Sumário

1. Instalação do TACHUNGRY3 
2. Configurador TH3Config
2.1. Menu Cadastro de Operadores 
2.2. Menu Excluir operador 
2.3. Menu Configurar Acessos do Operador 
2.4. Menu Mudar Senha 
2.5. Menu Alterar Senha Mestra 
2.6. Menu Novo Host 
2.7. Menu Exluir Host 
2.8. Menu Replicar Host 
2.9. Menu Configurar Host 
2.9.1. Menu Geral Host 
2.10. Geral 
2.10.1. Impressão 
2.10.2. Redução Z 
2.10.3. Turno 
2.10.4. Nota fiscal Entrada / Saída Insumos: 
2.10.5. Apresentação 
2.10.6. Horário de Verão 
2.10.7. Status Mesas 
2.10.8. NFC-e – Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final 
2.11. ECF – Emissor de cupom Fiscal 
2.11.1. Configuração 
2.11.2. Configurações Adicionais 
2.11.3. Relatórios Gerenciais 
2.12. Menu TEF – TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS 
2.12.1. Geral 
2.12.2. TEF Habilitado 
2.12.3. Configurações Adicionais 
2.13. Menu Balança 
2.13.2. Leitura Código de Barra: 
2.14. Menu Rodapé 
2.15. Menu Fidelização 
2.16. Micro Terminais 
2.16.1. Configuração 
2.16.2. Micro Terminais 
2.16.3. Cartão Consumo 
2.17. Menu Imagens 
2.18. Menu Consulta/Impressão Cheques 
2.18.1. Consulta ON-LINE 
2.18.2. Impressão 
2.18.3. Consulta SERASA 
2.19. Painel Senhas 
2.19.1. Painel Senha 
2.20. Menu Display 
2.20.1. Display 
2.21. Menu Relatório 
2.21.1. Fabrica de Relatórios 
2.22. Formas de Pagamento 
2.22.1. Atalhos Formas de Pagamento 
2.23. Menu Dados Para Geração de Arquivos Fiscais 
2.24. Alias Automático 
2.25. Catraca 
3. Guia de Introdução TacHungry3 
3.1. Menu Sistema 
3.1.1. Login/Logoff do Operador (Ctrl + L) 
3.1.2. Alterar Senha do Operador 
3.2. Menu Turno 
3.2.1. Abertura de Caixa 
3.2.2. Sangria 
3.2.3. Suprimento 
3.3. Menu Venda 
3.3.1. Transferência de Mesa 
3.3.2. Conferência de Mesa 
3.3.3. Reserva de Mesa 
3.3.4. Cancelar Cupom 
3.3.5. Cancelar Item 
3.3.6. Acréscimo / Desconto 
3.3.7. Alterar taxa de serviço 
3.3.8. Visualizar Vendas 
3.3.9. Consultar Vendedor 
3.3.10. Consultar Cliente 
3.3.11. Pesquisar Item F8 
3.3.12. Consultar Emitente 
3.3.13. Consulta Serasa 
3.3.14. Tira Teima 
3.3.15. Venda Balcão 
3.4. Menu Fiscal 
3.4.1. Emitir Leitura X (ctrl+X) 
3.4.2. LMFC – Leitura Memória Fiscal Completa 
3.4.3. LMFS – Leitura Memória Fiscal Simplificado 
3.4.4. Espelho MFD 
3.4.5. Arquivo MF 
3.4.6. Arquivo MFD 
3.4.7. Arquivo AC 17/04 
3.4.8. Transferência de Mesa 
3.4.9. Identificação do PAF – ECF 
3.4.10. Vendas do Período 
3.4.11. Tab. Índice Técnico de Produção 
3.4.12. Mesa Aberta 
3.4.13. Parâmetro de configuração 
3.4.14. Registro do PAF – ECF 
3.4.15. Envio ao Fisco da Redução Z 
3.4.16. Envio ao Fisco Estoque 
3.4.17. Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ 
3.5. Menu Outras Funções 
3.5.1. Gravar Leitura em Arquivo 
3.5.2. Entrar/Sair do Horário de Verão (Ctrl + Alt + H) 
3.5.3. Trocar Bobina (Ctrl + T) 
3.5.4. Emitir Redução Z (Ctrl + Z) 
3.5.5. Emitir Redução Z com Entrada/Saída Horário Verão 
3.5.6. Obtém Dados Última Redução 
3.5.7. Nota Fiscal de Consumidor 
3.5.8. Atualização Automática 
3.5.9. Gerar CAT-52 
3.5.10. Emitir Notas Fiscais Insumos (Entrada\Saída) REQUISITO XLVIII 
3.5.11. Atualizar Status da Catraca 
3.5.12. Geração Relatório de Impostos 
3.5.13. Movimento por ECF 
3.6. Menu TEF 
3.6.1. CTF – PREMMIA 
3.7. Menu Relatórios 
3.7.1. Relatório de Vendas 
3.7.2. Relatórios Itens Cancelados 
3.7.3. Relatórios de Itens Cancelados Detalhado 
3.8. Fidelização 
3.8.1. Resgate de Prêmios


Instalação do TACHUNGRY3


Para a instalação do TacHungry3 é necessário adquirir o pacote de instalação junto a Linx Sistemas.
De posse do pacote crie uma pasta chamada Rezende_Inst no diretório C:, logo, tem-se: C:\rezende_inst. Extrair o pacote de instalação nesta pasta e na seqüência terá que executar o instalador Install_TACHungry3 dando um duplo-clique.


  • Clique em avançar como sugere a tela.



  • Clique em "ACEITO OS TERMOS DO CONTRATO".
  • Clique em "Avançar".


  • O endereçamento e nome do diretório é automático, apenas avance.

  • Opte pela instalação completa, clique em avançar.

  • Novamente clique em avançar.
  • Baixe a barra de rolagem e selecione o modelo da impressora fiscal qual irá selecionar dentre os modelos disponíveis

  • Clique em avançar;

  • Uma vez selecionada a impressora clique em AVANÇAR.
  • Finalize clicando em INSTALAR. O sistema exibirá as seguintes telas:


  • Clique em avançar;


  • Clique em concluir.


Ao finalizar a instalação o sistema está pronto para ser utilizado, porém, na primeira utilização será necessário a solicitação da LICENÇA/CHAVE do sistema para liberação do software. Desta forma terá a seguinte mensagem.



Em seguida entrem em contato com setor Licença LINX SISTEMAS e obtenha a licença para seu ID como mostra figuras;

  • Insira o código da chave no local indicado e clique em "obter licença".

  • Parabéns, o sistema será executado com sucesso.

Configurador TH3Config



Este manual é destinado aos funcionários do departamento de Suporte da LINX SISTEMAS e tem por objetivo auxiliar nos trabalho de configuração do sistema TACHUNGRY3
Isso está a tela principal do configurador com um usuário cadastrado para utilização do sistema no lado esquerdo da tela (OPERADOR configuração dos parâmetros do sistema TACHUNGRY3 gerenciados pelo sistema Configurador TH3Config PADRÃO) e, um computador configurado para utilização do sistema (PISTA).
Para acessar os parâmetros de um determinado PDV dê um duplo clique sobre o nome do mesmo.
No exemplo da figura abaixo dê um duplo clique no "RPCAUTOMACAO" para acessar os parâmetros configuráveis do sistema. As demais instruções para configuração estão disponíveis ao longo deste manual.


AVISO

A LINX SISTEMAS se reserva o direito de alterar este documento e as especificações do software a qualquer momento sem prévio aviso. As figuras apresentadas neste documento são meramente ilustrativas. 


Menu Cadastro de Operadores


A função do configurador é responsável pela criação dos operadores que terão acesso para utilizar o sistema. O nome dos operadores cadastrados ficam visíveis na tela principal do configurador do lado esquerdo.
No exemplo da figura acima existe um operador cadastrado, OPERADOR PADRÃO. Para cadastrar novo clique



  • Digite sua senha de acesso no campo "Senha do Operador", (a senha precisa ter no mínimo 03 caracteres e não aceita caracteres especiais);
  • Para salvar a alteração e sair da tela de "Cadastro de Operadores", clique em "OK".
  • O nome do operador será acrescentado à lista de operadores.


Menu Excluir operador


Esta função do configurador permite a exclusão de um operador cadastrado para utilizar o sistema. Para isso deve-se selecionar o nome de um operador cadastrado, dentre os disponíveis do lado esquerdo da tela principal do configurador e clicar no botão Excluir Operador.
Neste exemplo excluiremos o operador PADRÃO. Só é permitido excluir o Operador se não houver turno aberto para o mesmo.


  • Selecione o "Operador" existente na "Tela Principal do configurador" dando um clique sobre o qual será excluído;
  • Na tela de confirmação, clique em "Yes".


Menu Configurar Acessos do Operador


Para configurar as permissões do operador cadastrado para utilizar funções do sistema acesse configurar operador.
Selecione o nome do operador que se deseja configurar e clicar no botão .
A tela de configuração do operador exibe um conjunto com todas as funções de acesso ao sistema descritas na coluna FUNÇÃO. A coluna ATIVO indica se o operador possui permissão de executar a função no sistema, isto quando houver um marcador (X) ao lado da função.



