Como verifico os débitos a receber?
No Postofácil existem diversas maneiras de verificar o valor que o estabelecimento tem para receber de seus clientes. Uma das formas mais simples de verificar os débitos dos clientes é através do relatório Extrato Geral a Receber. O relatório apresenta as principais informações sobre o saldo que ainda falta receber.
Como fazer?
O relatório é acessado através do menu Relatórios > Notas a Prazo > Extrato Geral a Receber:
Detalhes dos filtros do relatório
- Período: Intervalo de datas que serão consideradas para a pesquisa de débitos a receber.
- Cliente/ Funcionário/ Fornecedor/ Conveniado: Grupo de filtros relacionados ao tipo de pessoa.
- Tipo: Permite filtrar os débitos por CLIENTE, FORNECEDOR, FUNCIONÁRIO, CONVENIADO E TRANSPORTADOR, ou todos.
- Status: Define se o deve ser considerado apenas o cadastro de pessoas Ativos ou Inativos, ou ambas as situações.
- Código/ Nome: Permite indicar uma pessoa específica. Basta indicar o código ou pressionar/clicar F2 para que seja apresentado o cadastro de pessoas.
- Tipo de prazo: Permite filtrar os débitos por um grupo de clientes que podem ser filtrados pelos tipos de prazos.
- Aplicar taxa de juros: Campo com chamado em aberto para ser corrigido.
- Requisições: Define se deve ser considerado apenas requisições/ notas a prazo que já foram faturadas (que já foram realizadas fechamento) ou não, ou ambas as opções.
- Opções
- Agrupar por mês: Permite que os dados sejam agrupados por mês, considerando a data de movimento, data de fechamento ou data de vencimento dos documentos.
- Destacar notas em atraso em mais de X dias: Campo descontinuado.
- Ordem de saída: Permite ordenar os dados por código ou nome da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
Ao definir os filtros, basta clicar em Visualizar para que o relatório seja gerado:
Detalhes dos campos do relatório
- CÓD: Código de identificação da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
- NOME: Nome da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
- CLS: Tipo da pessoa - cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado.
- EM HAVER: Valor em haver/crédito que a pessoa possui com o estabelecimento.
- NOTAS/ VALES: Valor de notas a prazo/ vales que a pessoa possui em aberto.
- CRED.: Valor de crediário que a pessoa possui em aberto.
- DESC/ AC: Valor de desconto ou acréscimo aplicado sobre os documentos em aberto.
- JUROS: Valor de juros sobre os documentos em aberto. Essa informação depende do valor indicado no campo Aplicar taxa de juros da tela de geração do relatório.
- SALDO: Valor total em aberto que o estabelecimento tem para receber da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
- 1ª COMPRA DO PERÍODO: Data da primeira compra efetuada no período definido para o relatório.
- ÚLTIMO RECEB.: Data do último pagamento efetuado, anterior à data final do relatório.
- Nº DIAS ATRASO: Número de dias em atraso da primeira nota em aberto até a data atual do computador, independente do período do relatório.
- TELEFONES: Números de telefones da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
Lembrando que esse relatório, é apenas um entre outros que podem ser utilizados para verificar o valor que o estabelecimento possui para receber de seus clientes.