O acesso remoto, quando feito pela Central de Atendimento da Linx, deverá seguir o procedimento:
- O estabelecimento que desejar e permitir receber atendimento remoto deverá entrar em contato com a Linx para solicitar este serviço.
- A Linx deverá fornecer o software "Client VPN Cisco" e "Desktop Remoto" para que seja instalado num computador do estabelecimento que tenha acesso à Internet. Com estes aplicativos, o estabelecimento poderá fazer uma conexão VPN com a Linx. Esta VPN utiliza o protocolo IPSEC e criptografia 3DES entre as pontas client (software) e servidor (hardware Cisco ASA 5520).
- A conexão VPN é feita com a entrada de usuário e senha informados pela Linx.
- Com a conexão VPN estabelecida, o acesso remoto é feito através da ferramenta da Linx Acesso Remoto.
- A máquina do suporte (TCP/IP interno) necessita estar, previamente, autorizada a operar o sistema Linx Acesso Remoto, limitando assim os técnicos da Linx, a só acessar clientes quando operando nas máquinas do suporte (ambiente LINX).
- O módulo "Linx Acesso Remoto Suporte" ao ser iniciado pelo técnico do suporte Linx, o mesmo clicará no botão "Nova Conexão", para que o sistema valide o IP da máquina do técnico, e possa gerar a "Chave de acesso" de 8 caracteres.
- O módulo "Linx Acesso Remoto Cliente" ao ser iniciado pelo cliente, o mesmo solicitará a "Chave de acesso" de 8 caracteres gerada pelo módulo "Suporte" Linx Acesso Remoto Suporte"
- Depois de conectado na máquina que está na rede do estabelecimento, o operador de acesso remoto poderá realizar acesso ao servidor D-TEF através da ferramenta Microsoft Remote Desktop Connection. O endereço IP, usuário e senha de acesso ao servidor deverão ser fornecidos pelo estabelecimento. As regras para criação de usuário e senha são as mesmas para os outros acessos, ou seja, deverão ser usuários únicos, com senhas complexas e todas as outras regras.
- Após finalizado o acesso, o estabelecimento poderá desconectar a VPN no aplicativo Client Cisco.