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Sumário


1 Conceito

O Menu Estoque permitirá realizar as operações referentes à movimentação de estoque através do módulo Caixa.
Através deste menu será possível realizar o lançamento de notas fiscais de entrada de produtos, efetuar transferências de produtos, registrar inventários, registrar aferições de combustíveis e realizar devoluções de mercadorias.


2 Requisitos

Para utilizar as rotinas do menu Estoque será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.


3 Configurações

As configurações para funcionamento das rotinas do menu Estoque, devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.



3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:

  • Estoque > Aferição;
  • Estoque > Devolução de produtos no estoque por cliente;
  • Estoque > Entrada de produtos no estoque;
  • Estoque > Lançamento de consumo;
  • Estoque > Modificar preço na transferência;
  • Estoque > Notas Fiscais de Entrada;
  • Estoque > Permite realizar consulta de estoque no caixa;
  • Estoque > Reajuste de preços.

Conforme exemplo a seguir:

Caixa – Menu Estoque


3.2 Natureza de Operação

Para realizar as operações de estoque será necessário cadastrar no sistema, naturezas de operação, conforme será descrito nos capítulos a seguir.
As naturezas serão cadastradas através do módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Natureza de Operação. A tela a seguir será exibida:


Para informações referentes ao cadastro, acessar o Manual Cadastros de Tabelas.

3.2.1 Devolução de Aferição

Para efetuar a emissão de notas fiscais no momento da devolução de aferição, será necessário cadastrar naturezas de operação de Devolução de Aferição.
Na tela de Natureza de Operação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme imagem a seguir:




Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome Devolução de Aferição;
  • Tipo Operação: informar a operação de Devolução (E). Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar.


3.2.2 Uso e Consumo

Para efetuar a emissão de notas fiscais de uso e consumo, será necessário cadastrar naturezas de operação de Uso e Consumo.
Na tela de Natureza de Operação, clicar no botão Novo e preencher os campos conforme imagem a seguir:




Preencher os campos:

  • Nome: informar o nome Uso e Consumo;
  • Tipo Operação: informar a operação de Compra.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar.


3.3 Plano de Contas

Para funcionamento da rotina de Uso e Consumo, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá incluir contas ao plano de contas;
  • Editar: permitirá editar a conta selecionada;
  • Excluir: permitirá excluir a conta selecionada;
  • Procurar: permitirá procurar por uma conta;
  • Atualizar: permitirá atualizar o plano de contas;
  • Fechar: permitirá fechar a tela.

Selecionar a conta Despesas > Despesas Operacionais e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Código: o código será preenchido automaticamente;
  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome que identificará a conta, por padrão utilizar o nome USO E CONSUMO;
  • Tipo: habilitar a opção Despesa. Na aba Opções habilitar a opção:
  • Aceitar lançamento: permitirá que a conta aceite lançamentos.

Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Para mais informações referentes as rotinas do plano de contas, acessar o Manual de Cadastros. 


3.4 Motivos de Movimentação

Para executar a rotina de Uso e Consumo, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida:


Para mais informações referentes ao cadastro de motivos de movimentação, acessar o Manual de Cadastros.


3.4.1 Uso e Consumo Entrada

Será necessário criar um motivo de movimentação para a entrada de uso e consumo. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Nome: informar o nome para o motivo de motivação;
  • Conta debitar: informar a conta Pontos deVenda;
  • Conta creditar: informar a conta Vendas;
  • Tipo movto: selecionar a opção Normal; Conforme imagem a seguir:




Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.4.2 Uso e Consumo Saída

Será necessário criar um motivo de movimentação para a saída de uso e consumo. Após clicar no botão Novo, preencher os campos:

  • Nome: informar o nome para o motivo de motivação;
  • Conta debitar: informar a conta Uso e Consumo, criada conforme capítulo 3.3;
  • Conta creditar: informar a conta Vendas;
  • Tipo movto: selecionar a opção Normal; Conforme imagem a seguir:



Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será possível realizar a configuração de centro de custos para este motivo de movimentação, para isso acessar o Manual Centro de Custos.


