Esse recurso possibilita a inclusão de novos detalhamentos em Configurações Tributárias já existentes no sistema. 

Na tela inicial da Config. Tributária, são exibidos os filtros para pesquisa da configuração tributária, na qual você pode optar por:

  • Classificação Fiscal: Opção padrão, onde é possível filtrar por Config. Tributária, Natureza de Operação ou UF Origem/Destino ou ainda por todos estes campos, limitando também a busca com demais filtros opcionais.  É necessário que pelos menos um dos 3 filtros obrigatórios seja selecionado.
  • Busca através do produto, natureza e cliente/fornecedor: essa opção de busca é utilizada para localizar as configurações vinculadas ao cliente/fornecedor, natureza de operação e código do produto (pode ser inserido mais de um produto por pesquisa).


Detalhe das opções "Classificação Fiscal" e "Produto, Natureza e Cliente/Fornecedor"


Após aplicar os filtros, você será direcionado para Listagem de Configurações Tributárias, onde é possível visualizar todos os dados relativos as configurações localizadas:

Na linha de cor cinza, em destaque, está o ID da Configuração Tributária com seus dados descritos, incluindo os NCMs que estão vinculados a ele.

Logo abaixo do ID da Configuração Tributária, são listados os Detalhamentos relacionado a ele.


Listagem de configurações tributárias e seus detalhamentos


Nesta listagem você poderá EditarIncluir, Replicar ou Excluir, tanto um detalhamento quanto uma configuração tributária, e também é possível realizar Associação de Configs.

Para incluir um novo detalhamento, selecione o ID desejado (linha cinza em destaque) e clique em "INCLUIR DETALHAMENTO"

Será aberta a tela de inclusão de detalhamento na configuração tributária, com os campos desabilitado no cabeçalho, de forma que somente os campos de detalhamento sejam preenchidos.

Tela de inclusão de detalhamento da configuração tributária

Após realizar o preenchimento correto dos campos necessários, clique no botão "SALVAR" para concluir a inserção do novo detalhamento.

Nota

  • Dependendo do que foi definido no campo CST, serão exibidos outros campos para configuração dos tributos, de acordo o CST escolhido.
  • Ao incluir um novo detalhamento em uma ID de Config. Tributária, é necessário continuar utilizando o mesmo padrão do CST que já está fixado nesta Config. Tributária. Mantendo o primeiro dígito que indica a origem do produto ou serviço, e alterando apenas os dois dígitos seguintes, para cada detalhamento que for incluído, de acordo a forma de tributação que será utilizada neste detalhamento. 
  • Por exemplo: Se o primeiro dígito (de origem de produtos ou serviços) for “0-Nacional”, basta alterar os dígitos seguintes, ficando como: 010, ou 020, ou 041, etc. Com isso, é possível criar vários detalhamentos, cada um com sua forma de tributação necessária.
  • Há empresas que adquirem combustível para consumo próprio e recebe Nota Fiscal constando produtos classificados com "tributação monofásica". Neste caso, elas podem gerar o lançamento e a escrituração apenas na ENTRADA dessas notas, utilizando a CST x61. Para isso, o parâmetro "Exibe Nfe (Determina a exibição incondicional da Nota na Lista do Mód da NF-e)" deverá estar desmarcado, no cadastro da Natureza de Operação utilizada para este fim.

Caso tenha dúvidas sobre a configuração para cada movimentação, entre em contato com sua contabilidade, para saber qual conteúdo utilizar para o correto preenchimento dos campos.

Nota

Em caso de dúvida sobre o conteúdo dos campos na tela de inclusão de Configuração Tributária, consulte sua contabilidade para saber quais são os dados necessários para o correto preenchimento.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para que a empresa trabalhe com o recurso de integração de configuração tributária, é necessário que o parâmetro Exibir informações de integração na configuração tributária disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Fiscal esteja marcado.


  • Sem rótulos