e utilizou R$250,00 no mês de Janeiro, quando iniciar fevereiro (01/02) o saldo de R$300,00 irá retornar ao seu valor integral.
    • Não renova: com esta opção marcada, o saldo configurado para limite do cliente não será mais renovado e o valor passará a ser R$0,00 quando o cliente utilizar todo saldo disponível;
  • Prazo de validade do limite (em dias): neste campo será indicado o prazo de validade do limite de compras para que o cliente possa utilizar o crédito;

Limite de crédito


Nota

Regra de crédito em compras no dinheiro ou cartão:

  • O cliente tem um limite de R$400,00. Ele realiza duas compras, uma de R$200,00 e outra de R$150,00. Restando R$50,00 de limite, o cliente faz mais uma compra de R$100,00. Esta última compra só será possível concluir porque o cliente tem R$50,00 do limite para usar mais a tolerância de R$100,00. A tolerância é usada quando tem saldo disponível, porém não o suficiente para concluir a compra. Na próxima compra o cliente tenta realizar uma compra no valor de R$50,00, porém o sistema precisa bloquear porque o limite de crédito está zerado, não permitindo a compra. O cliente só poderá realizar mais compras no mês seguinte, quando renova o limite de crédito.

  • O limite de crédito só será considerado para vendas realizadas pelo Microvix POS. Após configurá-lo, será necessário realizar a sincronização do POS para que a configuração seja aplicada.


  • Vendedor: caso seja selecionado um vendedor em específico, nas rotinas de Cadastro de Orçamento e Emissão de Nota Fiscal, ao informar o cliente, automaticamente este campo será preenchido com o valor definido. 
  • Cadastro desativado: se este campo estiver configurado com a opção "Sim" não será possível realizar operações para o cliente em questão e ao tentar selecioná-lo o sistema emitirá o seguinte alerta.


Cadastro de cliente desativado


Esta opção só estará visível e a permissão de usuário "Exclusão" (CRM > Permissões para clientes > Exclusão) estiver marcada.

  • Tabela de Preço: assim como o vendedor, a tabela de preço selecionada neste campo será apresentada nas rotinas de compra e venda do sistema. Por padrão, o campo estará preenchido como "não definido" e quando não for modificado, o sistema utilizará nas rotinas a opção selecionada no parâmetro "Tabela de Preços Preferencial" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque.
  • Grupo Empresarial: será possível definir o grupo empresarial ao qual o cliente fará parte.
  • Transportador e Transportador p/ Redespacho: os cadastros selecionados neste campo, serão apresentados nos dados do transportador nas operações de compra ou venda para o cliente em questão.
  • Transportador para Conhecimento: possibilita que as faturas de conhecimentos de frete sejam geradas para o transportador selecionado neste campo. Esta situação ocorre para transportadoras que possuem matriz e filiais, em caso de recebimento de mercadorias em através de uma transportadora filial, as faturas deverão ser geradas e pagas à matriz. 
  • Utiliza Correios/Sedex: para cadastros do tipo transportador, ao selecionar a opção SIM neste campo, na finalização da nota será possível inserir código de identificação do correio.
  • Planos de pgto: permite definir quais as formas de pagamento disponíveis para o cliente em questão. Não será possível configurar este campo para clientes do tipo "Fornecedor".
  • Aceita boleto bancário: define se para as faturas do cliente em questão serão gerados boletos.
  • Descontos sugeridos: serão listadas as sugestões de descontos cadastradas, será possível optar por uma ou mais, no entanto não poderão conter dias coincidentes no período de vigência. As informações sobre as sugestões serão exibidas nos detalhes do fornecedor no cadastro de pedido de compra. 
  • Soma frete à base para IPI em NF: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, ao marcar como SIM o sistema verificará nas notas de entrada se o frete irá compor a base do IPI. 
  • Soma despesas à base para IPI em NF: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, ao marcar como SIM o sistema verificará nas notas de entrada se as despesas irão compor a base do IPI; 
  • Soma seguro à base para IPI em NF: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, ao marcar como SIM o sistema verificará nas notas de entrada se o seguro irá compor a base do IPI. 
  • Soma despesas à base para ICMS em NF: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, ao marcar como SIM o sistema verificará nas notas de entrada se as despesas irão compor a base de ICMS. 
  • Prazo de entrega: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, permite definir um prazo de entrega em dias para os pedidos de compras.
  • Lança ICMS/IPI na entrada e devolução de compras: determina lançamento do crédito de ICMS/IPI na entrada de compras, caso esteja marcado como "Não", ao realizar a entrada o imposto será zerado. 
  • Modelo de Nota Fiscal: para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, ao selecionar um modelo, ele será apresentado nas rotinas de Entrada de Compras, porém o usuário poderá modificá-lo conforme a necessidade. 
  • Taxa mensal de franquia (%): para cadastros do tipo cliente e fornecedor ou fornecedor, será possível definir a taxa em percentual que será paga em compensação financeira ao fornecedor do produto. Para que este campo esteja disponível é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para habilitar o campo "Taxa mensal de franquia (%)" é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > CRM" e habilitar o parâmetro "Informar taxa mensal de franquia".


