Caminho Menu: Livros Fiscais - Tabelas de Apoio - Imposto


Tela 009406 - Migração das Exceções de Impostos. O objetivo principal desta tela é fornecer uma ferramenta centralizada para analisar, gerar e controlar exceções fiscais de impostos. A funcionalidade permitirá a migração de exceções ativas de um modelo legado para o  novo modelo otimizado de filtros, com a meta de automatizar o processo, reduzir drasticamente o volume de exceções manuais e, consequentemente, melhorar a produtividade e a acuracidade na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).

Seu objetivo é analisar, gerar e controlar exceções fiscais relacionadas a impostos, permitindo migrar e consolidar exceções ativas para um novo modelo, além de avaliar a redução de volume após a análise.

Resumo Funcional 

Esta tela tem como finalidade auxiliar na migração e consolidação de exceções fiscais, permitindo: 

  1. Filtrar e selecionar exceções ativas existentes (com ou sem log com detalhes da migração). 
  2. Definir o status das exceções antigas e novas após a migração. 
  3. Gerar análises sobre o impacto da migração, incluindo a exibição da quantidade de exceções ativas existentes (considerando exceções migradas/agrupadas anteriormente ou não).
  4. Avaliar a redução percentual prevista do número total de exceções após a migração. 
  5. Exibir exceções agrupadas por impostos e filtros aplicados. 

1. Filtros das exceções antes da migração

Objetivo: Permitir o controle e o refinamento da visualização das exceções que serão consideradas na migração. 
Funcionalidades:

  • Exceção com log: Identifica com a cor amarela as exceções que possuem histórico de log de migrações anteriores.
  • Exceção com log e em uso: Identifica com a cor vermelha apenas as exceções que estão em uso ou foram utilizadas e, que possuem log de migrações anteriores.
  • Filtrar exceções com log: Aplica filtro para mostrar apenas exceções com log (amarelo).
  • Filtrar exceções sem log: Aplica filtro para mostrar apenas exceções sem log de migrações anteriores.
  • Filtrar exceções com log e em uso: Aplica filtro para mostrar apenas exceções ativas com log (vermelho). Benefício: Facilita a identificação e a seleção das exceções relevantes, reduzindo o risco de migrar dados obsoletos.

2. Lista de exceções disponíveis

Objetivo: Exibir todas as exceções ativas existentes, agrupadas pela quantidade de impostos, para análise e posterior seleção dos grupos de exceções que serão migrados. 
Funcionalidades:

  • Tabela com colunas para seleção, quantidade de impostos, quantidade de exceções atuais, quantidade a gerar após o agrupamento e % de redução.
  • Permite marcar quais exceções serão incluídas no processo de migração. Benefício: Proporciona uma visão consolidada das exceções ativas disponíveis e possibilita a escolha controlada dos grupos de exceções que serão migrados.

    No exemplo abaixo é possível identificar o agrupamento de exceções de acordo com a quantidade de impostos, a quantidade de exceções atuais e o resultado em % após a migração. Tomando como base as exceções com 2 impostos. é possível verificar que o total de 18 exceções não terá nenhum ganho após a migração. Indicando que essas 18 exceções (agrupadas com 2 impostos) já sofreram uma migração anterior ou podem já ter sido cadastradas com o novo filtro.


3. Lista de exceções a migrarem

Objetivo: Apresentar as exceções que foram selecionadas para migração. 
Funcionalidades:

  • Mostra a relação final das exceções que serão criadas, com as colunas seleção, quantidade de exceções agrupadas e percentual em relação ao total geral de exceções selecionado na tabela anterior. 
  • . Benefício: Confirmação visual antes da execução, garantindo maior segurança e conferência antes da geração.

    No exemplo abaixo podemos identificar o volume de exceções que poderão ser migradas/agrupadas, em relação ao total de 24 exceções ativas selecionadas na tabela acima.


4. Indicadores e contadores

Objetivo: Fornecer dados para uma previsão do resultado após a realização da migração das exceções. 
Funcionalidades:

  • Qtd. de exceções ativas: Número total de exceções válidas/ativas no sistema.
  • Qtd. de exceções que serão geradas: Resultado final contendo o total de exceções após a realização da migração.
  • % de redução previsto: Mostra o ganho esperado em termos de redução de exceções (otimização). 
  • Marca Todos, Desmarca Todos e Inverte Seleção: Utilizados na seleção dos agrupamentos das exceções antes da migração, tabela disponível na seção 2 da tela. Benefício: Acompanha indicadores-chave para avaliação do impacto da migração.

    No exemplo abaixo podemos visualizar o total de exceções ativas, além do total de exceções resultante da migração geral e o percentual de redução após realização do processo de migração de todas as exceções. Os botões abaixo (Marca Todos, Desmarca Todos e Inverte Seleção) podem ser utilizados para marcar/desmarcar os grupos de exceções retornados e exibidos na tabela da seção 2 desse documento.
     

5. Exceções agrupadas por impostos

Objetivo: Mostrar exceções cadastradas e ativas agrupadas por impostos comuns. 
Funcionalidades:

  • Campo de visualização em lista para exibir todas as exceções que fazem parte de determinado agrupamento por quantidade de impostos. Benefício: Permite identificar redundâncias e otimizar a geração de novas exceções com base em agrupamentos.

    Nesse exemplo abaixo é possível visualizar a lista de exceções cadastradas e ativas, que fazem parte do agrupamento de 24 exceções com 1 imposto.


6. Ações de filtro e controle

Objetivo: Facilitar a manipulação em massa e definir regras para o comportamento das novas exceções e das antigas exceções após a migração. 
Funcionalidades:

  • Marcar todos, Desmarcar todos, Inverter seleção: Atalhos para facilitar o gerenciamento de múltiplas exceções que serão migradas. Ações que marcam ou desmarcam os grupos de exceções da tabela da seção 3 da tela.
  • Definição de status das exceções antigas: Opções para manter ativas ou inativar as exceções existentes após a migração.
  • Definição de status das exceções novas: Escolha para gerar as exceções já ativadas ou inativadas. Benefício: Dá controle total sobre o estado das exceções antigas e novas, evitando inconsistências operacionais.

7. Resultado após aplicação de filtros

Objetivo: Exibir o conjunto final de exceções após a aplicação de filtros e regras definidas. 
Funcionalidades:

  • Lista das exceções filtradas que serão efetivamente consideradas para migração. Benefício: Permite uma última conferência antes da execução, garantindo precisão no processo.

    No exemplo abaixo podemos visualizar as exceções agrupadas e contidas na tabela da seção 3 da tela. 


8. Área para geração de impostos da Reforma Tributária

Objetivo: Incluir novos parâmetros fiscais decorrentes da Reforma Tributária no processo de migração. 
Funcionalidades:

  • Campos para informar:

    • CST CBS
    • Classificação Tributária (CClassTrib)
    • IBS UF
    • Taxa de imposto (%)
    • Redução de alíquota IBS/CBS Benefício: Garante que as novas exceções sejam adaptadas à nova legislação tributária, prevenindo problemas fiscais e garantindo conformidade.

9. Exemplo


Tela e filtros utilizados como exemplos: