No dia 25/07/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema "Contingência/Painel"


Objetivo:


  • Em que  situação utilizar o contingência

  • Permissão de Usuário

  • Contingência e Contingência Fiscal

  • Acesso a rotina

  • Painel

  • Trocas e Devoluções

  • Devolução sem gerar vale




Ficou de fora?   Clique aqui e assista nossa transmissão ao vivo !


Esperava por um treinamento completo de Contingência e Contingência Fiscal ?   -   Clique aqui e assista agora mesmo !


Esperava por um treinamento completo sobre Painel ? -  Clique aqui e assista agora mesmo!


Dicas Linx no Youtube -  Clique aqui !


PPT - Transmissão ao Vivo:


FAQ - Perguntas e Respostas durante a Transmissão:


Atalhos


1 -   O modo de Contingência, seria para utilizar quando a conexão da internet está fora do ar?

R: O módulo de contingência deve ser utilizado quando a impressora fiscal está impossibilitada de passar venda por algum motivo. O módulo de contingência somente poderá ser utilizando quando o computador tiver conexão ativa com a internet, pois está localizado na retaguarda Microvix ERP (www.erp.microvix.com.br).

2 -  Qual a diferença se eu usar o contingência, contingência fiscal e painel? Como sei qual devo usar?

R:  O módulo Contingência e o módulo Contingência Fiscal devem ser utilizados apenas se por algum motivo o POS ECF, POS SAT ou POS Nfc-e estiver indisponível. Lembrando que todos os documentos emitidos no módulo contingência devem ser transformados em uma nota fiscal válida.

O Contingência Fiscal é indicado apenas para os clientes enquadrados no PAF ECF. O módulo é mais “Enxuto” atendendo apenas as obrigatoriedades exigidas pelo PAF. Já o módulo Contingência é indicado para todos os clientes que não se enquadram no PAF ECF. Lembrando que cada um dos três módulos terá funcionalidades específicas, então dependendo da operação que desejar utilizar, poderá estar presente somente no módulo Painel por exemplo.

3 -  Qual a finalidade do modulo de contingência?

R: O módulo de Contingência deve ser utilizado sempre que o POS, por algum motivo, estiver inacessível. Exemplo: Empresas do PAF-ECF que utilizam impressora fiscal e a mesma encontra-se indisponível por travamento de cupom, redução Z emitida erroneamente, etc., nestes casos será necessário o uso do módulo contingência, contingência fiscal e painel localizado na retaguarda Microvix para efetuar vendas, transformando as mesmas em nota fiscal válida na sua finalização.

4 -  Durante o dia não fiz a venda com nota fiscal, no fechamento eu consigo fazer com que elas virem nota fiscal no sistema?

R:  Sim, você terá até o final do dia para efetivar as vendas transformando elas em nota fiscal válida. É aconselhável que a venda seja transformada em nota fiscal na sua finalização, assim o consumidor sairá da loja com o documento fiscal. Caso contrário, as notas poderão ser emitidas posteriormente e enviadas para o e-mail do cliente.

O prazo para autorização das notas é até o final do dia. Se as vendas não forem transformadas em nota fiscal no final do dia elas serão automaticamente canceladas e não aparecerão em relatório, pois não serão vendas válidas.

5 -  Usuários que emitem NFCE conseguem emitir as notas em contingência? Elas viram nota fiscal no sistema?

R:  O módulo de NFC-e possui a contingência quando o mesmo está impossibilitado de se comunicar com a SEFAZ. Caso a loja esteja sem acesso ao POS Microvix (PAF, NFC-E ou SAT) por algum motivo, poderá utilizar o Contingência, Contingência Fiscal e Painel localizado na retaguarda Microvix ERP para passar suas vendas, sempre transformando elas em notas fiscais válidas para que sejam consideradas vendas válidas no Microvix.

6 -  Para que possa ser válida a venda como fiscal teria que emitir a NFE?

R:  Isso mesmo. Para efetivar uma venda efetuada no módulo Contingência, será necessário transformá-la em nota fiscal válida na sua finalização. Seja a transformação feita pelo módulo Nf-e Microvix ou por um sistema terceiro utilizado pela loja.

7 -  A NF que deve ser emitida após a utilização do Contingência é emitida automaticamente pelo sistema ou tem que ser manual?

R:  Caso seja configurada uma série com numeração automática para o módulo NF-e Microvix a nota será gerada automaticamente e somente precisará ser autorizada no módulo Nf-e.


8 -  Posso emitir uma venda em contingência como consumidor final?

R: Sim, desde que esteja parametrizado corretamente no Microvix para tal operação e que a política da loja ou rede permita venda para consumidor final.


9 - Tive um caso que uma venda foi emitida em contingência e mesmo com o retorno da SEFAZ ela continua em contingência. Que tipos de cenários pode causar esse erro?

R: Neste caso estamos falando de uma nota emitida no módulo Nfc-e e para saber a real causa do erro será necessário entrar em contato com o suporte Microvix.

10 -  Esse modulo de contingência eu só posso usar caso uma das minhas impressoras tenha tido algum problema?

R:  Isso mesmo. O módulo de contingência somente poderá ser utilizado em caso aonde o Microvix POS está inacessível ou em casos aonde a impressora fiscal está impossibilitada de passar vendas.


11 -  Tem algum prazo para transformar a nota, ou tem que ser no mesmo dia?

R: É aconselhável que as vendas sejam transformadas em nota fiscal sempre na finalização, para que o consumidor possa sair da loja com o documento fiscal, porém também poderá ser transformada em nota fiscal até o final do dia.

12 -  Se emitir esta nota errada seja valor ou produto como conseguimos cancelar?

R: O cancelamento de uma venda transformada em nota fiscal somente poderá ser feito através de uma Devolução de Venda. Estornando assim o dinheiro ao cliente ou gerando crédito para a próxima compra se for a política da empresa e mediante parametrização.


13 -  Preciso ter instalado na minha máquina o certificado digital para poder usar o modo de Contingência?

R:  Não há necessidade, pois o módulo de contingência funciona sem certificado. Porém se a loja utilizar o módulo Nf-e para a emissão de nota fiscal, será necessário o uso do certificado digital para emissão das notas.

14 -  E tem que guardar o número da ficha, sem ele não transforma não é?

R:  Não há necessidade, pois o número da ficha é utilizado apenas para controle interno caso a loja faça o uso de pré-vendas para agilizar o atendimento de seus clientes e finalize estas pré-vendas no caixa, utilizando o número da ficha para resgatar os produtos e clientes vinculados a pré-venda.


15 -   Quando transformo minha venda em nota fiscal ela vai ser impressa na minha impressora fiscal normalmente?

R: Não, pois o uso da contingência somente poderá ser feito caso a impressora fiscal esteja impossibilitada de passar venda, ou seja, indisponível. Estando a impressora indisponível não será possível realizar impressão de documentos nela. As notas fiscais emitidas no módulo Contingência serão notas fiscais eletrônicas que poderão ser impressas em uma impressora comum com folha A4.

 

 

  • Sem rótulos