O Recebimento de Parcelas permite você cobrar e receber os valores em aberto no Crediário do Cliente.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário Baixa de parcelas disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;

  • A permissão de usuário Valor máximo de desconto permitido disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;

  • A permissão de usuário  Permite editar valor de juros no recebimento de parcelas e Permite editar valor de multa no recebimento de parcelas disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Crediário Fácil deve estar marcados caso deseje edita-las.
  • A permissão de usuário e grupos Não baixar faturas de outras empresas disponível em Financeiro > Contas a Receber > Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber deve estar marcados caso utilize a baixa faturas de outras empresas.

Executando a Rotina

Para realizar o recebimento de uma parcela, acesse Faturamento > Crediário > Recebimento de parcelas. As parcelas podem ser buscadas pelo cliente, código de barras ou por empresas. 





É possível selecionar uma ou mais empresas na filtragem e através do ícone  é possível imprimir o carnê.
Caso tenha mais de uma parcela, poderá selecionar quais irá pagar e depois basta clicar em Confirmar

Formas de Pagamento

Em seguida deverá selecionar a forma de pagamento do Crediário, entre: dinheiro, PIX, cartão, cheque à vista ou cheque à prazo.

Ao definir "cartão" como meio de pagamento, deverá selecionar se o pagamento será realizado via crédito ou débito, além da possibilidade de selecionar um plano de pagamento com TEF Integrado ativando o botão "Integrado (TEF)". Após, deverá selecionar a quantidade e valor de parcelas, com acréscimos ou descontos aplicáveis.

Informações

Apenas será possível ativar o botão "Integrado (TEF)" caso a empresa utilize TEF e possua pagamentos cadastrados em "Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos". 


Exemplo de pagamento Integrado (TEF)


É possível adicionar mais de uma forma de pagamento para recebimento. Basta inserir cada opção de pagamento, juntamente com o valor correspondente, e continuar adicionando conforme os pagamentos forem realizados.



Também é possível receber um pagamento parcial de uma parcela. Siga as etapas de recebimento conforme mencionado acima, e o valor restante será indicado na tela, notificando que o pagamento foi efetuado de forma parcial e exibirá um campo para inserir a data para o vencimento.




Comprovante

Na tela da ficha do cliente, após a confirmação de pagamento, é possível visualizar as faturas pagas e realizar a impressão do comprovante de pagamento das faturas a qualquer momento. Para isso, basta clicar no botão "Parcelas Pagas".

Ao clicar neste recurso, será aberta uma tela com a listagem das faturas pagas pelo cliente em questão, onde também será possível selecionar um intervalo de data. Após a seleção, uma mensagem de confirmação de impressão do comprovante será exibida.


Ao realizar a impressão do comprovante, será informado qual o plano de pagamento utilizado e o seu valor.

Caso o pagamento tenha sido realizado via cartão de crédito com TEF Integrado, o comprovante emitido será como na imagem de exemplo abaixo:

Dica

Existe ainda uma segunda opção para realizar a impressão de comprovante de pagamento, através do "Extrato de Cliente". Para saber mais, acesse o Manual - Extrato de Clientes.

Nota

Cálculo de multa e juros mora

  • Os juros sobre o atraso de um título são chamados juros de mora e significam que o cliente pagará um acréscimo por não ter feito o pagamento dentro do período estipulado;

  • O cliente também pode pagar uma multa referente ao atraso. De acordo com a lei, a multa por atraso pode corresponder em até 2% do valor do boleto, enquanto os juros de mora devem representar no máximo 1% ao mês, um valor fracionado que será aplicado sobre o número de dias que se passaram desde o vencimento;

Regras:

  • Caso o vencimento seja em um feriado o sistema deve passar a cobrar o juros um dia após o vencimento;

  • Após o vencimento os juros devem ser cobrados em dias corridos, considerando o final de semana ou feriados que ocorram;

  • A multa é fixa, sempre terá o valor informado independente dos dias em atraso;

  • Serão listadas todas as faturas em aberto da forma de pagamento Crediário para baixa, inclusive POS e avulsas;

  • Multa e Juros: se não tiver contrato gerado, serão pegas as informações de multa e juros da configuração do Crediário Fácil;

  • Se a fatura for gerada pelo Venda Fácil, serão utilizadas as configurações gravadas na venda;

  • Caso a data de vencimento da fatura seja nos finais de semana (sábado ou domingo), será considerado o vencimento como a segunda-feira seguinte (próximo dia útil). Não serão considerados feriados, pois não existem tais cadastros;

  • Caso a data de vencimento da fatura seja nos finais de semana (sábado ou domingo), e o pagamento ocorra na terça-feira, o cálculo de juros e multa deverá considerar, como base, a data de vencimento original como data de "partida" para o cálculo, e não o próximo dia útil.

Contabilização recebimento de parcelas matriz e filiais 

  • Caso o usuário efetue o recebimento de uma fatura que foi emitida pela empresa 2 na empresa 1 por exemplo, a baixa da fatura deverá ser realizada na empresa 1 e consequentemente sua contabilização e listagem no livro razão da empresa 1 também. Ou seja, a baixa e a gravação dos lançamentos contábeis serão sempre na empresa "Destino" da baixa.
  • Caso o plano de pagamento gere uma nova fatura (ex: Cartão de Crédito ou Cartão de Débito) essa nova fatura deverá ser gerada na empresa que foi realizada a baixa;
  • Em caso de estorno da fatura, a nova fatura deverá ser gravada na empresa de origem com os mesmos critérios atuais, com exceção da empresa gravada na fatura.



Pagamento Parcial de Parcelas

Para receber o pagamento parcial de uma parcela, realize as etapas de recebimento de parcelas já citadas acima, 

  • Sem rótulos