Na parte inferior da tela de configuração (ilustrada acima) existem alguns botões para facilitar o trabalho de concessão e bloqueio de acessos do operador às funções do sistema. Ao clicar no botão "Marcar Todos", o sistema marca automaticamente todas as funções cadastradas concedendo permissão para o operador a todas as funções do sistema; logo, para remover estas mesmas permissões de uma só vez, basta desmarcar todas invertendo a seleção.




Menu Mudar Senha


Ao abrir a tela de alteração digite a nova senha e clique em OK.


Menu Alterar Senha Mestra


A função é responsável pela alteração da senha mestra, ou seja, a senha que oferece administra as configurações gerais do sistema.



Ao abrir a tela de alteração digite a nova senha e digite novamente para confirmação como mostra figura abaixo.

Menu Novo Host


Responsável pela criação dos Host's ou computadores que executarão o sistema, a função permite criá-los.

  • Ao clicar no botão para criar novo host será exibida uma tela solicitando o nome do novo host.
  • Este nome deve ser igual ao nome do computador na rede local.
  • Depois de informar o nome e clicar em "OK" o novo host será criado e ficará visível na tela de hosts do sistema da tela principal do configurador como mostra figura abaixo.


Menu Exluir Host


Esta função do configurador é responsável pela exclusão de um host cadastrado para utilizar o sistema. Para isso deve-se selecionar o nome do host cadastrado, dentre os disponíveis do lado direito da tela principal do configurador e clicar no botão indicado pela figura acima nesse exemplo excluiremos os host RPCAUTOMACAO como mostra a figura abaixo, em seguida clique em "Yes" .

Menu Replicar Host


Tal função do configurador é responsável criar cópia do host com todos os parâmetros iguais ao do host original.

  • Para replicar um host inicialmente clique sobre o host cujos parâmetros serão copiados.
  • Após solicitar a replicação do host será exibida uma tela com a lista dos nomes de todos os Host's cadastrados.
  • Selecione desta lista aquele host que receberá a cópia dos parâmetros do host indicado anteriormente

Ao confirmar clicando em "Salvar" todos os parâmetros do host replicado serão copiados para o host selecionado sobrepondo-lhe todos os anteriores.

Menu Configurar Host


Uma ótima parametrização do host dará a tranqüilidade ao administrador possibilitando gerenciar e exercer com eficiência e eficácia as funções na sua empresa. Esta função do configurador oferece acesso a consulta e alteração de todos os parâmetros do host. Atualmente os parâmetros estão distribuídos em


Menu Geral Host






Geral


Configuração dos padrões de funcionamento dos dados inseridos no sistema como a configuração do tipo de comunicação entre a estação de trabalho e o servidor da empresa.

  • Porta Resposta Monitoramento TCP: Porta de resposta dos dados;
  • Limite Fechamento Caixa 24 horas: Quantidade de horas que o turno ficará em aberto até o dia seguinte;
  • Host Principal: É definido como host principal (servidor). É nele que será ligada a automação do(s) caixa (as). Foi criado para atender estabelecimentos que utilizam multi: host. Não havendo outro host no estabelecimento todos os campos deverão ser preenchidos, pois não aparecerão os registros na tela. Sendo manual, também não terá como lançar o registro;
  • Trunca/Arrendonda: Deve ser configurado de acordo com o ECF;
  • Seleciona Garçom a cada Pedido: Este parâmetro seleciona garçom a cada pedido(conta encerrada), utilizado para facilitar o controle de comissão;
  • Seleciona Garçom a cada Item: Este parâmetro seleciona garçom a cada item vendido, facilita o controle de comissão. Exemplo: Pode haver mais de um garçom por cliente;
  • Ratear Conta entre Clientes: Permite dividir a conta entre os clientes;
  • Rever Cliente no Fechamento: opção de selecionar cliente novamente ao fechar o pedido;
  • Permitir Fechar Caixa com Venda Aberta: Permitir ou não o fechamento do turno com pedidos pendentes(conta de mesa aberta);
  • Permitir Agrupamento de Pedido: permite que agrupe pedido de outras mesas. Ex: indivíduos em mesas separadas resolvem migrar para mesa em conjunto. O usuário poderá agrupar os referidos pedidos;
  • Tempo da Tela de Troco: estabelece quanto tempo a tela de troco ficará visível na tela, geralmente é configurada para 3 segundos;
  • Permite localizar item pela descrição: este parâmetro permite ao operador utilizar a tela de procura de itens pela descrição e não somente pela leitura do código de barras do produto.
  • Informa CPF/CNPJ no início da venda (CAT - 52 SP): este parâmetro define se ao início de cada venda será exigida a digitação do CNPJ/CPF do estabelecimento comercial. Esta é uma exigência da Secretaria da Fazenda do Governo de São Paulo instituída pela portaria CAT 52/07.
  • Seleciona Garçom por itens especificados: o funcionamento deste parâmetro é similar ao do parâmetro acima mencionado, pois também define a associação de um garçom para itens vendidos. No entanto, neste caso, somente os itens configurados no sistema para solicitar esta associação de garçom exibirão a tela de pesquisa de garçom;
  • Usa Campo Controle: permite referenciar mesas com números específicos.
  • Usa Monitor TouchScreen: este parâmetro e para identificar o uso dos aparelhos para anotações de pedidos;
  • Obriga Motivo de Cancelamento do Item: Esse parâmetro pode obrigar ao usuário a descrever o motivo ao qual cancelou o item;
  • Tornar Todas as Mesas Visíveis: permite a visualização de todas as mesas no sistema;
  • Solicita Senha na Redução Z: este parâmetro obriga o operador a digitar sua senha antes da emissão da redução Z. Ou seja, exige autenticação de um usuário habilitado no sistema ou do supervisor. As opções de escolha deste parâmetro são "SIM" ou "NÃO";
  • Venda Rápida: facilita a impressão do cupom fiscal;
  • Tipo Preço Padrão: indica qual preço será utilizado no cálculo do valor dos itens de venda. O cadastro de itens do sistema permite informar até 6 preços diferentes para um mesmo produto. O preço padrão que será utilizado no cálculo da venda é definido por este parâmetro. As opções disponíveis são "A", "B", "C", "D" OU "E";
  • Consumidor Padrão: define para qual cliente será impresso no cupom para consumidor padrão seleciona "A";
  • Mostrar Tela Rodapé: permite visualizar o rodapé do cupom que será impresso;
  • Selecionar Cliente na Abertura de Mesa: permite selecionar cliente para uma mesa especifica;

Após fazer configurações clique em "Salvar" como mostra figura acima

Impressão


O responsável pela empresa deverá ser consultado para determinar quais dessas informações ele vai querer que seja impresso no rodapé do Cupom Fiscal.


  • Imprimir Comprovante Venda a Prazo: Permite ou não imprimir cupom fiscal para venda a prazo;
  • Imprimir Vendedor Rodapé: Permite ou não imprimir o nome do vendedor no cupom fiscal;
  • Imprimir Telefone Cliente Rodapé: Permite ou não imprimir o telefone do cliente no cupom fiscal;
  • Agrupar itens na Prévia: permite ou não o usuário agrupar os itens durante a prévia do fechamento;
  • Taxa de Serviço: Permite ou não imprimir a taxa na prévia do fechamento;
  • Caminho de Impressão da Prévia: o usuário tem a opção de imprimir a prévia de fechamento para a visualização de seus clientes;
  • Imprimir Prévia automaticamente: permite ou não imprimir a prévia automaticamente;
  • Imprimir cabeçalho no cupom (ECF Térmica): este parâmetro obriga a impressão de um cabeçalho com informações do cliente em todo cupom fiscal emitido pelo sistema. Válido somente para impressora fiscal (ECF) térmica;
  • Imprime Comanda no Final da Venda: permite ou não imprimir a comanda ao final de cada venda;
  • Imprime Comanda de Itens Simultaneamente: permite ou não imprimir a comanda de itens simultâneos;
  • Imprime comanda de cancelamento: permite ou não imprimir a comanda de itens que foram cancelados;
  • Emitir Prévia do Pedido antes de Fechar a Conta: permite ou não emitir a prévia dos pedidos antes de fechar a conta;
  • Imprimir Endereço do Cliente na Prévia: permite ou não impressão do endereço do cliente na prévia;
  • Imprimir Comprovante Cartão Sodexo: permite ou não imprimir o comprovante de venda dos cartões sodexo;
  • Código da Forma de Pagamento Sodexo: parâmetro para definir o código da forma de pagamento que foi cadastrado no sistema para SODEXO;
  • Mensagem Rodapé Obrigatório por Município (PROCON): trata-se exatamente da mensagem que será exibida no cupom fiscal, exemplo: Ligue PROCON (xx) xxxx-xxxx.
  • Mensagem Rodapé Obrigatório por Município (ALERJ):
  • Imprimir Itens da Prévia em 2 linhas: Na primeira linha irá constar a descrição do item e na linha abaixo, quantidade e valores unitário e totais.
  • De Olho no Imposto:

Este parâmetro permite a impressão dos impostos aproximados incidentes nos itens no cupom fiscal c/ou relatório gerencial, conforme LEI Nº 12.741, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2012. Tem-se as opções: Opção 1: "Não sair a mensagem"; Opção 2: Sempre sair a mensagem; Opção 3: Perguntar ao operador.

