Como funciona a rotina de Relatório para Cobrança no Contas a Receber?
A rotina encontra-se em Adm/Financeiro> Contas a Receber> Relatório para Cobrança.
Este relatório possui funcionalidades específicas, como: agendamento de data para cobrança de faturas a receber, renegociação de data para o recebimento de faturas e também mudança automática de status/portador após N vezes a fatura renegociada.
Na página inicial são exibidos os seguintes filtros: Empresa, Forma de Pagamento, Série, Cliente, Portador e Status.
No filtro "Cliente" é possível informar um código, selecioná-lo através do recurso da lupa ou se for deixado em branco, o sistema considerará todos os clientes.
O filtro "Vencimento" conta com as seguintes opções:
- Faturas vencidas de x a y dias: É possível informar a quantidade de dias que a fatura está vencida, para uma pesquisa mais objetiva.
- Faturas vencidas de data inicial até data final: Esta opção filtra pela data de vencimento da fatura ou pela data de cobrança agendada. Por padrão, filtra pela data de vencimento, mas, se a fatura tiver uma data de agendamento de cobrança, considera a data de cobrança.
Através do filtro "Listar" é possível selecionar opções para que sejam exibidas somente as faturas com data de cobrança, sem data de cobrança ou ambas.
Na listagem são exibidas as faturas a receber que estão em aberto, filtradas pelas opções informadas na primeira página.
São mostradas as seguintes informações: código da fatura, parcela, data de vencimento, data de cobrança, dias de atraso, valor original, valor com juros/multa e portador/status.
Data de cobrança é uma data marcada/agendada para o usuário saber em que dia deve ligar para o cliente e realizar a cobrança da fatura. Somente é informativa, e o usuário poderá utilizar o filtro "Faturas vencidas de X até Y" para filtrar a data de cobrança desejada e visualizar as faturas que deve cobrar.
O agendamento de uma nova data de cobrança para as faturas poderá ser realizado em lote (por cliente) ou individual. Para efetuar um agendamento em lote, basta marcar as faturas desejadas e ao lado dos dados do cliente, irá constar o menu de opções (ícone
Também é possível inserir observações e anotações para a fatura e acessar a ficha de crediário do cliente.
A coluna Dias Atraso representa a quantidade de dias utilizada no cálculo de juros. É a quantidade de dias entre a data atual e a data de vencimento da fatura. Quando houver renegociação, é a diferença entre a data da última renegociação e a data de vencimento. Nos dias de atraso são descontados a quantidade de dias de compensação e carência (quando houver).
A renegociação indica a nova data de pagamento da fatura que foi combinada com o cliente, e pode ser inserida através da opção "Inserir Renegociação" (acessada através do link azul que há no final da linha).
Ao informar uma data de renegociação, a data de cobrança será automaticamente atualizada para um dia após a renegociação. Por exemplo, se a data de renegociação foi agendada para 12/09/07, a data de cobrança ficará para 13/09/07. Para o usuário poder visualizar novamente esta fatura, terá que filtrar o relatório, utilizando a seguinte opção: "Faturas vencidas de X até Y", onde X e Y é a data de cobrança.
É possível ainda, configurar para que o sistema altere automaticamente o status/portador de faturas após uma quantidade de renegociações. Para isso primeiramente deve-se entrar em contato com o Suporte Técnico Linx e solicitar a liberação deste recurso, após, deve-se acessar os Parâmetros Globais – Financeiro e configurar as seguintes informações:
- Quantidade de renegociações: O sistema verificará a quantidade de renegociações feitas nas faturas pelo relatório de cobrança. Se for maior que a quantidade aqui informada, o portador e o status destas faturas serão alterados para o portador e status aqui informados.
- Portador: Novo portador para as faturas.
- Status: Novo status para as faturas.