3.5 Configurações Gerais

Para utilizar a rotina de Uso e Consumo será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial. Para isso acessar Configurações > Gerais. A tela a seguir será exibida:




Nesta tela habilitar as opções:

  • Listar a frota de todas filiais nas notas de uso/consumo: permitirá listar todas as frotas de todas as filiais na rotina de notas de uso e consumo;
  • Habilitar movimentação financeiras de uso e consumo no PDV: permitirá a realização de movimentações financeiras de uso e consumo no módulo Caixa.

Ao habilitar a opção Habilitar movimentação financeiras de uso e consumo no PDV, a guia Uso e consumo será exibida. Esta guia possui os campos:

  • Motivo entrada: selecionar o motivo de movimentação de entrada, criado conforme capítulo 3.4.1;
  • Motivo saída: selecionar o motivo de movimentação de saída, criado conforme capítulo 3.4.2.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

3.6 Configurar Produto e Grupo de Produto

O sistema permitirá realizar a configuração da conta de uso e consumo através de dois meios que serão apresentados a seguir.


3.6.1 Configurar Grupo de Produto

Para configurar o grupo de produto, acessar o menu Cadastros > Grupos de produtos. A tela a seguir será exibida:


Para realizar o cadastro de grupos de produtos, acessar o Manual de Cadastros.
Será necessário acessar a aba Estoque e configurar o campo Uso / Consumo. Conforme imagem a seguir: 



Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.6.2 Configurar Produto

Para configurar o produto, acessar o menu Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:


Para realizar o cadastro de produtos, acessar o Manual de Cadastros. Será necessário acessar a aba Estoque e configurar o campo Uso / Consumo.
Conforme imagem a seguir:



Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


4 Funcionalidades

O Menu Estoque permitirá realizar as operações referentes à movimentação de estoque através do módulo Caixa.
Através deste menu será possível realizar o lançamento de notas fiscais de entrada de produtos, efetuar transferências de produtos, registrar inventários, registrar aferições de combustíveis e realizar devoluções de mercadorias.

4.1 Devolução de Venda

A rotina de devolução de venda permitirá realizar devoluções de vendas realizadas no módulo Caixa. Quando efetuada uma venda para um cliente, e este por algum motivo desejar realizar a devolução dos produtos, será utilizada esta rotina.
Para executar, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Devolução de Venda.
A tela a seguir será exibida:



Para informações referentes à rotina de devolução de venda, acessar o Manual Devolução.



4.2 Aferição

A aferição de bombas serve para validar se a quantidade de combustível indicada na bomba está correta. É realizada regularmente, de forma que nem o cliente e nem o proprietário do posto sejam prejudicados com erros de medição. É realizada do seguinte modo:

  • Coloca-se 20 litros de combustível (marcados na bomba) em um recipiente previamente aferido pelo INMETRO. Este recipiente, possui uma régua graduada que informa a quantidade abastecida.

Após a verificação, o combustível da aferição é devolvido ao tanque e por esse motivo não gera movimentação financeira ou alteração no estoque.


4.2.1 Registrar Aferição

Ao realizar uma aferição, no módulo Caixa, será exibido um abastecimento na tela, conforme imagem a seguir:


A representação será exibida como um abastecimento qualquer, para registrar o abastecimento como uma aferição, acessar o menu Caixa (F10) > Estoque > Aferição

  • Registrar aferição. A tela a seguir será exibida. OBS: O concentrador.exe deve estar ativo na base de dados.



Esta tela possui o campo:

  • Responsável: informar o responsável pela aferição.

Na guia Lista de abastecimentos pendentes selecionar o abastecimento pendente para registrar como aferição.
Esta tela possui os botões:

  • Marcar Todos: permitirá marcar todos os abastecimentos da relação;
  • Desmarcar Todos: permitirá desmarcar todos os abastecimentos selecionados;
  • Concluir: permitirá concluir o registro de aferição;
  • Cancelar: permitirá cancelar o lançamento da aferição.

