Contratação
Essa ferramenta é paga e deve ser realizada primeiro uma contratação com o time de Custommer Success (CS).
Esse o retaguarda > SetaStore > Clique em Página Inicial e encontre a opção 'Link de Pagamento Integrado' (você pode usar a 'rodinha' do mouse para descer com a barra de rolagem e encontrar a opção.
Clique em 'Tenho Interesse' informe os seus dados e aguarde o time de CS entrar em contato com você.
Configurações - Permissões de Acesso
Acessar o menu Configurações – Permissões de Acessos:
Selecionar o grupo de usuários que terá a permissão liberada e pesquisar por Link de Pagamento:
Atenção!
Essa permissão deve ser liberada apenas para a pessoa que terá autorização para cancelar pagamentos realizados por meio do link de pagamento.
Para liberar a permissão para apresentar a tela de Vendas Pendentes no módulo 2 – Caixa é necessário selecionar o grupo de usuário Caixa e pesquisar por Auditoria nas Vendas Pendentes.
FAQ
Quero alterar o número de parcelas do link de pagamento de 8x para 6x, como faço?
Acesse o módulo de retaguarda> Financeiro > Cadastro e Configurações > Operadora de Cartão
Encontrei o Cadastro do Link de Pagamento e Altere o valor das parcelas.
Pré-Venda com Link de Pagamento
O Link de Pagamento fica disponível no módulo 1 - Pré-Venda do SetaERP, etapa 4 – Finalização:
Para gerar um Link de pagamento o usuário deverá seguir os seguintes passos:
- Informar o vendedor:
Informar o cliente:
Atenção!
O cadastro do cliente precisa estar preenchido corretamente, com dados válidos em todos os campos (Nome completo, CPF, Data de Nascimento, Telefone, Endereço, E-mail) para que o Link de Pagamento seja gerado corretamente.
Obs.: O campo Endereço sempre deve seguir o padrão nome da rua seguido de vírgula, espaço e o número, exemplo: Rua Carlos Gomes, 100.
Informar os produtos:
Atenção!
A quantidade de parcelas que será disponibilizada para o cliente no Link de Pagamento é determinada pela condição de pagamento (A Vista ou A Prazo) selecionada nessa etapa da Pré-Venda.
Exemplos:
- Caso seja selecionada a condição A Vista e essa condição estiver configurada para liberar apenas 1 parcela no cartão, o Link de Pagamento será gerado com a possibilidade de o cliente pagar sua compra em uma única vez.
- Caso seja selecionada a condição A Prazo e essa condição estiver configurada para liberar 10 parcelas no cartão, o Link de Pagamento será gerado com a possibilidade de o cliente pagar em até 10 vezes sua compra, sendo que o cliente vai escolher o parcelamento no momento que realizar o pagamento.
A configuração das condições de pagamento é feita no menu Financeiro – Cadastros e Configurações – Grupos de Condições de Pagamentos. É possível criar até 05 condições diferentes no SetaERP e caso a loja queira trabalhar com um parcelamento diferente para o Link de Pagamento é necessário criar uma condição e orientar o time da loja a sempre selecionar essa condição quando realizar o lançamento de Pré- Venda com geração de Link de Pagamento.
Selecionar a opção F6 Gerar Link de Pagamento e clicar no botão Finalizar Pré-Venda:
Em seguida o Link de Pagamento será gerado e poderá ser enviado para o cliente:
Descrição das opções apresentadas na tela do Link de Pagamento:
F2 – Gerar Link: gera um novo Link de Pagamento, essa opção é habilitada quando o Link de Pagamento que foi gerado expirou ou foi inativado (apresenta status Cancelado);
F3 – Copiar Link: permite que o usuário copie várias vezes o Link de Pagamento gerado, é útil quando o cliente perde o Link ou solicita que seja enviado para outro contato.