  • Liberar Cadastro de mais de um cliente com CPF 00000000000: permite cadastrar pessoas com CPF 000.000.000-00 para várias pessoas.
  • Permite realizar sangria maior que valor em caixa:

Possibilita lançar sangria com maior valor do que existente no caixa.

Redução Z


O responsável pela empresa deverá ser consultado para determinar se o sistema comandará automaticamente a impressão da redução Z se "SIM" o sistema abrirá a opção para determinar a hora como mostra figura abaixo.


  • Após configurá-la clique em "Salvar" como mostra figura acima


Turno


  • Permite Troca de Operador Durante o Turno: permite ou não a troca de operador durante o mesmo turno caso seja necessário;
  • Quantidade Máxima de Turno por Dia: permite definir quantos turnos irá habilitar para sua empresa;
  • Informar Valores no Fechamento do Turno: permite ou não informar valores em cada fechamento;
  • Quantidade de Vias do Comprovante Fechamento do Turno: permite defini quantas vias podem ser impressas do comprovante de fechamento.


Nota fiscal Entrada / Saída Insumos


Parâmetro utilizado para empresa que trabalha com produção de fórmula de produtos. Essa funcionalidade permite a baixa física e fiscal dos insumos utilizados na fabricação dos produtos automaticamente. Os movimentos de entrada e saída do estoque serão imputados automaticamente no Emsys3 a partir dos NOP's 1926 e 5926 respectivamente.


  • Código Cliente/Empresa: Informar o código da empresa cuja movimentação de estoque ocorrerá e será gerada a nota fiscal.
  • Código fornecedor da Empresa: Informar o código da pessoa/fornecedor qual a nota fiscal será imputada.
  • Código NOP 5926 e 1926: Ambos NOP's devem estar cadastrados no emsys3 respectivamente elencados aos movimentos de saída e entrada.


Apresentação


Pode-se minimizar o TACHungry3 no pdv Sim ou Não, se sim habilita-se a função minimizar na tela, caso contrário, a opção não é exibida.

Horário de Verão


Se tiver marcado sim o TACHungry3 verificará automaticamente a entrada/saída e horário oficial seja verão ou não de cada Estado.


Status Mesas


  • Tempo de Atualização das Mesas: Essa configuração faz parte do Host, foi criada para atualizar multi: host. Utilizando como base "segundos", geralmente a configuração padrão é de 1 a 3 segundos, e deve ser preenchida mesmo se tiver apenas um host;
  • Tempo de ociosidade de Mesas: parâmetro para informar ou controlar o tempo de atendimento às mesas, caso não atenda no tempo determinando o sistema alertará.
  • Customização do status das mesas:


NFC-e – Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final


O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e – é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronica mente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
A configuração e a utilização da NFC-e no TACGas, precisa corresponder as regras de cada Unidades Federativas (Estados) a exemplo da "Versão do Layout", cujo modelo, é definido por ESTADO.




Emite NFC-e: Parâmetro que habilita a emissão da nota fiscal eletrônica do consumidor no PDV, "Sim" ou "Não";

  • Ambiente da NFC-e: Optar pela opção PRODUÇÃO, pois, corresponde a validade jurídica apta à seu uso;

Código Modelo de Documento para NFC-e: Digite o código do modelo do documento equivalente à NFC-e cadastrado no EMSYS;

  • Imprime Automaticamente NFC-e: Este parâmetro envia a impressão da NFC-e automaticamente após a baixa da venda realizada no PDV;
  • Utiliza Mini Impressora: A mini impressora é uma ECF-Não Fiscal, para habilitar essa funcionalidade é necessário tratar o campo, opção "Sim" e "Não";
  • Tipo Comunicação: Indicar qual a porta de comunicação da Mini Impressora;
  • Marca da Mini impressora: Dentre as marcas das ECF's-Não Fiscal disponíveis no mercado integramos com: SWEDA, Itautec, Dataregis, Daruma, Bematech, Urano, Elgin, Epson, IBM e ZPM.
  • Modelo da Mini Impressora: Preencher o campo de acordo com a ECF utilizada;
  • Mensagem Fixa na NFC-e: Mensagem fixa qual será exibida no rodapé da NFC-e;
  • Versão do Layout: Este parâmetro deve ser selecionado de acordo com o ESTADO, pois, cada UF adota uma versão para emissão da NFC-e. Atualmente há três layouts disponíveis: 2.0, 3.0 e 3.1.

ECF – Emissor de cupom Fiscal

Configuração



  • Porta ECF: este parâmetro define a porta de comunicação do computador onde o sistema está instalado para realizar a conexão da impressora fiscal (ECF). As opções disponíveis para este parâmetro são: COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, LPT1 e LPT2.
  • Emitir Leitura X na Abertura do Caixa: permite parametrizar o sistema para emissão da leitura X automaticamente ao abrir o caixa, com as seguintes opções SIM ou Não;
  • Gerar Log do ECF: este parâmetro define a gravação de um arquivo de log contendo todas as funções executadas na impressora fiscal (ECF) durante o dia. As opções disponíveis de escolha são "SIM" ou "NÃO".
  • Gaveta Instalada: este parâmetro define a obrigatoriedade de do operador do sistema quando é realizada a abertura da gaveta de dinheiro. Para utilização deste parâmetro é obrigatória a existência de uma gaveta instalada para evitar travamento do sistema. Mas opções disponíveis para este parâmetro são "Sim" ou "Não".
  • Permite Venda Gaveta Aberta: permite ou não realizar vendas com a gaveta de dinheiro aberta;


Configurações Adicionais


  • Driver ECF: este parâmetro define o nome do driver de configuração da impressora fiscal (ECF) instalada e que está sendo utilizada no sistema para emissão dos cupons fiscais e relatórios gerenciais. Atualmente as impressoras compatíveis para utilização do sistema são: Bematech (_Bemafi.dll, _BemafiMFD.dll), Daruma (_Daruma.dll), Elgin (_ElginMFD.dll), Epson (_Epson.dll), Itautec (_Itaufi.dll, _ItaufiMFD.dll), Sweda (_Sweda.dll, _SwedaC.dll) e ZPM (_ZPM.dll) e etc.
  • Modelo ECF: este parâmetro define o modelo da impressora fiscal (ECF) que está sendo utilizada pelo sistema para emissão dos cupons fiscais e relatórios gerenciais. Verifique a descrição do modelo no manual da ECF.
  • Configuração E.C.F:
  • Tradução da Alíquota: este parâmetro define a tradução para o sistema de nomenclaturas diferentes de alíquotas entre ECF's de fabricantes distintos. Sua utilização é necessária somente quando o cliente possui ECFs de fabricantes cuja nomenclatura de alíquota são diferentes entre si. Um exemplo prático são ECFs dos fabricantes Epson e Itautec. A Epson utiliza uma nomenclatura de dois caracteres para representar as alíquotas iniciando sempre com o caractere "T" e um segundo caractere variável em ordem alfabética, da seguinte forma TA, TB, TC, etc. A Itautec utiliza uma nomenclatura numérica para representar suas alíquotas da seguinte forma 01, 02, 03, etc. Devido a esta diferença, no momento de obter estas alíquotas o sistema mantém o padrão numérico e o outra nomenclatura será traduzida substituindo os dois primeiros números informados no parâmetro pelos últimos dois caracteres.
  • Tradução Departamento:
  • Tradução da Forma de Pagamento: este parâmetro define a tradução para o sistema de nomenclaturas diferentes de formas de pagamento entre ECFs de fabricantes distintos. Sua utilização é necessária somente quando o cliente possui ECFs de fabricantes cuja nomenclatura de alíquota são diferentes entre si.
  • Abertura de Mesa no Microerminal:
  • Gerencial de Abertura/Fechamento Mesa:


Relatórios Gerenciais


Esta opção retrata a obrigatoriedade de relacionar os relatórios do sistema aos relatórios da ECF via leitura X, estes códigos são obtidos via LEITURA X.



Preencher os códigos de acordo com os dados obtidos na Leitura X. Abaixo uma ilustração da Leitura X e onde obter a informação.



Menu TEF – TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS


Com o TEF os pagamentos podem ser efetuados por intermédio de cartões de bancos ou créditos nas seguintes formas: venda a vista, venda parcelada, pré-datada e cancelamento de venda.
Estas operações necessitam de Software TEF (devidamente homologado pelas empresas de cartões) concomitantemente à automação comercial; e pode ser processada de duas maneiras:
Tef Dedicado: que utiliza uma linha dedicada e mantém desta forma ligação direta com as redes dos cartões. Indicado para hipermercados, redes de lojas, magazines etc.
Tef Discado: que utiliza a linha telefônica como cana de comunicação com a rede dos cartões. Indicada para estabelecimentos pequenos ou de médio porte.

