A partir da versão 2.4.4.8 de 14/06/2016 foi implementado uma nova funcionalidade de identificação para valores de juros e multa oriundos de baixa parcial restantes em contas a receber.

Inicialmente para que essa nova funcionalidade seja valida será necessário criar (caso ainda não exista) de um produto chamado "Resto de Conta", ou qualquer outro nome que possa ser identificado como restante de baixa realizada no contas a receber.

No menu Cadastro > Produtos > Produtos ou no botão  na barra de menu rápido, crie o produto e coloque-o como tipo "Serviços" e Medicamento = Não.

Em seguida vá até o menu Configurações > Filiais > Convênio e no campo em destaque selecione o produto cadastrado.



Figura 01 - Configurações Filiais aba Convênio


O produto pode ser selecionado através do botão  acessando em seguida o cadastro de produtos, ou então, simplesmente digitando o código do produto no respectivo campo.

Se esta configuração não for realizada, todas as vezes que uma baixa parcial for realizada no contas a receber e for necessário gerar um resto de conta o sistema emitirá um aviso para a configuração do mesmo.



Figura 02 - Mensagem do Linx Farma Big


Mesmo com a mensagem acima, o sistema não bloqueará a baixa, apenas no campo descrição não será visualizado nenhum produto, e no campo observação será retornado a mensagem "RESTO DE BAIXA PARCIAL. Nº LANÇAMENTO: 111111"



Figura 03 - Observação no Contas a Receber

Desta forma será possível um melhor controle e identificação das baixas que geraram restantes de contas e também os lançamentos das baixas originais.

O sistema gera o resto de conta quando não sobra item após amortizar o valor pago nos juros, multa e valor original.