F4 – Enviar WhatsApp: atalho que permite o envio do Link de Pagamento no WhatsApp do cliente (é necessário que o WhatsApp Web esteja aberto no navegador do computador) e direciona a mensagem para o número de celular que consta no cadastro do cliente. Também permite que sejam criadas mensagens padrão para facilitar a rotina de envio.
F5 – Checar Status: esse atalho serve para realizar consulta do status do Link de Pagamento (Pendente, Cancelado ou Pago).
F6 – Inativar Link: esse atalho serve para inativar um Link de Pagamento, desde que ele esteja com status Pendente (antes do cliente realizar o pagamento).
Cancelar Transação: esse atalho serve para cancelar um Link de Pagamento, desde que ele esteja com status Pago (depois que o cliente realizou o pagamento).
Fechar: fecha a tela do Link de pagamento
Após fechar a tela do Link de Pagamento, o SetaERP conclui a Pré-Venda e retorna para a tela inicial.
A Pré-Venda gerada fica salva na tela de Vendas Pendentes (essa tela é apresentada no módulo 1 - Pré- Venda e no módulo 2 - Caixa, para os usuários que tem permissão).
Veja como fica o semáforo
Observar que existe um semáforo que indica o status do pagamento do Link de pagamento da Pré-Venda.
Amarelo: está aguardando pagamento;
Vermelho: está cancelado;
Verde: está pago e a pré-venda pode ser finalizada no caixa
Para acessar a tela do Link de pagamento o usuário deve clicar na opção F6 – Consultar Pagamento:
Realizando o pagamento do Link
Para realizar o pagamento, basta clicar sobre o Link de Pagamento ou colar ele no navegador:
Nesse momento o cliente deverá selecionar a quantidade de parcelas e preencher os campos com os dados do seu cartão de crédito, ao avançar de etapa será apresentados os dados digitados para conferência e o cliente deve marcar a opção de que não é um robô e confirmar o pagamento.
Quando o pagamento é finalizado a seguinte tela é apresentada e logo após o cliente é redirecionado para a rede social ou site da loja.:
Gerenciamento dos pagamentos realizados no Link de Pagamento
No SetaERP o gerenciamento dos títulos referentes às vendas feitas no Link de Pagamento é realizado da mesma forma que os títulos das vendas feitas no cartão de crédito no caixa. O analista deverá acessar o menu Financeiro – Controle dos Cartões:
Na tela de filtros, deverá selecionar a empresa, as operadoras do Link de Pagamento e o período desejado:
Ao clicar em filtrar serão apresentados todos os títulos em aberto (atenção para o campo Status da tela de filtros) gerados para o Link de pagamento, dessa forma, o usuário poderá selecionar os títulos e realizar a baixa, de forma que os valores serão creditados na conta bancária.
Conta Stone
Todos os pagamentos realizados por meio de Link de Pagamento ficam registrados na conta Stone da loja e o ideal é que ocorra conferência no teste realizado, para garantir que os pagamentos estão sendo direcionados para a conta correta, principalmente quando o Link de Pagamento for implantado em mais de uma loja do mesmo grupo
O link para acessar a conta Stone é o https://conta.stone.com.br/login.
Para visualizar as vendas, o usuário deve acessar a conta Stone da loja utilizando o e-mail e senha cadastrada (essas informações são encaminhadas para o e-mail informado na planilha de credenciamento).
Acessar o menu Vendas, na lateral esquerda da tela:
Por padrão, são apresentadas as vendas realizadas no dia. Para alternar o período é necessário clicar no ícone de calendário que aparece ao lado da data.
Clicando sobre uma das vendas, serão apresentados os detalhes da transação e as opções para o usuário baixar o comprovante ou realizar o cancelamento, caso seja necessário.
O prazo para recebimento dos valores na conta bancária da loja é D+30, da mesma forma que ocorre com as demais transações em cartão de crédito. Na conta Stone é possível consultar em que data os valores serão recebidos na conta corrente.