Geral



  • T.E.F instalado: Informa se existe T.E.F instalado, selecionando as opções "Sim" ou "Não";
  • Número de Vias Comprovante T.E.F: Quantidade de Vias a ser impressa;
  • Número máximo de parcelas T.E.F ( Sem Cartão): Quantidade máxima de parcelas; só utilizado quando não há TEF INSTALADO.
  • Múltiplos Cartões: se habilitado permitirá faturar uma venda com mais de um cartão credito/debito;
  • Correção de Forma de Pagamento:parâmetro para fazer troca de forma de pagamento automática caso o sistema identifique que usuário digitou incorretamente a forma de pagamento desejada;
  • Exigir Autorização do Cartão: quando fizer uma baixa utilizando forma de pagamento P.O.S terá quer informar o número da transação gerada no P.O.S, assim obriga-se o operador a informar o número da autorização do cartão do cliente durante a baixa da venda;
  • CTF – Fidelização e Premiação BR: é utilizado para captar informações para a CIELO, principalmente transacionar pontos da própria CIELO.


TEF Habilitado


  • TEF: permite a configuração de um terceiro dispositivo de transferência eletrônica de fundos (TEF). Após selecionar este parâmetro será necessário configurar os demais parâmetros do TEF1, 10507., 10508. e 10509.
  • Descrição do TEF1: indica a descrição ou nome do terceiro TEF configurado para ser utilizado no sistema. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. O parâmetro pode ser preenchido com letras, números ou caracteres especiais, respeitando o tamanho máximo de 40 caracteres.
  • Caminho do TEF1: indica o caminho onde está o arquivo de configuração do terceiro TEF instalado. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. O parâmetro pode ser preenchido com letras, números ou caracteres especiais, respeitando o tamanho máximo de 40 caracteres.
  • Driver do TEF1: define o nome do arquivo do driver de configuração do quarto TEF instalado e que está sendo utilizado no sistema para pagamentos com cartão. Para definir este parâmetro é necessário selecionar o parâmetro 10506. Atualmente os TEFs disponíveis para utilizaçâo no sistema sâo: "_sitef.dll", "_diretef.dll", "_scope.dll", "_tefdisc.dll", "_teftcs.dll".


Configurações Adicionais


  • Empresa: permite digitar o código da empresa cadastrada obtido através da administradora do TEF.
  • Filial: Filial da Empresa cadastrada do Cliente.
  • PDV: PDV cadastrado da Empresa do Cliente.
  • IP Host Servidor: Número do IP da máquina onde se busca a informação.


Menu Balança

Comunicação Serial

Local onde se parametriza a Balança, caso ela esteja instalada.



  • Balança Instalada: Possui ou não balança Instalada.
  • Driver Balança: Arquivo da balança Instalada.
  • Porta Comunicação Balança: Porta onde a balança está instalada quando há balança no PDV.
  • Modelo da Balança: selecionar o modelo correspondente ao instalado.
  • Configuração Balança: de responsabilidade do Desenvolvimento.


Leitura Código de Barra


  • Identificador Código de Barra: Identifica o código de barra do item;



    Tamanho Código de Barra: Especificar o tamanho do código de barra dos itens;
  • Posição Inicial Código de Barra: Especificar a posição do código de barra dos itens;
  • Tamanho da Informação Código de Barra: Especificar Tamanho do código de barra dos itens;
  • Tipo Informação Código de Barra: Especificar o tipo do código de barra dos itens;
  • Posição Inicial Informação Código de Barra: Especificar a posição do código de barra dos itens;
  • Tamanho da Informação: Especificar o tamanho do código de barra dos itens;
  • Casas Decimais Informação Código de Barra: Especificar a quantidade de casas decimais do código de barra;
  • Fator de Multiplicação da Balança: Parâmetro que configura casas decimais das balança.


Menu Rodapé


O rodapé pode ser configurado, porém deve ser respeitado o PAF-ECF por unidade federativa, cujo controle ocorre na maioria dos Estados.



Visível: Ficar visível ou não as informações no rodapé do Cupom Fiscal.
Label: Informação que aparecerá no rodapé do Cupom Fiscal.
Máscara: Define uma estrutura para a entrada de informações no rodapé do Cupom Fiscal.
Tamanho: Define o tamanho do campo no rodapé do Cupom Fiscal.

Menu Fidelização


A função de fidelização só é habilitada após contratação do serviço junto a Linx Sistemas, a partir da contratação a configuração é feita.



Mantenha-o desabilitado; para tanto manter a função "UTILIZA SISTEMA DE FIDELIZAÇÃO = NÃO".

  • Utiliza Sistema de Fidelização (11206)

Este parâmetro indica se o sistema utiliza o sistema de fidelização e distribuição de brindes a clientes. Ele quem habilita as demais funções da tela para ser configurada.

  • Sistema de distribuição de brinde: define o tipo de sistema de distribuição de brindes. A opção atual é D - Cartão Fidelidade (Linx Sistemas). Não se integra com sistema de terceiro.
  • Executa consulta online no início da venda

Este parâmetro define se o sistema realizará uma consulta online ao cartão do cliente no início da venda.

  • Controla limite de crédito do cliente

Este parâmetro define se o sistema fará o controle do limite de crédito do frotista no momento da venda ao utilizar o cartão fidelidade Rezende. Esta verificação visa impedir que o valor máximo permitido ao cliente comprar no cartão, definido no sistema para cada cliente, seja excedido.

  • Imprimir pontuação gerada e acumulada

Este parâmetro define a impressão na tela da pontuação do cartão fidelidade Rezende acumulada pelo cliente no momento da finalização de cada venda.

  • Exige senha para resgatar prêmios

Este parâmetro define se será exigida a digitação de senha do CLIENTE- portador do cartão fidelidade no momento de resgate de prêmios. Esta senha usualmente é definida no momento do cadastro do cliente ou ainda no ambiente hotsite que as empresas possuem, por exemplo: www.forza.com.br/hotsite.

  • Resgatar prêmios automaticamente

Este parâmetro indica se os pontos acumulados pelo cliente no cartão de fidelidade Rezende poderão ser convertidos em prêmios pelo sistema no momento em que o cliente recebe os pontos. Quando este parâmetro estiver configurado como "Sim" o sistema exibirá a tela de resgate de prêmios sempre após a finalização de uma venda para o cliente em que forem acumulados pontos, possibilitando ao cliente realizar o resgate se desejado no mesmo momento.

  • Visualizar recados cartão fidelidade

Este parâmetro indica se o sistema exibirá a tela de recados disponíveis para o cliente do cartão fidelidade Rezende.

  • Gerar vale cartão

Este parâmetro indica se o cliente pode utilizar os vales disponíveis no cartão fidelidade. Se configurado como "Sim", o cliente poderá receber o valor disponível do vale cartão em dinheiro ou produtos/serviços.

  • Quantidade de vias vale cartão

Este parâmetro configura o número de vias de comprovante que serão emitidas no momento do resgate do vale cartão. No exemplo da figura 1 foram configuradas duas (2) vias do comprovante.

  • Utilizar requisições cartão fidelidade

Este parâmetro indica se o cliente poderá utilizar requisições armazenadas no cartão fidelidade para realizar aquisição de produtos e/ou serviços.

  • Qtd. vias requisição utilizada

Este parâmetro configura o número de vias do comprovante emitido no momento em que o cliente realiza o resgate de requisição de seu cartão fidelidade. O parâmetro deve ser um valor numérico inteiro.

  • Obriga senha cliente fidelidade Rezende

Este parâmetro configura a obrigatoriedade do cliente informar sua senha do cartão fidelidade ao realizar as seguintes operações: consulta dos dados, resgate de prêmios, vale cartão e requisição.

  • Qtd. vias comprovante de resgate

Este parâmetro configura o número de vias do comprovante de resgate que serão emitidas no momento de resgate dos pontos do cliente no cartão fidelidade em troca de um brinde.

  • Informar código voucher na tela de resgate

Quando o cliente disponibilizar o resgate via hotsite com emissão de voucher. Durante o resgate o usuário deverá consultar/informar qual voucher será utilizado pelo cliente para que seja inativado na administração do cartão e não permita o resgate duplicado.

  • Permitir digitar número de cartão rodapé (venda online)

Permite pontuar para outro cartão fidelidade mesmo que tenha selecionado cliente no início da venda. Na tela de rodapé permite digitar outro número mesmo nas vendas online.

Micro Terminais


Micro-terminais são utilizados para registrar pedidos (vendas) realizados, estas informações de venda ficam registradas nas mesas/cartões/comandas do cliente assim que entra no estabelecimento.


Configuração


  • Número do Caractere da Ficha: preencha de acordo com o número do terminal que já foi pré-cadastrado no micro terminal.


