Que o Linx Commerce é uma plataforma de e-commerce que garante ao varejista estabilidade, segurança e facilidade, todo mundo já sabe!

Não é atoa que fomos eleitos pela duas vezes a melhor plataforma do país pela ABComm! (estrela vermelha) (estrela vermelha) (estrela vermelha) (estrela vermelha) (estrela vermelha)

- 

E que agora temos um motor de Recorrência de Planos & Assinaturas nativo dentro do Linx Commerce, você já sabia? Ainda não! Então vamos lá!

Esta documentação visa em auxiliar no entendimento desta nova implementação! Nela você vai aprender sobre a parametrização e melhores práticas! (sorriso)  


Objetivo da documentação!

Entenda quais são as etapas e processos de ativação de um Plano e da Gestão de Planos como um todo!

1. ONDE LOCALIZAR

1. ONDE LOCALIZAR

Esta primeira etapa será simples! Não se preocupe. Apenas salientaremos onde ocorre a Gestão de Planos! (sorriso) 

1.1. ONDE PARAMETRIZAR
1.1. ONDE PARAMETRIZAR

No menu superior você irá buscar pelo novo menu Recorrência e dentro dele, clique na primeira opção, Gestão de Planos. Conforme imagem abaixo:

1.2. MEUS PLANOS (LISTAGEM)
1.2. MEUS PLANOS (LISTAGEM)

Pronto! Você já está na tela de listagem dos Planos criados! Porém, agora você irá clicar no primeiro item do menu lateral esquerdo, em * Meio de Pagamento e selecionando a forma de pagamento do qual você deseja filtrar os Planos!   

Porque? Ah, sim! Nossos Planos (as assinaturas também) serão passíveis de parametrização com diferentes gateways. Sendo na v1 com a Pagar.me e posteriormente com outros! (piscar o olho)   

Desta maneira, serão listados nesta tela os Planos criados pelo gateway que você selecionar! 

Não se preocupe, depois voltaremos nesta tela para auxiliar no entendimento das colunas aqui listadas! (piscar o olho) 

2. COMO CRIAR UM PLANO

2. COMO CRIAR UM PLANO

É agora! O grande momento! Vamos criar um Plano! (sorriso) 

2.1. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: ADICIONAR UM PLANO
2.1. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: ADICIONAR UM PLANO

Aqui não há mistérios! irá clicar no botão em azul, no menu lateral esquerdo, ele está nomeado como Adicionar plano. Conforme imagem abaixo abaixo: 


2.2. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: DADOS DO PLANO
2.2. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: DADOS DO PLANO

Pronto, você já está na primeira etapa de criação de um Plano, a aba lateral nomeada de Dados do Plano.

Nesta sessão você irá preencher os 2 blocos mencionados abaixo (Geral e Cobrança) e antes de ir para a próxima etapa, não se esqueça de clicar em Salvar!

Claro! Entendemos que alguns campos podem gerar dúvidas, então lá vai! Algumas instruções para auxiliar... 


Bloco: Geral | Campo: Meio de pagamento | Neste campo você irá escolher o meio de pagamento em que a recorrência irá gerar as cobranças. Em nossa v1, o funcionamento é exclusivo para o Pagar.me HUB

Bloco: Cobrança | Campo: Tipo de intervalo | Será possível que você opte por um entre os diferentes tipos de intervalo (Diário, Semanal, Mensal e Anual), escolha aquele que faça mais sentido para seu Plano

Bloco: Cobrança | Campo: Quantidade de intervalos | Tão importante quanto o Tipo de intervalo é a Quantidade de intervalos, afinal a soma dos dois é que define de quanto em quanto tempo um plano é renovado;   

Bloco: Cobrança | Campo: Status do plano | De maneira simples você definirá se este plano estará Ativo ou Inativo, porém, para facilitar sua vida, um plano ao ser criado virá sempre como Ativo. Caso queira Inativar, faça pela Edição, não pela Criação;

Bloco: Cobrança | Campo: Tipo de cobrança | O tipo de cobrança em nossa primeira versão será sempre Pré-Pago, posteriormente, devemos trazer novidades, por isso o campo sem muitas opções; 

Bloco: Cobrança | Campo: Forma de pagamento | Assim como o Tipo de Cobrança, a Forma de Pagamento, atualmente é passível de utilização apenas para Cartão de Crédito, mas em breve, virão novidades.

-

Periodicidade (Tipo de intervalo vs. Quantidade de intervalos)!