  • Newsletter: determina se o cliente receberá ou não o boletim informativo da empresa.

Nesta aba são preenchidas informações adicionais com relação ao cliente, e para fornecedores, observações que serão exibidas nos pedidos de compra. 


Observações


Nota

Para permitir que os usuários alterem ou excluam as observações configuradas para os clientes é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > CRM > Permissões Gerais do Grupo CRM e marcar o item "Editar observações de clientes".

Para cadastros que se configurem como "Pessoa Física (CPF)", serão exibidos nesta aba dados relacionados a naturalidade, família, fonte de renda, referências pessoais e informações comerciais, importantes para análise de crédito do cliente em questão. 


Pessoa Física


  • Naturalidade: deve ser informada a cidade e o Estado de nascimento do cliente em questão.
  • Pai: identificação paterna do cliente.
  • Mãe: identificação materna do cliente.
  • Empresa: identificação da empresa na qual o cliente é registrado como colaborador.
  • CEP / Endereço / Número: endereço completo da empresa. 
  • Complemento: complemento do endereço da empresa.
  • Bairro / Cidade / Estado: correspondente a empresa.
  • Fone da empresa: telefone de contato da empresa.
  • Fun./Cargo: cargo que o cliente exerce na empresa.
  • Tempo de emprego / Renda Total: tempo em que o cliente exerce suas atividades na empresa e sua renda atual.
  • Cônjuge: identificação do cônjuge do cliente, caso possua. 
  • Fone Fixo / Fone Celular cônjuge: telefones de contato do cônjuge.
  • Data nascimento cônjuge: data de nascimento do cônjuge do cliente. 
  • Renda total cônjuge: valor total da renda correspondente ao cônjuge do cliente. 
  • Emprego cônjuge: cargo que o cônjuge desempenha.
  • Tempo de emprego cônjuge: tempo em que o cônjuge exerce suas atividades.
  • Fone da empresa cônjuge: telefone de contato da empresa do cônjuge.
  • Referências pessoais: informações adicionais sobre o cliente cadastro que complemente os dados já citados.
  • Inf. comerciais: dados que ajudarão a compor a análise de crédito do cliente. 


Para cadastros do tipo "Pessoa Jurídica (CNPJ)" a aba será renomeada para "Pessoa Jurídica" e apenas o campo "Inf. comerciais" estará disponível para que sejam preenchidos os dados complementares do cliente.

Nesta guia podem ser registrados os endereços de cobrança que será impresso em boletos ou duplicatas, correspondência e entrega. Devem ser completadas as informações de CEP, endereço (rua), número, complemento, bairro, cidade e estado. 


Cadastro de endereços


Neste item serão cadastradas as informações financeiras do cliente cadastrado. É possível selecionar uma série padrão para o faturamento e informar os dados bancários. Será possível cadastrar mais de um banco, que serão listados ao final da página.

Informações financeiras

TRANSPORTADOR

Caso o tipo de cadastro seja "Transportador", na aba "Faturamento/Financeiro" o sistema exibirá a opção "Imprimir dados deste transportador apenas na última página da nota fiscal", que determinará se os dados do transportador serão impressos apenas na última página em notas com muitas páginas.


Dados do transportador


FORNECEDOR OU CLIENTE E FORNECEDOR

Caso o tipo de cadastro seja "Fornecedor" ou " Cliente e Fornecedor", na aba "Faturamento/Financeiro" será exibida a opção "Categoria Financeira", com este campo preenchido, ao gerar uma fatura a receber ou pagar esta informação será replicada para a fatura. Caso o usuário informe uma categoria que não esteja cadastrada, será apresentado uma opção de cadastro.