Micro Terminais


  • Número do Terminal: preencha de acordo com o número do terminal que já foi pré-cadastrado no micro terminal;
  • Descrição do Terminal: Organiza os terminais descrevendo-os;
  • Setor de Restaurante: permite setorizar o estabelecimento; cria setores. Ex: Cozinha, Salão, Bar e etc para impressão da comanda;
  • Solicita Mesa: permite ou não configurar a solicitação de mesa;
  • Gera Pedido: Permite ou não configurar geração de pedido;
  • Tipo de Impressão: (Terminal, Windows, Não): permite configurar o tipo de impressão utilizada;
  • Número do Terminal de Impressão: permite direcionar impressão para qualquer terminal;
  • Nome da Impressora Windows: Nome do aparelho;
  • Tipo Terminal: parâmetro para selecionar qual terminal e utilizado;

Tipo Preço Padrão (A,B,C,D,E): permite defini preço de venda;

  • Balança Instalada: determina ou não a instalação da balança;

    IMPORTANTE

    IMPORTANTE: os micros terminais distribuídos pelo estabelecimento deverão estar em pontos estratégicos no intuito de facilitar o acesso dos atendentes, assim dando mais agilidade no atendimento. Os atendentes registram os pedidos (vendas) nas comandas/cartão (que estarão previamente identificadas). 
    IMPORTANTE: Referente ao caixa 
    No pdv caixa/balcão estarão todas as informações referentes às vendas; quando solicitado o fechamento de uma comanda/cartão, o usuário apenas irá informar ao sistema de caixa o número da comanda/cartão ou passar o cartão por pelo leitor e, logo terá toda a venda na tela que por sua vez, foi registrada pelo atendente nos micro terminais.
    Com isso independente da quantidade de itens, o tempo para efetuar o pagamento será o mesmo. 
    Se houver produtos do setor de auto-atendimento, tais como (biscoitos, chocolates etc), não tenham sido registrados nos micro-terminas, eles deverão ser registrados diretamente no caixa. 

Cartão Consumo


O cartão de consumo é criado pelo próprio estabelecimento. Neste parâmetro caberá ao usuário definir o perfil destes "cartões/clientes", ou seja:

  • Enumerar cartões: atribui número aos cartões consumo;
  • Consumo Máximo permitido por cartão: valor máximo do consumo atribuído ao cartão;
  • Status do cartão: permite a descontinuidade do cartão sim ou não;
  • Permite venda micro terminal: determina um lote de cartões que poderão ser utilizados nos micro terminais;


Setor Restaurante


Este parâmetro consiste em direcionar a impressão de cada setor.
Utilizamos exemplo na Configuração de Micro Terminais, nomeando Restaurante 1, 2 e assim sucessivamente podendo ser Salão 1, Cozinha(produção) enfim, apenas para direcionar a impressão de cada setor.

Menu Imagens


Configuração do caminho da imagem e configuração do logotipo da empresa.


  • Nome Imagem Logotipo Empresa: parâmetro para definir nome a imagem;
  • Caminho Imagem: O diretório da imagem. Quando selecionar

O sistema retornará a seguinte tela para preenchimento do caminho da imagem;

  • Extensão Imagens: Extensão do arquivo imagem; se Bitmap, Jpg etc.

OBSERVAÇÃO: o exemplo acima ilustra a forma em que os campos devem ser configurados.

Menu Consulta/Impressão Cheques


Consulta ONLINE


  • Realiza consulta online: Realiza ou não a consulta online dos cheques recebidos;
  • Consulta durante a venda: Consulta ou não os cheques durante a venda;
  • Tipo de consulta: Qual o tipo de consulta online;
  • E-mail: O e-Mail da prestadora de serviço de consulta online.
  • Código: Código para fazer a consulta;
  • Senha: Senha para fazer a consulta;
  • Serial: Numero
  • URL Conexão: Conexão com a prestadora via online;
  • Porta: Especificar a porta de comunicação;


Impressão


  • Impressora de Cheques Instalada: permite ou não determinar instalação de impressora de cheques;
  • Dispositivo: descrição da impressora de cheques;
  • Driver de Impressoras de Cheques: parâmetro para apontar driver de impressora;
  • Porta Impressora de cheques: parâmetro para apontar porta de impressora;
  • Gravar Log da Impressora de Cheques: permite ou não gravar todas as ocorrerias da impressora nos arquivos de log.


Consulta SERASA


Todas as informações abaixo são fornecidas pela SERASA ao cliente após a contratação do serviços junto a instituição.



  • Porta: Especificar a porta de comunicação;
  • Servidor: Especificar servidor de consulta;
  • Logon: Endereço do logon;
  • Senha: Senha de acesso;
  • CNPJ Solicitante: CNPJ valido do solicitante com 14 dígitos;
  • Código da Estação: Código valido estação para consulta.

Painel Senhas

Painel Senha



  • Usa Gerenciador de Senha: permite ou não o uso do gerenciador;
  • Zerar Senha ao Fechar Turno: permite ou não zerar a senha no fechamento de turno para o próximo começar com senha determinada;
  • Numero Inicial da Senha: Determina um numero inicial;
  • Numero Final da Senha: Determina um numero final;
  • Gerar senha aleatória: habilitado para geração do código/senha do pedido aleatoriamente. Exemplo: código do pedido do Girafas etc.


Menu Display

Display


  • Display Instalado: permite ou não gravar a instalação do display;
  • Driver Display: parâmetro para apontar driver display;
  • Porta display: parâmetro para apontar porta display;
  • Gravar Display: permite ou não gravar o uso do display;


Menu Relatório




Fabrica de Relatórios


  • Driver da Fábrica de Relatórios Instalado: este parâmetro define se o sistema disponibilizará a fábrica de relatórios no sistema. Esta ferramenta oferece ao operador do sistema condições de criar os relatórios de sua necessidade para obtenção das informações desejadas.

Quando este parâmetro for configurado como "Sim" serão criadas duas opção no menu Administração: "Fábrica" e "Relatórios da Fábrica" no TACHUNGRY3. A opção "Fábrica" dará acesso à ferramenta de criação dos relatórios e, a opção "Relatórios da Fábrica" listará todos os relatórios criados pelo operador utilizando a ferramenta.

  • Tipo do Modulo: parâmetro para selecionar módulo de relatório;
  • Código da Empresa: parâmetro para defini código de cadastro da empresa;
  • Conexão alias BDE: este parâmetro define o nome do alias do tipo DBE que deve ser criado para estabelecer a conexão com o banco de dados do sistema. No exemplo acima foi criado um alias de nome "EMSys3". A configuração do alias deve ser feito antes da configuração dos parâmetros para a Fábrica de Relatórios.

Formas de Pagamento

Atalhos Formas de Pagamento



Confirma Rodapé: este parâmetro define a exibição da tela de confirmação dos dados configuráveis do rodapé para o operador.
Cod. F. Pagto para Dinheiro (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida paga dinheiro, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "DI".

  • Nota a Prazo (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com nota a prazo, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "NP".


  • Cod. F. Pagto para Cheque (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com cheque, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "CN".


  • Cod. F. Pagto para Cheque-Pré (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com cheque pré-datado, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "CP".


  • Cod. F. Pagto para Cartão TEF (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com cartão para TEF, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema.

O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado.

  • Carta Frete (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com carta frete, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema. O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "CC".


  • Cod. F. Pagto para Adiantamento Frete (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com adiantamento, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema.

O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "CC".

  • Cod. F. Pagto para Cartão POS (0 p/ selecionar): este parâmetro define o código da forma de pagamento a ser utilizada pelo sistema na venda rápida com cartão POS, caso exista mais de uma forma deste tipo cadastrada no sistema.

O parâmetro deve ser preenchido com um valor numérico e inteiro igual ao código da forma de pagamento (Cod_Forma_Pagto) cadastrada na tabela de formas de pagamento do sistema (Tab_Form_Pagto), para o host que está sendo configurado ("Nom_Host") e o tipo da forma de pagamento (ind_tipo) igual a "CC".

  • Digitar Valor Pago: este parâmetro define se o operador deverá digitar o valor pago pelo cliente no momento do fechamento da venda. As opções disponíveis para o parâmetro são "Sim" ou "Não".


  • Tempo Tela Troco em Seg. (0 p/ não fechar automático): este parâmetro define o tempo de exibição em segundos da tela que exibe o valor do troco devido ao cliente. O valor digitado deve ser numérico e representa o número de segundos de permanência da tela de troco para o operador.


Menu Dados Para Geração de Arquivos Fiscais


Utilizada para cadastrar e configurar os dados da empresa e da ECF utilizada com o objetivo de fornecer dados coesos à geração dos arquivos fiscais junto ao fisco.

Alias Automático


Este parâmetro define o nome do alias criado para acesso/integração do TacHungry ao EMSys3. Para criar o alias para o sistema Emsys3 utilize a ferramenta ConfigAlias que acompanha o sistema TacGas, e/ou obtenha a licença de uso qual criará o alias automaticamente, basta ao usuário indicar o mesmo no campo exemplificado acima.


Catraca


Responsável pela configuração a integração da catraca/dispenser de cartão consumo com o TACHungry.



Catraca Instalada: informar se há catraca instalada SIM ou NÃO;
Ip Servidor: informar o IP rede da catraca;
Porta: indicar a porta de comunicação entre catraca x computador.

  1. Guia de Introdução TacHungry3


O sistema TACHUNGRY3 é um sistema totalmente parametrizável, que controla entrada/saída do horário de verão, emite cupom fiscal com finalização por forma de pagamento, permite o cancelamento do último cupom, leitura de memória fiscal, Leitura X, Redução Z, abertura de gavetas, efetua Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), homologado pela Secretaria de Estado, leitores de código de barras, impressoras fiscais (ECF), impressoras e leitoras de cheques, impressora não fiscal, balanças, teclados reduzidos, softwares/hardwares, altera o preço diretamente pelo Emsys, integração com módulo de cartão fidelidade via WEB, logoff sistemas por segurança, visualização de relatórios como cupom cheque troco e vendas.

Configuração básica recomendável para instalação do sistema.
Processador 1.5GHz1 GB de memória RAM5GB de espaço livre em discoWindows 98/2000/XP/Vista/Windows7Monitor SVGA 256 coresResolução Mínima 800x600 


Menu Sistema

Login/Logoff do Operador (Ctrl + L)


As funções para realizar login e logoff no sistema executadas pelo operador estão disponíveis no menu "Sistema".
Ao executar o sistema a tela de login será apresentada automaticamente para o operador, sem que nenhuma opção seja selecionada. Veja na figura abaixo a tela de login com dois operadores cadastrados, OPERADOR e SUPERVISOR.
Para efetuar o login é preciso selecionar o operador desejado, digitar a senha e clicar e Ok.



A partir do momento em que há um operador logado será exibida a opção LOGOFF para que o operador possa ser desconectado do sistema, possibilitando a troca de operador quando necessário.

Alterar Senha do Operador



A função para alteração da senha de um operador está disponível no menu "Sistema" e permite que a senha cadastrada inicialmente pelo configurador (TH3Config), no momento da criação do operador, possa ser alterada sempre que desejado. 

Menu Turno

Abertura de Caixa



Abre o turno de trabalho para realização das vendas, geralmente é
utilizado na troca de turnos, pressione a tecla Ctrl+L para fazer logoff, depois pressione a tecla F11 para fazer o login novamente, o sistema irá abrir a tela de login solicitando o usuário e a senha, clique em ok.

Sangria

Para registrar a retirada de numerário do caixa faça o seguinte


  • Escolha a forma de pagamento equivalente a retirada;
  • Digite o valor desejado e tecle "Ok".

A sangria só é feita referente o valor da vendas efetuadas.


Suprimento


Para registrar o envio de numerário para o caixa faça o seguinte:

  • No menu Turno escolha a opção Suprimento;
  • Selecione a forma de Pagamento;
  • Informe o valor a ser retirado respectivamente.


Menu Venda


Para venda no tachungry é necessário realizar a abertura de mesa.

  • Digite o número da mesa, exemplo: 3 e em seguida tecle ENTER;
  • Selecione os itens que compõe a venda;
  • Digite a quantidade e selecione o item.

  • Pressione ESC para voltar à tela principal ou ainda; pressione F4 para concluir o recebimento da venda;
  • Selecione a forma de recebimento (dinheiro, cartão etc) e ENTER ou F2 para finalizar o recebimento e fechar a mesa.

Transferência de Mesa


É possível transferir todos os itens ou itens parciais entre as mesas.

  • Função Transferir (F3), visualize as mesas abertas;
  • No campo "Selecione a mesa destino", digite o número da mesa qual receberá as demais transferências.
  • Clique sobre a mesa de origem e utilize ou,


Caso opte por o sistema retornará tela alertando a transferência de TODOS os itens para a mesa de destino;

  • Na mesma tela há outra opção para realizar a transferência PARCIAL DOS ITENS;


  • São exibidos os itens de cada mesa respectivamente;
  • Posicione/selecione o item que será transferido;
  • Clique na seta ;

  • Se estiver correto pressione ENTER.


Conferência de Mesa


A conferência de mesa permite imprimir a prévia tanto para conferência do estabelecimento como para o cliente.

  • Selecione a mesa e clique em Conferência de Mesa, retornará a mensagem, deseja imprimir?
  • Clique em "Enter".


Reserva de Mesa


É permitido inserir reserva de mesa no sistema a partir do menu Vendas.


  • Clique em ;

  • Digite os dados da reserva conforme a tela acima;
  • Clique em SALVAR.

OBSERVAÇÃO

Se a mesa estiver ABERTA não é possível lançar reserva mesmo que seja em outra data.


Cancelar Cupom


REGRA: só é permitido cancelar o último cupom impresso. Pode-se ativar a função via menu ou atalho F6.


  • Pressione ENTER.


Cancelar Item


REGRA: é permitido o cancelamento do item de um pedido, porém, o RELATÓRIO DE ITENS CANCELADOS só exibe os itens cancelados no mesmo turno aberto. Ou seja, mesmo que a mesa seja fechada no turno atual, os itens cancelados destas possíveis mesas ficam gravadas no relatório do turno anterior.
Trocando em miúdos: você só visualiza item cancelado no mesmo turno aberto. Se precisarem consultar os itens cancelados no geral utilize o relatório de itens cancelados detalhado.
Operação para cancelar um item de um pedido



  • Selecione a mesa e o sistema retornará os itens que o compõe;
  • Marque o item (s) que deseja cancelar e posteriormente pressione F9 ou utilize mouse no local indicado pela seta;
  • O(s) item(s) cancelados deverá ficar em vermelho;

Após continue com a mesa aberta normalmente e/ou feche a venda.

Acréscimo / Desconto


Esta funcionalidade é liberada por operador. Mesmo que habilitada as duas funções aparecem como "desabilitadas" no menu.
O acréscimo assim como desconto, só serão inseridos no momento de selecionar a forma de pagamento durante a baixa da venda. Assim, o atalho F3 (desconto) e F4 (acréscimo) podem ser aplicados.


Alterar taxa de serviço


Esta taxa só é alterada via emsys e exportada para pdv. Não se altera pelo PDV.

Visualizar Vendas


No campo Mesa/Cartão digite o número da mesa a ser consultada, logo terá todo o histórico de consumo da referida mesa. Acompanhe na ilustração abaixo



Na tela "Visualizar Venda" o usuário também tem a opção de excluir Item e/ou Pedido.

Consultar Vendedor


Para visualizar mesa/vendas por vendedor:

  • Pressione F2 ou utilizar Menu_Vendas_Consultar Vendedor.

Consultar Cliente


A consulta de clientes está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Clientes", ou através da tecla de atalho (F5).



Ao selecionar a opção a tela de consulta, o sistema retornará tela com opções de procura e outras funções. Por padrão a pesquisa incremental estará selecionada para que a procura seja feita automaticamente, a medida que o operador digitar a informação a ser procurada, logo, pela descrição do nome do cliente.
abaixo está uma descrição sucinta da função DETALHES, como a tela exibida ao clicar.
1) Consumidor - seleciona o cliente padrão automaticamente e fecha a tela de consulta.
2) Detalhes - exibe outra tela com detalhes das informações do cliente selecionado na pesquisa.


Pesquisar Item F8


A consulta dos itens de venda está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Itens", ou através da tecla de atalho (F8). Ao selecionar a opção, a tela de consulta de itens será exibida conforme mostra a figura abaixo



Por padrão a pesquisa incremental estará selecionada para que a procura seja feita automaticamente, a medida que o operador digitar a informação a ser procurada.
A pesquisa pode ser feita de duas formas diferentes: pelo código (F3). Basta clicar na opção de procura desejada. Além da pesquisa, a Consulta de itens de venda disponibiliza duas funções dispostas nos botões que estão na parte inferior da tela.
1) Detalhes - exibe outra tela com os detalhes do item selecionado na pesquisa. Como exibido na imagem acima.
2) Menu Fiscal - exibe outra tela com as opções do menu fiscal.


Consultar Emitente


A consulta dos emitentes de cheque está disponível no sistema no menu "Vendas" e opção "Consultar Emitentes Cheque ", ou através da tecla de atalho (Ctrl + E). A tela de consulta de emitentes é mostrada na figura abaixo



A pesquisa pode ser feita de duas formas diferentes: pelo nome (F4) ou, pelo CPF/CNPJ (F3) do cliente. Basta clicar na opção de procura desejada.
Além da pesquisa, a Consulta de emitentes de cheque disponibiliza DETALHES disposta no botão lcoalizado na parte inferior da tela.



Consulta Serasa




Tira Teima



No Menu Venda escolha a opção Tirar Teima ou Ctrl+T.
Tem como objetivo aperfeiçoar a pesquisa do item sem ter que necessariamente entrar na tela de pesquisa de item.

Venda Balcão


Esta opção permite ao usuário efetuar uma venda direta ao cliente sem ter que abrir uma mesa.
Desta forma a venda é concomitante com a ECF, a medida em que vão acontecendo os lançamentos, automaticamente serão impressos na ECF (Cupom Fiscal) tanto para as vendas de balcão quanto às mesas quais serão faturadas posteriormente.


