Como faço a quitação de cartões em lote?
A quitação de cartões é a confirmação do recebimento do valor correspondente das operações realizadas com cartões. É de grande utilidade para o controle financeiro do estabelecimento.
Como fazer?
Dica!
Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através do vídeo Como quito cartões em lote? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no Youtube).
A quitação de cartões em lote é realizada através do menu Planilhas Diárias ► Controle de Cartões ► Quitação de Cartões em Lote:
Na quitação de cartões em lote, existe o parâmetro "Agrupar as Quitações em um único Depósito" (campo destacado na imagem anterior), que quando marcado irá considerar a data informada no campo Data movimento como a data de quitação dos cartões e gerará apenas um único depósito ao efetuar a quitação. Quando não for habilitado o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito, a data de quitação será a data correspondente do campo Data Depósito. No campo Data movimento, ao informar uma data e realizar a busca dos registros dos cartões, serão exibidos todas as transações pendentes de quitação até a data informada.
No cadastro do cartão é definido a qual conta corrente ele pertence, portanto, ao realizar a quitação, automaticamente o valor da quitação entrará no registro da conta corrente já estabelecida no cadastro do cartão. Quando definido um turno no campo "Turno", a quitação irá constar no fechamento de caixa.
No campo "Cartão de crédito" é possível filtrar as transações por um cartão específico ou verificar os registros de todos os cartões. Ao selecionar um cartão, será exibido seu nome e a qual conta corrente ele está vinculado. Quando selecionado a opção TODOS, serão exibidos todos os cartões e suas transações.
Após definir a data de movimento e o cartão (ou todos os cartões) a ser quitado, ao clicar no botão Abrir serão exibidos todos os cartões pendentes de quitação até a data de movimento informada, mas é possível filtrar os registros por período através do campo "Tipo de Período". As opções de período são Data Depósito - filtra os registros pela data de depósito dos cartões e Data Emissão/Movimento - filtra os registros pela data de emissão/movimento das transações dos cartões. Ao definir o tipo de período, o campo Filtrar pelo período de será habilitado para que seja informado o período desejado.
A seguir são demonstradas situações em que o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito está marcado e também quando não está.
Busca com o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito marcado:
A quitação de cartões em lote é realizada através do menu Planilhas Diárias ► Controle de Cartões ► Quitação de Cartões em Lote:
Quando marcado o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito, após definir os filtros desejados e clicar no botão Abrir, os registros serão exibidos de forma agrupada por cartão:
Como demonstrado na imagem anterior, as transações são agrupadas por cartão e ao clicar sobre um cartão, os registros do cartão selecionado são exibidos no grupo Entradas. É possível marcar todos os cartões exibidos na busca ou apenas os cartões desejados. Ao clicar sobre um cartão, todos os registros do cartão selecionado serão marcados automaticamente, mas também é possível deixar marcado apenas os registros desejados.
Busca com o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito desmarcado:
Como demonstrado na imagem anterior, os registros são agrupados por Data de depósito e ao clicar sobre um cartão, os registros do cartão selecionado são exibidos no grupo Entradas. Quando o parâmetro "Agrupar as Quitações em um único Depósito" estiver desmarcado, após ser exibido a busca dos cartões, é possível selecionar apenas 4 registros para realizar a quitação. Ao clicar sobre um cartão, todos os registros do cartão selecionado serão marcados automaticamente, mas também é possível deixar marcado apenas os registros desejados.
Os campos contidos no grupo Resumo Cartões com Depósitos Vencidos da tela de quitação são detalhados a seguir:
- Cartão crédito: Nome do cartão.
- Depósito: Data de depósito da transação do cartão e de quitação. Esse campo será exibido apenas se o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito estiver desmarcado.
- Sit: Indica através da imagem de um cadeado se o caixa da data de depósito está aberto (cadeado aberto) ou fechado (cadeado fechado).Esse campo será exibido apenas se o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito estiver desmarcado.
- Conta Corrente: Indica a qual conta corrente o cartão está vinculado.
- Qtde Cartões: Quantidade de transações do cartão.
- Valor Bruto: Valor total em reais das transações contidas no registro.
- Taxa Adm.: Valor em reais da taxa administrativa das transações.
- Custo Operações: Valor em reais do custo de operações das transações.
- Custo Quitação: Valor em reais do custo de quitação das transações.
- Valor Líquido: Valor em reais do total a ser recebido das transações (valor bruto - taxa adm. - custo operações - custo quitação).
Os campos contidos no grupo Entradas são detalhados a seguir:
- Depósito: Data programada de depósito da transação do cartão.
- Emissão: Data de emissão/venda da transação do cartão.
- TN: Turno em que a transação do cartão foi realizada.
- NSU: Número Sequencial Único – é o código de retorno emitido pela Rede Adquirente de uma operação de venda realizada com cartões.
- Bandeira: Bandeira do cartão utilizado. Exemplos: Visa e MasterCard.
- Observação: Dados do cupom em que a transação do cartão foi realizada. Quando utilizado POS nas transações de cartões, será descrito nesse campo a palavra POS e quando utilizado TEF, será descrito TEF conforme imagem anterior.
- Valor: Valor da transação.
Depois de confirmar os registros selecionados, basta clicar no botão Quitar. Ao clicar no botão Quitar será exibida uma tela com os dados dos cartões a serem quitados:
Tela de confirmação de quitação com o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito marcado.
Tela de confirmação de quitação com o parâmetro Agrupar as Quitações em um único Depósito desmarcado.
Os demais campos do lado direito são referente a descrição de despesa relacionadas a outros tipos de taxas.
Na tela de confirmação dos dados, é possível alterar o valor da taxa administrativa no máximo (tanto pra menos quanto pra mais) em 10 centavos através do campo "Taxa Adm. Efetiva" (campo destacado nas duas últimas imagens).
Depois de confirmar a gravação da quitação, será gerado os recibos para cada cartão e o valor da quitação irá constar no relatório do extrato da conta corrente e do fechamento de caixa (quando informado o turno na quitação), também é possível visualizar o Recibo Quitação Cartão de Crédito em Lote, como mostra a imagem abaixo: