Programa para o cadastro dos usuários do sistema e os programas que o mesmo tem acesso. Aqui devem ser cadastrados e configurados todos os usuários do sistema
Acesso rápido
Usuários
No campo tipo cadastro selecione o tipo de cadastro que deseja criar ou alterar no parâmetro do sistema através das opções usuário e/ou perfil.
Para usuário informe o usuário a senha de acesso nome do usuário e a filial de acesso a qual ele poderá realizar movimentações e/ou consultas. Para permitir acesso a todas as filiais, não informe o campo filial de acesso do usuário. Selecione no campo senha expira em a quantidade de dias que as alterações terão validade ou "nunca" expirar. Para atendimento a COVISA, para os clientes do município de São Paulo/SP a opção "nunca" ficará desabilitada.
No tipo de cadastro por perfil o usuário informara o nome do perfil para novo e/ou alterar, no campo senha expira em informe o período que o perfil permanecerá ativo. os demais campos podem ser configurados da mesma forma que foram feitas por usuário.
Informativo
Quando a filial for de São Paulo/SP, o Linx Softpharma fará algumas validações para fins de atender a legislação da COVISA (Coordenação Vigilância Sanitária), onde se for o primeiro acesso do usuário automaticamente acessará o programa administrador de senhas para que seja efetuada a troca de senhas.
No lado esquerdo da tela teremos o campo módulos onde poderá ser listado quais programas o usuário e/ou perfil terá acesso selecionando entre as opções listar todos ou o programa ou especificando uma das demais opções, ao realizar a seleção da opção desejada em módulos sera possível visualizar a lista de programas gerado para aquela opção através do campo programas cadastrados no sistema. O campo ao lado direito identificado como listagem de produtos que o usuário terá acesso permite visualizar os programas já habilitados para o usuário selecionado.
Entre as telas programas cadastrados no sistema e listagem de produtos que o usuário terá acesso tem 2 (duas) opções de "botoes" o Botão com indicação para a direita tem a finalidade de adicionar programas do campo programas cadastrados no sistema para o campo listagem de produtos que o usuário terá acesso, e o botão com indicação para a esquerda tem a finalidade de excluir os programas do campo listagem de produtos que o usuário terá acesso.
- Outras Opções: tem por finalidade realizar alterações para cada programa em específico, como configurar botões de acesso, liberar /bloquear guias e tabulações entre outras.
Acesso Supervisor: marque este campo, caso o usuário que está sendo cadastrado possa ter acesso supervisor ao sistema. O usuário com acesso supervisor pode liberar determinadas operações.
Bloquear imprimir relatórios: marcado este campo o usuário que está sendo cadastrado ou alterado não terá acesso a imprimir relatórios que porventura estejam liberados para o mesmo, somente verá as informações na tela, sem condições de imprimi-las.
Bloquear salvar relatórios: marcado este campo o usuário que está sendo cadastrado ou alterado não terá acesso a salvar os relatórios em arquivo.
Tele-Entregas Padrão? marque este campo quando o usuário que está sendo cadastrado/alterado seja um "tele-vendedor(a)". Com isso, em todas as vendas feitas por este usuário, o sistema já traz por padrão o campo tele-entregas marcado na venda.
Acesso Controle Imobilizado: este campo somente é mostrado quando a farmácia tem liberado o produto Imobilizados. Se marcado este campo, o usuário terá acesso a efetuar movimentações de compra, venda, transferência de imobilizados, entre outras.
Acesso aos grupos de filiais: selecione os grupos de filiais que este usuário tem acesso a gravar informações (processo F7 - Gravar em grupos de filiais). Este campo somente é exibido a partir do momento que houver pelo menos um grupo de filiais cadastrado. Veja como cadastrar grupos no manual do cadastro grupo de filiais parâmetros > filiais> "F8 - grupos de filiais. Atenção: não são as filiais que o usuário tem acesso e sim as que ele pode gravar informações no processo do F7.
Cadastro de perfis
Este processo torna a configuração de usuários mais ágil e assertiva, visto que a partir de um cadastro, todos os outros podem ser realizados sem a necessidade de refazer a configuração. No cadastro do perfil o usuário não tem acesso aos campos de Senha, Nome de usuário, Filial de acesso e Perfil. Ao realizar qualquer alteração no cadastro do perfil, estas informações devem ser replicadas para o cadastro dos usuários vinculados a ele. Caso o usuário não queira que isso aconteça, as alterações do perfil também são descartadas.
Após realizar o cadastro do perfil, o usuário pode configurar um usuário, vinculando-o ao perfil criado anteriormente. Neste caso, todos os campos ficam bloqueados, exceto Senha, Nome de usuário, Filial de acesso e Perfil, visto que as configurações de seu usuário são herdadas do perfil e não podem ser alteradas.
Caso haja necessidade de realizar configurações distintas entre usuários do mesmo grupo (por exemplo, um caixa tem acesso a uma funcionalidade que os outros não possuem), este deve ser cadastrado como um usuário normal, sem vinculação a nenhum perfil.
Informativo
O cadastro de usuário e de perfil é único, portanto não deve haver nome de usuário e de perfil iguais no sistema.
Manutenção de perfis
Para dar manutenção ao cadastro dos usuários, vinculando ou desvinculando de perfis já existentes no sistema, foi desenvolvida a função F7-Manutenção de Perfil. Ao abrir a tela são listados todos os usuários cadastrados no sistema, e na coluna perfil, o perfil a que cada um está vinculado.
Para vincular um ou mais usuários a determinado perfil, selecione o perfil desejado, marque os usuários que deseja vincular a ele e clique em Gravar. Para desvincular, selecione o perfil Nenhum, marque os usuários desejados e clique em Gravar. Também é possível desvincular um usuário acessando o cadastro do mesmo e selecionando o perfil <Nenhum>.
Importante
Ao desvincular um usuário de determinado perfil, suas permissões não sofrem nenhuma alteração, porém, ao vincular o usuário a um perfil, suas permissões são alteradas para que fiquem exatamente iguais às do perfil.
Duplicar cadastros
Essa opção cria outro usuário ou perfil idêntico ao que está na tela, com os mesmos acessos a programas, configurações, bloqueios, etc. É possível duplicar o cadastro utilizando todas as combinações possíveis (usuário para usuário, perfil para perfil, perfil para usuário, usuário para perfil). Basta selecionar na tela o cadastro desejado e clicar em duplicar.
Importante
O fato de duplicar o cadastro de um perfil para um novo usuário não cria nenhum vínculo entre eles, ou seja, para vincular o novo usuário ao perfil desejado é necessário realizar esta configuração acessando o cadastro do usuário ou pela opção F7-Manutenção de perfil.