Menu Fiscal

Emitir Leitura X (ctrl+X)


Para emitir uma leitura X da impressora fiscal conectada ao PDV utilize a opção "Emitir Leitura X" no menu Fiscal, ou através das teclas de atalho "Ctrl + X".
A leitura X é um relatório fiscal emitido pela ECF, a qualquer momento, indicando os valores acumulados nos contadores e totalizadores, sem que isso resulte em zerar ou diminuir os valores.
Ao solicitar a emissão da Leitura X o sistema exibirá uma mensagem questionando o operador se realmente deseja emitir o relatório. Veja na figura abaixo


LMFC – Leitura Memória Fiscal Completa


A memória fiscal da ECF é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura completa da memória fiscal da ECF conectada ao PDV deve-se utilizar a opção "LMFC – Leitura Fiscal Completa" no menu Fiscal.
Veja na figura abaixo a tela para emissão da LMFC. A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salva em arquivo texto que depois de marcado, deve-se clicar em .



Também são oferecidas duas formas diferentes para obtenção dos dados da leitura, por datas iniciais e finais dos lançamentos ou, por intervalo de reduções (veja figuras abaixo)




Após a impressão da LMFC o sistema emite uma mensagem indicando sua conclusão.
No caso em que a LMFC será salva em arquivo texto, o sistema faz um questionamento se o operador deseja realmente gravá-la.



Após a finalização da gravação do arquivo texto LMFC.txt o sistema emitirá uma mensagem informando que foi concluída com sucesso e indicando o local onde foi salvo. O arquivo sempre será salvo na mesma pasta de instalação do sistema.


LMFS – Leitura Memória Fiscal Simplificado


A memória fiscal da ECF é uma tecnologia que armazena em cartão de memória todo o controle fiscal do caixa do estabelecimento comercial, dispensando a segunda via da bobina fiscal impressa.
Para realizar a leitura simplificada da memória fiscal da ECF conectada ao PDV utilize a opção "LMFS – Leitura Fiscal Simplificada" no menu Fiscal. Veja na figura abaixo a tela para emissão da LMFS.
A leitura da memória fiscal pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salva em arquivo texto, botão SALVAR.



A leitura da memória fiscal simplificada pode ser impressa na ECF, botão IMPRIMIR, ou salvar em arquivo texto, botão SALVAR. Também são oferecidas duas formas diferentes para obtenção dos dados da leitura fiscal, por datas iniciais e finais dos lançamentos (veja figura acima) ou, por intervalo de reduções.




Após a impressão da LMFS o sistema emite uma mensagem indicando sua conclusão.


Espelho MFD


O arquivo no formato de espelho da MFD (Memória de Fita Detalhe) é uma reprodução na íntegra dos documentos emitidos pelo ECF.
Para gerar o espelho MFD no sistema utilize a opção "Espelho MFD" no menu "Fiscal" e, a tela abaixo será exibida.



Os dados a serem gerados no arquivo podem ser selecionados sob dois critérios diferentes. Utilizando o número inicial e final do cupom fiscal emitido, veja na figura acima. E, utilizando as datas inicial e final do período de movimentação a ser gravado.

Arquivo MF


Este arquivo é feito com as informações contidas na Memória Fiscal da ECF. É exigido pelo PAF e sua extensão é .txt. É gerado um arquivo MF por mês. Selecione a opção no menu Fiscal, função ARQ.MF.
O arquivo será gerado automaticamente.


Arquivo MFD


O arquivo MFD (Memória de Fita Detalhe) é um documento emitido com informações sobre a memória fiscal da ECF. Para gerá-lo no sistema utilize a opção "Arquivo MFD" no menu "Fiscal".
Os dados a serem gerados no arquivo atende a dois critérios:
a) Utilizando as datas iniciais e finais do período de movimentação a ser gravado, e;
b) utilizando o número inicial e final dos cupons fiscais emitidos.
Ao clicar no botão para solicitar a geração do arquivo da memória fiscal, o sistema retornará mensagem para confirmar o procedimento, pois, durante a geração do arquivo a ECF fica bloqueada para uso.


Arquivo AC 17/04


"Arq. AC 17/04", para gerar arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe conforme estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 17/04, de 17 de março de 2004, inclusive quanto ao padrão de nomeação, com possibilidade de seleção por período de data e por intervalo de COO, no mesmo subdiretório onde está instalado o PAF-ECF ou SG, quando este executar esta função, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente, inserindo ao final do arquivo uma linha com o registro tipo EAD especificado no requisito XXXI.


Transferência de Mesa


No caso de PAF-ECF que funcione com ECF que não emita os documentos Registro de Venda e Conferência de Mesa, o PAF-ECF deve possuir funções que possibilite o registro e o controle de consumo simultaneamente em diversas mesas.
Possibilitar a transferência dos produtos e mercadorias de uma mesa para outra, registrando ao lado de cada produto ou mercadoria transferida a seguinte informação: "Transf. da Mesa xxx", onde "xxx" é o número da mesa de origem dos produtos transferidos.

Identificação do PAF – ECF


O PAF é o Programa Aplicativo Fiscal que faz a interface com o ECF ou impressora fiscal. O sistema disponibiliza a opção "Identificação do PAF-ECF" no "Menu Fiscal". Ao clicar na opção do menu o sistema enviará um relatório gerencial para a ECF com a identificação do PAF. É necessário que não haja cupom fiscal aberto na impressora para realizar este procedimento.

Vendas do Período


O sistema dispõe de uma ferramenta que gera dois tipos distintos de arquivo contendo os dados das movimentações das vendas do ECF num determinado período. Pode ser acessada na opção "Vendas do Período" no menu "Fiscal". Veja a tela na figura abaixo



Para gerar com informações das vendas do período informado no layout do SINTEGRA marque a opção, como na figura acima, e "Ato COTEPE/ICMS09/08".

Tab. Índice Técnico de Produção


Relatório informativo do sistema que demonstra todos os itens que foram vendidos por peso (balança). Abaixo relatório gerado pelo sistema.


Mesa Aberta


"Mesas Abertas", para comandar a impressão do Relatório Gerencial previsto na alínea "c" do item 6 do requisito XLVII, no caso de PAF-ECF para restaurantes, bares e estabelecimentos similares.

Parâmetro de configuração


Parâmetros de Configuração é para emitir Relatório Gerencial pelo ECF contendo a configuração programada no PAF-ECF em execução para os parâmetros de configuração previstos nesta especificação, relativos aos requisitos que referenciem "a critério da unidade federada".


Registro do PAF – ECF


Registros do PAF-ECF objetivo é gerar arquivo eletrônico contendo as informações relativas ao estoque total, Tabela de Mercadorias e Serviços prevista no Requisito XIII e o estoque parcial informadas pelo código ou pela descrição, e, extraídas por período de data.

  • Informe as datas iniciais e finais do período;
  • Selecione a tabela de preços;
  • Pressione .


Envio ao Fisco da Redução Z


IMPORTANTE

REQUISITO LVIII 
O PAF-ECF deve gerar as seguintes informações, denominadas no seu conjunto como "Arquivo com Informações da Redução Z do PAF-ECF", observando-se ainda os itens 2 a 8 e o art 2º deste Ato.
Porém, até o momento da homologação não havia webservice válida em despacho da CONFAZ. Logo, ao chamar a função será retornada a tela abaixo



Envio ao Fisco Estoque

IMPORTANTE

REQUISITO LIX 
O PAF-ECF ou o Sistema de Gestão deve gerar as seguintes informações relativas ao estoque de mercadorias do último dia do mês anterior, denominadas no seu conjunto como "Arquivo com Informações do Estoque Mensal do Estabelecimento.
No entanto, até o momento da homologação não havia webservice válida em despacho da CONFAZ. Logo, ao chamar a função será retornada a tela abaixo




Vendas Identificadas pelo CPF/CNPJ


Para gerar arquivo eletrônico contendo as informações previstas no leiaute estabelecido no Anexo VI, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente por meio do Registro tipo EAD especificado no requisito XXXI, com possibilidade de seleção por mês e ano e também por CPF/CNPJ ou todos para os quais houve venda no mês e ano definido.

Menu Outras Funções


Gravar Leitura em Arquivo


O sistema disponibiliza uma ferramenta para gravar as informações da leitura X da ECF em arquivo texto, no menu "Outras Funções", opção "Gravar Leitura X em Arquivo".



Ao acessar a opção, o sistema exibe a tela de diretórios do windows para o operador informar o nome e o local onde o arquivo será gravado. No exemplo da abaixo, foi informado o drive C da máquina e, o nome do arquivo será teste.txt.
Após informar os dados, clicar em OK, o sistema questionará se deseja realmente gerar o arquivo.



Ao finalizar a gravação da leitura X no arquivo informado, o sistema exibirá a mensagem informando que foi emitida com sucesso.


Entrar/Sair do Horário de Verão (Ctrl + Alt + H)


Para realizar a alteração do horário normal da impressora fiscal para o horário de verão e vice-versa, o sistema disponibiliza uma ferramenta no menu "Outras Funções", opção"Entrar em horário de verão", ou através das teclas de atalho Ctrl + Alt + H.
Antes de realizar a alteração o sistema exibirá uma mensagem questionando se o operador deseja realmente alterar o horário da impressora.


AVISO

Se a impressora já estiver no horário de verão o mesmo será desprogramado atrasando o relógio em 1 (uma) hora, caso contrário será adiantado em 1 (uma) hora.
IMPORTANTE: só se altera o horário após emissão da Redução Z.
Ao finalizar a alteração do horário o sistema exibe uma mensagem informando a alteração. 