Você viu que possuímos 2 campos, o Tipo de Intervalos (Diário, Semanal, Mensal e Anual) e a Quantidade de Intervalos (1, 2, 3, 4, 5...), mas ainda tem dúvidas de como usá-los? Vamos dar alguns exemplos para ti auxiliar nesta etapa! (sorriso) 


- Como configurar uma plano de periodicidade que se repete à cada um mês? Defina o Tipo de Intervalo como Mensal e a Quantidade de Intervalos como 1

- Como configurar uma plano de periodicidade que se repete à cada três mês? Defina o Tipo de Intervalo como Mensal e a Quantidade de Intervalos como 3;

- Como configurar uma plano de periodicidade que se repete à cada dez dias? Defina o Tipo de Intervalo como Diário e a Quantidade de Intervalos como 10;

- Como configurar uma plano de periodicidade que se repete à cada quinzena? Defina o Tipo de Intervalo como Semanal e a Quantidade de Intervalos como 2.

-,,.

As possibilidades são infinitas e quem define é você, lojista! 

2.3. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO:  DADOS/ TAXAS
2.3. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: DADOS/ TAXAS

Nesta segunda aba (Descontos/ Taxas), iremos definir os Descontos (primeiro bloco) e Taxas (segundo bloco). Porém, antes de mais nada, vale reforçar que:

Descontos: Proporciona a opção de aplicar descontos em R$ (Fixo) ou em % (Percentual), exclusivamente sobre os itens, permitindo uma flexibilidade personalizada na gestão do preços e claro, a aplicação destes descontos será refletida para todas as assinaturas contratadas por este Plano.

Taxas: Também trabalhando com valores em R$ (Fixo) ou em % (Percentual), pode ser utilizada para inclusão de taxas em pedidos recorrentes, oferecendo uma alternativa para cobrir possíveis ajustes periódicos nas tarifas dos serviços logísticos. A taxa será multiplicada pela quantidade do item e será replicada em todas as assinaturas.

-

2.4. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: DADOS DO PRODUTO
2.4. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: DADOS DO PRODUTO

Em Dados do Produto você irá definir um produto para ser vinculado ao Plano e sim, há algumas regras para tal que serão listadas abaixo, mas a mais importante refere-se a quantidade de produtos que você pode vincular à um Plano, sempre será um produto.

Podendo este produto ser do tipo SKU ou do tipo KIT, por isso, evite cadastrar produtos com variação, pois em casos como este, você deverá ter um Plano para cada variação, ou trabalhar com Assinaturas!    

Simmm, a quantidade do mesmo produto do Plano pode ser alterada e controlada por você através do campo Quantidade de itens.

Aqui exemplificamos para você como é o processo de seleção de itens na aba Dados do produto

No bloco Valores e vigências, você visualizará o preço do item em questão para este Plano

Antes de ir para a última aba, certifique-se de clicar em Salvar

2.5. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: ASSINATURAS
2.5. CONFIGURANDO UM NOVO PLANO: ASSINATURAS

Pronto! Plano criado! (sorriso) 

Na última aba, Assinaturas você não precisará realizar qualquer tipo de configuração.

Esta aba servirá futuramente para você validar as Assinaturas que foram criadas a partir do seu Plano

3. MINHA LISTAGEM DE PLANOS 

3. MINHA LISTAGEM DE PLANOS 

Bom, agora que você concluiu o cadastro do seu plano, ele será listado junto dos outros já existentes em sua loja na tela de Gestão de Planos.

Nesta etapa explicaremos um pouco do conceito da tela de Gestão de Planos, bem como o fluxo de Assinaturas criadas a partir de um Plano e afins.  

3.1. LISTAGEM E COLUNAS
3.1. LISTAGEM E COLUNAS

Vamos entender agora como funciona a listagem de planos que você obtém logo que acessa a tela de Gestão de Planos! O que cada coluna representa faz e quais campos você terá aqui... 


ID do Plano: Cada plano possui um identificador único, este campo ou variável por assim dizer, chama-se Id do Plano e pode ser usado para identificá-lo no seu gateway de pagamento;  

Nome do Plano: Lembra que ao criar seu plano, você definiu um nome ao mesmo? Bom, ele irá constar aqui;

Status do Plano: Como dito anteriormente, todo plano nasce com o Satus Ativo, mas pode ser alterado para Inativo caso não seja mais do interesse do lojista comercializá-lo;

Tipo de Cobrança: Aqui, o tipo de cobrança será visualizado sempre como Pré-pago, afinal, nossa recorrência atua em sua primeira versão somente com cartões de crédito, para tal, sempre serão pré-pagas as cobranças;

Periodicidade: A soma dos campos Tipo de Intervalo e Quantidade de Intervalos definem a periodicidade e aqui a mesma será exibida; 

Criado em: Puramente com o intuito de gerar rastreabilidade e melhor controle, registramos neste campo a data de criação do seu Plano;  

Ações: Por fim, você poderá gerenciar seu Plano, pelos dois ícones, Editando o mesmo ou Removendo-o.  