Dados do fornecedor

Nesta guia podem ser configurados os clientes conveniados ou os fornecedores conveniadores. No entanto, para que ela esteja disponível é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a parametrização necessária. 


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para determinar se a empresa utilizará convênio ou não é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo "Convênios" e marcar o item "Utiliza Convênio".

Para cadastro do tipo "Cliente", na aba "Convênio" serão exibidos os campos para informações sobre o conveniado:

  • Conveniadores: deve ser selecionada na listagem a empresa conveniadora.
  • Matrícula do Conveniado: número de identificação do cliente como conveniado.
  • Limite do Conveniado: limite de compras com a forma de pagamento convênio.
  • Bloquear Conveniado: ao marcar esta opção, a forma de pagamento "convênio" não estará disponível para o cliente em questão.


Configuração para conveniado


Para cadastro do tipo "Fornecedor", na aba "Convênio" serão exibidos os campos para informações sobre o conveniador:

  • Dia de Fechamento: data para o fechamento das vendas conveniadas.
  • Dia de Cobrança: data de vencimento para a fatura gerada no fechamento do convênio.
  • Bloquear Conveniador: ao selecionar a forma de pagamento "Convênio" com o conveniador em questão vinculado ao plano, se ele estiver bloqueado o sistema emitirá um alerta.

Conveniador bloqueado

  • Limite padrão do Conveniador: determina um limite de compras padrão para o conveniados que não possuírem um valor configurado em seu cadastro. 


Através do link "Limite de Compras para Conveniados" será possível visualizar as informações dos conveniados, suas respectivas matrículas, bem como, a alteração do limite configurado. 


Configuração do conveniador


Nota

Para cadastro de clientes do tipo "Ambos (Cliente e Fornecedor)" a aba "Convênio" não será exibida.

Nesta aba podem ser cadastradas informações que complementarão o cadastro do cliente e ajudaram na localização do cadastro na página de pesquisa. Os itens exibidos são cadastrados em CRM > Cadastros Auxiliares > Campos Adicionais.


Campos adicionais

Pesquisa de Cliente/Fornecedor

Através desta rotina é possível localizar e visualizar informações de cadastros correspondentes a clientes, fornecedores, transportadores ou ambos. 


Para realizar a pesquisa/edição de um cliente ou fornecedor, acesse Cadastros > Pesquisa de Clientes e Fornecedores.


Pesquisa de cadastros


No campo "Dado para pesquisa" é possível digitar uma informação para a localização do cadastro, ele pode ser combinado com os demais itens da página, tais como:


  • Código: permitirá a pesquisa apenas numérica, considerando o código do cliente.
  • Nome: permitirá a pesquisa considerando a identificação do cliente, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Nome Fantasia: realiza a busca considerando o nome fantasia.
  • CPF ou CNPJ: localiza a informação considerando o número de documento cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Cidade: realiza a busca considerando a cidade cadastrada, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • País: realiza a busca considerando o país cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Telefone: localiza a informação considerando o número de telefone cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Referência: realiza a busca considerando a referência cadastrada, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Bairro: realiza a busca considerando o bairro cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Cartão Fidelidade: localiza a informação considerando o número do cartão fidelidade cadastrado, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • Inscrição Estadual: localiza a informação considerando o número da inscrição estadual cadastrada, também pode ser informada parte da sequência com no mínimo 4 caracteres.
  • E-mail: realiza a busca considerando o e-mail cadastrado, pode ser digitado apenas parte do nome com no mínimo 4 caracteres.
  • Tipo de Pesquisa: realiza a busca considerando o tipo de cadastro realizado, é possível pesquisar por: "Todos, Cliente, Fornecedor, Cliente e Fornecedor ou Transportador".
  • Classe: filtra a pesquisa considerando a classe associada no cadastro do cliente.
  • Grupo Empresarial: localiza o cadastro considerando o grupo empresarial associado ao cliente. 


Além disso, também é possível localizar um determinado cliente utilizando a busca por "Campos Adicionais". Para tanto, é necessário selecionar o item desejado, informar um período de data correspondente ao cadastro e definir se serão apresentados os clientes que encaixam na busca ou apenas totalizadores. 


Pesquisa por campos adicionais


Ao selecionar um determinado campo adicional, o sistema exibirá as opções de resposta disponíveis para ele que definirão o resultado da pesquisa. 


Opções de resposta

  • Sem rótulos