Trocar Bobina (Ctrl + T)


Para realizar a troca da bobina de papel da ECF o sistema disponibiliza a opção"Trocar Bobina" no menu "Outras Funções".
Antes de realizar a troca o sistema exibe mensagem de confirmação, como mostra a figura abaixo.



Sempre; e automaticamente, será gerada uma Leitura X assim que recolocar a bobina na impressora.


Emitir Redução Z (Ctrl + Z)


Para emitir a redução Z de uma ECF através do sistema utilize a opção "Emitir Redução Z" no menu "Outras Funções.
A redução Z é um processo realizado para fechamento da movimentação do dia anterior da impressora fiscal. Por isso não se deve emitir duas reduções consecutivas senão a movimentação do dia atual será fechada e a ECF não poderá ser utilizada até às 23:55hs.
No momento em que o operador solicita a emissão da redução Z, o sistema exibe mensagem para confirmação.



Após finalização da emissão o sistema exibe mensagem informando que foi gerada, indicando a data da geração, e questiona se deseja gerar novamente a redução Z.



Se o operador solicitar uma segunda emissão de redução Z, o sistema alerta que se for emitida bloqueará a impressora até a meia-noite.



Após a confirmação do operador e a emissão da nova redução Z, o sistema exibe uma mensagem de finalização da emissão.



Emitir Redução Z com Entrada/Saída Horário Verão


A partir desta versão poderão executar a entrada e saída do horário de verão pelo TACGAS3, dispensando assim a utilização do exemplo fiscal Delphi dentre outros aplicativos.
Após a alteração do horário a ecf e sistemas voltará 1 hora, exemplo para as 23:00 novamente, assim sendo, ficarão sem ecf até as 00:00.
Para concluir todo o processo é necessário reiniciar a máquina para que também atualize o console = automação.

Obtém Dados Última Redução


Para obtenção dos dados da ECF no momento da emissão da última redução Z, o sistema disponibiliza a opção "Obtém Dados Última Redução" no menu "Outras Funções".
Antes de obter os dados o sistema exibe uma mensagem solicitando confirmação, como mostra a figura abaixo.



Com a finalização da obtenção dos dados o sistema exibe uma mensagem de finalização, como na figura abaixo e, também grava o arquivo "resumofiscal.xml" com os dados obtidos da última redução na pasta de instalação do sistema.

Nota Fiscal de Consumidor


Esta é uma funcionalidade exigida pelo PAF-ECF. O mesmo tem a função de permitir lançamento da nota fiscal consumidor no caso de inoperância do ECF. A nota é uma nota manual que deve ser inclusa no sistema após ser emitida. Também, poderão inserir as notas canceladas.


Atualização Automática


Quando houver novo credenciamento de versões junto a SEFAZ de cada Estado a atualização do sistema dar-se-á a partir da atualização automática.

Gerar CAT-52


Atender especificamente SEFAZ-SÃO PAULO na geração dos arquivos fiscais.

Emitir Notas Fiscais Insumos (Entrada\Saída) REQUISITO XLVIII


No caso de PAF-ECF que funcione em bares, restaurantes e similares que utilizam balança como instrumento de medição da alimentação fornecida e cujo pagamento será efetuado após o consumo, exemplos: A) A balança deve estar integrada ou interligada ao equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.
B) Os dados gerados pela balança, peso líquido dos alimentos, preço por unidade de peso e preço a pagar, conforme previsto na Portaria INMETRO nº 097, de 11 de abril de 2000, devem ser capturados pelo PAF-ECF e gravados em "Conta de Clientes", aberta e gravada pelo Programa imediatamente após a captura, etc.

Atualizar Status da Catraca


Essa funcionalidade somente ativará uma tarefa interna para atualizar a catraca e cartões. Não exibe nenhuma mensagem de retorno.

Geração Relatório de Impostos


A lei n.° 12.741/2012, também conhecida como 'De olho no imposto'. Ela nasceu de uma iniciativa popular liderada pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e tem como objetivo tornar claro à população, através dos documentos fiscais ou equivalentes, o valor aproximado corresponde à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais que estão sendo arrecadados.
No menu "Outras Funções" clique sobre gera relatório impostos, digite o número do cupom fiscal e pressione ENTER ou .

Movimento por ECF


"Movimento por ECF", para gerar o arquivo eletrônico previsto no requisito XXV com possibilidade de seleção por período de data e por ECF. Conforme Ato Cotepe 17/04 utilizado para transmissão para o Estado do Espírito Santo.




Menu TEF


O sistema oferece uma interface de comunicação com os sistemas gerenciadores dos TEFs instalados no PDV permitindo aos clientes do estabelecimento realizar o pagamento via cartão de crédio e/ou débito em conta corrente.
Esta ferramenta está disponível no menu "TEF", opção "Administração TEF". A tela exibe todos os TEFs que foram configurados para o PDV no sistema TG3Config. Para configurar os TEFs utilizados deve-se marcar como "Sim" o parâmetro 10500 (TEF Instalado) e, realizar a configuração dos TEFs a serem utilizados pelo PDV no parâmetro 10506 (TEF).
O nome de cada TEF visualizado na tela de administração (Visa, MasterCard, RedeCard) é igual ao que foi colocado no sistema configurador.
Clique no TEF desejado para configurar o gerenciador da transação que será exibido no momento em que o cliente realizar o pagamento de sua compra utilizando cartão.

CTF – PREMMIA

Menu disponibilizado quando parametrizada a opção de se trlhar com a fidelização da PETROBRAS.
São funções TEF administrativas, que incluem Acúmulo Pontos, Cadastro de Consumidor, Resgate Pontos e Estorno Pontos através do client do TEF.

Menu Relatórios


Recurso utilizado para visualização e impressão do relatório de vendas do turno corrente e de turnos já fechados.
Na tela de Principal no menu Relatório escolha a opção Relatório Venda.

Relatório de Vendas

  • Selecione o turno que corresponda ao caixa/PDV desejado.

Para visualizar o relatório em tela basta selecionar a opção imprimir no Vídeo.

Relatórios Itens Cancelados


Possibilita a visualização e impressão de relatório sobre itens cancelados durante o turno.

Relatórios de Itens Cancelados Detalhado


Possibilita a visualização e impressão de relatório sobre itens cancelados detalhadamente.

Fidelização

Resgate de Prêmios


Para realizar o resgate de prêmios no sistema em troca de pontos acumulados no cartão fidelidade do cliente utilize a opção "Resgate de Prêmios" no menu Administração, sub-menu "Fidelização".
Será aberta lista de brindes disponíveis, mas só estará habilitada a barra de rolagem e visualização do saldo em estoque após informar o número do cartão no campo específico.
Veja abaixo a tela de resgate.


  • Digite o número do cartão no respectivo campo;
  • Dê duplo-clique sobre o item-brinde desejado e clique em resgatar. Acompanhe ilustração abaixo


Após pressionar o botão de resgate o sistema retornará tela de confirmação, como ilustrado abaixo.




OBSERVAÇÃO

Para ter acesso às opções do sub-menu fidelização do sistema é necessário inicialmente configurar como "Sim" o[ parâmetro 11206 |mk:@MSITStore:C:\Documents and Settings\bruna.pinheiro\Desktop\Material Roseli tg3\Ajuda_TacGas34.chm::/Html/Fidelizacao_11206.htm](Utiliza Sistema de Fidelização) no sistema configurador TG3Config. Se estiver configurado como "Não", o menu ficará invisível e portanto, inacessível para utilização.
Para realizar o resgate de prêmios o operador deve informar o número do cartão fidelidade do cliente para consulta da situação do cliente, do cartão, e a quantidade de pontos acumulados no cartão para realizar a troca dos pontos por prêmios. 
Os brindes disponíveis para troca são listados na tela de resgate em cores diferentes (preto ou vermelho). Isto foi feito para facilitar para o operador identificar os produtos que podem ser trocados pelo cliente. Os brindes que estiverem na cor preta podem ser trocados pois possuem um número de pontos necessário para troca menor ou igual ao número de pontos disponíveis do cliente. Mas os brindes em vermelho não poderão ser trocados.



Outra condição necessária para resgatar prêmios é ativar o sistema integrador da Rezende. Para verificar se ele está ativo no PDV, procure o ícone do integrador ao lado do relógio do windows na barra de tarefas.
Veja o símbolo do integrador na figura abaixo indicado pela seta vermelha no canto inferior direito da tela.
Se o integrador não estiver ativo o sistema exibirá uma mensagem de alerta e não permitirá acessar a tela de resgate, veja na seqüência.
Se o[ parâmetro 11212|mk:@MSITStore:C:\Documents and Settings\bruna.pinheiro\Desktop\Material Roseli tg3\Ajuda_TacGas34.chm::/Html/Fidelizacao_11212.htm] (Exige senha para resgatar prêmios) estiver configurado como "Sim", antes de abrir a tela de resgate o sistema solicitará autenticação do usuário no sistema.



  • Sem rótulos