Após realizar as configurações, clicar no botão Concluir. A tela a seguir será exibida:



Clicar no botão Sim para confirmar o registro da aferição. A tela a seguir será exibida: 


4.2.2 Devolução de Aferição

Após os registros das aferições, podem ocorrer devoluções de combustível para o tanque. No momento da devolução, o combustível da aferição é devolvido ao tanque e dessa forma não gera movimentação financeira ou alteração no estoque.
A devolução de aferição apenas será realizada quando for emitido cupom fiscal da aferição e somente para estados em que a lei exige. No módulo Caixa o registro será realizado através da rotina do menu Caixa (F10) > Estoque > Aferição > Devolução de aferição. A tela a seguir será exibida: 



Esta tela possui os filtros:

  • Empresa: selecionar a empresa;
  • Período: informar o período.

Após informar os campos, clicar no botão Preencher lista.
Na guia Aferições pendentes serão exibidas as aferições pendentes. Selecionar as aferições desejadas e clicar no botão Confirmar – F5. A tela a seguir será exibida:




Clicar no botão Sim para confirmar a devolução da aferição. A tela a seguir será exibida:


Selecionar a Natureza de Operação de Devolução de Aferição e clicar no botão Confirmar.
O sistema emitirá a nota fiscal e finalizará a devolução da aferição.


4.3 Entrada

A rotina de Entrada do módulo Caixa, permitirá efetuar o registro das notas fiscais de entrada no sistema. Para isto, acessar o menu Caixa (F10) > Estoque > Estrada > Registrar nota de entrada. A tela a seguir será exibida:



Para informações referentes ao registro de notas de entrada, acessar o Manual Entradas.
Para informações referentes às notas fiscais, acessar o Manual Notas Fiscais.


4.4 Medição de Tanque

A rotina de medição de tanques permitirá efetuar o registro das medições no sistema. Isto poderá ser feito através do módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Medição de tanque > Registrar medição. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Responsável: informar o responsável;
  • Data: informar a data;
  • Turno: informar o turno de abertura do caixa.

Após informar os campos, clicar no botão Próximo. A tela a seguir será exibida:



Esta tela exibirá os campos:

  • Código: exibirá o código do bico de combustível;
  • Tanque: exibirá a descrição do tanque;
  • Qtde. Sugerida: exibirá o valor baseado na medição do dia anterior – saídas dia atual + entradas do dia atual;
  • Qtde. Medida: exibirá o valor baseado na última medição realizada. Este campo poderá ser alterado manualmente;
  • Diferença: exibirá a diferença entre os valores de Qtde. Sugerida e Qtde. Medida;
  • Dif. %: exibirá o valor da diferença em porcentagem;
  • Régua: informar o valor da régua de medição (em centímetros). 

Após conferir os campos, clicar no botão Concluir.

Caso a diferença percentual estiver acima da tolerância permitida pela legislação, o sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir:



Após realizar a conferência dos dados, ao clicar no botão Concluir, o sistema exibirá a tela conforme imagem a seguir: 


Clicar no botão Sim para confirmar a medição de tanques. A tela a seguir será exibida: 



Ao confirmar a mensagem, a tela a seguir será exibida: 



4.5 Transferências

A rotina de transferência permitirá registrar no sistema a transferência de produtos entre depósitos. Este tipo de transferência poderá ser realizada entre depósitos de mesma empresa, e entre depósitos de empresas distintas (entre filiais por exemplo).
Para executar a rotina acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Transferências > Transferência entre depósitos. A tela a seguir será exibida:



Para informações referentes a transferência de produtos entre depósitos acessar o Manual Transferências.


