Assunto

(778) Rejeição: Informado NCM inexistente - Como resolver?


Melhor Solução

Para resolução, efetue os seguinte passos:

  • Para identificação dos NCMs utilizados na nota:

Passo 1: Acesse: NF-e > Iniciar NF-e. Vá no menu NF-e e utilize os filtros de pesquisa para localizar a nota.

Passo 2: Clique no número da nota e na sequencia clique em 'Imprimir DANFE' para visualizar a nota. Abra o arquivo baixado.

Passo 3: Agora, no arquivo da nota, ao lado do da descrição dos itens, no campo 'NCM/SH' verifique o NCM de cada produto.

  • Para validar os NCMs utilizados

Passo 4: Valide se os NCM informados são válidos. Utilize a tabela disponível em: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/NJarYc9nus=

Passe 5: Localize sempre a tabela mais recente e se atente que as linhas em vermelho correspondem a NCMs inativos.

  • Para corrigir os NCMs

Passo 6: Acesse: Suprimentos > Estoque > Produtos. Localize o produto pelo código ou nome e clique no lápis ao lado do nome do produto, em 'Editar cadastro'.

Passo 7: Localize, no cadastro do produto o item 'NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)' e informe um NCM válido*

  • Para reenviar a nota

Passo 8: Reenvie a nota: Acesse: NF-e > Iniciar NF-e. Vá no menu NF-e e utilize os filtros de pesquisa para localizar a nota. Na nota, clique no menu Opções > Gerar arquivo da NF-e > Normal > Enviar individual > Consulta processamento. A nota deve ser autorizada.

* Caso o NCM não esteja na listagem, você precisa cadastrar este NCM no sistema. Para cadastrar o novo NCM, acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > NCM/CEST > NCM conforme tabela disponibilizada pela Sefaz. Após, basta selecionar o correto para o produto em questão (deve ser visto com sua contabilidade). 


Informação Complementar

NCM - O que é?

Trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.

Qualquer mercadoria, importada ou comprada no Brasil, deve ter um código NCM na sua documentação legal (nota fiscal, livros legais, etc.), cujo objetivo é classificar os itens de acordo com regulamentos do Mercosul.

A NCM foi adotada em janeiro de 1995 pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como base o SH (Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias). Por esse motivo existe a sigla NCM / SH.




  • Sem rótulos