3.2. ASSINATURAS VINCULADAS AO PLANO
3.2. ASSINATURAS VINCULADAS AO PLANO

Anteriormente, ao criar um Plano você viu que existia uma aba chamada Assinaturas na criação, certo? Mas porque há uma aba chamada Assinatura no meio do meu Plano?

Bom, antes de explicarmos exatamente para que serve está tela, vamos reforçar o conceito através de um fluxograma! 

- 

Um Plano e uma Assinaturas são MUUITO semelhantes, sua mera diferença resume em algumas definições que o lojista permite ao consumidor tomar a decisão. Apenas isso!

Porém, um Plano que o lojista cria, ele permite que várias Assinaturas sejam criadas a partir do mesmo, entendendo que cada uma é um pedido por assim dizer, mas todas no mesmo template definido pelo lojista. Estas assinaturas criadas a partir do Plano, chamam-se Assinatura de Plano!

Ok! Mas e na Gestão de Assinaturas, como funciona? Bom, como são inúmeras as possibilidades aqui, a cada pedido gerado a partir de uma Assinatura chamamos a mesma de Assinatura Avulsa!  

-

Dito isto, vamos a tela (aba) de Assinaturas dentro da gestão de um Plano já criado! 

3.3. ASSINATURA DE PLANO: DADOS GERAIS
3.3. ASSINATURA DE PLANO: DADOS GERAIS

Na aba Dados Gerais você vai identificar um dado importantíssimo que diferem esta Assinatura de Plano de qualquer outra Assinatura por aí, ele se chama Assinatura e é o primeiro campo no bloco Dados da Assinatura!

Este identificador é único e através dele são criados os pedidos posteriores deste cliente, afinal ele fez uma compra e a mesma irá se repetir por diversas vezes, sempre gerando um novo pedido e atrelando o mesmo à esta Assinatura.  

3.4. ASSINATURA DE PLANO: DADOS DO PAGAMENTO
3.4. ASSINATURA DE PLANO: DADOS DO PAGAMENTO

Como o nome mesmo sugere, nesta aba você encontrará dados ligados ao pagamento deste cliente, como Meio de pagamento, Parcelas, Próxima cobrança, Responsável pelo cartão, Últimos Dígitos (para fins de tesouraria ou suporte ao cliente) e a Bandeira

3.5. ASSINATURA DE PLANO: DADOS DO CLIENTE
3.5. ASSINATURA DE PLANO: DADOS DO CLIENTE

Sem muitos mistérios, nesta aba você encontrará o Nome e E-mail do cliente: 

3.6. ASSINATURA DE PLANO: ITENS
3.6. ASSINATURA DE PLANO: ITENS

Bom, a regra é clara! Uma Assinatura ou Plano poderão trabalhar apenas com um produto no carrinho e nesta aba você verá qual é o mesmo! Bem como o Preço ou Quantidade.

3.7. ASSINATURA DE PLANO: DESCONTOS
3.7. ASSINATURA DE PLANO: DESCONTOS

Calma lá! Você já deu um Desconto inicialmente ao seu consumidor pela compra recorrente e ele ainda quer cancelar porque julga que o preço é alto? Aqui há uma solução! 

Nesta tela você poderá conceder (ou não hehe) um Desconto à uma Assinatura de Plano já existente, editando o Desconto inicial que foi concedido ao consumidor na hora da compra! 

3.8. ASSINATURA DE PLANO: METADADOS
3.8. ASSINATURA DE PLANO: METADADOS

Para ti auxiliar na gestão, parametrização e customização, aqui serão guardados todos seus Metadados! (sorriso) 

3.9. ASSINATURA DE PLANO: PEDIDOS
3.9. ASSINATURA DE PLANO: PEDIDOS

Voilà! A cereja do bolo, os Pedidos! Cada cliente faz uma compra por Recorrência e a mesma chama-se Assinatura de Plano, porém, todos os meses precisamos criar um pedido novo em sua loja...

Afinal, como você vai faturá-lo e enviá-lo sem isso? Bom, é aqui que todos os pedidos (ciclos) gerados a partir daquele pedido inicial irão estar! (sorriso)    

Uma vez que você clica em um Pedido, o mesmo será aberto em sua tela, e aqui não há muitas mudanças, a única que você precisa se atentar é o Identificador de Integração (apontado com uma flecha vermelha abaixo)!

O Identificador de Integração é simples, ele é a composição pura do código da Assinatura + Ciclo (nº do pedido) + Id do meio de pagamento. Tudo construído para você saber tudo apenas com um único campo! (piscar o olho)   

Ficou com dúvidas? Saiba quem você deve chamar!

Quem são os pontos focais e seus contatos para te auxiliar as ativações e dúvidas.

Atendimento
Suporte ao cliente e dúvidas sobre o produto.

Implantação
Ativação durante a implantação, orientações e treinamento.

  • Sem rótulos