4.6 Consumo

A rotina de Consumo permitirá realizar o lançamento de consumo de combustíveis para uso em geradores de energia ou pela frota do posto e, portanto, será necessário o registro destes consumos para questões gerenciais e fiscais. Esta rotina permitirá lançar os produtos que foram consumidos pela empresa, gerando ao final do lançamento, uma nota fiscal de consumo. Nestes casos, o próprio estabelecimento será tanto o emitente quanto o destinatário da nota de consumo.
Para executar a rotina acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Consumo > Registrar nota de consumo. A tela a seguir será exibida:



Esta tela possui os campos:

  • Nat. Operação: informar a natureza de operação de uso e consumo;
  • Placa: selecionar a placa do veículo. Serão exibidas as frotas de todas as empresas cadastradas, conforme descrito no capítulo 3.5.
  • KM: informar a quilometragem do veículo;
  • Frota: informar a frota do veículo;
  • HM: informar a quantidade de horas;
  • Motorista: informar o motorista;
  • Veículo: informar o modelo do veículo. 

A aba Itens possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar itens à relação;
  • Editar: permitirá editar os itens da relação;
  • Excluir: permitirá excluir itens da relação.

Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida: 


Esta tela possui os campos:

  • Abastecimento: selecionar o abastecimento pendente;
  • Bico: informar o bico;
  • Produto: informar o produto;
  • CST: informar o Código de Situação Tributária;
  • Quantidade: informar a quantidade;
  • Preço unitário: informar o preço unitário;
  • Total: informar o valor total;
  • Depósito: exibirá o depósito do produto.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para adicionar o produto à relação.
Na aba Observações, será possível adicionar observações referentes ao consumo.
Após preencher os campos e adicionar os produtos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar a operação de consumo.
Caso a rotina tenha sido configurada conforme descrito no capítulo 3.5, o sistema realizará a movimentação financeira.

4.7 Desagregação de Produto

As rotinas de Desagregação de Produtos poderão ser utilizadas na seguinte situação:

  • O sistema de restaurante com balança interligada deve ter tela que permita emitir NF-e com os respectivos CFOP's 1.926 e 5.926, para reclassificação de estoque e desagregação de produto.

As rotinas de Desagregação de Produtos foram desenvolvidas para atender ao requisito XXXVIII-A do PAF-ECF.


4.7.1 Gerenciar Desagregação

A rotina de gerenciamento de desagregação de produtos permitirá editar, excluir e gerar notas fiscais das desagregações.
Para executar a rotina, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Desagregação de produto > Gerenciar desagregação. A tela a seguir será exibida:




Para informações referentes ao gerenciamento de desagregações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.


4.7.2 Lançar Desagregação

Para lançar uma desagregação de produtos, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Desagregação de produto > Lançar Desagregação. A tela a seguir será exibida:


Para informações referentes a rotina de lançamento de desagregações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.


4.8 Reclassificação de Produtos

A rotina de reclassificação de produtos será utilizada quando forem fabricados produtos a partir de outros produtos. Por exemplo um sanduíche, ele é um produto composto por pão, queijo e presunto.
Assim, teremos dois produtos de fabricação própria, onde aquele que não controlar estoque será produzido no momento da venda e o que controla o estoque é produzido antes de realizar a venda. É importante frisar que a composição também deve movimentar os mesmos depósitos.
A rotinas de Reclassificação de Produtos foram desenvolvidas para atender ao requisito XXXVIII-A do PAF-ECF.


4.8.1 Gerenciar Reclassificação

A rotina de gerenciamento de reclassificação de produtos permitirá editar, excluir e gerar nota fiscal das reclassificações realizadas.
Para gerenciar a reclassificação de produtos acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Reclassificação de produtos > Gerenciar reclassificação. A tela a seguir será exibida:


Para informações referentes ao gerenciamento de reclassificações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.

4.8.2 Lançar Reclassificação 

Para lançar uma reclassificação de produtos, acessar o módulo Caixa > menu Caixa (F10) > Estoque > Reclassificação de produtos > Lançar reclassificação. A tela a seguir será exibida:




Para informações referentes a rotina de lançamento de reclassificações, acessar o Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos.




  • Sem rótulos