Guia Passo a Passo
Linx Microvix – Associação de Produtos e Kits 

Atalhos


Existem 2 formas de associação de produtos, "Exige produto associado" que é utilizado apenas na rotina de orçamento de venda, o qual ao inserir um item no orçamento automaticamente o ERP faz uma sugestão ou obriga o usuário a lançar outros produtos associados a ele, e a associação por "Kit de produto" que possibilita a criação de combinações de produtos para que quando inserido um item principal na venda, automaticamente todos eles sejam lançados de uma única vez e com um valor diferenciado se necessário.
Esta regra é validada apenas nas rotinas de vendas, conforme será orientado neste documento, nenhuma das formas prevê esta automatização através de entrada de notas.

Parametrização:

Para um bom funcionamento da rotina se atente a alguns dados e parametrizações necessárias:

Habilitar Rotina.

Para ativar a funcionalidade será necessário acionar o suporte ou consultor de implantação Linx.
Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento> Forma de associação:



Escolha uma das alternativas:
Exige produto associado: Define se no momento da inclusão de itens somente na rotina de orçamento/pedido de venda, caso o item possuir itens associados à ele, se a rotina irá exibir uma tela exigindo que sejam marcados quais itens associados deseja incluir também na venda. Além dos itens associados, o próprio produto principal deverá ser incluído também na movimentação.
Kit de Produto: Define se no momento da inclusão de itens das rotinas de orçamento/pedido de venda, Frente de Loja, POS e Emissão de Nota Fiscal, ao digitar o código do produto principal, o sistema irá incluir de forma automática todos os produtos associados a ele, com as respectivas quantidades já configuradas na rotina de associação de produtos. Neste caso, o produto principal não deverá ser incluído na movimentação, e o saldo a ser descontado do estoque será apenas dos itens associados a ele.

Exige produto Associado:


Possibilita a sugestão ou obrigatoriedade de um ou mais itens ao lançar o produto que for configurado como principal no orçamento de venda. Este formato de sugestão não está disponível em rotinas de emissão de nota, contingência ou POS.
Se habilitado esta funcionalidade é necessário realizar os vínculos das associações. O cadastro desta associação, pode ser feita através de 2 rotinas
Suprimentos> Estoque> Associação de produtos:



Suprimentos> Estoque> Produtos> clique no link "Associação de produtos"



Indiferente do acesso a tela de cadastro será a mesma, Insira o código do produto principal



Em seguida insira os produtos associados:



Observe os campos:
Desconto: Se informado um %, sempre que o produto for inserido no orçamento o mesmo receberá o percentual indicado de desconto somente naquele produto.
Item Obrigatório: Indica se o produto será obrigatório nessa combinação de itens.
Quantidade: Quantas peças deste produto deve compor a associação. 

*A opção QUANTIDADE só será exibida se a opção "KIT DE PRODUTO" estiver selecionada no parâmetro restrito de faturamento "Forma de associação".


Orçamento/Pedido de venda


Ao emitir uma NF através de Faturamento> Orçamento/Pedido> Cadastro de orçamento/pedido, na tela de inserção de itens, ao inserir um item que possui associação é apresentado o ícone:



Ao clicar no ícone abrirá uma tela para informar a quantidade de cada item que deve ser incluído no orçamento, caso algum item tenha sido marcado como obrigatório no cadastro de associação, automaticamente este produto é selecionado obrigando o usuário a informar uma quantidade e não permitindo a não inclusão deste:



Se desejado inserir apenas os produtos associados e não quiser inserir o produto principal, basta selecionar uma quantidade maior que 1 nos produtos desejados e o principal 0, que apenas os associados entram na venda.
Somente os produtos que forem inseridas quantidades e os associados obrigatório e marcados o check box de seleção entram automaticamente na venda.
No exemplo abaixo, todos os itens foram enviados na venda:



Depois da inserção de todos os itens é necessário finalizar o cadastro do orçamento.

Kits


Neste formato é preciso criar cadastros de combinações de Kits, os itens associados aos kits são fixos, e uma vez vendido o produto principal automaticamente todos os itens associados a ele entram na venda.
EX: Produto principal: Conjunto XX
Item 1: Camisa Branca P
Item 2: Shorts branco P
Neste caso o Kit é considerado "Fechado" se desejado vender uma camisa Branca P e um Shorts Branco M, será preciso cadastrar um kit para cada combinação de vendas.
Caso tenha flexibilidade de itens dentro do kit, a rotina mais indicada não seria esta através da associação, mas sim uma "Ações Promocionais" (saiba mais desta funcionalidade clicando aqui)

Se habilitado o modo de associação "Kit" é necessário realizar os vínculos das associações. O cadastro desta associação, pode ser feita através de 2 rotinas. (A mesma rotina que associação de produtos)
Suprimentos> Estoque> Associação de produtos:



Suprimentos> Estoque> Produtos> clique no link "Associação de produtos"



Indiferente do acesso a tela de cadastro será a mesma, Insira o código do produto principal



Em seguida insira os produtos associados:
Observe os campos:
Desconto: Se informado um %, sempre que o produto for inserido no orçamento o mesmo receberá o percentual indicado de desconto somente naquele produto.
Quantidade: Quantas peças deste produto deve compor o kit



Tela de Orçamento/Pedido de venda


Faturamento> Orçamento Pedido> Cadastro de Orçamento Pedido, na tela de inserção de itens (através da bipagem do cód principal ou pela pesquisa de itens), ao inserir o item principal na venda automaticamente, somente os itens associados a ele, já com os descontos configurados para esta combinação são inseridos no orçamento:


Tela de Emissão de notas:


Faturamento> Emissão de Nota Fiscal, na tela de inserção de itens (através da bipagem do cód principal ou pela pesquisa de itens), ao inserir o item principal na venda automaticamente, somente os itens associados a ele, já com os descontos configurados para esta combinação são inseridos na venda:


Tela de Contingência:


Faturamento> loja> Contingência, na tela de inserção de itens (através da bipagem do cód principal ou pela pesquisa de itens), ao inserir o item principal na venda:



Ao clicar em inserir automaticamente, somente os itens associados a ele, já com os descontos configurados para esta combinação são inseridos no orçamento:


POS


No POS, na tela de inserção de itens (através da bipagem do cód principal ou pela pesquisa de itens), ao inserir o item principal na venda automaticamente, somente os itens associados a ele, já com os descontos configurados para esta combinação são inseridos na venda:



Indiferente se for na venda direta, DAV ou Pré Venda o comportamento será o mesmo.


Devolução de Compras

Ao realizar uma devolução de compras de um produto que possui conversão, é possível escolher se a unidade utilizada será a de compra ou de venda:

Ou seja, se será devolvida a caixa inteira, ou apenas 1 peça contida nela.




  • Sem rótulos